Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Opinião de um cruzeirense, que conhece futebol, sobre Joel Santana

Não é por se tratar de um grande amigo, mas o João Duarte é uma das pessoas que costumo consultar sobre futebol. Sobre todos os clubes e jogadores.

Fez ótima avaliação sobre o seu Cruzeiro na “era” Joel Santana, no ótimo site http://www.cruzeiro.org:

JOAODUARTE

“A estreía do novo DEALER : Joel Santana”

Mundo Azul,

As primeiras impressões do trabalho de Joel Santana – Aos que iniciam depreciando o Joel Santana, peço que lhe seja dado um tempo para mostrar o que conhece de futebol.
A história do nosso novo treinador mostra que ele sempre começa a organização dos seus times pela “cozinha” e creio que é exatamente isto que precisa ser feito. O Cruzeiro precisa ganhar confiança em atacar sem ter o medo de ficar sofrendo gols de contra-ataque.
Há que se passar confiança aos jogadores e introduzir um sistema tático mais simples. Sem tantas variações, mas, que seja absorvido rapidamente. Treinar alguns fundamentos básicos de encaixe defensivo, que ele adota e que são diferentes dos 3 defensores fixos do Cuca (um lateral ou volante fazendo a função de 3º zagueiro ou dos 3 volantes centralizados tão utilizados pelo Adílson Batista, liberando mais os laterais para o apoio.

Mas, de cara uma coisa me preocupou… Quem será que soprou para o Joel que o Fabrício tem que ser banco para Paraná, Henrique, Guerreiro ou Everton ? Alguém soprou, mas, antes do final do 1º treino, Joel já tinha visto o que todos sabem Fabrício é o melhor volante do clube e pode fazer 3 das 4 funções no meio sem problema algum. E ainda por cima é um líder positivo, que chama na chincha sem desmerecer a ninguém e mais, é franco, verdadeiro, fala o que pensa e não se esconde sob clichês. Eu sou fã do futebol do Fabrício há pelo menos uns 10 anos, quando ainda jogava pelo Corinthians. Um volante moderno que marca e sai para o jogo, que vive intensamente as partidas independentemente de quem seja o adversário. Às vezes passa do ponto, extrapola e é expulso, mas, não deixa que o adversário se imponha na intimidação, na pancada. Vamos ver se o time começa a ter a cara que a torcida gosta em pouco tempo.
Joel Santana em todos os lugares que passou já mostrou que dupla de ataque tem que ter um cara de lado (veloz e que também goste de fazer gols) e um centroavante como referência na área, prendendo a atenção de pelo menos 2 defensores.
Para ele futebol é simples…zagueiro tem que zagueirar…
lateral primeiro defende e depois ataca, mas, sempre na boa e nunca os 2 ao mesmo tempo… Este negócio de ala, não cola.
A pranchetinha vai anotando o que ele viu do jogo, sem teoremas de Pitágoras explicitados, mas, usando os triângulos para ajustar a movimentação… Se quer manter a posse de bola há que se criar a opção do passe… E quando a bola rolar, espero que as pessoas possam ver que além do folclore, o novo comandante do Cruzeiro conhece muito de bola.
Eu tive o prazer de conversar com Joel santana em junho de 2009, quando estive na Africa do Sul a serviço. É um cara muito cortês, do povão, humilde e que espero arrolhe a boca dos seus críticos fazendo o Cruzeiro jogar um futebol simples, mas, com raça, com gana, com vontade, mordendo o adversário e sempre impondo dificuldades. Saber se fechar é uma arte.
Portanto, vamos ver os primeiros 5 jogos. A projeção é que o Cruzeiro faça 10 pontos no mínimo…
Considerando as contusões e indisponibilidades para o 1º jogo a opção que eu usaria para pegar os coxas brancas seria :

Esquema 4-3-1-2 clássico : Fábio + Diego Renan, Gil, Léo e Everton + Paraná ou Leandro Guerreiro, Henrique e Fabrício; Montillo; Wallyson e Anselmo Ramon.

E no banco ?

Rafael, Naldo, Gil Bahia ou Gabriel Araújo, Leandro Guerreiro ou Paraná, Dudú, Ortigoza e Brandão.

Estou morrendo de curiosidades de ver o Bruninho jogando e este jogo seria uma oportunidade até de entrar. Mas, a concorrência é grande…
“Espero que dentro em breve os conceitos saiam da prancheta e entrem em campo e que o Cruzeiro faça muito sucesso. Eu acredito e muito no trabalho do Joel Santana”. Os caras vão jogar pelo Cruzeiro, por si mesmos, mas, também vão jogar pelo treinador… Podem esperar.

