Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Futebol muito abaixo da qualidade esperada

* O primeiro tempo de América x Internacional foi um circo de horrores americano, com falhas individuais e coletivas. O ritmo era acelerado, com os dois times buscando o gol. Entradas duras de lado a lado que deram trabalho ao árbitro baiano Arilson Bispo. Aos 11 minutos Eliandro perdeu uma oportunidade na cara do Renan, e aos 13 o Inter fez 1 x 0 com Oscar. Aos 15, Carleto saiu jogando errado, proporcionando contra ataque que permitiu ao D’Alessandro marcar o segundo, contando com a colaboração também do goleiro Flávio.

A torcida, quase 100% gaúcha, começou a gritar “ão, ão, ão, segunda divisão…” e acabou de desnortear o Coelho.

Oscar fez o que quis com seus marcadores e aproveitou uma furada do zagueiro Gabriel para fazer 3 x 0. A partir daí o Inter diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado

No segundo tempo o time melhorou um pouco, mas foi uma das piores partidas que já vi do América.

Conseguiu marcar dois gols, mas tomou mais um e o placar ficou até de bom tamanho, devido as oportunidades perdidas pelo Internacional.

Quem viu China comandar o América na Copa São Paulo, no início do ano, não entende porque ele não tem lugar neste time do Mauro Fernandes. E pior: não ganhou oportunidades de jogar durante o Campeonato Mineiro, que é o momento ideal para experiências desse tipo.

Seguramente que joga muito mais que o Glauber, volante que estreou ontem e fez um jogo horroroso contra o Internacional.

No sábado o Cruzeiro correu muito mas faltou futebol para evitar a derrota para o Fluminense. Se completo, não vinha fazendo grandes jogos, sem Henrique e Roger, pior ainda.

Rafael foi bem na substituição do Fábio, sem culpa nos gols; novamente Montillo não repetiu as grandes atuações habituais; as laterais continuam sendo motivo de dor de cabeça para o Cuca, onde Vitor e Pablo ainda não acertaram na direita, e o Everton continua sendo improvisado na esquerda.

No futebol de hoje, qualquer time sem laterais eficientes não briga no topo da tabela.

Com três rodadas não há nenhum motivo para desespero, porém, apenas um ponto em nove disputados, incomoda e exige que algo seja feito visando uma reação. Há quase 15 anos, essa não é uma situação comum ao Cruzeiro.

No caso do América o problema é outro: jogadores continuam chegando e sendo apresentados aos novos companheiros. Até entrosar essa turma, não vai ser fácil.

O São Paulo será um termômetro importante para medir a força do Atlético. O time do Dorival Júnior tem perfil parecido com o do Paulo César Carpegiani: juventude, velocidade, toques rápidos, duas vitórias iniciais e, apesar disso, ainda uma certa desconfiança da mídia em relação até aonde podem chegar no Brasileiro.

Este jogo de quarta-feira poderá ser um divisor de águas para ambos na competição.

* Estas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas! 

E sobre a seleção brasileira, faço minhas as palavras e traços do Duke, hoje, no Super

DUKE


» Comentar

Comentários:
29
  • Roger disse:

    O America permanecer na primeira divisao serah muito mais lucrativo do que se voltar pra Serie B. Vale mais penar com baixas rendas em Sete Lagoas do que ganhar um dinheirinho e perder o jogo. Tres pontos sao mais lucrativos no momento do que renda de jogo.

    Quanto ao barcelona do Paraguai
    AO AO AO Segunda divisao hahahahahaha

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro- Poetinha disse:

    Caro Chico Maia,

    Meu post tem o objetivo de pedir desculpa a voce e todos os participantes do blog por ter postado um desabafo questionando que haveria uma censura aqui neste espaço pelo fato do meu comentário não ter aparecido. Acontece que ele demorou para aparecer e fiquei chateado.
    Reitero meu respeito por voce e pelo seu trabalho.

  • J.B.CRUZ disse:

    Calma gente, o AMÉRICA ainda vai ficar bem na fita no campeonato, talvez até á frente do galo na classificação geral…Basta o Mauro Fernandes colocar o ALESSANDRO no começo e não nos finais dos jogos e promover KALEB e definir a zaga com ANDERSON e GABRIEL..

