Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mineração põe em risco a água de Belo Horizonte

Todo cuidado com essa turma do Eike Batista é pouco.

Se bobearmos, já já, a água servida às residências de Belo Horizonte estará comprometida.

Se fazem isso na Capital, imagine do que são capazes no interior do estado!

Reportagem da Folha de S. Paulo, do dia 2, quinta-feira:

* Empresa de Eike é acusada de poluir água

Para mineradora Emicon, danos podem prejudicar abastecimento de BH; MMX diz que denúncia “causa perplexidade’

Para Emicon, material é retirado sem cuidados ambientais adequados; MMX nega e diz que há “inspeções periódicas”

PEDRO LEAL FONSECA
DE SÃO PAULO

A MMX Mineração, empresa do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, é acusada pela mineradora Emicon, de Minas Gerais, de causar danos ambientais em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a Emicon, os danos poderiam prejudicar o abastecimento de água na capital mineira.
A MMX afirma que as denúncias “causam perplexidade”, pois os problemas ambientais na região são de “inteira e exclusiva” responsabilidade da Emicon, que explorou minério de ferro no local antes da mineradora de Eike Batista.
A Emicon foi proibida de explorar a área por conta de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em 2007 com o Ministério Público do Estado, que moveu uma ação contra a empresa por danos ambientais.
A Emicon também foi obrigada a pagar quase R$ 7 milhões de indenização pelos danos e tem de manter outros R$ 21 milhões depositados como garantia de que o prejuízo será reparado.
O TAC previu ainda que a MMX -que havia adquirido 10 milhões de toneladas de finos de minério da Emicon- deveria fazer reparos ambientais na área. Os finos são rejeitos que ganham valor econômico após beneficiamento. Para a retirada desse material, a MMX opera na área da Emicon desde 2008.
A MMX tem também o direito de usar uma “barragem de rejeito”, onde são lançados os resíduos da operação.

SEM CUIDADOS
Segundo a Emicon, a MMX está retirando o material sem os cuidados ambientais adequados, o que estaria causando o assoreamento de rios e córregos. As barragens também estão acima do nível seguro, conforme a empresa.
A MMX nega e diz que “são feitas inspeções periódicas em estrita consonância com a legislação específica”.
O Sisema (Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) de Minas Gerais afirmou que está vistoriando a área e que não foram encontrados indícios de contaminação no reservatório Rio Manso, responsável por parte do abastecimento de água da capital.
O órgão afirmou ainda que as barragens foram auditadas e estão estáveis.

YOUTUBE
Quatro vídeos postados no YouTube anunciam que “a maior catástrofe ambiental da década está para ocorrer na região da Serra Azul, em Minas Gerais”.
Os vídeos -que são apócrifos, mas têm teor idêntico a filmes enviados à Redação da Folha pela empresa Emicon- fazem acusações diretas à MMX e a Eike Batista.
Segundo o narrador, “não será surpresa se, com uma chuva forte, as manchetes internacionais em breve forem “Eike Batista deixa 2 milhões de habitantes sem água na Grande BH”, ou “O maior desastre ambiental da década é realizado por Eike'”.
A MMX pediu que a Justiça mineira determinasse que o Google -que administra o site- retirasse os vídeos do ar.
Uma liminar foi concedida, mas os filmes continuam sendo veiculados.
A empresa de Eike Batista afirmou ainda que tomará todas as medidas judiciais cabíveis, “inclusive de caráter criminal”, contra os responsáveis pela produção dos vídeos.

MMX afirma que Emicon causou o dano

DE SÃO PAULO

A MMX afirma que as denúncias “causam perplexidade”, pois os problemas ambientais na região são de “inteira e exclusiva” responsabilidade da Emicon, que explorou minério no local antes da empresa de Eike Batista.
A mineradora nega as acusações de que estaria causando assoreamento de rios e córregos e diz que “são feitas inspeções periódicas em consonância com a legislação”.
A respeito de vídeos com alertas para uma catástrofe na região, a MMX diz que tomará as medidas judiciais cabíveis, “inclusive de caráter criminal”, contra os responsáveis pela produção. A companhia já conseguiu uma liminar para tirar as peças do ar.


» Comentar

Comentários:
12
  • Agnaldo disse:

    Pessol, isso ai em Minas é briga de cachorro grande. Tem muitos interesses (grana envolvida). Faço tres peguntas as senhores, é sim posivél responder:
    1 – Pq duas empresas de porte médio de um mesmo setor e vizinhas estão brigando por questôes ambientais (SERÁ QUE ALGUMA DELAS TEM MESMO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE)?
    2 – Isso é briga de tapete, ou seja, uma querendo extrair e a outra tem os direitos de extração. Pergunto, alguma empresa de mineração vai querer vem seus passivos ambinetais em manchetes de jornais?
    3 – Nenhuma empresa gosta de gastar com meio ambiente, isso já é uma cultura, só está se fazendo algo hoje sob o machado de TAC, e o MPF na cola. Existe alguma empresa de mineração hoje que não tem passivo?
    Pensem nisso, meio ambiente é o bode expiatório da vez.

