Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Belo Horizonte continua no páreo para abrir a Copa

As obras do Itaquerão finalmente começaram hoje, em São Paulo, faltando 36 meses para a abertura da Copa de 2014.

A FIFA tem entre os seus mandamentos, que um estádio para ficar em condições de receber jogo de Copa, leva, no mínimo, 38 meses para ser construído.

E diz que a capital paulista pode ser excluída de 2014, caso haja atrasos na construção do estádio do Corinthians.

Ou seja: os paulistas terão apena dois meses de “carência” para qualquer pepino que surja nesta obra.

Da Copa das Confederações, São Paulo já está fora, porque a competição só pode ser disputada em estádios que serão palco do Mundial no ano seguinte.

Correndo por fora para receber o jogo de abertura da Copa, estão Belo Horizonte, Brasília e Salvador. O Rio de Janeiro, que também estava de olho, foi anunciado como centro principal da imprensa e sossegou, já que também será sede do encerramento e em julho próximo, palco do sorteio das eliminatórias.

Sábado, o jornal O Globo deu mais detalhes dessas tratativas:

“Rio ganha comitê; e SP puxão de orelha”

Rio, a capital do Mundial

A Fifa anunciou a escolha do Rio para sediar o Centro Internacional de Rádio e TV, que receberá 13 mil jornalistas. A entidade advertiu que São Paulo pode ficar fora do Mundial devido ao atraso no estádio.

COPA 2014

Sede da final e do sorteio das eliminatórias, cidade é escolhida também para receber o Centro Internacional de Transmissão (IBC), o que deve atrair mais de 13 mil jornalistas em dois meses

O Rio de Janeiro obteve nova vitória na definição dos papéis de cada cidade brasileira na Copa do Mundo de 2014. Após o Maracanã ter sido escolhido como palco da final do Mundial, a cidade foi apontada ontem como sede do Centro Internacional de Transmissão, o IBC, conforme antecipou Ancelmo Gois em sua coluna. A estrutura, que será montada no Riocentro, era alvo de disputa com São Paulo e Brasília.

Além de sacramentar o Rio de Janeiro como principal sede da Copa do Mundo, receber o IBC dá à cidade a oportunidade de vantagens econômicas ligadas, especialmente, ao turismo. Em geral, dirigentes internacionais e jornalistas permanecem por mais tempo na cidade onde está o Centro de Transmissão, o que representa que gastarão mais no Rio de Janeiro com hospedagem e refeições, por exemplo. Em geral, receber o IBC significa atrair um turismo de elite durante o Mundial.

Na África, mais de 13 mil

Os números da última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, reforçam tais argumentos. O IBC, localizado em Johanesburgo, recebeu 13 mil profissionais de 179 empresas jornalísticas de 70 países do mundo. No IBC são geradas as imagens do Mundial para todo o planeta. De lá, emissoras de rádio e TV realizam as suas transmissões.

Eu seu projeto, enviado ao Comitê Organizador Local (COL) e à Fifa, o Rio de Janeiro ofereceu duas opções para sediar o IBC na cidade – a outra era o Centro de Convenções Sul-América, no Centro. O Riocentro, que foi escolhido, sediou a estrutura de transmissão nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

– O Rio terá, claro, um papel de protagonista no Mundial – comemorou o prefeito Eduardo Paes. – É um reconhecimento de todo o trabalho que está sendo feito no Rio

desde a escolha do Brasil como sede da Copa.

Em seu dossiê de candidatura, o Rio citou transformações sociais recentes na cidade, como a implantação de UPPs, o pacote de incentivos para o aumento da rede hoteleira e o calendário de eventos esportivos de grande porte na cidade nos próximos anos, como os Jogos Mundiais Militares, em julho, além dos Jogos Olímpicos de 2016. O dossiê lembrava que a cidade vai receber, ainda, o Encontro Mundial da ONU para o Clima, no ano que vem. O sorteio dos grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 também acontecerá no Rio, no dia 30 de julho, na Marina da Glória.

– Foi uma escolha difícil, todos os projetos eram de alta qualidade, mas o melhor para a Fifa foi o Rio de Janeiro. O IBC estabelece a ligação entre a Copa do Mundo e o resto do mundo. Será um dos centros de informação mais avançados do mundo durante junho e julho de 2014 – disse Jerôme Valcke, secretário geral da Fifa.