  • audisio disse:

    O América precisa aprender que tem uma boa categoria de base e deveria colocar a juventude para jogar. No entanto esta fazendo um ajuntamento de última hora com medalhões de terceira categoria. Resultado: O Mecão voltou!!!!

  • audisio disse:

    Pelo menos vai jogar a segunda divisão ano que vem no Independência renovado. Não adianta o Governo de Minas dar estádio para quem não tem torcida!

  • audisio disse:

    Duro é o Barcelona olhar para cima e ver o América!

  • Paulo disse:

    A verdade tem que ser dita: Timeco falido e o melekinha são as vergonhas de Minas.
    O melekinha Não tem nenhuma condição de jogar nem na série B!
    Essa M…devia fechar as portas omo o Siderúrgica, ste de setembro, Usipa!

  • Flávio Azevedo disse:

    o Marcus já disse tudo e é muito dificil ficar “chovendo no molhado”. o treinador Mauro Fernandes deveria copiar o Dorival e dar oportunidade aos jovens valores mas prefere trazer seus contratados e escalé-los mesmo estes em fora de forma visível e para piorar os garotos da base nem no banco de reservas ficam. o Zagueiro Otávio foi uma das revelações do Mineiro e foi sacado da equipe para a entrada do forasteiro Anderson. O China e Caleb nem sequer chance no mineiro e nem no banco. o goleiro Mateus perdeu a oportunidade de ficar no banco de reservas cedendo lugar ao veterano e mediano goleiro Neneca. o lateral esquerdo contrato Carleto teve a cara de pau de dizer que não agredir o D’Alessandro e a imagem da agressão é clara.
    PESSIMISMO OU ENXERGAR O ÓBVIO?

    ACORDA MAURO FERNANDES, não deixa o bonde passar!

    ACORDA DIRETORIA AMERICANA! se não sabe escalar uma equipe, manda pro olho da rua.

    ACREDITA AMÉRICA!!!!!

  • Gilmar disse:

    Por mim o galo trazia de volta o Marcos Rocha que jogou muito ontem.Mesmo que tivesse de pagar uns $$ pro américa.E o coelhão ta dando bobeira de não colocar China e caleb no time titular.Esses dois tbm podiam vir jogar no galo.

  • Marco Tulio disse:

    Sinceramente, se a mentalidade da diretoria do América é essa, sugiro q negociem rapidamente a vaga na primeira com algum clube q está na segundona.Ao q parece o importante é fazer algum dinheiro, portanto seria melhor. O
    mequinha levaria uma boa grana e nós não teríamos mais q ver atitudes ridículas como as desse final de semana.Passou atestado de clube , pequeno, amador, sem pretensões de um dia voltar a ser pelo menos médio.Lamentável, digno de dó.

  • Fernando disse:

    O Cruzeiro sempre joga para uma ninharia de torcedores igual do Coelho e quase nunca vende o jogo para outra cidade, aprende America!

  • Fernando disse:

    Este time do America não merece nem 1 minuto do meu tempo, time pequeno, sem torcida, com atitudes pequenas. Quero saber é do Galo!

  • Isabella disse:

    Chico, você sabe dizer quanto o América ganhou pra jogar em Campo Grande?

    Acho que seria interessante vocês da imprensa levantarem esse valor e colocar na ponta do lápis o custo-benefício disso, considerando, ainda, transporte, hospedagem, renda, 3 pontos no brasileiro e ainda a credibilidade (já que a imprensa nacional, em peso, criticou tal atitude).

    Um jogo contra o Internacional, num domingo, será que levaria menos de 10 mil torcedores na arena do jacaré?

    Sobre o time, o campeonato mineiro foi a prova de que o américa precisava de reforços. O Atlético passou pelas semi-finais com um pé nas costas. Será que a diretoria achou que com esse time dava pra disputar a série A?

    Tudo bem que o clube não tem dinheiro, mas quantos e quantos clubes brasileiros tem jogadores encostados ou jovens promessas que precisam ser testados, pegar experiência? A diretoria do américa deveria ter sido mais humilde e ido nas diretorias de clubes como Atlético, Cruzeiro, Inter, Gremio, São Paulo e buscado reforçar o clube com jogadores que não serviriam para esses clubes. Hoje em dia o futebol é mais coletivo do que individual e poderiam fazer sucesso no América. Seria melhor do que se humilhar perante o Brasil inteiro vendendo seus mandos de campo.

