Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Precisando de informações sobre o 3G da Claro!

Estou precisando de informações de quem usa muito a internet e possui o 3G da Claro!.

Ontem recebi um telefonema, em pleno domingo, hora do almoço, na roça, de uma gentil funcionária da Claro!

Oferecia um plano espetacular, de preço super convidativo, com a promessa de um 3G “inigualável” no Brasil, que funciona em alta velocidade até no inferno, se for preciso.

Respondi a ela que não acredito em Papai Noel, que tenho um 3G da Vivo, que me atende razoavelmente, porém, que fica lento e me mata de raiva justamente onde eu mais preciso: na minha roça, entre Capim Branco e Sete Lagoas, onde costumo escrever minhas colunas, mas tenho dificuldade para enviá-las.

Boa de serviço, dona de uma lábia ímpar, a gentil vendedora insistiu que a Claro é a única operadora que tem cobertura em todo o “território nacional” e que eu vou me surpreender com este 3G que será enviado a mim dentro de, no máximo, 15 dias.

E mais: depois de receber o modem, terei sete dias para conferir o que ela disse e caso não atenda à minha expectativa, posso devolver, sem qualquer custo.

Como eu já tinha tomado meia garrafa de vinho, resolvi acreditar e a partir de hoje estou aguardando a chegada do 3G milagroso da Claro.

Milgroso sim, porque se funcionar como a moça prometeu, será novidade absoluta, ainda mais pelo valor mensal combinado, bem abaixo do que eu pago à Vivo, que não dá a menor bola a seus clientes.

Estou com ela desde que lançou 3G e nunca recebi nem um cartão de boas festas. Um modem mais moderno de brinde? Nem pensar.

Por isso, se a Claro for melhor mesmo, um abraço para a Vivo, aquela que ocupou o lugar da nossa saudosa e eficiente Telemig Celular. Lembram?

Meu telefone é da Oi, 3G da Vivo e ambos me fazem passar muita raiva. Sempre que cai uma ligação ou conexão, tenho saudade da África do Sul, onde esses serviços são quase perfeitos.

Há lugares onde costumo ir onde a Oi não fala, e fico sem telefone. Funilândia, por exemplo, onde mora a minha irmã Edilse, a menos de 30 Km de Sete Lagoas.

Ano passado eu estava em São Gonçalo do Rio das Pedras (45 Km de Diamantina) e quis postar notas e fotos no blog, mas a Vivo não tem cobertura lá. Já a Oi, tem!

Dessa forma, peço a colaboração de quem tem experiência com o 3G da Claro para que eu já vá me preparando, pois a fama dela, também, não é nada boa.


» Comentar

Comentários:
24
  • Hans Raem disse:

    Chico ,

    O Claro é uma merda , tenho 2 planos com a claro , o sinal no Bairro Jardim arizona é pessima. Estou tentando via Anatel o cançelamento dos 2 planos sem pagamento da Multa. Mas é dificil , acho somente atraves do Procon posso conseguir meus diretos. Estou enviando 1 vez por semana reclamaçoes para Antal.

  • jalcehir disse:

    lembrando antes de comprar e adquirir serviços de terceira geraçao os modernos 3g compre chips pré-pago e faça teste e avalie sua cobertura e disponibilidade de serviço que são coisas diferentes, porque as vezes temos cobertura do 3g e não temos canais bons em serviço até logo

