Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Recordar é viver: um time de notáveis

E pensar que tive o prazer de conhecer e conviver com quase todos dessa foto, que pertencem à história do rádio de Minas Gerais.

Só feras!

PAULOROBERTO

Da esquerda para a direita: Osvaldo Faria, com quem trabalhei na Band, uma das maiores lideranças da nossa imprensa; Maurílio Costa, amigo desde os tempos que vim de Sete Lagoas para BH; Edson Rodrigues, grande locutor, líder de audiência atualmente em Goiânia; Gil Costa, saudosíssimo, a quem devo a primeira oportunidade de trabalho que tive na capital mineira; Roberto Abras, com o seu eterno jeito de cantor de tangos e boleros, uma grande figura humana; o agora saudoso Paulo Roberto Pinto Coelho, que fez escola como repórter e o José Luiz Aguiar, conhecido também como Mário Moreno. Foi meu chefe na Rádio Jornal de Minas, gente muito boa.

Agachados: Vilibaldo Alves, o mais marcante locutor que já ouvi. Seu inconfundível “ADIVINHE!!!” continua vivo na memória de todos. Que pecado que tenha ido tão cedo, aos 54 anos, em 1994.; Luiz Carlos Alves, brilhante como sempre, mestre querido; Toinzé, que era da retaguarda, redação, plantão, coordenação; Geraldo Martins, locutor; também foi embora cedo; não tive a oportunidade de conhecer, e Messias José, também da retaguarda, figura querida por todos.

Essa foto, enviada pelo Luiz Carlos Alves, foi feita na Praça Raul Soares, em frente a sede do Diário de Minas, adquirido na época pela Itatiaia, que também se instalara lá.

Foi capa do disco lançado pela Rádio com os gols da Copa do México de 1970.


» Comentar

Comentários:
40
  • Nelson disse:

    Muito bacana relembrar desta foto figuras marcantes da imprensa mineira…
    Moro na Europa…. Sinto saudades da imprensa mineira anos 70 e 80…. Eu não já pra auks sem ouvir CORAGEM PRA DIZER A VERDADE….nem precisa dizer quem era ele…. Seguir tinha a RESENHA DO JEGUE….. CHICO CONTINUE PUBLICAR COISAS MEMORÁVEIS ASSIM….. PARABÉNS

  • Altamiro Floriano da Silva disse:

    Boa Noite Chico Maia, aproveitando a oportunidade dessa foto, gostaria de comentar a injustiça que cometeu o Super Esporte cometeu com a matéria sobre vozes marcantes dos 50 anos do Mineirão, ao deixar de citar duas vozes que me marcaram muito quando ainda criança em Conceição do Mato Dentro, ouvia pela Radio Inconfidência grandes jogos nas melhores vozes de Luiz Otavio Pena e Vilibaldo Alves.
    Um grande abrço

  • Paulo cesar disse:

    Alo Brasil é hora,é hora está em campo a Guarani, é hora é hora ďe olhona bola,rádio ligafo na guarani. ….Alô meu povo, olha nós aqui de novo (LUCELIO GOMES É DIiiiiiiiSSO QUE O POVO GOSTAAAA).SAUDADES!

    • walter jose da silva disse:

      Aí vc mata o velhinho aqui Paulo, que saudade dessa época, década de 70 quando comecei a torcer pelo Cruzeiro, precisamente e 1972. Vivo procurando vinhetas da rádio guarany daquela época. Que saudade das aberturas das transmissões esportivas.

  • Messias José disse:

    Caro chico, senti sua falta no café da manhã na Amce,nesta segunda feira,dia primeiro de junho. Excelente oportunidade apara um reencontro de bate papos para se jogar conversa fora e recordar os memoráveis acontecimentos de nossas jornadas nessa espinhosa, mas gostosa missão de informar. Aliás, por coincidência, estava lhe ouvindo na manhã de hoje, no programa Rádio Vivo, do José Lino. Parabéns, você continua sendo o grande e atualizado profissional da informação.
    Abraços, Messiasr.

  • ANTONIO FERREIRA GONÇALVES disse:

    SOU DESSA ÉPOCA. SEMPRE FUI FÃ DO RÁDIO ESPORTIVO, PRINCIPALMENTE AM. SENTÍ FALTA DO JOTA JR.

  • jordani batisteli disse:

    saudade da quela epoca bom lugar para aqueles q si fo

  • Antonio paulino miranda disse:

    chico maia ,por onde anda o competente luis carlos Alves.

    quando morreu o radialista Aldair pinto [ o cruzeirence]
    e o jornalista carlos cesar pinguim.