    O campeonato ainda está no início e ainda dá tempo de reformular o time, lembrando que apenas trocar o treinador não adianta. O América precisa de reforços. Pra passar vergonha, deveria ter ficado na série B.

  • Rafael disse:

    O América foi a Campo Grande conhecer um dos gramados onde vai jogar nos próximos anos, série B e série C? Isso é que é planejamento! Parabéns, diretoria americana! Não seria melhor fazer uma super promoção no preço do ingresso, convidar a população de Sete Lagoas e região para ver o jogo? Isso é que é prezar pela imagem do clube, satisfazer a torcida… jogar longe e ainda ser goleado! O América tem hoje uma ótima oportunidade de aparecer nacionalmente, fazer um bom campeonato e alegrar sua torcida, mas os dirigentes não pensam assim… Que ótimo, vai ser menos uma vaga de rebaixamento para os outros times se preocuparem, pois uma o América já está garantindo.
    O América não pode querer disputar primeira divisão com técnico de segunda!
    E dá-lhe Galo! Vamos vencer o SP e ir pra liderança isolada! Torcida atleticana, nada de empolgação! Só saberemos quem é quem no campeonato depois da décima rodada para cima.

  • Geovany Altissimo disse:

    O mequinha tá cavando a propria sepultura. Bem feito.

  • Thiago disse:

    Heman 2 x 1 She-ra

    rsrs

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    O América precisa rejuvenecer e ao mesmo tempo, não confundir correria desenfreada com velocidade. Correr feito um bando de bois que caíram do trem, não é mesma coisa de velocidade no ataque, precisa de organização. Acho que mais uma desse jeito o Mauro cai do telhado, porque ontem subiu.

  • Marcus disse:

    trocar o mando de campo é meio caminho pra serie B, e o America, infelismente, pra esse ano, nao tem time nem diretoria pra de serie A. E nao tem desculpa de orcamento, ta ai o Ceara pra contraria. So falta mandar os jogos contra os cariocas em JF e os paulistas no sul de minas. Pra que subiu pra primeira divisao, pra passar vergonha nos mineiros?

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro- Poetinha disse:

    Caro Chico Maia,

    Aguardo retorno a minha indação no e-mail que te enviei ok?

    Bom, eu cansei. Há tempos venho enviando e-mail para a diretoria americana e aqui para o blog dizendo que o Mauro Fernandes é incoerente e que complica demais o jogo. Entra com 3 volantes, sem uma jogada ensaiada, não tem um jogador que saiba bater faltas e consegue a façanha de mesmo jogando com tres volantes não conseguir evitar jogadas de 1-2 em cima da defesa americana que fica numa situação deplorável, mano a mano com 1 ou 2 atacantes, como aconteceu hoje contra o Internacional. Carleto sem cobertura, Rodriguinho jogando sozinho, porque como consegui ser rápido tendo um jogador como o Leandro Ferreira que é um moleirão e só sabe jogar pros lados. Amaral até hoje não se explicou e o Glauber hoje foi uma vergonha. Esses jogadores devem ser aqueles famosos jogadores de treino, que acabam com o jogo durante o coletivo e qdo entram mostram seu verdadeiro jogo.
    Hoje quemmatou o jogo doi um jogador de 19 anos chamado Oscar, mas isso o maurto nãoconsegue enxergar porque tentra jogo e sai jogo, ele corta sempre os meninos da base, deixando jogadores com david ceará que nunca apresentou nada no América, Camilo, outro chupa sanngue. Se isso não for incoer~encia então eu não sei de mais nada.
    Estamos na beirada da zona de rebaixamento e pelo andar da carruagem podermos até chegar no jogo contra o Cruizeiro, estarmos na primeira posição da tabela de cabeça pra baixo. CRUZES.
    Com esse esquema, devemos tomar um sacolé do avai lá dentro. tem que gaver uma mudança drastica dos rumos do Coelhão.
    Ainda nãp é hora de desespéro, mas se até a 5ª rodada o Mauo não der uma muada no seu esquema e nos jogadores, começarei uma campanha no twitter pedindo sua cabeça.
    pedindo a cabela do Mauro Fernandes. Hoje começamos a enviar twitadas para ele e pode acreditar qe todo dia ele receberá alguns conselhos hahahahah
    Apesar de pedir na comunidade que as mensagens sejam sem ofensa, pelo que andei lendo, a meninada perdeu a paciência e estão detonando o Mauro de todas as formas. Não concordo com isso, mas estou fazendo a minha parte enviando mensagens formalizando o meu protesto pelo jeito dele comandar e escalar o time americano e enviando e-mail para a diretoria abrir o olho.

