Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Paulo Roberto Pinto Coelho: homenagem a um grande da imprensa que nos deixou hoje

Eu estava no ar, na BHNews TV, e não ouvi a homenagem que o Emanuel Carneiro fez ao agora saudoso Paulo Roberto Pinto Coelho, o “Repórter que sabe de tudo”, que morreu na manhã de hoje, aos 71 anos de idade.

Um recado na caixa de mensagens, do sempre amigo, prestativo e solidário da nossa categoria, Luiz Carlos Alves, informou-me do triste acontecimento.

Às voltas com uma diabates e outros problemas de saúde, lá se foi o grande Paulo Roberto, com quem tive o privilégio de trabalhar e aprender demais. Da profissão e da vida; o que fazer e o que não fazer!

Foi meu chefe na Rádio Capital.

Dentre tantas histórias vividas com ele, uma que sempre conto a futuros colegas ou a turma mais nova que está no jornalismo:

Procópio Cardozo era o técnico do grande time do Atlético no início dos anos 1980.

O Galo se concentrava no “Casarão do Planalto”, na Avenida Portugal.

Era uma quarta-feira, dia um grande jogo pelo Brasileiro, desses que as emissoras punham repórteres de plantão desde cedo nas portas das concentrações dos times.

A Rádio Capital travava uma guerra impressionante pela audiência com a Itatiaia, em todos os horários, mas principalmente no esporte e transmissões esportivas.

Procópio Cardozo proibiu a entrada da imprensa na concentração.

Paulo Roberto fez contato com o nosso carro de reportagem, pelo rádio, já que não existia telefone celular, e disse:

__ Chico, quero a fala do maior número possível de jogadores, para rodarmos no programa das 11 horas, na Resenha e durante a programação da rádio.

Argumentei que ninguém entrava e ninguém saia do “Casarão” naquele dia; que era ordem do Procópio. E o Paulo berrou do outro lado:

__Não quero nem saber; estou mandando você entrevistar os jogadores!

Com 18 anos de idade, recém chegado da Rádio Cultura de Sete Lagoas, tentei argumentar com o chefe que era impossível, e que o portão estava trancado, com seguranças na porta.

__PQP! Você quer ser repórter da Rádio Capital ou quer voltar para Sete Lagoas? Resolva aí do seu jeito e quando você voltar nós conversamos! A escolha é sua!

Ora, ora! Cumpria a ordem ou perdia o emprego. Com a ajuda do motorista do fusca da Rádio, Geraldo Tito Pereira, o “Tatu”, demos a volta no quarteirão, consegui ajuda para escalar o muro, pulei para dentro, para perto de onde os jogadores sempre tomavam café. Com o gravador e um microfone com fio da “unidade móvel” da Capital. Entrevistei Chicão, Fernando Roberto, Palhinha, Heleno, Orlando, Eder e o então supervisor Mussula, que me alertou:

__ Se o Procópio te pega aqui dentro você está ferrado, hein!?

Mal fechou a boca e a fera apareceu gritando, perguntando quem havia autorizado a minha entrada, que eu tinha que respeitar as normas, que aquilo era um desrespeito, que reclamaria com a minha chefia, e…

Não fiquei para ouvir o resto porque joguei o microfone pelo muro, passei o gravador por debaixo do portão e foi a conta de saltar para o lado de fora, correndo do Procópio.

E eu que cobri o América durante três meses, a partir daquele dia fui efetivado na cobertura do Galo.

O Luiz Carlos Alves tem muito mais histórias que eu, principalmente com o Paulo Roberto, seu contemporâneo.

Ele enviou-me cópia de e-mail que mandou hoje para o Carlos Eduardo, um dos filhos do Paulo, e com a autorização dele, repasso aos amigos do blog, nessa homenagem ao saudoso companheiro:

“Carlos,

Muita gente vai lembrar histórias do seu pai. Eu mesmo tenho dezenas delas.

Mas, de todas, a mais importante é que ele está na história do rádio mineiro e brasileiro.

E nada, nem ninguém, vai tirá-lo de lá.

Fui seu colega, chefe e amigo.

Com ele aprendi muito e sempre digo que foi um dos melhores entrevistadores do rádio brasileiro.

Verdadeiro repórter, que perguntava sem receio da reação do entrevistado.

Nunca “perguntava respondendo”, subservientemente, pelo entrevistado, essa coisa pusilânime que muitos fazem em detrimento do interesse do ouvinte ou daquilo que a audiência quer mesmo saber.

Paulo Roberto, um talento natural, veio pronto para o rádio e honrou seus microfones.

