Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando baixa o transtorno bipolar do humor no mundo do futebol

Não é por aí! 

Com a internet, especialmente depois que inventaram os sites de buscas é preciso mais cuidado ao ter uma “ideia original” e usar sem citar a fonte.

Ou então, mais atenção ao usar velhos jargões manjadíssimos do jornalismo verde e amarelo.

Um jornal de BH deu em manchete, hoje, “Carruagem ou abóbora?”.

Mais embaixo, um destaque para a reportagem: “O desafio a partir de agora é provar que a carruagem celeste não voltou a ser abóbora, em uma espécie de ‘Síndrome da Cinderela’”. 

No dia 27/10/2010, às 8h10, o Globoesporte.com, de Goiânia, manchetou:

“Carruagem ou abóbora? ‘Cinderelas’ Goiás e Avaí duelam pelas quartas – Na zona do rebaixamento do Brasileiro, equipes se enfrentam às 22h desta quarta pela Copa Sul-Americana, que dá ao campeão vaga na Libertadores”. 

Também não concordo com este tratamento imediatista maluco que muitos dão às vitórias e derrotas dos times de futebol.

Faz lembrar a doença do transtorno bipolar do humor, segundo a Wikipédia, também conhecida como “distúrbio bipolar – quando uma pessoa está sujeita a “episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão)”. 

Transferindo para o nosso futebol, nem o Cruzeiro virou o “péssimo dos péssimos” de uma hora para outra; nem o Atlético tornou-se o “melhor dos melhores”, de repente.

Sem essa de “Barcelona das Américas”, nem candidato ao rebaixamento como até outro dia jornalistas, dirigentes, jogadores e milhares de torcedores de um lado e de outro se julgavam ou previam mutuamente.

O futebol é dinâmico, cada competição tem a sua história, suas variantes, e só uma sequência de jogos, longa, pode aferir a realidade.

No caso do Brasileiro, temos exemplos recentes de um Flamengo sair da zona do rebaixamento depois de um turno inteiro e sagrar-se campeão em 2009. E o inverso, de um Avaí, que liderou durante muitas rodadas em 2010 e escapou do rebaixamento porque teve 1 ponto a mais que o Vitória.

A qualidade dos elencos, a competência dos treinadores e dirigentes para manter rumos e corrigir defeitos é que vão determinar o destino de cada um.

Como diz o grande jornalista Rogério Perez: “Menos gente, menos!”.


» Comentar

Comentários:
34
  • audisio disse:

    O Atlético deve encarar este jogo de domingo como mais importante do ano! Para o Atlético será decisão de Copa do mundo em Florianópolis. Sabemos das limitações do atual time e que não é de nem de longe um Barcelona das Américas e tem que provar no gramado que está levando o campeonato muito a sério. Magno Alves terá de mostrar que não tem medo de concluir no gol quando está frente a frente. Toró terá que provar que não é todo dia que acerta na orelha da bola.
    Terá que mostrar à torcida que apesar de estar jogando na casa do adversário na mesma região onde o poderoso Barcelona das Enseadas perdeu na estréia, que não usará a desculpa que o Barcelona perdeu está justificada a derrota do Galo! A equipe tem que mostrar que não foi um fogo de palha e que está determinada a entrar e lutar jogando para ganhar! Qualquer resultado que não seja a vitória será considerado uma perda de título! Vamos Galo para ganhar esta decisão fundamental em contra a excelente equipe do Avaí semifinalista da Copa do Brasil

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Anderson, vou refrescar sua memória um pouco:

    Cruzeiro 2×3 Juventude 2007
    Juventude 2×0 Cruzeiro 2006
    Cruzeiro 0x1 Juventude 2005
    Cruzeiro 1×2 Juventude 2003 (até mesmo o time de 2003 perdeu pro JU)

    Remo 2×1 Cruzeiro 1994
    Remo 0x0 Cruzeiro 1994
    Cruzeiro 1×5 Remo 1994

    O Criciúma gostava de complicar tanto o Galo quanto o Cruzeiro, mas ficaram marcadas as duas eliminações seguidas que o Galo sofreu para o time catarinense, nas Copas do Brasil de 1991 e 1992. Após esse período, o time do Sul se enfraqueceu bastante, não sendo mais páreo tanto para Atlético quanto para Cruzeiro.

