Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Valem muito, sim senhor!

Alguns colegas da imprensa não dão tanto valor ao trabalho dos treinadores.Fotos: Renato Pizzutto/ Alexandre Battibugli

Penso diferente. Entendo que são fundamentais. Óbvio que são os jogadores que resolvem dentro de campo, e não há como medir quem é mais importante, já que o futebol é esporte coletivo. Cada um tem a sua missão e ninguém ganha sozinho.

Até craques acima da média precisam do conjunto para dar seus espetáculos, marcar gols ou dar passes fantásticos e garantirem títulos aos seus times.

Quando o treinador é acima da média e tem grandes jogadores no elenco, ninguém segura.

Veja o Muricy Ramalho, fã e discípulo confesso do Telê Santana, de quem foi jogador e auxiliar.

Está superando o Mestre, pois aprendeu com os erros do antigo chefe e com os seus próprios.

Os simplistas gostam de dizer que com craques em campo, nem há necessidade de treinador. Nada a ver!

Lidar com estrelas não é para qualquer um, especialmente quando a vaidade ou teimosia do treinador se choca com a vaidade do craque. Todos perdem, e há incontáveis casos de grandes elencos, com grandes treinadores, que não deram certo.

Murciy: tri-brasileiro com o São Paulo. Alguns críticos disseram: “dirigir o São Paulo é fácil, pois se trata do clube mais organizado do país”.

Tá! Daí a pouco, campeão nacional com o Fluminense, possivelmente o grande clube brasileiro mais avacalhado e sem estrutura do Brasil!

Pegou o Santos com o barco à deriva, e em pouco tempo foi campeão paulista e da Libertadores!

E há decisões complicadas a serem tomadas em momentos cruciais.

Ontem, por exemplo: você escalaria o Ganso, ainda mais como titular, voltando de contusão séria? Um bom tempo sem jogar?

A maioria diz agora que sim, pois craque tem que jogar!

Pois é! Zagallo tomou decisão semelhante e escalou Ronaldo na final da Copa da França, e deu no que deu!

Além do Muricy, vale destacar nessa conquista, o próprio Ganso, líder, corajoso e de passes magistrais.

Danilo, o do América, que vê mais uma cria sua ajudando um grande clube a fazer história pelo mundo! E ainda por cima com um gol importantíssimo!

E, claro: Neymar!

Que dispensa mais comentários!

 

DANILODanilo comemora o segundo gol do Santos

Mais detalhes do Muricy nessa reportagem do site da Veja

* Libertadores

Muricy, o papa-títulos, conquista a taça que lhe faltava

A média é impressionante: desde 2001, um título por ano. Faltava acabar com a fama de ‘pé-frio’ em mata-matas. E aí veio a conquista da América pelo Santos

No futebol, como na vida, a história se repete: Muricy Ramalho conquistou mais um título. O tetracampeão brasileiro é um dos técnicos mais vencedores do Brasil. Foi assim na maioria dos times onde passou: Internacional, São Paulo, Fluminense e, agora, no Santos. Muciry começou sua carreira como aprendiz de Telê Santana, melhor treinador da história do futebol brasileiro. Aprendeu que jogadores de futebol precisam de conversa, mas, acima de tudo, muito trabalho. Com a conquista da Libertadores, o treinador quebra o único estigma negativo que ainda o perseguia – o de não conseguir vencer grandes competições no formato “mata-mata”, principalmente a Libertadores – que tinha deixado escapar pelo São Paulo, em 2006, contra o Inter.

Seu primeiro título foi em 1994, quando conquistou a Copa Conmebol como comandante são-paulino. De lá para cá ele já amealhou outras dez conquistas. A trajetória de grande campeão começou em 2001, no Náutico, quando ficou com o título do Campeonato Pernambucano – ele também conquistou o mesmo torneio no ano seguinte. Muricy tem um incrível retrospecto de faturar, em média, um campeonato por ano. A exceção foi 2009, quando deixou o São Paulo e transferiu-se para o Palmeiras, onde ficou quase sete meses. Em 2003, foi campeão gaúcho com o Internacional, torneio que voltou a vencer em 2005. No intervalo, em 2004, conquistou o título paulista com o São Caetano. Assumiu o São Paulo e foi tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Voltou a conquistar título em 2010, depois de assumir o Fluminense e sagrar-se campeão brasileiro.

