Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Stephen Kanitz, da Kanitz&Associados, e a análise para o jornal Brasil Econômico

O assunto já foi bastante falado e debatido no próprio blog, mas atendendo à sugestão do Gilmar Almeida, participante antigo deste espaço, destaco uma nova reportagem sobre a situação financeira dos clubes brasileiros da Série A, feita pelo jornal Brasil Econômico, que foi reproduzida ontem pelo site do Galo:

…”O levantamento inédito, feito sob a orientação de uma das maiores autoridades do mundo no assunto, o economista Stephen Kanitz, da Kanitz&Associados, e consolidado pelo também economista Pedro Cássio Silva, do Brasil Econômico, coloca o Galo como o segundo clube com melhor relação entre geração de receita, custos operacionais e dívidas…”

http://www.atletico.com.br/noticias/?p=6753


» Comentar

Comentários:
25
  • Antonio Duarte disse:

    Ontem a noite dei uma olhada nos balanços. O do Galo é mais bem apresentado. Ambos não possuem ressalvas dos auditores. No entanto, os critérios adotados nos balanços são diferentes. O Galo registra seus bens imobilizados a valor de mercado, o Cruzeiro a preço de custo. Então, tende o Galo a ter um valor maior registrado. O Cruzeiro não fala dos seus critérios para reconhecer as contingências trabalhistas, fiscais e civís (dívidas cobradas na justiça) e nem fala se as tem. O Galo só registra aqueles que ele considera prováveis na opinião dos advogados.
    Agora o que mais me chamou a atenção é que ambos os clubes consideram vendas de jogadores como receita operacional e, pior, dependem delas para sobreviver. Sem essa receita, ambos apresentariam enormes prejuízos no ano. Ou seja, no longo prazo, ambos não estão bem. Se não vender jogador, falta dinheiro e terão que pegar empréstimos nos bancos e pagar juros. Ou seja, patrocínio, bilheteria, pagamento dos sócios e marketing não são suficientes para os clubes se manterem. Como você não sabe quando vai conseguir vender algum jogador, ambos pagam muito juros (mais de 4 milhões) do dinheiro que pegam emprestado. Financeiramente falando, ambos não estão bem, pelos balanços de 2010, apesar de terem melhorado em relação a 2009.

  • luiz disse:

    Tudo isso é fruto de uma administração sensata..pés no chão.
    Certamente uma hora as coisas acontecem positivamente.
    O Kalil é inteligente, sério e trabalhador.
    Brevemente reconquistaremos todo o nosso espaço perdido e as vitórias chegarão.

    Abraços a todos os amigos desse blog.

    Luiz

  • Respondendo ao Bessas13: Simples: dores na região de ambos antebraços, que, alías, as “testemunhas/simpatizantes” nunca dão à torcer, e isso é público e notório! Respondido?

  • bessas13 disse:

    O Alisson Sol passa um tempão sem escrever, é só vir noticias sobre balanço do Atlético que ele dá um jeitinho de escrever(criticar).Pra ele nada tá certo, é tudo mentira, forjado. Mesmo com o balanço publicado com auditoria de várias empresas sérias respeitadíssimas no Brasil e no exterior, ele ainda crítica. Será o que é hein??…..

  • Antonio Duarte disse:

    Sem conhecer todos os critérios utilizados para equalização dos dados da pesquisa, não é possível criticar. Mas como contador e auditor, digo que esse tipo de analise costuma ter como ponto fraco a qualidade das demonstrações contábeis e a falta de padrão dos critérios contábeis adotados. A principal questão a ser levantada, é se todos os clubes estão adotando o valor de mercado ou o valor do custo para seus bens imóveis. Outro critério muito importante a saber, é o critério adotado para registras as contigências (dívidas) trabalhistas e fiscais. Normalmente esse tipo de dívida de acordo com a opinião dos advogados, perguntando-se a ele qual o valor da causa (não é garantido que o valor final seja este) e qual a probabilidade da empresa ser obrigada a pagar (alta, média ou baixa). Tem empresa que só registra as dívidas com alta probabilidade. Outras registram todas, mas usa critérios do tipo 100% do valor das altas, 50% do valor das médias e 25% do valor das baixas. Fora as divergências de critérios, será que foram levados em consideração as ressalvas dos auditores às demonstrações? Então, sem colocar paixão clubisticas em campo, sugiro que todos se preocupem com o lucro operacional, ou seja, as receitas normais das atividades são suficientes para cobrir os custos das operações. Se tiver lucro operacional, a empresa está no caminho certo. Se tiver prejuízo operacional, é bom mudar de ramo de operação ou ficar muito preocupado.