    Cruzeiro 1×1 Operário-MS 1980
    Cruzeiro 1×3 Operário-MS 1981
    Operário-MS 5×1 Cruzeiro 1981

    Sobre o Galo, realmente Criciúma e Bostafogo enchem o saco… rs
    Mas com relação à Ponte Preta há um ledo engano de vossa parte, devido a uma sequencia de resultados ruins (dentre eles um 0x0 em Campinas que impediu o Galo de se classificar entre os 8, cujo resultado foi explorado imensamente pela onda azul).
    Ao todo, o Galo fez 19 jogos com o time campineiro, vencendo 7 e perdendo e empatando 6. Há portanto, equilíbrio com ligeira vantagem pró Atlético.

    Foi um prazer inenarrável poder esclarecer isso… rsrs

  • Alisson Sol disse:

    O assunto foi unico,Atletico e Cruzeiro,irão receber do Governo de Minas (10 milhões de reais)o América (5 milhões de reais)devido a falta de Estádio na Capital.

    Espero que isto não seja verdade. Se for, como ficam as pessoas que tem de pagar plano de saúde particular e ir a hospitais particulares devido à falta de hospital? E as empresas que tem de pagar segurança particular devido à falta de policiamento? E os pais que tem de pagar escola particular para os filhos devido à falta de uma boa escola pública? E todo mundo que tem de passar por estrada com pedágio devido aos buracos de estrada pública?

  • Dudu GALOMAIO disse:

    *corrigindo = “as informações sobre esse esporte”

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Fala Anderson… eu tenho 32 anos bem vividos.
    E diga-se de passagem, “sou viciado nessa droga chamada futebol”, o que me faz sempre ler e ler a respeito, e tenho incrível facilidade pra guardar as informação sobre esse esporte (quem dera tivesse a mesma capacidade pra outras tarefas… rs). Obviamente essa “facilidade” está associada ao prazer que o futebol me dá.
    Nos confrontos com esse clubes, costumeiras foram as vezes em que os mesmos aprontaram com o cruzeiro…

  • Marcelo Vieira disse:

    Como os símbolos do Galo incomoda muita gente! Falar nisso, tiraram o “retentor” do símbolo do crucru, voltam somente as estrêlas. lá é igual camaleão… Não lembram do operário na década de 80, mas lembram de 1966… Matemática de crucru é assim…

  • Sebastião A.Neto disse:

    BRASILIA CEUB CAMPEÃO DA LNB (NBB) COM MAIS DE 18.000 PAGANTES NO NILSÃO EM BRASILIA.

    O UNITRI DEU MUITO MAIS TRABALHO PARA O BRASILIA DO QUE O FRANCA.

    BRASILIA BI CAMPEÃO DE FATO E DE DIREITO.

    NEZINHO,ALEX E GUILHERME E CIA LTDA DESEQUILIBRARAM A FAVOR DA EQUIPE CANDANGA.

    JA O MINAS MOSTROU O FENÔMENO CHAMADO BERNARD ROBINSON,MAIS COMO DIZ O VELHO DITADO,UMA ANDORINHA,SÓ NÃO FAZ VERÃO.

    RAUZINHO DO MINAS FOI MUITO BEM NO NBB.

    BRASILIA CAMPEÃO,FRANCA VICE CAMPEÃO E MINAS GERAIS TEVE NO UNITRI O GRANDE DESTAQUE DO ESTADO.

    QUE O MINAS TENIS CLUBE,REPENSE E MONTE UMA EQUIPE MAIS COMPETITIVA.

    PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DA LNB (NBB) JOGAÇO DE BASQUETE ESSA FINAL DE HOJE TERÇA FEIRA.24 DE MAIO DE 2011.

    BASQUETE BRASILEIRO EM NOVA FASE.

  • Anderson Palestra disse:

    Acho que o Alexandre Simões ficou bravinho.
    Bom, não posso me meter muito nisso não, afinal, nem conheço o Alexandre Simões direito, mas uma coisa eu me lembro dele e que foi ótimo para desmascarar um amigo seu Chico.

    A equiparação salarial do Alexandre com o Jaeci e na contestação o Estdo de Minas informou que o salário do Jaeci, parte era paga pela CBF.

