Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E-mail ao Tiago Lacerda

“Antes que você ou algum leitor diga que estou imitando ao Elio Gaspari, de quem, aliás, também sou leitor e admirador, lembro que esta forma de texto é dos primórdios do jornalismo, cuja única novidade é, que ao invés de            “carta”, usamos e-mail.

Não só por ser mais barato, mas porque a chegada ao destinatário é quase sempre garantida, ao invés dos nossos Correios nos últimos tempos.

O motivo deste, é que fiquei sabendo que você chegou à Argentina, mais propriamente em Córdoba, onde estou, cobrindo a Copa América.

Certamente colherá menos informações para o seu trabalho aqui, que na África do Sul ano passado, para a sua função à frente da Secretaria da Copa do Mundo 2014 da PBH. Porém sua presença é muito importante para a função que exerce.

Verá que há situações que estão ao seu alcance melhorar em nossa Capital para o Mundial, mas outras, são impossíveis. As que estão ligadas a questões culturais, por exemplo. Como convencer aos nossos prestadores de serviço de modo geral a serem mais gentis, principalmente em Belo Horizonte? Em Buenos Aires, Córdoba ou qualquer cidade argentina, raramente alguém é ríspido, indiferente ou desatencioso a qualquer pessoa que peça uma informação ou necessite de algum atendimento.

Verá também que o idioma será um entrave, não só com os nossos vizinhos Sul-Americanos, maioria dos visitantes em 2014, mas com o mundo todo, já que uma minoria absoluta de brasileiros não fala outra língua. Mas, como bem disse o então presidente Lula, ano passado, em Johanesburgo, nada que um bom sorriso, boa vontade e muita mímica não resolvam.

Aqui, se um garçom ou taxista não fala inglês, chama um colega que, se vira bem.

Em termos de estádios você reafirmará suas convicções que não ficamos devendo nada a nenhum país. Nem precisaríamos gastar tanto dinheiro com novos, e reformas absurdamente caras como estamos fazendo no Brasil. A Fifa, com seus sócios, quer tudo, mas tinha que ser peitada. Uma vergonha nacional, onde riquezas ilícitas estão se fazendo ou aumentando, num conluio safado entre políticos, empresários e dirigentes do futebol!

Também está fora do seu alcance melhorar o trânsito da nossa Beagá, e certamente assim como eu, você deve ter inveja de Buenos Aires, que com quase 15 milhões de pessoas, seus habitantes trafegam muito melhor que nós. Têm metrô, táxis baratos e em quantidade, além dos serviços de ônibus. Aliás, meu sonho com a Copa era que ganhássemos isso em Belo Horizonte: um metrô à altura da cidade, mas… não deu, né!?

Não sei se já percebeu, mas viu como em qualquer bar, restaurante ou praça é possível se conectar à internet? Pois é! É raro onde não haja “Wi-Fi” por aqui; mão na rodada no mundo inteiro nos dias de hoje. Me disseram que BH é a cidade mais avançada nisso. Se for verdade, o Brasil vai mal demais da conta, né não!?

Você já foi ao Museu do Boca Juniors? Fui lá e vi que SP copiou bem, com louvor, para construir o seu, no Pacaembu. 

Não vou tomar mais o seu tempo, porque espero encontrá-lo por aqui. Mas sei que o nosso prefeito, Márcio, também se revolta com algumas coisas que fogem ao poder dele, como: em Buenos Aires, Juan Perón dá nome a uma rua simples, já que os argentinos se recusam a trocar estes nomes sem critérios. Revolto-me quando lembro que hoje a antiga Av. Catalão dá nome a Carlos Luz, um golpista que tentou impedir a posse de JK.”

TAXIS

Taxi: Muitos e a ótimo preço

BAR

Internet: acesso fácil em qualquer bar, restaurante ou praça, de graça

BARPRACA

Bons exemplos para BH 2014

BANHEIRO

Mas os estádios, mesmo recém reformados, perdem de muito para os nossos, como o de Córdoba, onde há até banheiros como estes interditados em plena Copa América.


Comentários:
1

Comentários fechados.