Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma pauleira danada

Todo jogo é decisivo no Brasileiro, mas ninguém precisa se assustar com as primeiras rodadas. Óbvio que quem começa na frente poderá tirar proveito na reta de chegada, desde que tenha bala na agulha para gastar até a última rodada. O caminho é longo.

O Coritiba perdeu em casa para o Atlético-GO, mas está de olho é no título da Copa do Brasil. Poupou jogadores e esforços para o jogo da volta contra o Ceará pelas semifinais. Por sua vez o Ceará levou uma virada de 3 x 1, do Vasco, em casa, por motivos idem. O Avaí, que espera o Vasco no jogo da volta, pela Copa do Brasil, foi goleado pelo Flamengo, no Rio. O Santos também poupou jogadores, em casa, por causa da Libertadores, mas conseguiu segurar um 1 x 1 com o Internacional.

 

Assumir falhas

 

O Cruzeiro perdeu em Florianópolis por uma falha de quem erra muito pouco: Fábio, que socou a bola na cabeça do Marquinhos Paraná. A intenção era socar para a lateral ou linha de fundo, mas falhou. Antes, tinha feito uma defesa sensacional; depois, também. Mas falhou no gol do Figueirense, numa tarde onde todo o time foi mal.

 

Barrigona

 

Na prévia que fiz dos 20 concorrentes da Série A, eu disse que este Figueirense é uma incógnita, pois é time de empresários, que colocam jogadores que são promessas, ou fracassados, que podem dar a volta por cima a qualquer momento. Uma verdadeira “barriga de aluguel”.

 

Estreia 10

 

Sábado, correria com qualidade do Atlético, que poderia ter feito mais que 3 x 0 no xará paranaense. Pouca gente destacou que o Galo estava sem cinco titulares, e que manteve o fogo, apesar do 1 a 0 do Toró logo no início do jogo. O paranaense apertou, perdeu oportunidades, mas nada que levasse pânico ao Galo. Destaque para Fellipe Soutto, Giovani e Magno Alves.

 

No possível

 

Guilherme, dentro do seu estilo, fez um bom jogo, apesar da falta de entrosamento. Precisa render muito mais para justificar o investimento do Atlético. Deu lugar a Marquinhos Cambalhota que correu muito, porém, teve pouco tempo para mostrar serviço. O público de 13.597 pagantes esperava mais gols, porque oportunidades não faltaram. Um grande começo do Galo.

 

Quicadas de bola

 

Duro é ouvir companheiros bajuladores, quicando bola para o Richarlysson, que fez um jogo apenas razoável. O sujeito deu a deixa para ele: “começou pagar a dívida com a torcida hoje?” Aí o jogador deitou e rolou, dando justificativas ridículas.

A mesma coisa em relação ao goleiro Fábio do Cruzeiro, também com seus “assessores de imprensa extra oficiais” para quicar bola para ele. Lamentável.

 

O mesmo

 

O América entrava em campo quando tive que enviar a coluna para a gráfica. Mas deu tempo para ouvir Renê Simões, técnico do Bahia, reclamar que faltavam cabides para pendurar as roupas da comissão técnica na Arena do Jacaré. No mesmo tom arrogante quando disse que o país estava criando um “monstro” em relação à tolerância em relação ao Neymar.

Deu tempo também para ver o 1 x 0 do Bahia, num pênalti que o árbitro paulista Paulo César de Oliveira conseguiu enxergar.

* Estas e outras notas, em minhas colunas de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
23
  • ivan junior disse:

    Onde está o profeta que cantou para os 4 cantos que o Galo perderia e o timeperrela venceria fácil! Arrogantes que este ano terão o que merecem.

  • VAMOS PARAR DE TAPAR O SOL COM A PENEIRA, ESSE TIME DO CRUZEIRO É FRACO, ORTIGOZA ENTÃO, COMO DIZ O ALBERTO RODRIGUES, É BISONHO. NÃO SOU OTÁRIO, E NÃO VOU NA ONDA DA MÍDIA QUE COLOCA ESTE TIME ENTRE OS FAVORITOS AO TÍTULO…QUÁQUÁQUÁQUÁ….AQUELE DIRIGENTE ANÃO NÃO ME ENGANA!!!