  • jalcehir disse:

    caro chico,gostei de seu blog e a hosptalidade de publicar minha idéias estou até pensando em criar um blog similar, e ver a opnião do pessoal,BOM, quando falamos em telefonia celular no brasil é muito variado os assuntos; vamos entender nossas maravilhosas e revolucionárias operadoras gsm, utiliza antenas com intensidade de propagação de acordo com a demanda da região,e normalmente são instaladas novas antenas para iluminar melhor as regiões com baixa intensidade em uma mesma cidade.o sinal de celular tem limite de intensidade de acordo com a distancia é como voçê gritasse e numa escala e pessoas localizados próximo e longe vai te escuta com nível de volume diferentes,e assim que nossos equipamentos são tratados.o sinal de celular recebe um par de freqüencia um para nós ouvir e outro pra falar. o sinal é enviado em forma de rajada em tempos de micro segundos imagine uma rede dessas transmitindo uma serie de pacotes digitalizados assim=pon tom pa–pa–pa–pa kur -kur-kir(som com interferências)o que devemos fazer é exigir o maximo de sinal disponível em nossas residentes células

  • Wagner Ávila disse:

    Olá Chico. Já tive o modem 3g da Vivo e me arrependi 1 milhão de vezes de tê-lo adquirido. Na maioria das vezes conectava depois caía o sinal. Além de ser lento. Pensei adquirir um modem da Claro mas depois de ouvir
    as reclamações de um amigo desisti desse também. Ao que parece a internet 3g ainda deixa a desejar em qualquer operadora. Hoje não uso mais a internet móvel apenas a velox da Oi. Estou muito satisfeito. Infelizmente só posso ajudá-lo ajudando a formar uma opinião já que você precisa mesmo da internet móvel, não é?

  • Aurélio Mendes disse:

    Só pra constar, não trabalho na Vivo mais, hein!!!

  • Aurélio Mendes disse:

    Chico, trabalhei 2 anos na Engenharia de Rede de Acesso da Vivo que cuida exatamente da qualidade da cobertura. A questão é exatamente como o Alysson falou, provavelmente o local de onde você conecta não possui cobertura 3G e fica restrito a taxa baixa da cobertura 2G que dá preferência à rede de voz. Sendo assim, em horários de pico, entre 17h e 19h, você irá perceber uma redução grande da velocidade da sua internet por se tratar de um horário em que aas pessoas utilizam bastante o telefone.
    Sem corporativismo, mas a Vivo tem a maior cobertura em Minas Gerais atendendo mais de 600 cidades enquanto Tim e Claro possui em torno de 400 cidades e a Oi com 300. Então, pra questão do telefone, a Vivo é imbatível e pra quem precisa utilizar em várias cidades é a melhor operadora.
    Já quanto à cobertura 3G, você terá que fazer o teste da operadora mesmo. Mas não acredite em tudo que esses vendedores falam, pois eles vendem 3G mesmo nos lugares que a operadora não possui a cobertura ofertada. Tudo pra alcançar a meta.

    Grande abraço!!

  • Charles disse:

    Caro Chico,

    sou usuário do Modem da Claro a 8 meses.

    De fato é muito bom,recomendo sim.

    Abços.

    Charles

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Chico,
    já tive da Claro e hoje estou na Vivo ilimitado, que depois que você baixa 2048MB a velocidade cai, por força de contrato. Na verdade todas as duas são medíocres. Tenho um amigo que tem o mini-moden da OI e disse que a conexão é ótima, o que até se justifica pelo número de torres que tem. Eu já pensei em mudar, mas essa trabalheira cansa.

  • Alisson Sol disse:

    Chico: usando seu navegador, faça o teste no site http://www.speedtest.net/ com seu provedor atual, e depois compare.

    Você precisa guardar os 3 valores: ping, “download speed” e “upload speed”. Quando tiver os valores, compartilhe. O mais importante para sua navegação no dia-a-dia é o “download speed”, que te informa quanto megabits por segundo você pode “baixar” da Internet.

  • Warlley disse:

    Chico…
    Cê tá fudido!!! Não adianta mudar de operadora. Escolha o lugar onde é mais importante que o 3G funcione e veja qual funciona melhor. Tenho um plano da Claro, corporativo, e é simplemente uma lesma. Funciona bem o sinal mais a velocidade de conexão é limitada. Deve ser alguma linha escrita com letras bem pequenas no contrato…
    Boa sorte!!!
    “… aqui, Santiago…”

  • Ismael disse:

    Chico,

    O conselho que possa dar é não utilizar a TIM. Não funciona bem em diversos pontos de Belo Horizonte, nem para telefonar, muito menos para internet.

