Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Prefeito do Rio faz ciclovia ao preço de rodovia

Como não podemos nos surpreender com nada que os políticos fazem no Brasil com o nosso dinheiro.

Isso é apenas um pingo d’água no oceano.

Está no O Globo, de sábado:

“MP investigará ciclovia de R$ 20 milhões”
A ciclovia de R$ 20 milhões inaugurada pelo prefeito no domingo, cheia de problemas, vai ser investigada pelo Ministério Público e pode se tornar alvo de CPI na Câmara. A chuva mostrou que, além de tudo, ela empoça.

FILHO FEIO NÃO TEM PAES

Cinco dias após exaltar a obra, prefeito agora reclama do acabamento

PAES pedala na ciclovia milionária na inauguração

O prefeito Eduardo Paes, que no último domingo inaugurou e exaltou os benefícios da nova ciclovia da Zona Oeste, ontem mudou o tom do discurso, dizendo ser inadmissível que uma obra que acabou de ser entregue tenha problemas técnicos, entre eles rachaduras:

— Fiz um investimento de um valor alto numa obra que não pode ficar malfeita — admitiu o prefeito.

Durante a inauguração, Paes chegou a percorrer de bicicleta cinco quilômetros da ciclovia, da Praça Santa Sofia, em Cosmos, até a 18ª Região Administrativa, em Campo Grande. Ele atribuiu à sua equipe a responsabilidade pela escolha do local para o passeio:

— Não poderia pedalar nos 20 quilômetros. O trecho que passei não tinha nada de errado. O que posso fazer se me botaram para andar nesse trecho? — eximiu-se Paes.

Entre outros problemas da pista, o prefeito não viu os orelhões e postes que servem de obstáculos para os ciclistas. Diante da reportagem do GLOBO, ele reconheceu que alguns dos obstáculos terão de ser reposicionados.

— É um absurdo ter um orelhão no meio da ciclovia — admitiu.

Quanto aos trechos da faixa compartilhada entre ciclistas e pedestres que passa a poucos centímetros de casas e lojas, moradores e comerciantes é que terão de se adaptar:

— É como a ciclovia da Rua Visconde Silva, em Botafogo, que também fica próxima dos prédios. Vou é cobrar uma sinalização adequada e uma campanha para educar os ciclistas da Zona Oeste. Não há lugares mais importantes para se construir ciclovia do que a Zona Oeste e a Baixada de Jacarepaguá, onde as pessoas usam muito a bicicleta como meio de locomoção.

Do resultado da obra na Reta João XXIII, que liga Santa Cruz a Itaguaí, no entanto, Paes já tinha conhecimento do resultado da obra bem antes da inauguração. Há duas semanas, ele passou de carro pela rua:

— A ciclovia me pareceu estreita. Mas as mudanças necessárias serão feitas.

Quanto ao custo, Paes garantiu que a ciclovia foi feita de forma transparente. Segundo ele, a obra foi orçada com base nos preços do Sistema de Custos de Obras e Serviços de Engenharia, pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas para a prefeitura. Disse ainda que a obra foi contratada através de concorrência pública, cujo edital foi previamente examinado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Município.


» Comentar

Comentários:
2