  • Marcos Almeida disse:

    É inegável que o time do Cruzeiro seja bom, mas percebi uma coisa após a derrota pro Figueirense: o que falta nesse time É UM TRATAMENTO DE CHOQUE. Algum superior do clube(diretoria, comissão técnica) deveria pegar os jogadores e dar uma baita sacudida em cada um .Gritar no pé do ouvido de cada um deles dizendo para que joguem com mais vontade e com humildade, sem essa de já-venceu. Igual o que faziam Luxa e Leão antigamente.Sem contar que o lado esquerdo do Cruzeiro virou pista de Fórmula 1 para os adversários. O cruzeirense já não aguenta mais ver o seu time apanhar feito cachorro sempre que o mesmo é declarado favorito em algum jogo decisivo. Ou há tratamento de choque nesses jogadores ou nunca mais virá títulos para o Cruzeiro.

  • Wagner Ávila disse:

    Sem dúvida, a pior estréia possível. Cadê os jogadores que fazem a diferença? Quando dois ou três vão mal dá pra superar mas ontem o time todo esteve abaixo da crítica. Sem contar que o goleiro deles tava bem inspirado. Agora é lutar para recuperar esses pontos em jogos fora de casa e de preferência contra os grandes. O duro é perder para um time que deve ser saco de pancadas no campeonato.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Clayton Batista Coelho

    começa com uma lição de humildade e termina com a arrogância de sempre. São 11 contra 11 amigo! Figurante vai ser quem achar que com nome se ganha jogo. O seu amigo Roger Surfistinha, tem uns 5 jogos que nem vê a bola, os dois contra o Figo em Caldas, os dois contra o Galo e esse de domingo, contra o Figueira.
    Eu torço para que a sindrome de Barcelona permaneça até a 30ª rodada, quando a manchete pode ser essa: De Barcelona à Segundona.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Fala sério Cruzeiro…

    Perder pra Figueirense ?? Não tem desculpa…

    Lá se vão 03 importantíssimos pontos que com certeza farão falta ao final.

    O Ortigoza não teria que estar naquela barca que foi dispensada também não ?? Ontém ele entrou pra tentar ajudar o time, não fez nada e quase complicou mais ainda… Deu uma baita cotovelada no jogador do Figueirense e deu sorte do juiz não ter visto… Senão seria expulso e prejudicaria o time mais ainda.

    Acho que a Diretoria deveria ver isso melhor… O cara além de péssimo, é desequilibrado…

    Foi só a primeira rodada, mas time que almeja voos mais altos, não pode de forma alguma perder pra time figurante do C. Brasileiro.

    Terrível ! Péssimo !

  • Geovany Altissimo disse:

    Acho que o jogo contra o S.Paulo na terceira rodada, vai dar pra gente ter uma noção de até onde pode ir o glorioso. Tomara que esse ano possamos fazer um bom campeonato ficando no mínimo entre os 4 primeiros, como era comum antes dos pontos corridos. Se os criterios para classificação de libertadores fossem como é atualmente, já teriamos disputado 15 libertadores.

  • Klang disse:

    E o Arthur Adjetivo Morais ontem, quicando a bola pro Cuca, falando que a conquista do Mineiro e logo em seqüência um jogo, pode ter sido a causa da derrota. Abominável também.

  • Luciano Nogueira disse:

    Vamos parar de inverter os comentários, azulada! o Galo entrou no campeonato e segue como coadjuvante. Quem é franco favorito é o Cruzeiro, que novamente tomou um vareio este ano.
    O estranho é que ninguém comenta que o time azul só tem tardes infelizes contra times um pouco melhores… Será coincidência ou fragilidadade?