Seguem as fotos que lhe prometi e aqui a identificação que a memória me permitiu quanto àquela do Méxio, em 70. Estou mandando para o Chico Maia e para o Kleyton Borges também.

Esses é que fazem e elevam a audiência. Como os que estão na foto de 1970, na sede da Rádio Comerciales de Guadalajara.

Da esquerda para a direita, em pé:

Vilibaldo Alves (Itatiaia), Jorge Marins (operador da Mauá, Rio), Luís Orlando (Mauá), Paulo Roberto (Itatiaia), João Saldanha (Globo), um mexicano, atrás dele Jorge Curi (Globo), na frente Valdir Amaral (Globo), o grande árbitro, escritor e jornalista Pedro Escartin (Fifa), Orlando Batista (Mauá), um mexicano, Flávio Araújo (Bandeirantes) Joseval Peixoto (Pan), Denys Menezes (Globo), Osvaldo Faria (Itatiaia), Roberto Silva (Bandeirantes) e Luiz Carlos Alves. (Itatiaia).

Agachados: Luís Mendes (Globo), Flávio Alcaraz Gomes (Coordenador Geral), Ademir Marques de Menezes (Mauá), um mexicano, outro mexicano e Januário de Oliveria (Mauá).

Essa turma – perdoe-me a falta de modéstia – está na história do melhor rádio brasileiro.”

Obrigado,

LUIZ CARLOS ALVES

PAULOROBERTO3


» Comentar

Comentários:
31
  • PAULO ROBERTO cantor PAULO ROBERTO compositor PAULO ROBERTO

  • Luiz Gonzaga disse:

    moro no espirito santo, e ja fui ouvinte da inconfidencia porem, ouço mais
    hoje, a itatiaia.
    na época do paulo na inconfidencia, eu o escutava spre num programa bem
    cedo e achava engraçado qdo ele dizia que, tal time jogaría fechado, no sis-
    tema bôca de bóde.
    a vida, é feita assim, mando atrasado, os meus sentimentos á família.
    lamento, ficar sabendo tão tardiamente.
    gde abço

  • Caro Chico,
    navegando abri a sua pagina(para alegria,com certecom muita atençao
    os conceitos que voce fez sobre falecido e saudoso Paulo Roberto Pinto Coe
    lho.Faço,se me pertimete minhas suas palavras.Ja sabia do felecimento do
    Paulo mas,ignorava o seu padecimento com sua enfermidade.Lamentei como amigo distante a sua morte,porem digo que ela e inevitavel,com
    sofrimento e muito pior.Se me perrmite faço minhas as sua colocaçoes.
    Atlicamnete um forte abraço
    Hermenegildo Gomes.

    • Chico Maia disse:

      Caro Hermenegildo,
      que prazer receber sua visita.
      Uma honra enorme.
      Você tem uma história fantástica de vida, de Atlético e de Brasil.
      Obrigado e abraço em toda família.
      Chico Maia

  • USILES ARAUJO disse:

    CARO AMIGOS,
    GOSTAVA DE ASSITIR O PAULO ROBERTO TODOS OS DIAS, NO HORARIO DE 13:00 ÁS 14:00 COMO ERA BOM, MAS COMO PASSEI A TRABALAHAVA EM OUTRO HORARIO POR ALGUNS ANOS NÃO ASSITI MAIS, MAS SEMPRE ME RECORDAVA NÃO SABIA ONDE ESTAVA AQUELE REPORTER AUDACIOSO E COM VOZ FORTE, HOJE RESOLVI PROCURA NA INTERNET E TIVE A TRISTE DECEPÇÃO SOBRE A MORTE DE PAULO ROBERTO, ELE ERA FIRME NAS FALAS.

    UM ABRAÇO AOS FAMILIARES,
    GOSTARIA DE SABER SE ELE MORAVA NO BAIRRO PLANALTO COM SUA FAMILIA ATÉ MORTE, POIS MORO NO FLORAMAR.
    MAS SEMPRE LEMBRAVA, PARECE QUE ERA PERTO POSTO DE GASOLINA.

  • Carlos Magno C.Pinto Coelho disse:

    Gostaria de Informar a missa de 7º dia do meu pai será no dia 05/06/2011 – domingo as 10:00hs na Igreja São Mateus – Rua Joaquim Linhares 47, Anchieta

  • José Calazans de Santana Filho disse:

    Um abraço meu caro Chico Maia

    De tudo o que foi falado e escrito sobre o Paulo Roberto eu acrescento outro detalhe. ” o que sabe de tudo ” , tinha uma virtude que pouca gente reconhece: se preocupava em tentar resolver os problemas de todos os colegas de rádio, mesmos os mais difíceis e se fosse o caso, chegava às vias de fato para ñão ver ninguém do seu convívio ser menosprezado seja qual fosse o motivo. Descanse empaz,Paulo.