  • J.B.CRUZ disse:

    Nas primeiras 10 rodadas do campeonato não pode fazer nem muitas cobranças nas derrotas e nem ficar muito empolgado com as vitórias..Enquanto tiver torneios paralelos(Copa brasil e taça Libertadôres) as atenções estarão divididas..
    ——————————————————————————–
    Quanto a charge, pertinente….Mano Menezes não tem perfil de técnico de Seleção….MURICI JÁ!!

  • lauro disse:

    O Cruzeiro se não jogar futebol vai ficar na zona de rebaixamento por muito tempo;
    Quanto ao América ouvi pela itatiaia e depois vi os gols na tv, os 3 primeiros gols foi so falha da zaga batendo cabeça, o segundo foi falha do flávio ja o quarto gol foi mais mérito do ataque agora o que me chamou a atenção foi o Maurílio Costa comentarista da Itatiaia que ficou mais preocupado com o que os críticos iriam falar do América do que com a partida que ele comentava. Torcer é compreensível mas em excesso pega mau.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Às vezes, acho que o Améria subiu num momento pouco propício. Vai depender de vitórias em casa para ficar e não tem casa. Jogar em qualquer outro lugar será jogar em campo neutro. Mesmo na Arena, infelizmente! Levando para outro estado, como hoje, pior ainda.

    Agora, entender por que o China não tem lugar neste time implicaria saber por que outros não têm lugar neste time. E pior: implicaria saber por que o Eliandro e o Fábio Júnior – não jogando nada como estão – têm lugar neste time e por que o Camilo é a primeira opção no banco. Aliás, implicaria também saber até quando o Mauro Fernandes terá lugar neste time. Vai indo, cansa!

  • Marcos Costa disse:

    Eu já sabia que o América seria derrotado. Trocar 7 Lagoas por Campo Grande foi um verdadeiro tiro no pé. A maioria dos torcedores presentes no Morenão eram de colorados, nem parecia que o mando era do América. Ao invés de tentar expandir torcida em Minas, os dirigentes coelhistas estão entregando seus mandos de campo aos adversários. Fora o chocolate dado pelo Inter no América. Engraçado, nem o Ipatinga, time sem torcida de 2a divisão mineira que caminha a passos largos para a série D, fazia isto.
    É por essas e outras que o América é simplesmente esnobado pela imprensa nacional.

  • André Corrêa disse:

    Esse povo que critica o América por ter ido jogar no MS por dinheiro devia saber o que é ter que jogar pra mil testemunhas e pagar a conta da partida do próprio bolso.

  • Miragaia disse:

    Hahaha imagina esse time do America enfrentando o Santos na vila kkkkkkk

    O São Paulo no Morumbi,o Inter em Poa kkkkkkkkkkkkkkkk

    Meu deus,tende piedade de nós!

  • Miragaia disse:

    Time pequeno,amador….Ta na hora de acabar com esse America… Sou atleticano mas tenho carinho pelo Coelho,mas essa de trocar de campo foi o fim da picada,tomou 4? Tinha q tomar 10 no lombo pra aprender,sem conta com o desrespeito com a torcida,pode ser pequena mas tem gente q vai em todos jogos.

    Olha,se o America não mudar uns 8 jogadores e a mentalidade dos seus dirigentes,a coisa vai ficar pior ainda.

  • ivan junior disse:

    Realmente a historia do America é contada na involução de seu nome: de America a Merrequinha. Infelizmente o destino do merrequinha é mesmo a segundona no ano do centenario.

  • tom vital disse:

    O DUKE acertou mais uma vez.
    Infelizmente parece que o América é realmente um time para se jogar fora.

  • Ramon Menezes disse:

    Me desculpem os americanos, mas trocar o mando de campo por uns trocados e´coisa de time pequeno com diretoria amadora.
    Ganhar do Inter na Arena do jacaré seria difícil. Ganhar jogando longe da torcida, mais ainda.
    O que vale mais a pena, ganhar estes trocados a mais e voltar pra segunda divisão, ou continuar na primeira com um pouco a menos de grana? O prejuízo de ir pra segundona é menor do que permanecer na primeira?