MURICY

No Fluminense (à esq.) ele foi campeão brasileiro, no São Paulo (centro) foi tricampeão brasileiro e no Internacional foi bicampeão gaúcho 

Muricy deixou o time carioca no começo de 2011 reclamando da falta de estrutura do clube e das promessas não cumpridas pela diretoria carioca. O treinador assumiu o Santos no começo de abril. A equipe paulista passava por um momento delicado. O interino Marcelo Martelotte assumiu após a demissão de Adilson Batista, que permaneceu no comando durante onze jogos. Os maiores desafios do novo treinador eram arrumar a defesa e domar o jovem craque Neymar, que tinha sido o pivô da saída do técnico anterior, Dorival Junior.

 

Em pouco mais de um mês de trabalho, Muricy garantiu seu primeiro título à frente do Santos: foi campeão paulista, depois de vencer o Corinthians na final. O treinador conseguiu que Neymar mostrasse seu melhor futebol, deixando o garoto longe das polêmicas. A zaga já não é mais uma grande preocupação. O sistema defensivo passou a funcionar melhor, e o Santos parou de ser presa fácil para os atacantes adversários. Pouco afeito ao estilo marqueteiro de alguns colegas de profissão, Muricy não tem teorias mirabolantes para explicar seu sucesso. O bordão que tornou famoso – “Aqui é trabalho, meu filho!” – já diz tudo sobre a fórmula adotada para conquistar tantos títulos. 

* http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/muricy-ramalho-o-treinador-papa-titulos


» Comentar

Comentários:
27
  • Dudu GALOMAIO disse:

    ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha
    só mesmo o JB… só mesmo o JB… só mesmo o JB
    Quanta tristeza!
    JB, o BRASIL INTEIRO pensa diferente de vc.
    Telê é considerado o melhor de todos os tempos. Aliás, basta ver quem é o seu aluno: ninguém menos que Muricy Ramalho.
    Mas, ele não era chegado ao seu Cruzeiro né? Fazer o que? hahahaha

  • J.B.CRUZ: Vc disse “Depois de perder uma copa das mais fácéis da história dos mundiais(1.982)…”, seguindo essa sua “lógica”, inclua o Adilson Batista e Cuca em sua seleta lista de “grandes” treinadores, pois, o primeiro perdeu uma Libertadores decidindo em casa alugada, e o Cuca conseguiu a façanha de ser eliminado pro timaço do Once Caldas, meu caro amigo Cruzeirense…
    – Ah, “casa alugada” sim, pois, o Mineirão é do CAM que possui uma torcida participativa e atuante, que sempre vai às exibições do maior de MG. No caso do Cruzeiro, esse é apenas inquilino! Felicidades…

  • flavio azevedo disse:

    por aqui, jogador da base não pode ser escalado mesmo não, não dao titulos, são crianças. futebol é pra homem…

    pará, danilo, arouca, alex sandro, adriano, ganso, neymar, ze eduardo, rafael, e outros.

    obvio que não sao todas feitos pelo santos mas a realidade é que são jogadores novos e estes são a resoluçao dos problemas financeiros dos clubes brasileiros.
    o sap paulo venceu o ceara, la no nordeste e em campo 08 jogadores sao feitos na casa bambina.

    claro que a midia prefere jogadores famosos e que dao audiencia e ajudam a manipular a cabeça dos torcedores brasileiros, enquanto isto os empresarios levam eles embora para o exterior antes mesmo destes tirarem as fraldas.

    melhor apostar nos nenecas da vida, sao experientes e ganham jogos.

    jogador da base precisa de apoio e chance real!

    ACORDA AMÉRICA!