  • Aurélio Mendes disse:

    Eu assisti o jogo do América x Bahia e digo que se esses times mantiverem esses mesmos jogadores que começaram a partida serão rebaixados facilmente. Foi um dos piores jogos da rodada. O Mauro Fernandes pensa pequeno. Entrou com 3 volantes e dois atacantes pesados contra um dos times mais fracos do campeonato e jogando em casa. O primeiro tempo você via o time do Coelho sem criatividade e extremamente lento. Eliandro, Amaral, Irênio e Dudu não servem pra titularidade. Ou o Mauro muda a mentalidade desse time ou vai ser humilhado no campeonato. Mas de todo jeito, parabéns ao Coelho e espero que eu esteja enganado.

  • audisio disse:

    Barcelona no alto do seu salto de 15cm viu o Figueirense, oriundo sa segunda divisão, dar-lhe uma sova. Para quem é o maior e absoluto favorito do campeonato só lhe cabe a obrigação de se justificar diante da torcida contra o Palmeiras que levou de seis do Curitiba! Ganhar este jogo é obrigação para quem quer ser campeão!
    Quanto ao Galo, vai na humildade do cavalo Paraguaio. Quem sabe consegue um bom resultado contra o Avaí? Precisa de um centro avante definitivo para fazer companhia ao Guilherme e um meia de criação para ficar ao lado do Giovane. Acho que o time pode engrenar mas ainda tem muito que provar ao contrário das grandes equipes européias como o Barcelona das Enseadas!
    O Cruzeiro perdeu e não adianta colocar a culpa nas falhas individuais do Fábio. Se não fosse o goleiro teria perdido de 3. O problema é que o time não jogou nada e desapareceu de campo no segundo tempo.
    Onde estavam Montillo, Roger, Gilberto, Alyson e Tiago Ribeiro?
    Será que o time está se poupando para as semifinais de LIbertadores? O Tiago Ribeiro antes do jogo disse que este ano seria mais fácil visto não ter a Libertadores para tirar o tal do “foco” e poderiam se concentrar totalmente no Brasileiro!
    E agora? O que houve com o foco?

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Quero ver o Barcelona agora, sem seu santo protetor, que vai para seleção, aposto que ainda vou ouvir aqui: A CBF convocou o Fábio só pra prejudicar o cruzeiro. Mesmo todos sabendo, que se dermos um chute nas parte baixas do Rick teixeira, quebra os dentes de um certo anão de jardim.

  • Anderson Palestra disse:

    Uma coisa me preocupa nesse time do Cruzeiro, quando está em desvantagem, como no jogo de ontem ou contra o Atlético quando estava 0 X 0, bola levantada da zaga para o ataque.

    Pô, cadê o meio de campo????

    Tá parecendo o time do SP naquela jogadinha horrorosa de chuveirinho.

    Acho que o Cuca mexeu errado no meio, não deveria ter tirado nem o Montillo e o Roger.
    Acho que o Paraná tá jogando mal, como jogou em uma determinada fase ano passado, quando só tocava a bola para trás ou para o lado.
    O Henrique tá uma água, tá parecendo aquele jogador que estreou no Cruzeiro e não o do ano passado.

    Que defesa do Fábio, nunca vi uma defesa tão linda quanto naquele chute no canto esquerdo dele. Tô pra te falar que foi mais difícil que aquela famosa cabeçada do Pelé na Copa de 70, mas falhou no gol.

  • Gilmar disse:

    O galo vai ficar entre 8° e 3°

    O cruzeiro entre 6° e 1°

    O américa entre 20° e 15°

    Com o agravante que o zezé vai fazer a tradicional liquidação de primavera verão em agosto e vai vender uma galera aí.

  • Paulo Torres disse:

    Há muito tempo eu não via um jogador no Galo como esse Giovanni Augusto. Está jogando muita bola, tomou conta da camisa 10 e não parece ter se deslumbrado como tantos outros. Tem tudo para ser “o cara” nesse Brasileirão.

  • alex disse:

    Chico,

    A imprensa insiste em dizer que Santos, Inter, Cruzeiro, etc,
    são favoritos ao título do BR11. Mas o C.Brasileiro é o mais difícil do mundo. No mínimo uns 8 ou 10 times sao favoritos.
    Eu sei que a primeira rodada não representa a realidade mas
    temos que considerar que muitos times perderão seus craques
    para as seleçoes de seus países ou para o exterior.
    Só lá 15 rodada ou final do 1o turno saberemos a situaçao atual dos favoritos.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Quer seja o América campeão, quer seja rebaixado, continuo achando estranha a insistência do Mauro Fernandes com Camilo e Eliandro. Não jogam NADA! SÃO HORRÍVEIS!