Fifa ameaça excluir São Paulo

Atraso preocupante

No mesmo dia em que afirmou que não vai tolerar atrasos em obras, o secretário geral da Fifa, Jerôme Valcke, fez abertamente uma ameaça a São Paulo. As obras para a construção do estádio do Corinthians sequer começaram e a entidade avisa que São Paulo pode ficar fora da Copa de 2014.

– Se São Paulo acha que estará na Copa somente por ser São Paulo, está errado. Para estar no Mundial é preciso ter estádio – disse Valcke.

Como não terão estádios prontos a tempo, São Paulo e Natal estão definitivamente excluídas da Copa das Confederações de 2013, considerado evento teste para o Mundial. A ideia de indicar um outro estádio na capital paulista para o torneio foi descartada pela Fifa, que só autoriza a realização de jogos da Copa das Confederações em estádios do Mundial. Em Natal, sequer foi inciada a obra de demolição do estádio Machadão e do ginásio Machadinho. No lugar deles, está prevista a construção da Arena das Dunas.


» Comentar

Comentários:
12
  • EDU disse:

    POR QUE A FIFA NÃO DEIXA LOGO DESTA ARBITRARIEDADE COM O EIXO RIO-SÃO PAULO? AS DUAS MAIORES CIDADES DO PAÍS TÃO SUPER-ATRASADAS COM O CRONOGRAMA DE SUAS OBRAS, AO PASSO QUE BELÔ E SALVADOR TÃO ADIANTADÍSSIMAS. ACREDITO QUE TANTO BELÔ QUANTO SALVADOR ALÉM DE CUMPRIR COM AS EXIGÊNCIAS DA ENTIDADE, JUNTAS TÊM DEMONSTRADO MAIOR INTERESSE, ELAS MERECEM DESTAQUE.
    SALVADOR FICA COM A ABERTURA E BELO HORIZONTE FICA COM O ENCERRAMENTO.
    SÃO PAULO JÁ CORRE O RISCO ATÉ DE FICAR FORA DO TORNEIO, E O RIO JÁ VEM SEGUINDO O MESMO EXEMPLO, ATÉ PORQUE DUVIDO MUITO QUE O RIO TENHA DINHEIRO PRA BANCAR O ENCERRAMENTO DA COPA, TENDO PELA FRENTE O ENORME GASTO COM AS OLIMPÍADAS-2016. A FIFA QUE FICQUE DE OLHOS BEM ABERTOS PARA NÃO PASSAR UM VEXAME PIOR DO QUE JOANESBURGO(ÁFRICA DO SUL)!

  • Gilmar disse:

    Chico,as obras do mineirão estão sendo feitas somente com dinheiro público?

  • Gilmar Brito disse:

    Salvador recebe muitos turistas mas tem grande carência de infra-estrutura (só hotéis não basta), Brasília é capital e por isso tem grande infra-estrutura(salvo o entorno a apenas 40 kms da capital). Enfim, todas tem pontos fortes (e fracos mas adoram negá-los e apontar defeitos nos outros). Mas todas teriam condições claras de sediar uma abertura, até porque as três são melhores que do que Joanesburgo.

  • Antonio disse:

    No geral, há muita especulação da mídia do eixo e de “torcedores” quando o assunto é a abertura da Copa. Alguns tentam “advogar” em proveito próprio, tentam inserir BH e outras capitais em algum conceito limitante para tentar convencer tanto a si mesmo quanto aos outros. O que temos de fato: A FIFA gostaria que a abertura fosse em São Paulo, senão não teria tolerado esse atraso da capital paulista até agora. Segundo: O Rio, embora muita gente não concorde, corre como segunda opção, mais por praticidade do que outra coisa. Belo Horizonte, Brasília e Salvador correm por fora, mas todas têm condições iguais de sediar a abertura. Obviamente que algum investimento, alguma adaptação nessas cidades se faria necessário mas é totalmente sem noção dizer que BH tem “ares” de cidade do interior, ou que o Nordeste é mais “acostumado” a receber turistas, essa argumentação inclusive demonstra até certo desconhecimento do país em que se vive. BH é a segunda cidade em turismo de negócios, perdendo apenas para São Paulo. Por outro lado, o parcela caipira da capital mineira também é um dos seus atrativos, sua proximidade com cidades históricas e com o Brasil caipira faz com que sua promoção sirva também para mostrar ao mundo esse lado pouco explorado da imagem do Brasil. Com Minas na abertura, promove-se todo o interior do centro brasileiro! Além disso, BH é bem mais metrôpole do que Brasília e Salvador que embora sejam cidades maiores perdem não só para Belo Horizonte, como também para Porto Alegre e Recife quando se leva em conta toda a região metropolitana conurbada!

