Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Empresas flagradas usando ilegalmente bloqueador de celular em SP. BH também deve ter!

Anatel flagra o uso ilegal de bloqueador de celular em SP

Dois fatos me chamaram a atenção nessa reportagem de ontem da Folha de S. Paulo:

Ela fala de “uma grande emissora de TV”, que foi flagrada usando ilegalmente bloqueador de celulares em estádios, mas não cita o nome dessa emissora.

Certamente Belo Horizonte deve enfrentar este problema também, porque em determinadas regiões, telefone celular não funciona de jeito nenhum.

Confira aí:

* Anatel flagra o uso ilegal de bloqueador de celular em SP

Agência autuou escritórios na av. Paulista, emissora de televisão e até empresário que instalou em casa

Autorização para usar o aparelho é restrita a presídios; emissora utilizava durante a transmissão de jogos

JULIO WIZIACK
DE SÃO PAULO

Quem nunca andou pela avenida Paulista e teve falhas no celular? Ou foi ao estádio de futebol e ficou sem sinal? Os clientes reclamam da qualidade do serviço nesses lugares, mas a culpa nem sempre é da operadora.
Investigação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apontou que empresas, escritórios e até uma emissora de televisão usaram ilegalmente bloqueadores de celular na cidade.
No início de julho, fiscais da agência em São Paulo autuaram uma grande emissora de televisão, no estádio do Pacaembu, pelo uso ilegal de equipamentos que bloqueavam celulares em um raio de até 1,6 km do campo.
A emissora usava câmeras que transmitiam o jogo em HD (alta definição) na mesma faixa de frequência das antenas de celular.
Para ter estabilidade na transmissão, um dispositivo instalado nas câmeras impedia que celulares acessassem a antena da operadora mais próxima, que, assim, ficava a serviço da emissora.
A infração também foi verificada nos estádios da Portuguesa, na capital, e do Guarani e da Ponte Preta, em Campinas (SP). No Rio de Janeiro, esse tipo de equipamento também foi detectado.
A agência ainda não definiu o valor da multa.

SÓ NA CADEIA
Os bloqueadores de celulares só são autorizados em presídios. O que surpreendeu a Anatel é que, nos últimos quatro meses, esses aparelhos foram apreendidos em empresas e até residências.
As diligências ocorreram a partir de reclamações de “zonas cegas”. As falhas ocorreram na avenida Paulista, nas imediações do shopping Eldorado e Iguatemi, entre outros lugares onde a cobertura das teles é intensiva.
Os fiscais da agência foram então às ruas com equipamentos especiais para rastrear as interferências.
Dois escritórios de advocacia e uma corretora de valores foram autuados pelo uso de bloqueadores na avenida Paulista. Somadas, as multas foram de R$ 87 mil. Outra corretora foi autuada em R$ 37 mil, mas o caso ainda não foi julgado pela Anatel.
A Folha apurou que os equipamentos apreendidos entraram no país de forma clandestina e não tinham selo de homologação.
Os bloqueadores operam na mesma faixa de frequência das antenas de celular mas com um sinal muito mais potente. Por isso, “sufocam” os sinais das operadoras (e dos celulares) deixando os clientes sem serviço.
No processo aberto pela Anatel, as empresas infratoras disseram que usavam o bloqueador para impedir o vazamento de informações sigilosas via telefone.


» Comentar

Comentários:
6
  • Evaristo Rochael disse:

    Caro Chico Maia, como Atleticano a mais de 50 anos, gostaria de fazer algumas ponderações sobre o Kalil e o Dorival Júnior.
    O nosso Obina (o original) foi o artilheiro do Atlético em 2010 apesar de ter ficado 03 meses parado por contusão.
    Por que o Alexandre Kalil não fez um esforço e tentou mante-lo no Galo ao invés de contratar por verdadeiras fortunas o Guilherme, André e tantos outros?
    Quanto ao Dorival, um verdadeiro marrentinho, deu todas as oportunidades ao Ricardo Bueno, Renan Oliveira e outros. No entanto com o Diego Souza e Daniel Carvalho, não agiu da mesma maneira.
    Como se sentiria Diego Souza e Daniel Carvalho sentados no Banco e vende em seus lugares o Renan Oliveira, Giovanni Augusto e outros.
    É dose pra elefante!!!