    Disse aqui, dias atrás, que o Alessandro, fora de forma, de muletas, joga mais do que o Eliandro. Enquanto a bola procura o Alessandro, que a trata com carinho, sofre nos pés dos outros dois. Uma hora isto há de acabar.

  • J.B.CRUZ disse:

    Comentários de CHICO MAIA sobre a primeira rodada, excelente, mas, com uma ressalva..Se existiu falha no gol do figuera contra o CRUZEIRO, com certeza não foi de FÁBIO..Para mim foi a famosa confusão na área e FÁBIO soqueou bem para a lateral,mas, MARQUINHOS PARANÁ estava a sua frente e a bola bateu na cabeça do excelente volante CRUZEIRENSE e foi para o fundo gol..Classifico o lance normal de jogo..Um parabéns para o AMÉRICA que nos últimos 3 anos só deu alegria a sua torcida e como a fénix, saiu das cinzas da terceira divisão para ser primeiro na primeira rodada do brasileirão 2.011..Grande coelhão( Parabéns, vovó georgina, única americana do clã dos CRUZ.)…Mas, calma gente é só o começo do maior campeonato de futebol do mundo…O BRASILEIRO..

  • Marcos Almeida disse:

    Méritos ao Atlético Mineiro, que pôs o xará do Paraná na roda e mereceu mais gols… a continuar jogando assim, e contra times mais fortes, o atleticano pode sonhar com dias melhores…
    Já o América voltou à elite do CB com o pé direito com vitória sobre o Bahia em 7 Lagoas – e olha que o América nunca havia vencido o Bahia!
    A derrota do Cruzeiro pro Figueirense foi normal mais pelo placar, mas é necessário um tratamento de choque nos jogadores azulados, pois sempre que são cotados como favoritos a alguma coisa não se dão ao respeito…

  • luiz disse:

    o “Barcelona das Américas” precisa olhar para o próprio umbigo, apesar do Brasileirão ser longo, o time é cheio de falhas. São Fábio falhou no gol, mas salvou pelo menos mais uns tres , daqueles ditos “feitos”.
    E olha , foi o Figueirense!
    Boa vitória do América. Vai ser assim o campeonato inteiro..sofrimento!!!!!
    E o nosso Galo ta chegando..devagarinho, comendo pelas beiradas. Vamos ver, né.
    O Boa, apesar de começar ganhando, deixou o Paraná virar,mas deixou boa imprensão. Ví o jogo.
    É isso ai gente, mineiros na A e B. Só tá começando.
    Abraços
    Luiz

  • lauro disse:

    Todo começo é assim o atletico uma seleção, campeão por antecedencia e o Cruzeiro um time ja rebaixado mas no final sempre sabemos como termina.

    Lembrete: olha a flanelinha ai!!!!!!!

  • Marcos Almeida disse:

    Montillo não joga nada contra times alvinegros!

  • Marcello Santos disse:

    Olá Chico. Saudações alvinegras.
    O dia de sábado passou tranquilo com a vitoria do Galo.
    No domingo, assistindo o vexame do cruzeiro, já que o Figueirense correu e lutou e Cruzeiro parecia que tinha comido uma feijoada, lembrei-me de alguns comentarios do Lelio Gustavo e gostaria que voce perguntasse se ele ainda acha o “quaiada” jogador de futebol ou apenas um jogador “paraguaio”?
    Já que ele acha o Ricardo Bueno o
    “péssimo dos péssimos, no que eu concordo plenamente, gostaria de perguntar: será que o “quaiada”
    é melhor do que ele?
    Pra mim são iguais na ruindade. Gostaria de ouvir a opinião dele, se é que ele mudou!
    Saudações alvinegras.

    – Belo Horizonte