Quero escrever algumas linhas sobre o Dudú – Este menino, cria do Edú Lima, eu acompanho a carreira desde que tinha uns 13 ou 14 anos de idade. Tem todos os recursos disponíveis. Conhece demais de bola. Não tem medo de porrada, não afina. Apenas parece ter se deslumbrado ao subir para o profissional com a chancela de craque. Ele mesmo esperava entrar no time e disparar a fazer gols como nos tempos da base e a coisa não aconteceu como nos seus melhores sonhos. Além do deslumbramento natural de chegar aos profissionais de um dos maiores clubes do Brasil, veio o deslumbramento financeiro. O menino que ganhava ajuda de custo, de um momento para outro passa a faturar como um executivo de nível médio que teve que ralar 17 anos nos bancos de escola e ainda fazer pelo menos um mestrado ou MBA…
E dizer o quê… De um pé rapado vira alvo das marias-chuteiras. É preciso se ter muita cabeça para enfrentar uma mudança de cenário deste porte. Qualquer um piraria o cabeção e com ele não foi diferente. Faltou um acompanhamento de um profissional especializado que atuasse junto a ele e também aos familiares do menino, para ajudar nesta transição de potencial a verdadeiro ativo do clube.
Espero que ele tenha caído na real e veja que se não trabalhar duro, com afinco, se não se dedicar aos treinamentos e aperfeiçoar os dons que Deus lhe deu, vai virar mais um carvão molhado. Aquele tipo de jogador que é fera na base, mas, que quando sobe para o profissional, não fede e nem cheira.
Dudú, se posso lhe dar um conselho, corra atrás do suporte de quem gosta de você de verdade, esqueça os falsos amigos e dê um tempo nas baladas. Vai ter espaço para tudo, é só saber dividir e escolher a hora certa.
Espero muito vê-lo brilhar e estar pronto para suceder a Montillo como novo dono da camisa DEZ em curto espaço de tempo. Mas, é bom ficar ligado porque a fila anda e aí estão o Bruninho, o Élber e o Éber cavando espaço na mesma trincheira. É hora de se firmar. Continuo apostando no seu futebol.

Esta coluna hoje é escrita em homenagem às minhas filhas Juliane e Jéssica que me são muito especiais. Tenho o maior orgulho de ser pai de pessoas de bom coração, generosas, amigas, além de bonitas e inteligentes.

E do Cruzeiro.Org :as Rapozaço e Haroldo Trovão Azul, que sumiram daqui + Léo Gontijo, Azul Real, Batista-DF, Naldo, Gener, Fusil Cruzeirense, Luiz Antônio Maior de Minas, Moema, Beth Makennel, Jacigatty e muito especialmente a´Drª Celeste.

E de Conceição do Mato Dentro – MG : É dia de homenagear ao cumpadre Zezé mattos, Luciana, Otacilinho, Maria Eduarda e Maria Fernanda, família sangue azul e que mora também dentro do meu coração.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido… Tão Combatido, Jamais Vencido

João Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia mais: http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=1525#ixzz1QDDYFGgZ


» Comentar

Comentários:
19
  • Dudu GALOMAIO disse:

    Nossa gente… quanta importância pra tão pouco.
    E o que importa se o Barcelona citou ou não o Cruzeiro?
    É se humilhar demais, pro meu gosto…
    Se não citaram os times mineiros, que se explodam.
    Isso não aumenta nem diminui a história de um grande clube.

    Da mesma forma que não se deve dar crédito a loucuras como essa de “Cruzeiro melhor das América” (façam idéia da ofensa que isso poderia causar a Boca Jrs, Peñarol, Santos, São Paulo, Independiente, etc…) também não se deva dar tanta importância a isso…

    Basta ver os coments de alguns lunáticos pobres de conhecimento que tentam, a todo custo aqui neste espaço, desmerecer o centenário Clube Atlético Mineiro, um dos 12 gigantes do futebol nacional… Já pensaram se esses aficcionados pelo Galo fossem levados a sério???

  • Alisson Sol disse:

    Anderson Palestra,

    A coluna que você achou no Yahoo é interessante, mas mostra também outro erro na tradução do que está escrito. Vamos pegar a frase original (link):
    “Fundado en 1909, el Internacional de Porto Alegre empezó su época dorada en los años cuarenta del siglo pasado. El equipo de Porto Alegre, junto con el São Paulo, Santos, el Vasco da Gama, el Flamengo, el Palmeiras y su gran rival ciudadano, el Gremio, son los grandes clubes de Brasil, que dominan y han dominado históricamente los campeonatos del país con más Mundiales a su palmarés.”