  • Flávio Azevedo disse:

    é liquido e certo, podem me cobrar:

    ABERTURA DA COPA EM BRASÍLIA!

    “FECHAMENTO”: RIO DE JANEIRO!

    o resto é perfumaria……

  • Marcos Costa disse:

    Não acredito em abertura da Copa em Belo Horizonte, mesmo com o Mineirão todo pomposo e tinindo de novo. Concordo com o Thales quando ele diz que BH naturalmente não é páreo para Rio e São Paulo- o RJ, por ser o cartão-postal do Brasil, e SP por ser a capital financeira e maior cidade do Brasil. Sem contar que a sede do governo é Brasília e as capitais nordestinas são grandes atrativos turísticos. BH não possui grandes atrações a nível de Brasil e é uma capital com trejeitos de uma cidade pequena do interior; a cidade está mal servida de rodovias, aeroportos, ônibus, hotéis e metrô, e ainda é passada pra trás pelas principais lideranças políticas quando reinvidica melhorias para si.

  • Alisson Sol disse:

    Belo Horizonte não tem condições. Melhor para o país é começar a investir agora em Brasília como abertura e final da Copa.

  • Thales Rosa disse:

    Chico sou capaz de apostar minha vida que esta abertura nao sera em Belo Horizonte!! Se nao for em SP vai ser no RIO. E sou capaz de apostar tambem que Belo Horizonte nao vai nem sentir o cheiro de qualquer jogo da seleção Brasileira. Minas Gerais é apenas mais um estado do Brasil Chico, para os cartolas da fifa so existe Rio e SP no Brasil, o resto é resto.

    Ate o centro de imprensa que poderia ser em BH, sem nenhuma explicação foi anunciado que sera no Rio. Acho que temos que por os pes no chao e adminitir nos vamos ficar com o resto de Rio, Salvador e ate Manaus.

    Belo Horizonte não tem praia, nao tem rios, nao tem floresta, nao tem nada de turistico aqui! Nao somos o centro financeiro como SP… Nos vamos ficar atras ate das cidades do nordeste que tem praia, sinceramente eu perdi toda a esperança com esta copa. Era pra ser a decada do Brasil com a Copa e as Olimpiadas mas estes eventos so vao servir para os ricos e poderosos ficarem mais ricos!!

  • Aldemário Filho disse:

    Passou da hora dos grandes eventos internacionais que acontecem no Brasil serem sediados em outras cidades fora do eixo. Torço por BH, mas se for em Brasília, Porto Alegre ou Salvador, já será um avanço.

  • Lima disse:

    Pessoal, estamos pensando só em termos de estádios, queria eu que BH tivesse condições de receber abertura de Copa, mas com nossa infraestrutura de transporte e principalmente hoteleira vale fazer uma auto crítica e ver que não dá, é melhor reconhecermos(infelizmente) nossas limitações do que passarmos vergonha na hora H. E esse assunto de estádio pra copa do mundo já encheu o sa….

  • EDUARDO BH disse:

    Se o mandamento da Fifa estiver correto, SP não terá carencia de 2 meses para resolver qq imprevisto que porventura venha a surgir. Faltarão dois meses para concluir as obras. Mas, é bom lembrar que o Brasil é especialista em inaugurar- com pompas- obras inacabadas. Resta saber se a Fifa vai admitir ou não esta situação.
    Tomara que BH seja escolhida a sede de abertura da Copa, pois pelo atual estagio somos merecedores deste premio.

  • Rubao disse:

    Chico na boa, acho que isto nao vai pra frente nao, pode até ter Estadio, mas ainda falta mto pra infra na nossa cidade, falta hoteis, estradas.

    Acho que daqui ha uns 20 anos, pode até ser que BH possa ter condições de abrir algum evento internacional deste porte aqui.

    Sem contar que RJ e SP mandam no pais, nao estou querendo ser pessimista mas a realidade nos remete para isto.

    Desistir jamais…sou Minas Gerais