  • Luís Fernando disse:

    Olá Chico,
    realmente é um absurdo o que essas mineradoras fazem com a cumplicidade dos órgãos ambientais! em Conceição do Mato Dentro a população tradicional nas imediações da mina que está em construção que o diga (mina hoje da Anglo Ferrous, antes da MMX): são expulsos de suas terras, confiscados seus bens, poluída suas águas, contaminados seus alimentos e animais, tudo como o respaldo da URC Jequitinhonha e seus concelheiros que dão andamento ao processo de licenciamento com aprovação de vergonhosas condicionantes que não são cumpridas e insuficientes para reparar o mal que causa a mineração.

  • Gutga disse:

    Oi Chico,
    agora você se redimiu com a defesa que fez da mineração da MMX e Anglo American em Conceição do Mato Dentro ?
    Fiquei satisfeito com sua nota.

    Um abraço, Gustavo

  • guerra disse:

    Olha o Chico, ahí.
    Por isto que gosto de você, em Conceição do Mato Dentro a MMX e o FDP do eike batista estão acabando com tudo debom de lá, as Cachoeiras as florestas, o meio ambiente, os rios e riachos, a agua nem se fala, e ainda proibem os fazendeiros de passar nas terras, para ir na cidade, e tudo foi autorizado pelo sr aécio neves e o sr pinto coelho e os impostos não ficam para MINAS GERAIS vão todos para o rio aquí só tiram o minerio e mandam por dutos e nossa agua também vai prá lá, PALMAS PARA O SR AÉCIO SENADOR E PINTO COELHO que era vice dele.

    e em MG só o Chico Maia tem coragem para falar sobre este crápula, o resto da imprensa, fica calada, na hora que faltar a agua, ahí vão culpar o prefeito e o atual governador, ou será que vai ser a dona gertrudes filomena gercina maroca teotonia que lavaram muita roupa e sujaram.

    È POR ISTO QUE ELE …>>>>EIKE BATISTA DISSE QUE VAI SER O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO.

    E a Policia Ministerio Público politicos(será que tem ainda) deixam o cara se enriquecer na cara da gente usufruindo mandando e desmandando em todos e em tudo, SÓ DEUS PARA AJUDAR OU O CAPETA PARA LEVAR ELE PROS INFERNOS, porque aquí na terra é o eike que manda

  • Luiz.A disse:

    Ah se investigassem o patrimonio desses fiscais desses órgãos ambientais. Aqui proximo da minha cidade tem algumas minas da Votorantim, e como a cidade é pequena, sempre que chega algum fiscal, o dono do hotel já liga no escritório da mineradora, avisando, e já passa os dados do fiscal. A mineradora já tem até um funcionario específico pra lidar com fiscais.

  • EDUARDO BH disse:

    Questões ambientais no Brasil são muito mal tratadas por parte de nossas autoridades. Temos leis rígidas, mas brechas na legislação e impunidade permitem situações como esta. Infelizmente, ainda temos de avançarmos muito para termos um crescimento sustentável.

  • clauber disse:

    Essas dununcias sao gravissimas. Sabemos que onde existe a mineração é justante onde estão os mananciais de agua de bh. Assim penso que a população deveria entrar com uma representação junto ao ministerio publico para mover uma ação civil publica e assim termos dessas empresas os devidos esclarecimentos.

    Depois que acontecer uma catastrofe nao temos como voltar atras. Enquanto isso nenhuma empresa mineradora paga impostos para minas e leva nosso principal produto a preço de banana. Alem disso causando danos irreverssiveis para nosso futuro.

  • Aldemário Filho disse:

    Esse Batista, é outro daqueles mineiros que só deixam aqui no estado buracos e trapaças e vão morar e investir no Rio de Janeiro.

  • Basilio disse:

    Cuidado com a MM Marcos, empresa mineradora que, conforme a cpi da bancada da bola, faturou uma grana boa com a Copa Centenário… Em 97…Competição intercontinental vencida pelo Galo… Mas a grana… E tem 40 anos que não ganhamos nada…

  • tom vital disse:

    Chico ,eu trabalho na área de mineração.Mais precisamente com tratamento
    de minérios.Não sei se essas denúncias são verdadeiras.Caso seja!Está
    faltando a fiscalização devida.Cadê os orgãos competentes.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Ganhar dinheiro de forma irresponsável esse o lema desse Eike Batista, que quer o homem mais rico do mundo de qualquer forma, o mais chifrudo ele já era, também quer tudo esse cara.