  • Gilmar disse:

    É incrível como um gigante,com pouco esforço se levanta rapidamente.Queria ver se o cruzeiro passasse por uma administração Ricardo Guimarães,e por uma administração ziza valadares.Hoje em dia estariam na série D,juntinho com o Santa Cruz.

  • AO CLAYTON BATISTA COELHO: Veja as reportagens da PLACAR envolvendo o clube azul nas edições de nºs 1.322, de Setembro/2008 – pág. 24, e 1.317, de Abril/2008 – pág. 38, prá depois tentar jogar pedras no telhado vizinho, meu caro!
    – O Perrella e alguns cruzeirenses mais afoitos (e despeitados!) que visitam essas tão belas páginas estão roendo as unhas de tanta inveja! Quanta incapacidade… Mas para alegrá-los, o cantor Wando mandou lembranças e falou que em seus shows receberá novamente as já tradicionais peças de roupas, e jogará algumas flores para acalentar-lhes! Felicidades… KKKKKKKKKKKKKKKKK… Calma, invejosos, calma! Isso é só o começo da grande reviravolta que o futebol mineiro está apresentando ao país e ao mundo!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Senhor ! Dai vida longa aos nobres colegas Atleticanos deste conceituado espaço, para que eles possam ver os resultados práticos desta magnífica administração ( A la’Pallocci… rs )… Amém !!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Incômodo: (in-cô-mo-do)
    adj.
    Que causa mal-estar: calçado incômodo.
    Que não oferece conforto: sala incômoda.
    Que causa inquietação: questão incômoda. (———)
    Importuno: visita incômoda.
    Que causa dificuldade, embaraço, estorvo.

    rsrs

  • Cesar de Freitas disse:

    Outra coisa que não falei, o patrimônio do Atlético tem mercado para venda, se o São Paulo quiser vender o Morumbi quem será que vai comprar, o Palmeiras, Corinthians, Santos…….

  • clauber disse:

    Boa pergunta do perrela, por que ao inves de nos comparar com o sao paulo e o fez com o cruzeiro. Alias bobo ele não pois sabe que se fizesse tal pergunta seria chacota nacional nao tem comparação.

    Mas o Galo contabilmente junto com o internacional sao os unicos clubes que estao fazendo seguindo a novas normas contabeis. vale lembrar que a reavaliacao é somente no patrimonio as dividas tambem sao atualizadas para valor presente.

    Estranho nos cru cru é isso. para eles vale os ranking furados, agora avaliacoes de numeros contabeis nao existe. realmente muito estranho

    Kalil, realmente em breve teremos apenas um clube em bh. CAM

  • Cesar de Freitas disse:

    Pavão,

    O Atlético possui um Shopping em área nobre de BH tambem, hoje não é adminitrado pelo Atlético mas é patrimônio do Atlético, que em breve dará toda sua receita ao Clube, que será muito maior que a de um Estádio. Hoje ele não gera muita receita, mas tambem não gera despesas. Outra coisa estranha o noticiário que colocou a Atlético como um dos times mais ricos do Brasil é do proprio SPORTV. Será que eles estão rindo deles mesmos.
    Pelo menos os números do Atlético estão sendo divulgados, que de certa forma estão sendo responsáveis por essas notícias e não são da mídia mineira e sim nacional.
    Nós Atleticanos ultimamente ainda não estamos tendo notícias boas com relação a títulos, mas no resto como as coisas mudaram. A ums tres anos atraz era eram só notícias ruins em todos os sentidos, hoje vejo que que as notícias estão incomodando os torcedores do primo rico.

  • Gilmar disse:

    1° que o galo teve 41% de aumento,por que em 2009 jogamos o ano todo sem patrocínio na camisa.E o balanço se refere a 2010.

    E quanto ao patrimônio,o galo ficou em 1° por que segue as novas normas da contabilidade,e reavaliou seu patrimônio.Acredito que se o são paulo fizer o mesmo,passa de 1 bilhão de reais fácil.

  • Pavão disse:

    Acabei de assistir ao ARENASPORTV , estes dados são todos furados. O Auditor quase morreu quando o Zézé Perrela questionou como pode o SP ter patrimônio inferior ao atletico mineiro se o clube paulista possui um estádio em area nobre da mais rica cidade brasileira…

  • Marcão de Varginha disse:

    Chico Maia, por favor, delete a anterior e considere este comentário. Obrigado e abs…
    – Já, já o Galo será o 1º clube com melhor relação entre geração de receita, custos operacionais e dívidas, e isso será FATO!
    – Como disse um respeitado ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol: “Agora vocês terão que me engolir!”!
    – Parafrasendo o mandatário do maior clube de futebol mineiro: “Em breve BH terá apenas UM clube de futebol”, e essa previsão irá acontecer o mais breve possível, para desespero da concorrência!
    – Durma com essa eternos invejosos celestes, e respeitem o grande Stephen Kanitz! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Felicidades!