    José Calazans
    Rádio Brasil Central ( Goiânia)
    Rádio Silvestre de Itaberaí (GO)
    Rádio Bandeirantes de Brasilia (DF)

    • Chico Maia disse:

      Grande Calanzas,
      como estão as coisas meu caro?
      Que prazer receber esta mensagem!
      Sempre perguntam por você aqui.
      Grande locutor, que também marcou época no rádio mineiro.
      Mande sempre notícias.
      Abraço,
      obrigado,
      Chico Maia

  • Oberdan Braz disse:

    Figuraça o Paulinho. Excepcional repórter. Sabia dialogar com o entrevistado sem direcioná-lo ao óbvio. A definição do L. C. Alves é perfeita. Lembro-me dele também no Labareda, quase todo sábado, na época do presidente Elias Kalil. Um cordial e solidário abraço alvinegro aos familiares e colegas do Paulo Roberto.

  • vinícius afonso disse:

    chico o paulo roberto era um cara de peito, falava na lata, sem papas na lingua. gostava da sua voz inconfundivel e presença marcante no radio. DEUS o tenha em bom lugar.

  • Caro Chico,
    Agradeço a voce e a todos os amigos e cronistas esportivos de Minas e do Brasil pelo carinho que meu pai PAULO ROBERTO PINTO COELHO recebeu em sua despedida.A coisa que ele mais queria era viver e enxergar.Com a doença do Glaucoma passou 08 anos lutando pela visão. Vou guardar pra sempre alguns de seus comentários:” Luiz, gostaria muito de voltar a enxergar, para que eu possa ver vocês novamente ,minhas netas e netos” ,” QUERO VOLTAR A FALAR NA LATINHA E VER O GALO CAMPEÃO NOVAMENTE”. Que brilhe no céu e papai do céu tome conta dele. Abs Luiz Eduardo C Pinto Coelho

  • Carlos magno Pinto Coelho disse:

    Obrigado a vc Chico, e a todos que postaram sua homenagem, a meu PAI que tanto me ensinou . Deixo aqui COMO FILHO, meu agrdecimento a todos.
    PAI VC E MEU GRANDE HEROI , QUE JESUS ABRA SEUS BRAÇOS,E TE RECEBA COM TODO CARINHO. BJS, TE AMO

  • Tive a honra de trabalhar com o PAULO ROBERTO,na INCONFIDENCIA,CAPITAL ,e camara municipal de BETIM ,onde ele foi assesor ,não levava desaforo para casa,marrento,brigão,cheio de pernas,amigo e leal.
    Vai com DEUS “repórter que sabe de tudo!”

  • Geraldo Atherton disse:

    Neste momento meu coração está de luto, sempre adorei o trabalho do Paulo Roberto Pinto Coelho, sempre o ouvia na Capital e por último na Mineira estive perguntando na internet se alguém sabia de seu paradeiro e nunca tive a resposta e hoje essa terrível notícia, tive o prazer de conversar com ele lá no antigo canal 30 do Paulo adaid e lá disse a ele o quanto eu o admirava e ainda me lembro da vinheta cantada:”paulo Roberto vai entrar no ar…” Vai com DEUS grande radialista, você vai e aqui fica uma grande saudade…Adeus grande Atleticano!!!

  • Ronan Oliveira (Rádio Cultura) disse:

    Tive a honra de trabalhar com o saudoso Paulo Roberto na sua passagem pela rádio Cultura com a equipe do Jota Luiz, em 2006 a 2007 e ele já estava bastante debilitado , o jota colocou uma linha LP na sua residencia para ele fazer seus comentários nas jornadas esportivas que transmitimos..
    Durante esse tempo eu aprendi muito , foi curto mas o suficiente para fazer crecer e muito a minha carreira como radialista…
    Fica aqui a minha homenagem e que deus o tenha em um bom lugar..

    Um grande abraço

  • getúlio [carâo] disse:

    uma grande perda um grande amigo uma grande saudade um ser iluminado ,,,,que deus te abençoe,,,,,

  • Tabata disse:

    Vô vai com Deus descanse em Paz…

  • Ronaldo disse:

    Lembro bem do Paulo Roberto,principalmente da expressão mais famosa que ele tinha: uuuuuulhaaaaaa!

  • Paulo Roberto, saudades! Eu ainda menino já me encantava com este radialista que deixará muita saudades.