  • J.B.CRUZ disse:

    Ô MARCÃO!! è preciso lembrar aos mais jovens que TELÊ SANTANA DA SILVA, mineiro de ITABIRITO iniciou sua carreira no FLUMINENSE em meados da década de 50 e foi na época um grande ponta-direita..Veio para o galo no final da década de 60, foi campeão mineiro em 70 e brasileiro em 71..Sem dúvida um dos grandes técnicos brasileiro, mas, na minha opinião, os citados acima foram mais atuante enquanto exerceram suas funções de ténico..Telê saiu do galo em 72 e virou peregrino do futebol por 20 anos sem ganhar nada..Depois de perder uma copa das mais fácéis da história dos mundiais(1.982) onde o BRASIL era disparado a melhor seleção, ainda teve uma segunda chance na copa de 1.986 no MÉXICO onde mais uma vez perdeu por picuinhas com alguns jogadôres,(leandro-Renato gaúcho e EDER)..Consolidou seu nome no SÃO PAULO,onde praticamente ganhou tudo em 5 anos no tricolor..Honesto,observador e trabalhador, TELÊ passou respeito e bons costumes, mas para mim sempre ficou na cota de um bom treinador,só isso!!

  • Basilio disse:

    Luxemburgo não serve nem pra beijar os pés do Telê. Como treinador e como ser humano!

  • Rafael disse:

    Muricy, na minha opinião, dos técnicos que acompanhei, está entre os melhores (é o melhor dos que estão em atividade):

    1) TELÊ SANTANA – MESTRE
    2) ÊNIO ANDRADE
    3) MURICY RAMALHO
    4) LUIZ FELIPE SCOLARI
    5) LEVIR CULPI

  • – Ao J.B.CRUZ: Entendo perfeitamente os motivos que vc elaborou sua “seleta” lista de grandes treinadores brasileiros; afinal, o inimitável MESTRE TELÊ SANTANA nunca treinou seu Cuzeiro, pois, ao ser procurado por certo dirigente celeste, esse agradeceu o convite e ainda respondeu que em MG ele possuia grande admiração e respeito pelo maior clube mineiro (O CAM, é lógico!), e JAMAIS treinaria o time das eternas “testemunhas”!

  • No dia 23 de junho às 20:58 hs parabenizei o Santos Futebol Clube e Muricy Ramalho, mas gostaria de completar:
    – Depois de desclassificar o “tradicional, grande, rápido, estupendo, maravilhoso, perigoso, destruidor e terrível” ONCE CALDAS, só poderia dar o óbvio: Tri-Campeão e sem auxílio da arbitragem! PARABÉNS ao Santos, o grande campeão, glorioso alvi-negro praiano, és campeão absoluto TODOS os anos!

  • Guilherme Cunha disse:

    Chico,

    Quero discordar de voce sobre o Muricy. E quero aproveitar este momento, em que o Muricy está por cima, pois criticar quando está mal é muito fácil.

    Muricy é a demonstração da Europeização do futebol brasileiro.

    Quando voce ver um time do Muricy jogar, lembra da mesma hora do Mourinho, porque a tática é a mesma. Defesa bem arrumada e marcação correta. Porém, no ataque, é chuveirinho na área e rezar para uma bola parada vingar.

    Hoje, o Santos se deu bem porque tinha Neymar e Ganso. E eles são E.T’s que jogam no futebol brasileiro hoje em dia.

    O sucesso do Muricy em brasileiros é simples: Defesa, marcação, chuveirinho e bola parada… No São Paulo foi assim, Palmeiras foi assim e Fluminense tb! Lógico que o que vale são títulos, mas a maneira com o Fluminense jogava deixava claro a retranca do Muricy.

    Além disso, todas as jogadas do Santos dependem de Neymar… E confiar na qualidade dele…

  • Chico Maia,
    Danilo foi destaque do campeonato mineiro, mas, tinha 90% de seus direitos econômicos ligados a um grupo de investidores.
    Mas, o fato é que Maluf, diretor do Cruzeiro, não quis contratar o jogador, mas, trouxe o Patric para o Cruzeiro… este é o fato…
    Maluf não fez só acertos no Cruzeiro não…

  • audisio disse:

    Concordo plenamente Chico,
    O próprio Santos de Neymar com Adilson Batista e com Muricy Ramalho.
    O Brasil de Parreira em 2006?
    Os melhores jogadores estavam à sua disposição e daí?
    Na minha opinião técnico é 80%!

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    E pensar que esse Danilo estava aqui, “de graça”.

    Ele havia sido eleito o melhor lateral do Campeonato Mineiro do ano passado e, mesmo assim, foi pro Santos…

    Tem coisas que parece que só a gente vê. Será?

    Onde estavam Kalil e Maluf, que “deixaram” que isso acontecesse?