    Na coluna que você indicou, que é o Blog da Redação do Yahoo Esportes do Brasil, é citado que a tradução seria (link):
    “Fundado em 1909, o Internacional de Porto Alegre teve sua época dourada nos anos 1940, e ao lado de clubes como São Paulo, Santos, Flamengo, Palmeiras, e seu rival local Grêmio, está entre os maiores clubes do Brasil, que tendem a dominar os campeonatos no país e também têm bons retrospectos em Mundiais de Clubes”
    Ainda é citado que “Este é o trecho, em tradução literal, publicado no site.”

    Não precisa acreditar em mim: pergunte a alguém que sabe espanhol, e esta pessoa irá informar que não há nenhuma referência no texto original sobre o fato de que os clubes têm bons restropectos em Mundiais de clubes. O que está escrito é mais no sentido de que “…são os grandes clubes do Brasil, que dominam ou dominaram historicamente os campeonatos do país com mais Mundiais no seu curriculum”. Ou seja: está sendo feita uma referência ao fato de que o Brasil é o maior vencedor das Copas, e não a retrospecto dos clubes.

    Mas este é um problema crônico no Brasil: grande parte da imprensa e blogueiros entende metade de uma frase em outra língua, e faz uma “tradução livre” do resto de forma a gerar polêmica, para gerar audiência. Isto apesar de todos os tradutores disponíveis na Internet. Mas reclamar como, se até os clubes também fazem isto, como o Cruzeiro, com a tradução absurda que ficou entendida com “Melhor Time do Século XX”? (como já citei no passado: link).

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Marcão ??

    Já tomou seu remedinho hj ?? rsrs

    Lixo total é quem tem a mancha da SEGUNDONA !!! rsrs

    Choooooraaaaaa !!! rsrs

  • Anderson Palestra disse:

    Marcos, de fato o Barcelona não citou o Cruzeiro como um grande do futebol brasileiro, fazer o que.

    Agora, eu vi essa reportagem quando fui entrar no yahoo e lá não cita o Atlético como time grande.

    Em suma, o Cruzeiro pode até ser desconhecido para o Barcelona, mas feio mesmo é não ser mencionado como grande por jornalistas brasileiros.

    Segue o link para você dar uma olhada e repensar na grandeza do Atlético.

    http://br.esportes.yahoo.com/blogs/redacao/barcelona-e-sua-avalia-o-grandeza-futebol-brasileiro-155955524.html?bcmt=279814#mwpphu-comment-279814

  • Realmente colocar o Cruzeiro como filial do CAM é demais… na realidade o Cuzeiro sequer serve prá filial dos clubes das divisões inferiores de MG; é um lixo total onde nada se aproveita! Eta povinho arrogante esse do Barro-Preto… Repito: Lixo total, em toda sua essência! Argh, que NOJO!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Ô modeusooooo…

    Será que o sujeito realmente acredita no que escreve ??

    “Cruzeiro, filial do Atlético Mineiro”… Durmam com um barulho desse… rsrs

    Vão tomar o remedinho geeeeente… rsrs

  • Marcos,
    Bobagem tentar desmerecer o Cruzeiro como um grande clube. O Cruzeiro é e o Atlético Mineiro também é.
    Vendo de fora, a leitura que faço é que o seu time foi duramente machucado por uma série de gestões consecutivas que PELA PAIXÃO demonstrada, colocaram as finanças do seu time em condição difícil.
    Contrataram todas as ETIQUETINHAS POSSÍVEIS e imagináveis e depois foram fazendo as rescisões a esmo… resultado : acúmulo de causas trabalhistas, déficit aumentado, etc…
    Mas, este capítulo vem sendo mudado com KALIL que instaurou uma moratória junto ao grande atleticano Ricardo Guimarães e está tentando dar uma arrumada na casa… Deixo para o Stefano Venuto e Dudú Galomaio a missão de explicar para o lado atleticano majoritário aqui no BLOG do meu amigo Chico Maia, sobre as coisas do seu time.
    Quanto ao Cruzeiro é tempo de ficar calado e trabalhar muito. E é isto que espero ver o Joel Santana fazer. Neste primeiro momento o negócio é somar pontos. Vencer o Coritiba é determinante.
    Agora dizer que o Cruzeiro seja filial do Atlético-MG é uma grande besteira…, afinal se você quiser eu vou te citar uma lista de uns 30 jogadores com passagem de sucesso pelo Cruzeiro e que foram levados para o Atlético para ver se ajudavam o time a campeonar sem sucesso.
    Só no time atual :
    – Leonardo Silva
    – Patric
    – Leandro Chinelinho
    – Guilherme
    E lembrar que até pocuo tempo estavam por lá :
    – Jonílson
    – Renan Indio
    – Lopes
    – Fernandinho