    Huuuummmmm, jornalismo chapa branca do Sr. Jaeci (lambe-botas) Carvalho.

    Se quiser corta essa última parte eu aceito Chico, afinal, foi uma provocação direta ao Jaeci e sei que são amigos, logo te respeito, não ele.

  • Anderson Palestra disse:

    Dudu, Operário??? Quantos anos você tem???? Eu acompanho futebol desde 1987 e acho que jamais vi um jogo do Cruzeiro contra o Operário.

    Remo, foi só um jogo, por sinal uma lavada. Juventude, não.

    Me lembro só que no ano de 2007 o Cruzeiro perdeu em casa, nos três primeiros jogos, para Corinthians, Juventude e Paraná, os três foram rebaixados naquele ano, mas tirando isso não tô lembrado de outras vezes não. Mas me lembrei agora, o Paraná. É de triste memória para o Cruzeiro, time encardido.

  • Sebastião A.Neto disse:

    ========Ocorreu nesta terça feira,(24/05/2011)na residência do Presidente do Cruzeiro (Zeze Perrella) no Bairro Belvedere em Belo Horizonte,um almoço,seguido de reunião com todos os clubes do Modulo I do Campeonato Mineiro.

    O assunto foi unico,Atletico e Cruzeiro,irão receber do Governo de Minas (10 milhões de reais)o América (5 milhões de reais)devido a falta de Estádio na Capital.

    Os clubes do Modulo I deverão receber 2.500.000,00 dois milhões e quinhentos mil reais)cada.Caldense,America TO,Villa Nova,Guarani,Democrata GV,BOA-Varginha,Nacional de Nova Serrana,Tupi,Uberaba.

    É Senhores; Moacir Junior e Everton Magalhães,quanto prejuizo,vcs proporcionaram ao Uberlandia Esporte Clube?????

    E não esqueçamos da COTA da GLOBO,que terá novo aumento na próxima edição do Mineiro 2012.

  • Anderson Palestra disse:

    Que que isso Stefano!!!!! Rixa? Perde a estribeira? Tá ficando doido companheiro???
    Que isso, nunca achei que tivesse rixa com você, tô sabendo agora.
    Stefano, façamos assim, você fica com rixa de mim e eu não fico de você.

    As únicas duas pessoas que aqui postam que já fiquei com raiva, mesmo sem conhecê-los, foi o Marcão de Varginha e o Marcelo de Itabira, que pessoalizaram a discussão. A única coisa que fiz foi não mais comentar os comentários deles. Quanto aos seus comentários eu nunca me indignei.

    Se de alguma forma você se sentiu atingido por algum comentário meu eu peço desculpas, nunca foi minha intenção.

    Eu respondo, com muita sacanagem, as gozeiras que os atleticanos fazem com os cruzeirenses, e vice-versa.

    Por falar nisso, lembrei-me de mais uma coisa no hino do Atlético. LUTAR, LUTAR, LUTAR… Pô Stefano, tem que parar de lutar e conquistar algo. Acho que o Atlético deveria se inscrever na Federação mineira de boxe. Seria campeão absoluto.

    Saudações celestes e perdoe-me.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Nem tanto ao mar… Nem tanto à terra…

    Tá muito cedo ainda pra sabermos se é Carruagem ou Abóbora.

    Mas que é duro já começar o C. Brasileiro passando raiva, isso é viu… rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Puts Stefano…

    Quer dizer então que vc tem rixa comigo ?? rsrs
    Esquenta a “pioienta” com isso não sô…

    Da minha parte, não tenho nada contra a sua pessoa.

    Sobre o que foi falado aí sobre a letra do Hino do Atlético Mineiro, eu respeito a opinião do Anderson Palestra, mas não concordo. Eu, mesmo sendo Cruzeirense, sou obrigado a reconhecer que os mais belos Hinos de Clubes que eu conheço, são do Flamengo e Atlético Mineiro. Letra forte e melodia impactante.