  • Denio disse:

    Grande perda para o radio Mineiro, tenho 40 anos e acompanho o radio desde os anos 80, quando tinhamos algumas radios que brigavam em audiência com a Itatiaia. O Paulo Roberto tinha um programa na radio Capital de 13:00 as 14:00, nele se falava de tudo inclusive de futebol. Alguns anos depois passou para a extinta radio Mineira, onde seu programa ia de 7:00 as 8:00 da manhã, se não me engano. Ele era muito devoto de São Judas Tadeu, e tinha uns comentários sempre defendendo as cores do Glorioso.Que ele agora no céu descanse em paz, e de lá possa nos ajudar a ser campeão brasileiro rs…

  • J.B.CRUZ disse:

    Fiquei emocianodo ao rever na foto, João Saldanha,Waldir Amaral,Jorge Curi,Orlando Batista,Vilibaldo Alves ( nossa familia toda era fã apesar de atleticano) e Osvaldo Faria..A famíla de PAULO ROBERTO PINTO COÊLHO, as nossas condolências…

  • Luiz disse:

    Chico, muito bacana essa homenagem, e uma foto histórica do momento que antecedeu a gloria do Tri. Época de ouro do Futebol brasileiro campeão em 70 e que viu um certo time ser o primeiro campeão brasileiro no ano seguinte. Time esse que tinha no Paulo Roberto um torcedor apaixonado.

  • ROMÉRIO LUIZ MENDES disse:

    E CHICO , O RÁDIO PERDE UMA GRANDE FIGURA, E O CÉU AGRADECE, VILLIBALDO ( ADIVINHE) OSVALDO FARIA, PINGUIM, SASSO, GRANDES PROFISSIONAIS DA IMPRESSA DO BRASIL!

  • Sebastião A.Neto disse:

    Como disse anteriormente o Paulo Roberto,era o melhor de todos.Até era falador demais,mais que era bom demais da conta,isso o Paulo era.

    Paulo da Itatiaia,da Capital da Inconfidência…foi-se o melhor de todos os tempos.Paulo Roberto PINTO COELHO,IRÁ FAZER COMPANHIA A VILIBALDO,OSVALDO,PINGUIN,JANUARIO,JAIRO ANATOLIO,ROBERTO ROCHA E ETC.

    VIVA O MELHOR,VIVA O PAULO ROBERTO…DEIXA O PAULINHO FALARRRR PAULOOO ROBERTOTOTOTOTOTOTO.

  • paulo cesar Brito disse:

    “Paulo Roberto, está outra vez no ar.Ibope certo, deixa o Paulinho falar…
    Paulo Robertototototototo”
    Chico, esta era a vinheta famosa que acompanhava o programa de rezenha do “reporter que sabe de tudo”.Profissional amado pela torcida do galo, pelos dirigentes esportivos de atletico, cruzeiro e america.O que ele falava tinha peso perante aos torcedores e seus ouvintes em geral.Seu programa tinha audiencia que incomodava aos concorrentes.
    Tenho 51 anos, posso dizer que já ha muito ele faz falta no radio mineiro.
    Não se faz reporter como o Paulo Roberto.è s´verificar os de hoje.

  • Fico triste com a perca de um grande profissional do radio mineiro,e mais um que se vai deixando mais pobre o radio am

  • paulo cesar Brito disse:

    “Paulo Roberto, está outra vez no ar.Ibope certo, deixa o Paulinho falar…
    Paulo Robertototototototo”
    Chico, esta era a vinheta famosa que acompanhava o programa de rezenha do “reporter que sabe de tudo”.Era reporter Volante da Radio Capital e num jogo do galo e Inter, q

  • Vítor Dias disse:

    Chico,

    “Nunca “perguntava respondendo”, subservientemente, pelo entrevistado, essa coisa pusilânime que muitos fazem em detrimento do interesse do ouvinte ou daquilo que a audiência quer mesmo saber.”

    Essa observação do Luiz Carlos Alves é definitiva e descreve muito bem o jornalismo (sic) praticado por muita gente, líderes de audiência inclusive, aqui nas Alterosas.

    Aproveito pra relembrar que Flávio Alcaraz Gomes foi outro que partiu recentemente, igualmente deixando saudades.

    Saudações atleticanas!

  • Elias Torrent disse:

    Chico Maia, aproximadamente 1 ano fiz uma visita ao Paulo roberto, que me recebeu maravilhosamente bem, deficiente da visão me contou muitas historias do radio mineiro e brasileiro, o radio de Minas e do Brasil esta de luto deste atleticano bom , excelente de microfone e um camarada e tanto.