    Creio que você precisa de ler um pouquinho mais… até na gestão o Atlético tentou nos copiar :
    – Maluf
    – Luxa
    – Cidade das ROSAnas (copiada da Toca da Raposa II)
    Páro por aqui…
    Flamengo x ROSAnas : empate (cada um perde 2 pontos)
    Cruzeiro ganha do Coxa de 1 x 0 já tá bão demais.
    Mas, eu acredito que possamos sofrer menos hoje… Apesar da secação das ROSAnas, já de cabeça inchada… kkkkk
    saudações Azuis – JCDuarte

  • Alisson Sol disse:

    Marcos,

    O site do Barcelona tem uma notícia onde o Barcelona lista alguns grandes clubes brasileiros que, segundo o autor do artigo, dominam os campeonatos nacionais (link). Como isto foi determinado, fica a critério do Sr. Jesús Carrillo.

    Não tem Cruzeiro (5 títulos a nível nacional, ou 6 se considerarmos 66), Fluminense (atual campeão) ou mesmo Corinthians na lista. O Sr. Jesús Carrillo, é uma pessoa de Marketing do Barcelona, e não a autoridade papal no assunto de produzir a lista de times importantes no futebol. Não adiciona nada ser papagaio e ficar repetindo interpretações erradas de uma notícia que, aparentemente, você não leu. Se leu, e assim mesmo decidiu comentar ironicamente imaginando que outros iriam simplesmente acreditar na interpretação errada do artigo, me desculpe.

  • Gildete disse:

    DEixar o Diego Renan fora foi uma burrice do Cuca.Insistir com Pablo, Ortigoza, Brandão é perder tempo. Depois que dispensaram o Wellington paulista, estamos aí sofrendo com esses atacantes péssimos que não fazem gols.Com o Joel esperamos que o time tenha uma sequencia de vitórias para que possamos sair dessa zona, que não é a nossa.Enquanto isso as rosinhas comemoram a má fase do Cruzeiro, é só isso que sabem fazer, parece que estão no 1º lugar do campeonato.

  • Marcos 2011 disse:

    Chico, há no site do Barcelona uma notícia falando sobre os maiores clubes do Brasil. Sabia que o nome do Cruzeiro não foi sequer mencionado? E os pobres cruzeirenses chegaram a acreditar que o seu clube era uma espécie de Barcelona sul-americano. Na verdade o Cruzeiro virou uma filial azul do Atlético Mineiro…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Agora, falando sobre o jogo Cruzeiro x Coritiba…

    Será mesmo que a mudança de comissão técnica e a manutenção dos mesmo jogadores, dará algum resultado prático logo nesse jogo ??

    Se isso acontecer, o Cruzeiro apresentar um bom futebol e enfim conquistar sua primeira vitória no Brasileirão, estará comprovado que realmente havia algo de errado entre o Cuca e alguns jogadores.

    Oxalá esta vitória venha logo nesse jogo ! Porque, mesmo com uma sequência “parada torta”, o Cruzeiro tem tudo pra dar sua arrancada e conseguir pelo menos ter uma participação honrosa no Campeonato deste ano.

    Força Cruzeiro !

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Eu já admirava o João Duarte, só pelos comentários que ele sempre faz aqui no Blog, agora depois deste belo texto, ele acaba de se tornar o meu ídolo ! rsrs

    Agora, eu vou pegar leve com o Joel Santana. Pelo menos ter paciência por uns 10 jogos mais ou menos. Porque além de mostrar que realmente conhece de futebol, o João Duarte sabe o que está falando do Joel.

    E já que o cara já está aqui, vamos pelo menos esperar pelo trabalho dele. Crucificá-lo sem ao menos ter mostrado a que veio, realmente é covardia.

    Aliás, tem treinador medalhão que chegou por aqui ano passado e todos vimos o que o cara aprontou…

    Parabéns João Duarte !