    Para resolver o último problema que eu tive (cobrança indevida), tive que pagar que entrar em contato com a ANATEL, pois a operadora, sem me dar qualquer retorno, cortava meu telefone indevidamente.

    Todas tem um péssimo atendimento e o serviço razoavel, mas a TIM se destaca como a pior.

  • Mauro (Conselheiro Lafaiete) disse:

    Chico,

    Tenho o 3G da Claro e nada a reclamar. A cobertura é a melhor.

    Antes havia testado a OI e achei muito lento.

    Abraço,

    Mauro.

  • Venilson Fonseca disse:

    Chico,
    Tenho a internet da Claro desde 2008. Não estou nada satisfeito. Moro em Ouro Branco – MG e aqui não é 3G. O sinal é sempre bom, mas a velocidade média fica em torno de 30 a 40 Kbps se der sorte. Às vezes, a internet simplesmente deixa de funcionar. Modem ligado, conectado e velocidade de conexão 0 kbps. Em Belo Horizonte funciona muito bem, chegando a cerca de 800 kbps. Paguei 59,90 desde o início e agora, depois de muito reclamar, o preço caiu para 34,90 por mês, com direito à 2000 MB mês.

  • Marfaladu disse:

    Chico, Sou representante posso lhe assegurar que todas tem defeitos mais a Claro parecer ser mais “HUMANA” com o Cliente, como você mesmo disse a Vivo nunca se incomoda com o cliente.O melhor teste e ligar para tentar falar com a atendente das duas, verá que a da Claro é facil e rápido. Ja a VIVO Vaiiiii demoooooraaaaaaa… Mais você também ta a pé chico RSRSRSRS, VIVO NET E FONE OI minha nossa Sra das Graças.Pago um Docepra quem conseuqueir falar na atendente OI.

    Pronto falei,.,.,

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Chico,

    Peço-lhe gentilmente que nos dê um feed-back sobre a sua experiência com a Claro.

    O que acabei de crer, é que estamos f… e maus pagos mesmo com todas essas Operadoras.

    Elas são tão contraditórias nas suas “promoções”, que as vezes alguém nos liga oferecendo determinado serviço como o melhor pra nos atender. Depois, alguém da mesma Operadora nos liga falando que pelo nosso perfil de usuário, o melhor serviço é outro…

    E ai de nós se não pagarmos tudo em dia… Haja paciência com esse pessoal viu !

    Agora, quando me ligam, eu falo que no momento não estou podendo falar, mas que tenho interesse em saber mais sobre o assunto sim, mas que pra iniciarmos uma possível negociação, que eles deveriam me enviar a proposta “fabulosa” por escrito, no meu e-mail. Na hora, anotam meu e-mail, mas não enviam nada e não voltam a ligar. A não ser um novo vendedor, com algum outro plano fantástico… rsrs

  • rodolfo cunha disse:

    Eu tive a claro aqui em Divinopolis e foi uma experiencia pessima, consegui cancelar o contrato com ajuda da anatel, mas a internet funcionava maios ou menos até o dia 15 e depois nao dava nada, eles alegavam que utilizou muito. Sempre que eu ligava, eles pediam 7 dias para regularizar o sinal. Voltei a utilizar a internet via radio. Estou muito satisfeito. Cai nessa nao chico. O tal 3 G é uma furada. Penei durante o tempo que utilizei a claro.

  • Flávio Azevedo disse:

    o 3G da vivo é horrivel e nem uso mais…..pessimo dos pessimos..