  • clauber disse:

    Como ja disse num topico anterior, se o galo vender tudo, paga todas as dividas e sobra 124.000.000,00 como temos contrato de 60.000.000,00 com a televisao (brasileiro) 5.000.000,00 (mineiro) e outras rendas dá para fazer muita coisa bacana. Agora me conta o que sobra para os crucru. Olha que para pagar a divida basta vender o shopping todos os outros patrimonios ficam.

  • clauber disse:

    Putz, tem uns caras aqui que nao se convensem que os numeros estão ai e não sao um mero artificio contabil. tem gente que vai direto ao resultado e não vê o que entrou na receita e questiona o por que de 41% de crescimento. Menos né gente. E ainda diz que nao precisa de contador…….

    O Balanco dos cru cru alguem tem noticia??

  • audisio disse:

    O Cruzeiro faliu!

  • Marcelo Vieira disse:

    Ninguém critica os Perrelas, será medo do que?

  • Rafael Oliveira disse:

    É bom passar no site e ver os critérios utilizados para este ranking, que de financeiro não tem nada.

    “Para chegar ao resultado, utilizamos oito critérios que demonstram a eficiência dos clubes para manter a saúde financeira da agremiação ao longo da temporada aliando também ao desempenho do time dentro de campo.

    São eles: receita, ativo total, endividamento geral, patrimônio líquido, superávit do futebol, custo por gol, custo por vitória e custo por ponto ganho.

    Cada critério teve a pontuação máxima de 20 pontos sendo atribuída na ordem decrescente até 1 ponto de acordo com o desempenho dos clubes em cada quesito.”

    Aí vai o link: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/atletico-paranaense-lidera-ranking-financeiro-do-pais_101991.html

  • andre_info disse:

    A notícia da dívida de 527 milhoes também tinha o respaldo de uma consultoria muito mais respaldada que essa ai! Enfim as duas notícias são furadas e para fazer publicidade. Li o balanço pouco esclarecedor do clube e o que vi foi prejuizo de 19 milhôes na temporada. Mas não precisa ser contador para perguntar. Como sem Mineirão, sem vendas de atletas, sem aumento de patrocinio ou de cota de tv o Atletico aumentou sua renda em 41%?

  • Fernando disse:

    Esta imprensa mineira é engraçada (tirando você Chico), quando sai notícia marrom sobre o Atlético com a intenção nítida de derrubar, a mesma é vinculada aos 4 ventos, quando a matéria é séria e coloca o Galo na ponta da boa administração, ninguém comenta.

  • clauber disse:

    Bem, Alisson sol pelo que diz vc nao acredita no balanço alvinegro, assim diz entre linhas que os numeros são fraudulentos. Talvez não exista nos ativos do clube um shopping, um centro de treinamento, um labareda, uma vila olimpica, talvez esse patrimonio seja ficticio.

    Existem sim dívidas que como vemos são pagáveis. Vale administrar o fluxo caixa e baixar os juros nas operações pois o Galo no jargão financeiro está alavancado.

    Quando o Kalill assumiu o clube propos para o conselho a arrendar o shopping por mais tempo mas o conselho negou e hoje vemos que o conselho tem razao. Daqui a pouco tempo teremos todas as rendas do shopping (que em termos de receita equivale a estadio) + sócio torcedor + clubes sociais ai sim a coisa vai ficar bonita para o clube.

    A cada dia concordo mais com o kalill que em pouco tempo teremos apenas um time em BH.

  • Alisson Sol disse:

    Que beleza: em um clube onde o Presidente já falou para um conselheiro que não publica documentos de um empréstimo, e que se ele desejar que vá à empresa dele ver os documentos, as pessoas acreditam no balanço do clube.

    Eu tenho uns terrenos no satélite terráqueo para vender para vocês…

  • Paulo Araujo disse:

    Chico, o que difere nesta matéria é que foi elaborada por profissionais da área econômica e não do esporte como as outras. Isto confere a ela uma credibilidade maior, por supostamente estar livre de paixões. Alem de não terem se precipitado, como aquela do Estadão, que na necessidade de um furo fizeram uma analise sem aprofundar nas particularidades de cada balanço.