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Me sinto na obrigação de lembrar ao Anderson outras asas negras do Cruzeiro (e não só Fluminense e SP):
    – O próprio Criciúma adora aprontar com o crucru
    – O Remo-PA (inclusive com uma goleada histórica de 5×1 em pleno Mineirão, uma semana após esse mesmo Remo ter tomado de 6×0 pro Galo em Belém-PA)
    – O Operário-MS
    – O Juventude-RS (esse adorava aprontar pra cima do crucru)… depois pesquiso pra saber mais, esses são só os que me lembrei…

    Saudações!

  • Alisson Sol disse:

    Stefano: estamos apostados!

    Lembre-se que eu sempre fui contra este negócio de “reescrever a História”. Mas eu não posso controlar nada no Cruzeiro. e muito menos na CBF!

    No Cruzeiro, o máximo que posso continuar fazendo é influenciar meus amigos para que vejam que estão literalmente enebriados pela “sereia Cuca”.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Alisson Sol
    sem falar que foi 1900 e Kafunga, que vocês foram buscar um torneio Robertão pra transformar em campeonato brasileiro.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Alisson Sol
    Minha rixa com o Anderso Palestra e o Clayton só bola… é velha, com eles a gente perde estribeira.
    Aceito a sua aposta, uma caixa de cerveja, para pagar em Londres ou Sete Lagoas?

  • Alisson Sol disse:

    O Stefano está numa recaída danada… mas tem crédito.

    Stefano: Vai apostar de novo quem vai terminar na frente no Brasileiro este ano? (ou continuar falando de vitórias do Atlético-MG em 1900 e Kafunga…)

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    E a Asa Negra do cruzeiro é o Galo, já que vocês gostam tanto de números, rankings e outras perfumarias, olha quanta vezes já ganhamos do nosso freguês mais pobre.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Anderson Palestra
    Não distorça a letra do hino, uma vez até morrer, é um casamento eterno do torcedor com o seu time. Eu vivo cheio de vaidade, é uma rima pobre que o autor arrumou para realidade, mas que no fundo reflete bem o espírito do simpatizante torcedor do cruzeiro, que vive a criar MITOS, para engrandecer o crucru.
    Não vamos falar muito disso, porque quem já foi, Ypiranga, Yale, Palestra, Cruzeiro e não sabe a data exata de fundação do clube, não pode discutir tradição com Atleticano.
    Entenda bem, o cruzeiro não é o Monstro Destruidor de Times e sim, uma asa negra, que voa feito uma borboleta pelos gramados latino americanos.

  • ALEXANDRE SIMÕES disse:

    Caro Chico, pelo jeito você se transformou em guardião do bom jornalismo, com um carinho especial pelo Hoje em Dia. Continue nos lendo. A pauta Carruagem ou Abóbora é minha e não foi cópia, como você sugere, do que o globoesporte.com fez em outubro do ano passado, pois nem sabia disso. Mas já que o assunto te interessa tanto, pegue o HD da quarta-feira anterior ao segundo jogo final do Campeonato Mineiro, e o O Tempo, onde você é colunista, do sábado seguinte, véspera da decisão. Até a arte Dorival Júnior x Cuca foi copiada. Aguardamos ansiosos a sua análise. Abs

    • Chico Maia disse:

      Grande Alexandre,
      o carinho pelo Hoje em Dia é eterno, assim como o respeito por profissionais e amigos como todos vocês.
      Não sou guardião de coisa nenhuma. Apenas uso este blog para elogiar e criticar o que quero, sobre qualquer assunto.
      Agradeço a sua leitura, que entendo ser apenas uma gentil retribuição, já que também sou seu leitor no HD, livros e onde você estiver.
      Não considero cópia a coincidência de títulos, pois trata-se de mais um jargão, de tantos que são usados pela imprensa, principalmente a esportiva. E “sacaneando” Lavoisier, “nessa vida nada se cria; tudo se copia”. Melhor ainda quando se copia coisa boa, hehehe…
      Se pesquisar posts mais antigos verá que critico e elogio todo mundo, até o jornal SETE DIAS, que é meu.
      Quando se trata de crítica ao nosso meio, não cito nomes aqui, assim como não citei o HD.
      Abraço, obrigado e vamos falando.
      Chico Maia

  • Anderson Palestra disse:

    Vixe! Agora danou-se Paulo Henrique. Depois dessa o mínimo que pode acontecer é uns 40 anos de azar ao Barcelona.
    Coitado dos espanhois, mal sabem a zica que acaba de incorporar neles.