    E pagam milhões pelo Patric…. rsrsrsrs

  • Santos Futebol Clube e Muricy Ramalho: PARABÉNS!!!

  • Paulo Henrique disse:

    O melhor treinador do Brasil. Logo depois, na minha opinião, vem o Dorival, apesar de insistir com alguns jogadores malas e ser pouco ousado em determinadas ocasiões. Cuca também é bom, mas parece se perder em momentos decisivos.

    Luxa e Felipão estão descendo a ladeira.

    Leão e Nelsinho Batista já desceram há muito tempo.

  • Alisson Sol disse:

    Depois de um longo período sem ter tempo para fazê-lo, assisti hoje ao seu programa na BHNews. Achei a participação do seu colega de bancada temerária. Ele conseguiu passar o tempo todo falando muito pouco de futebol. Para ser justo, ele conseguiu “informar” apenas ao repetir uma citação de Carlos Alberto Silva, que teria dito que “os jogadores de futebol conseguem absorver apenas uma informação“, ao comentar sobre dificuldade de fazê-los seguir táticas.

    No resto do programa, ele mostrou confundir antipatia com avaliação do trabalho, ao fazer uma crítica absolutamente irrelevante ao técnico da seleção brasileira devido a este ser garoto propaganda de uma cerveja. Ao fazê-lo, acho que você citou que isto estaria incentivando um dos maiores problemas de juventude, e ele extrapolou citando o consumo de drogas. Enquanto incentivando “bons hábitos”, vá lá sair do assunto do futebol. O problema foi quando ele se orgulhou de não ser politicamente correto, achando o máximo o “quebra-pau” após a final da Libertadores (discordo também de sua opinião de que isto “faz parte”, pois acho que se realmente faz parte, a FIFA devia incluir nas regras um ponto adicional pela briga após o jogo, ao invés de fazer campanha pelo respeito e paz). Ele continuou com o orgulho de não ser politicamente correto dizendo que aqueles que estariam criticando a Conmebol por não haver cerimônia após a final da Libertadores para entrega da taça estavam “pensando o que?”. Isto aqui é “América do Sul”.

    Uma pena que uma pessoa com estas opiniões tenha tanto espaço para difundir suas idéias. Ironicamente, toda esta discussão ocorreu no mesmo programa em que se comentou sobre o “absurdo” da torcida russa ter jogado uma banana para Roberto Carlos. Dois pesos, duas medidas. Corretíssimas as opiniões condenando a discriminação na Rússia. Absurdo o incentivo ao “quebra-pau” depois do jogo, e à desorganização “porque aqui é América do Sul”.

  • J.B.CRUZ disse:

    MURICI RAMALHO com certeza pelo conjunto da obra, pode se considerar um dos 5 melhores técnicos brasileiros de todos os tempos..
    PELA ORDEM;
    1-) WANDERLEY LUXEMBURGO.
    2-) ÊNIO ANDRADE
    3-) AYRTON MOREIRA
    4-)ZEZÉ MOREIRA.
    5-)MURICI RAMALHO..
    ——————————————
    Obs; Em uma lista de 10 melhorea, TELÊ SANTANA aparece na sétima colocação..
    ——————————————————-

  • Alisson Sol disse:

    Eu fico impressionando com o pessoal que não dá valor ao trabalho de técnico. Na certa acham que jogadores de futebol ficam fora de campo estudando estratégias e táticas de jogo. E quando entram em campo vão se coordenando automaticamente sem qualquer instrução. Em verdade, como dizia o saudoso Kafunga: “tem jogador que tem de entrar em campo com uma fitinha no braço para saber qual o lado direito. É só ver a “organização” que é o sindicato dos jogadores.

    Um bom técnico é essencial. Muricy é um dos poucos técnicos do Brasil que entende a importância da defesa e de conhecer o adversário e suas táticas antes do jogo. Se há um técnico no Brasil que pode montar um time para vencer o Barcelona, este é o Muricy. Está de parabéns!

  • Moisés disse:

    Chico, se eu não me engano, neste mesmo blog você chegou a criticar o Muricy falando que ele era técnico da prateleira do meio e que tinha ganhado brasileiros porque pegou times prontos.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Parabéns ao Santos !

    Parabéns ao Muricy !

    O resultado de seriedade com qualidade, só pode ser este mesmo. A conquista de grandes títulos !