  • Alisson Sol disse:

    A solução, inspirada no comentário do Thales, é contratar as tais empresas que conseguiam bloquear celulares em plena Avenida Paulista, para bloquear os celulares nos presídios!

    Ora, pois, pois…

  • Marcelo disse:

    A folha não falou porque a grande emissora é a globo: http://noticias.r7.com/blogs/o-provocador/2011/08/08/globo-usa-bloqueadores-de-celulares-em-estadios-e-a-folha-acoberta/

    Imagina se alguém precisou usar em uma emergência!

  • Janete A. da Silva disse:

    Pena que notícias como essa fiquem perdidas na net poucos se interessam em republicar, talvez por essa grande emissora ser a globo, quem mais?
    O mais nojento nisso tudo, é que as pessoas não medem o grande mal que essa mesma emissora vem causando ao Brasil, desde a sua criação. Sua compra foi feita com fraude, suas notícias e denúncias são fraudes, e até a compra desses bloqueadores foram feitas através de fraude. Ou seja, os povo brasileiro deixou que a tv das baratas corroesse os seus cérebros, só pode ser isso!
    Veja isso, um dia após abocanharem 30 milhões do Estado do Rio de Janeiro (Governo Estadual e Prefeitura) para o tal sorteio das chaves dos grupos da copa de 2014) começaram a campanha do criança esperança, mais arrecadações, agora da população brasileira, Sendo que o contrato feito entre a Empresa Geo eventos da Rede Globo com o Estado do Rio sequer teve licitação, foi feito de acordos do tipo uma mão lava a outra, sabe como é, não é?
    E pasmem vi o Jornal Nacional daquele dia, sábado, 30 de julho de 2011 e não vi onde foram investidos os 30 milhões, nem eles próprios deram importância ao evento, se a reportagem sobre o tal durou 6 minutos foi muito. Um descaso enorme com o dinheiro público, fiquei esperando que no Esporte espetacular do domingo fossem explanar mais, decepção, deram mais ênfase ao jogo da quarta-feira, 27 de julho de 2011, jogo entre flamengo e santos. Meus amigos, o pior de tudo é que quantas enchentes ainda terão no Rio de Janeiro e veremos o prefeito e governador correndo para o Governo Federal para pedir verbas para os desabrigados, e alguém aí sabe me dizer de onde sairão esses 30 milhões dados a rede globo, para a campanha não do rio, mas para campanha eleitoral de Cabral e Paes, senão dos cofres públicos, dinheiro que estaria muito melhor investido em melhorias na educação, hospitais, segurança. Ah! Peraí, o governador do Rio, não foi aquele que chamou os bombeiros de baderneiros e mandou prender e como menino mimado bateu o pé dizendo não dar aumento e muito menos anistia aos heróis do rio?
    Meu Deus, aonde iremos parar?

  • Thales Rosa disse:

    Incrivel como so nos presidios os bloqueadores nao funcionam… os presos falam a vontade quando querem e os cidadão de bem são prejudicados por aquelas pessoas que se acham no direito de simplesmente instalar um bloqueador em sua casa pensando no seu bem e a sociedade que se f… é Brasil assim nunca vamos ser uma nação de primeira.

  • Márcio Luiz disse:

    Pois é Chico, só no Brasil essas coisa acontecem. Daqui a alguns dias vamos também poder criar uma polícia particular para proteger nossa família, ter minha própria cadeia para prender aquele que eu ache que fez algo de errado e por aí vai. A impunidade no Brasil já estrapolou o limite aceito por nós. Até quando?? Será que não basta?? Uma emissora se achar no direito de interferir em um serviço de comunicação?? Daqui a pouco ela corta a energia dos arredores dos estádios pra usar somente na transmissão dela, e os moradores ficam sem energia em casa. Até quando Brasil??