  • Bruno Marun disse:

    Chico, te recomendo o da TIM, já que ela é a única operadora que cobra por horas, e não por Kbytes, como fazem as outras e que, pra mim, cheira picaretagem. Como vamos saber quantos kbytes estão sendo usados? Tenho o da Tim com 60 horas por mês incluídas e pago 50 reais/mês. Me atende perfeitamente. Claro, que em locais onde não há sinal 3G a conexão fica mais lenta, mas nada que comprometa. E isto acontece com todas. Fica a dica. Grande abraço e continue acessando nosso http://www.esporteespecializado.com, o melhor portal de notícias do esporte olímpico brasileiro.
    Grande abraço,
    Bruno Marun

    • Chico Maia disse:

      Obrigado Bruno e demais amigos do blog que estão enviando informações sobre telefonia e operadoras.
      Estou tendo uma verdadeira aula, sobre todas.
      Abraço,
      Chico Maia

  • Prietto disse:

    Foge Bino, digo Chico!!! É cilada! Essa CIA de telefonia é a pior em relacionamentos que eu já vi. Ao oferecer seus serviços, geralmente por telefone, promete mundos e fundos. Mas depois, que te empurram um contrato que você não assina e nem tem acesso, te empurram outros serviços totalmente alheios ao que te ofereceram por telefone. Se você tenta interromper o contrato, te enrolam até voce se encher e perder a paciência. Nem mesmo voce na sua condição de advogado conseguirá se livrar dela. Se quer uma sugestão de um ilustre atleticano, não faça negócios com a Claro, muito menos por telefone. Se te interessa mesmo, procure uma loja oficial deles e tenha, primeiramente, acesso ao contrato escrito. saudações alvi-negras!!!

  • Renato Paiva disse:

    Pelo que vejo e ouço dos meus amigos, penso que trocar de operadora é mudar o problema de lugar. Não conheço ninguém satisfeito com celular ou internet 3G.
    Desta forma, somente o preço mesmo deve ser levado em consideração na hora da mudança.

  • Dudu_congonhas disse:

    Chico,

    possuo um da Claro. Aqui em BH pega muito bem, muito rápido, quando viajo pro interior, pra Congonhas ou Cons. Lafaiete ele atende bem demais.
    Às vezes, em alguns domingos demora um tempo pra conectar mas nada que incomode.
    Nunca testei em lugares muito distantes da capital, entao melhor avaliar isto também.

    abraços

  • Alysson disse:

    Chico

    o negócio é o seguinte. Não importa qual a operadora, sempre vai ter um lugar que uma funciona e a outra não. É uma questão de cobertura. Na cidade A tem Oi e Vivo, mas não tem Claro, então se você é cliente da Claro, vai ficar sem celular. A lentidão está mais ligada ao tipo de cobertura, provavelmente em seu sítio não tem 3G da vivo, somente 2G(GPRS), por isto a velocidade é menor. O seu modem comuta para o 2G na falta do 3G. A cobertura 3G é menor, pois é necessário investimento das operadoras para implantar um site 3G em um lugar que já tem 2G. As operadoras fazem um calculo de custo benefício, ou seja, para que colocar um site 3G onde não vai haver interesse da população para justificar o investimento. Por isto, no interior é mais raro encontrar sinal 3G. Para saber se determinado lugar possui 3G, o teste mais fácil é pegar um celular da operadora, configurar no modo dual (3G ou 2G) ir até o local e ver na tela do aparelho se há a identificação do 3G ou do 2G(GPRS). Se o sinal 3G for bom, pode contratar a operadora, que vai funcionar como em qualquer lugar.

    Abraço
    Alysson Peixoto
    Engenheiro de Telecomunicações

  • Denilson disse:

    Chico,
    sou cliente Claro desde que veio para MG. Já fui cliente de todas as outras (Oi, Telemig Celular, Vivo, TIM). Atualmente tenho 3 linhas para a família e uso um smartphone e um tablet. O serviço não é milagroso mas… ainda é menos pior que as demais. Um ponto MUITO importante: o atendimento é infinitamente superior às outras. Boa sorte!