  • J.B.CRUZ disse:

    Boa resposta de ANDERSON PALESTRA a STEFANO VENUTO…

    ——————-CRUZEIRO SEMPRE——————————

  • Rawllinson T. Miranda disse:

    No futebol o que mais existe é o tal do profeta, Santos e cruzeiro candidato a titulo, Galo e o genérico candidato a rebaixamento e etc. Puro desconhecimento da matéria pois são 38 rodadas minha gente, jornalista dos bons espera trem andar…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Os times mineiros estão em condições iguais para almejar algo no brasileiro.. o cruzeiro so ganha no entrosamento e por ter um goleiro que pode fazer a diferença, seja ela contra ou a favor…

  • Anderson Palestra disse:

    Uai Stefano, o sentido de asa negra é o de mnimizar o péssimo futebol apresentado ante ao adversário temido. O Cruzeiro tem duas asas negras, São Paulo e o Fluminense. Competência destes times, não azar do meu.
    A do Atlético é a Ponte, Criciúma, Botafogo, etc… Nota-se a partir disso que o Atlético conseguiu ser pior do que times sem expressão.

    Lado outro, analisando letra de hino, a do Atlético tem uma parte que traduz a realidade do clube. UMA VEZ ATÉ MORRER. Tem-se que será assim até o dia do juízo final, 1971 somente.
    Saudações celestes.

  • Geovany Altissimo disse:

    Acho que esse reporter do Hoje em dia foi infeliz na abordagem do assunto. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Acho que ele se chama Pedro Artur.

  • Flávio Azevedo disse:

    o treinador Cuca taticamente é fraquissimo. so faz alterações obvias: ta perdendo colocar atacantes, etc. e tal, nao sabe posicionar o mesmo time de maneiras diferentes. vai viver de titulos estaduais e vitorias vindas da melhor técnica de seus treinadores. treinador chorão e sem equilibrio emocional não chega ao topo!

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Vejam trecho que segue:
    Entretanto, o significado da expressão “La Bestia Negra” nos países hispânicos da América Latina, na exata acepção em que foi usada, em nada tem a ver com o que pretendem nossos amigos celestes. De fato, tal apelido foi dado ao Cruzeiro pela imprensa chilena devido às sucessivas derrotas do Colo-Colo para a equipe mineira. No Paraguai, adotou-se a mesma expressão na imprensa especializada devido a dificuldade do Olimpia em superá-lo nas fases de mata-mata. “La Bestia Negra”, no entanto, não quer dizer nenhum ser mitológico e poderoso em especial, mas apenas a “asa negra”, ou seja, uma equipe contra a qual o adversário dá azar. O sentido de “la bestia negra”, portanto, refere-se a “pedra no caminho” e não a “monstro mitológico de poderes imensuráveis”.
    Para nós seria a mesma coisa, que dizer que a o Vilanova é a “asa negra do Mequinha”.

  • Gustavo Santos disse:

    Chico, sugiro a você implementar a seleção mineira da rodada do brasileirão. Vai aí a minha para a primeira rodada:

    Renan Ribeiro
    leandro guerreiro
    rever
    micão
    gilberto
    felipe souto
    toró
    giovani
    rodriguinho
    wallyson
    magno Alves

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    O dia que ouvi esse nome “Barcelona das Américas” eu disse aqui, o cruzeiro subiu no telhado. Já está no hino, Eu Vivo Cheio de Vaidade. Isso é só pra distribuir salto agulha no time. Devia ficar só entre torcedores.
    Por sinal, outro dia comentando com um amigo chileno, ele me explicou essa coisa de La Bestia Negra. Ele disse, que ao contrário do que espalham, a besta negra não é um elogio. Com se fosse o monstro do futebol. Entre os povos de língua hispânica, La Bestia Negra, significa mal agouro, azar. Porque todo time que jogava com o cruzeiro estava em situação financeira ou técnica ruim e chegava a Bestia Negra, pra trazer mais azar. E a imprensa aqui caiu nessa e espalhou essa bobagem e pior, os cruzeirenses cairam nessa.
    Coisas do mundo da bola.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Esse apelido de Barcelona da Américas já tá enxendo o saco. Tem que mandar “bater” no treinador do Penarol…