  • Custodio Neto disse:

    Ouví um pouco do Vilibaldo, emendei com o Willy, que passou o bastão para o Caixa… Privilégio de poucos.

  • Fernando dos Santos disse:

    O Paulo Roberto certa vez na década de 80 foi homenageado pela Massa Atleticana, que cantou o tema de abertura do seu programa, mais ou menos assim… “Paulo Roberto está outra vez no ar…. Ibope certo, deixa o Paulinho falar… Paulo Roberto!” e ficou gritando seu nome! Bela forma de homenagem, que só os grandes merecem! Hoje em dia tem uns repórters, que não são de nada e se acham os melhores, só pq empunham microfone de uma grande rádio! E comentaristas então? O que restou, ou o que apareceu depois do Osvaldo? Abraço, Chico! Obrigado por nos brindar com essas fotos em seu blog!

  • Paulo San disse:

    Chico
    Por onde o Paulo Rodrigues ex-itatiaia?

  • lauro dias de oliveira disse:

    gostaria de saber por onde anda os locutores esportivos de minas jota luiz e
    lucelio gomes

  • lauro dias de oliveira disse:

    que saudade daquele tempo,hoje so nos resta a saudade, acabarao com a radio inconfidencia

  • vera serra disse:

    Nossa! Conheci o Luiz Carlos Alves na minha infancia, em Ponte Nova. -MG., na rua do Vai e Volta. Ha muito tempo nao tenho noticias dele. Sou amiga de Dona Emilia Portella, hoje com 91 anos e era nesta casa que ele passava bons dias de descanso. O tempo passa e e bom ver que tem alguem resgatando boas historias. Parabens!

  • JOSE GERALDO disse:

    sou doido para conseguir uma gravação de um jogo com jota junior. para mim insubstituivel.quem souber onde conseguir mande no meu email

    • Ronaldo Dourado Galuppo disse:

      Simples, meu caro José Geraldo. Basta visitar o Youtube para ver e ouvir o Galo 1×0 Botafogo da conquista de 1971. Naquela época eles faziam dobradinha: um narrava até a bola sair de campo; depois o outro continuava narrando, iam revezando. Caiu para o Jota narrar o gol do título. O comentário final é que é do Vilibaldo.

  • adorei ver as imagens de pessoas , no qual so hovia pelas ondas do radio,quarde ben estas reliqueas , por que ela fazen bem a nossa memoria .hoje acompanho a itatiaia, e a inconfidencia e a radio globo mais sinto saudades da radio Guarani , e as suas jornada esportivas e adorava houvir as narrações do GRANDE J JUNIO E VILIBALDO ALVES.

  • Carlucio Gomes Ferreira disse:

    O futebol mineiro deve muito a estes inigualáveis radialistas esportivos, que através do dedicado e amoroso trabalho fizeram-no conhecido e reconhecido pelo público através de memoráveis narrações e comentários, que faziam-nos enxergar os lances como se estívessemos em campo. Mesmo com o advento da televisão o rádio permanece forte, méritos seus. Chico Maia, parabéns por esta oportunidade de relembrar-nos desta seleção de craques na qual eu incluo Jota Junior grande locutor que dentre os demais mereceria na época o adjetivo de fenômeno.

  • Concordo com todos, mas tambem gostaria de rever gol narrados pelo Jota junio. Eu sei que o Vilibaldo ALves em seu programa uma vez, colocou o Jota junior,( Alguem da Itatiaia deve saber)

  • Erlem William Silva disse:

    Olá, Chico Maia. Primeiramente sou seu fã. Acompanhei sua carreira lá nos anos 80, pelas ondas da Inconfidência. O Vilibaldo se referia a você como o “força jovem” o “geração 80 do futebol do Brasil”. Que saudades! Tenho gravado em fita K7 os gols do jogo Atlético 3×1 Fluminense, no Mineirão. Foi um grande jogo! De vez em quando ouço, com uma gravação de má qualidade. Mas é emocionante o Vilibaldo, gritando: “Batista, Batista, Batista, torcedor de Minas e de todo o Brasi… Todo mundo tá correndo pra abraçar aquele moço e eu também… Naquela magnífica jornada além de Vilibaldo e você, ainda a participação o velho Kafunga e o Toni José, o “Giganate da notícia”. Que equipe tinha a Iconfidência naquele tempo. Alair, Roberto Rocha., Valdir de Castro… Luiz Otávio Pena, Roberto Marques, Mario Savagé… Afonso Alberto, Paulo Roberto, Clayton Borges, Toni José, Chico Maia, Jota Moreira no plantão… Um abraço, Chico. Valeu!