    Enquanto isso, o Perrella deve continuar achando que suas apostas ainda vão levar o time a uma nova grande conquista…

    Ontém foi uma noite especial para os Santistas. Antes, durante e depois do jogo. A emoção que envolve uma final de LIBERTADORES, é uma coisa que, só quem já passou, sofreu ou comemorou, pode entender o que os Santistas sentiram na noite histórica de ontém.

    E o Danilo hein ?? Nem Cruzeiro e nem Atlético Mineiro tiveram olho clínico pra pegar aquele garoto. O Santos, veio aqui, pagou a bagatela de 2 milhões de reais ao América e o levou. Quanto vale aquele garoto agora ?? Enquanto isso, o Cruzeiro buscava os “Pedro Ken’s” da vida, por mais de 4 milhões…

    O próximo deve ser o Otávio, que pelo pouco que vi dele no América, acho que tem potencial.

    E o Jonathas e o Aranha hein ?? Sairiam daqui pra ser reserva lá, quase não jogam, mas já são Campeões da LIBERTADORES !!!

    Enquanto isso, o futebol mineiro vai vivendo nessa mediocridade, onde nossos Dirigentes pensam pequeno demais e se contentam somente com a rivalidade regional, se alternando na conquista do C. Mineiro.

    E pelo visto, ano que vem, estaremos batendo palmas pra outro time paulista como Campeão da LIBERTADORES…

  • Marcos Almeida disse:

    Com todos os méritos do mundo o Santos volta a assumir depois de 50 anos o trono de “Rei das Américas” abatendo um velho freguês: o Peñarol, que jogou feito time pequeno e ainda queria comprar briga depois do jogo no Pacaembu. Neymar mostrou que é um jogador diferenciado, que não pode ficar fora da seleção. Até que enfim o Muricy desencalhou na Libertadores!

  • Anderson Palestra disse:

    Que inveja! Saudável, pois sou bicampeão.

  • Maurício (BH) disse:

    É Chico, Santos foi campeão com muitos méritos da Copa Libertadores 2011. Poderia ser o Cruzeiro ontem. Eu fico feliz por ser brasileiro, mas “meio assim” por ser mineiro. Está mais do que na hora dos nossos clubes voltarem a ganhar títulos importantes. O time azul 5 estrelas teve uma oportunidade de ouro de ser campeão esse ano. Fez uma execlente campanha na primeira fase, enquanto víamos o Santos passar por dificuldades. Mas, pode ser que a arrogância tenha falado mais alto. É campeão quem joga melhor. É campeão quem sabe respeitar o adversário. Mas tudo bem. O Galo, passou da hora de faturar um título nacional, a torcida canta, grita, merece títulos. o Galo poderia ter ganhado a Copa do Brasil. Infelizmente não deu mais uma vez. Mas enfim, acredito que se a diretoria azul tiver um pouco mais de ousadia, principalmente nas contratações, o Cruzeiro volta a ser Cruzeiro. Se o Galo entrar nas competições fazer uma forcinha tenho certeza que o Atlético chegará onde a sua tão fiel torcida quer que chegue. Vamos acompanhar o brasileiro desse ano. Quem sabe os dois dão uma alegria a mais aos mineiros. Mas quem pode me responder: O QUE FALTA PARA OS TÍTULOS VOLTAREM PARA MINAS GERAIS? Abração Chico.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Aiii Perrella, deixou o Danilo sair de Minas Gerais…Ai eu me pergunto, quem é o lateral esquerdo do Cruzeiro???

  • tom vital disse:

    Trabalho,Trabalho,Muito trabalho…e um pouquinho de sorte.como diria:
    Jorge Amado.

  • James Rosa Neto disse:

    Oi Chico.
    Desde 8 de maio que o Ganso não jogava, devido a uma lesão muscular. O Murici o escalou e, com ele, foi campeão. Por aqui, o nosso Dorival só conta com o jogador quando ele estiver 100%.
    Bom, o Ganso é acima da média e o Dorival, é mais realista que o rei?

    – Belo Horizonte/MG

  • eder pinto disse:

    caro chico maia. gostaria que vc respondesse a seguinte questão. como que o maluf era diretor do cruzeiro e dispençou o patrick e agora contrata ele para ogalo pagando 1milhão.

    – lontra