  • audisio disse:

    Parece bom… O problema é que Joel Santana pega um time sem margem para erros ou maus resultados. O Histórico dos últimos dez jogos jogou abalou um time que vinha com muita moral e baixou auto-estima. Qualquer gol do adversário pode se transformar em uma montanha intransponível, gerando intranqüilidade e desestabilizando a motivação da estréia. O Joel poderá ter êxito no seu trabalho se contar com uma série de vitórias, que sejam duas, porém, se empatar este próximo jogo verá que a pressão nos compressores da máquina celeste está muito alta a temperatura poderá aumentar ainda mais do que se pensa.
    Se vencer poderá romper a má fase e passar a trabalhar com tranqüilidade, senão, terá que ter muito mais do que motivação para levantar seu time sob condições de temperatura e pressão cada vez mais altas.
    Esta é a conseqüência da superexpectativa!
    Qualquer vitória é mera obrigação de chutar cachorro morto e qualquer tropeço é vexame!
    O Coritiba é uma equipe muita bem armada que está passando pelo trauma de perder uma decisão na qual era o favorito mas não deve ser desprezado nem diminuído. Será um jogo de grande dificuldade e as chances de vitória são iguais para ambos. Se achar que porque está de técnico novo a vitória será favas contadas poderá amargar mais uma decepção dentro da Arena do Jacaré!

  • Alisson Sol disse:

    Excelentes observações. Todas relevantes.

    Só discordo da opinião em relação ao Dudú: já passou da hora de pararmos de adular “meninos” de 19 anos. Com 19 anos, tem gente terminando a Universidade, gente trabalhando já há uns 5 anos de carteira assinada com salário-mínimo e sustentando a família. Ficar achando que estes jogadores são “inocentes” e precisam de um monte de assessores para evitar cairem nas garras das “maria-chuteiras” eterniza o problema. Fica parecendo que as estas mulheres são a mulher-gato, e fazem planos malignos dos quais os jogadores não tem como escapar!

    Obviamente, sou totalmente a favor de técnicos e jogadores mais velhos darem bons conselhos aos mais jovens. Mas a pessoa tem de querer ouvir os conselhos, ao invés de “experimentar por si mesmo”. E jogadores de futebol de 19 anos já estão neste “negócio” há tempos. Tem executivo de 30 anos que só tem uns 2 ou 3 anos de real experiência profissional, enquanto a maioria dos jogadores de 19 anos já tem uns bons 7 anos de experiência no meio.

  • Leandro Alves disse:

    Não foi aguém que soprou que Fabricio tinha que ser banco, um bom conhecedor do time, soprou que Fabrício tem que ser titular isso sim.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Chico,
    Joel só colocou o Fabrício, porque sabe que ele liderou a queda de Cuca.

  • Paulo disse:

    Mas é óbvio que o anão quer ficar livre do Vesgo que fica mais no DM e tem um salário muito alto e o timeco falido está recorrendo aos bancos para arrumar dinheiro. A tática é deixar o vwesgo furioso para que ele deixe o clube!

    Nós avisamos várias vezes que todos aqueles jogadores que entraram na onda do anão, quando chegaram em BH e provocaram o Galo e nossa torcida tiveram um fim melancólico no timeco falido !!!
    Eis alguns ex: Marcelo Ramos, Nonato, Matinez, Elson, Wágner, Sorin, Caçapa TRaíra (aparecia nas imagens de junto com seu filho vestido com aquela camisola azul calcinha, enaltecendo o timeco falido), Luisinho, Cerezo, Roni e Fabrício Vesgo, ambos, disse que estavam chengando no clube de maior torcida em Minas e blá…blá…

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO JOÃO CHIABI:
    Excelente explanação sõbre os métodos de JOEL NATALINO SANTANA,(PAPAI JOEL)..No futebol profissional de hoje, não se aceita mais a figura do técnico durão, pois em quase todos os times,geralmente há 2 ou 3 jogadôres que ganham mais que os técnicos…Sempre quando são relegados a reserva,falam ou dá indiretas nas entrevistas contestando o trabalho do seu superior..Isto mina o trabalho da comissão técnica junto aos jogadôres menos votados..JOEL vai para o lado conciliador e tratamento igual a todos,sem ferir suscetibilidades ,mas, com respeito a individualidade de cada um..O currículo esportivo de JOEL SANTANA o habilita a conduzir o destino do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE a grandes feitos este ano…Parabéns ao CHIABI pelo post,parabéns ao JOEL demonstração de alegria ao dirigir o MAIOR DAS AMÉRICAS e parabéns para nós CRUZEIRENSES por escolher um clube vencedor,alto astral e que ao longo de cada temporada esportiva, nos dá poucas tristezas…Os TÍTULOS estão aí para comprovar a história pontuada de comemorações…CRUZEIRO SEMPRE !!

  • Rafael disse:

    Esse Dudu já está no caminho da perdição. Com seu carrão importado, sua correntona pendurada no pescoço e sua sede insaciável pelo álcool, ele já é figurinha repetida nas baladas mineiras… Pagode, samba e mulherada é com ele mesmo!
    Uma pena…