  • Clóvis Barão disse:

    Eu incluíria neste hall de grandes nomes o Mário Savaget, locutor das multidões, também deveria estar de volta na Inconfidência. Excelente narrador, muito técnico, rápido, não perde lances, costumava ouvi-lo vendo os jogos na TV – ele estava sempre na frente do lance.

  • Por onde andam Roberto Marques, Jota Luiz, Lucélio Gomes,Jonas Conte,Luiz Otavio Pena,Cleto Gomes, Valdir Rodrigues,que também são excelenteslocutores?
    Deviam estar de volta Á Rádio Inconfidência , cujo departamento esportivo atual, deixa muito a desejar.

  • Sebastiao Machado Reis disse:

    Prezado,sou da epoca do jota junior,pra mim o melhor que ja escutei e gostaria de saber como conseguir uma gravaçao de uma transmissao de cruzeiro x atletico ,manda com o preço que pago.Obrigado.

  • joao batista alves guimaraes disse:

    gostaria de ter informaçoes sobre o
    saudosista e emocionante locutor esportivo da radio guarani, JOTA JUNIOR< Vai Buscar la dentro RAUL~ me de uma dicas como conseguir gravaçoes ineditas de cruzeiro e atletico como, natal passa por um, passa pordois, entrega a TOSTAO, gooool, vai buscar la dentro renato

    aguardo alguem me de alguma pista,
    abraços
    joao batista

  • Arnaldo José disse:

    Eu que sou daí; Minas Gerais, agora vivo longe a muitos anos…dá saudade dessa turma boa de locutores que se foram….

  • Carlos Alberto Figueiredo disse:

    Vilibaldo Alves era genial, mas o grande Jota júnior era insuperável.Sabia como ninguem, trasmitir uma partida de futebol.Parecia que a gente estava no estádio quando ele transmitia uma partida. Era o Pelé dos locutores esportivos.
    Que Deus o tenha em sua glória.
    Ele Jota Junior e Vilibaldo Alves, devem estar transmitindo os campeonatos celestiais.

  • João disse:

    Puxa, quanta personalidade marcante da minha história de ouvinte assíduo de rádio, que saudade!
    Com essa turma, não precisava das imagens da televisão, eles faziam a gente assistir aos jogos pelo rádio através de nosso imaginário.
    Os comentários implacáveis e convictos do Oswaldo Faria, eram realmente de quem tinha a coragem de dizer a verdade. O Gil Costa era mais irreverente e polêmico, mas igualmente fantástico. O genial Vilibaldo Alves, esse era o responsável por nos fazer “viajar” no jogo, enxergar as imagens da partida… Insuperável. As reportagens que ajudava a dar cor a estas imagens, eram feitas pelo Paulo Roberto Pinto Coelho e pelo Roberto Abras, este, último remanescente deste timaço de notáveis.
    De uns quinze anos para cá, não tenho sido mais tão assíduo do rádio. As transmissões esportivas caíram demais, ainda surgem algumas boas revelações, o “Caixa” é um ótimo exemplo. As Rádios estão perdendo espaço porque estão imitando as TV’s, aí sofrem a concorrência desleal das imagens literais. Se elas voltassem a buscar atingir o imaginário do ouvinte, sem o excesso de realismo da TV, voltassem aos bons tempos do romantismo, talvez voltariam a ter o espaço que tinham.

  • Creusa disse:

    Chico, adorei os retratos do Wilibaldo. Chorei de saudades.
    Abraços.

    • Chico Maia disse:

      Dona Creuza,
      querida; que prazer receber a sua visita aqui no blog.
      O Caixa costuma dizer que o Vili foi o grande ídolo dele e é a fim de conhecer a senhora, que tanto ajudou ao nosso saudoso amigo a se tornar a referência nacional que se tornou.
      Entrarei em contato com a senhora.
      Grande abraço,
      Chico Maia

  • Márcio Luiz disse:

    O Luiz Carlos Alves nesta foto tá a cara do “seu Barriga”. Rs, rs…

  • judas tadeu disse:

    Ai quanta saudade
    Curti esse pessoal todo desde minha infância em Raul Soares
    Quem ainda está na ativa continuo curtindo já que sou viciado
    em rádio, principalmente AM
    Sou muito saudosista e apesar de ter apenas 50 anos curto
    muito o passado, rádio cinema, televisão
    Ainda bem que vc Chico está aí para nos lembrar os momentos
    bons que vivemos

  • Francisco Barbosa disse:

    Diálogo entre eu e meu pai em Dezembro de 1970 (eu com 4 anos)
    – O que quer no Natal
    – Um rádio
    – Não seria melhor uma bicicleta ou Forte Apache
    – Ou ganho um rádio ou então não quero nada
    Ganhei um rádio no Natal.

    OBS: Gostava da vinheta da rádio Guarani ,
    FUTEBOL É AQUI RÁDIO GUARANIIIIIII.

  • Thiago Malta disse:

    Tive o privilégio de conviver no ar com o Paulo Roberto, durante dois anos na Rádio Cultura (AM 830), sob a batuta do espetacular José Luiz Aguia, ex-Mário Moreno, hoje Jota Luiz. Fazíamos uma resenha após as transmissões dos jogos dos fins de semana, onde eu apresentava as notícias e ele, sempre irreverente, tecia os mais hilariantes e sensatos comentários. Saudade daquele tempo. Saudades do grande Paulo Roberto Pinto Coelho. Que Deus o tenha em ótimo lugar.

  • audisio disse:

    Sempre gostei do trabalho do Luiz Carlos Alves! Prolixo por excelência. Lembro-me que foi o enviado especial dos “Diários e Emissoras Associados” na Alemanha durante a decisão de 76, Cruzeiro x Bayer. Fez um trabalho espetacular. Detalhista como sempre, na época deu uma aula de cobertura internacional sem praticamente qualquer recurso! Fui conhecê-lo pessoalmente numa oportunidade no Minas Centro. Já o Paulo Roberto Pinto Coelho sempre participava ao vivo do seu programa na antiga Rádio Capital. Polêmico e meio esbaforido, sempre muito firme em suas posições, entendia como poucos de futebol. Assistiu os grandes embates da era de ouro do futebol mineiro à beira do gramado. Se não me engano foi contemporâneo do Chico nas reportagens esportivas.

  • Carlos Roberto disse:

    O Luis Carlos Alves é top do jornalismo esportivo nacional. Esse cara tem o dom da palavra, é legal demais ouví-lo. Espero que ainda viva por muitos e muitos anos.

  • DEIXO AQUI MINHA PEQUENA E SINGELA HOMENAGEM A UMA PESSOA QUE EU ADORAVA,MEU SAUDOSO TIO PAULO ROBERTO PINTO COELHO QUE VAI FAZER MUITA FALTA PRA NÓS FAMILIA,TIO QUE O SENHOR ESTEJA EM ÓTIMO.E AGRADEÇO A RÁDIO ITATIAIA PELA HOMENAGEM A UM HOMEM
    QUE SE FOI MAIS VAI DEIXAR MUITA SAUDADE PRA NÓS,AGRADEÇO MAIS UMA VEZ.ABRAÇOS.

  • leonardo ricarte disse:

    o melhor repórter esportivo e que Artur Morais, Thiago Reis, Álvaro Damião, Bruno Azevedo, Samuel Venâncio aprendam…

  • J.B.CRUZ disse:

    CHICO VOCÊ É DEZ!!!!
    ____________________
    DURANTE NOSSA VIDA:
    Conhecemos pessoas que vão e que ficam,
    Outras que vêm e passam,Existem aquelas que vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
    Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar…..
    ———————————————————————————-
    Os falecidos desta foto, foram grandes em suas funções!!!SAUDADES !!!

  • Sebastião A.Neto disse:

    Esse foi o melhor de todos,disparadamente o melhor Reporter esportivo do Rádio Mineiro de todos os tempos.Era o volante das reportagens da Itatiaia, (falava demais) mais era boa gente e era fera.Lembra da vinheta (deixa o Paulinho falar…Paulo Robertoooo) Foi Assessor de Imprensa da Camara de Betim,por muitos anos,trabalhou na Inconfidência (a ultima que eu me lembro) e soube através de terceiros que estava,enchergando pouco).

    Ele teve na Itatiaia o melhor tempo,REPORTER VOLANTE de 1ª que PERGUNTAVA SEMPRE!!

    Paulo Roberto se foi e deixou história no Radio Mineiro.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Bacana demais essa foto Chico !

    Um salve especial para o Luiz Carlos Alves, que antes eu acompanhava no Minas Esportes e hoje acompanho suas opiniões sempre lúcidas e esclarecedoras, no programa Rádio Vivo da Rádio Itatiaia, com o José Lino.

    O bom de ouvir o Luiz Carlos Alves, é que além de ser sempre uma pessoa boa de prosa, ele nos “ensina” cada palavra que as vezes eu tenho que recorrer ao dicionário pra entender… rsrs O que eu adoro, pq aprendo muito com ele.

    Quem dá valor às suas origens, realmente merece o sucesso !

    Parabéns a vcs !

    P.S.: E olha que como um Cruzeirense ( as vezes implicante… rs ) que sou, ter que elogiar dois grandes profissionais “Atleticanos”, assim como o Chico Maia e o Luiz Carlos Alves, é porque os cara são bons mesmo ! rsrs

    Abraços