Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América foi a salvação da lavoura mineira na rodada

O primeiro gol do América contra o Fluminense foi um dos mais bonitos que já vi na vida.

Fez lembrar os gols que o “Carrossel Holandês”, de Johan Cruyff e Cia. marcava na Copa do Mundo da Alemanha em 1974. O lançamento do Carletto, o acompanhamento da trajetória da bola pelo Marcos Rocha; o acerto dele no passe de primeira e o sem pulo do Rodriguinho.

A troca de treinador motivou o time que já fizera uma boa partida na derrota de 2 x 1 para o Corinthians, e Givanildo foi feliz ao optar ontem pelo esquema com três zagueiros, o seu preferido. 

 

Dorival Junior estava na mesma situação do Vanderlei Luxemburgo, ano passado no comando do Atlético: não sabia mais o que dizer, depois de outro péssimo resultado, contra um adversário fraco e ainda por cima em casa.

A intenção do Inter de contratá-lo certamente facilitou o acordo com a diretoria atleticana para a sua demissão. Saiu pela porta da frente. Não resta dúvida que é um bom treinador, mas chegou a um ponto que não dava mais liga no comando do Galo. 

A troca de técnico está sendo na hora certa, a tempo do sucessor arrumar a casa para que a campanha do Atlético neste Brasileiro não termine de forma tão ruim como está sendo. Este elenco pode produzir muito mais.

 

O péssimo árbitro Wilton Sampaio do Distrito Federal influiu diretamente no placar de Inter 3 x 2 Cruzeiro. Invalidou um gol legítimo do Anselmo Ramon, apitando impedimento e não apitou um pênalti claro sobre o Montillo quando o jogo estava quase acabando.

Mas o Cruzeiro precisa melhorar o seu elenco, ainda mais com a fratura de tornozelo do Wallysson neste jogo.

Quatro derrotas consecutivas é um fato absolutamente estranho na vida do Cruzeiro. Ao contrário do que diz a diretoria, o elenco é de qualidade razoável para o Brasileiro e qualquer treinador terá dificuldade para conseguir fazer uma boa campanha com este grupo.

Lembrar a primeira fase da Libertadores para dizer que tratam-se dos mesmos nomes é querer tapar o sol com a peneira. 

A melhor campanha na fase inicial da Libertadores foi muito exaltada por toda imprensa, porém os adversários eram fracos, inclusive o Estudiantes, com um time envelhecido e campanha ruim no Campeonato Argentino. E no embalo da conquista do Mineiro, a diretoria se acomodou nessa avaliação mal feita do elenco cruzeirense, que a rigor, tem Montillo para fazer diferença. 

Tinha americano se beliscando na Arena do Jacaré para se certificar que não estava apenas sonhando neste jogo contra o Fluminense. O time jogando muito, marcando belos gols, árbitro errando a seu favor (caso do pênalti do Gum), goleiro defendendo cobrança de pênalti, bola na trave e uma goleada sobre o atual campeão brasileiro.

 

Impressionante a campanha do Galinho na Taça BH de juniores: oito jogos, oito vitórias e nenhum gol sofrido. É preciso que o time profissional saiba aproveitar vários destes jogadores que foram campeões sobre o Fluminense.

O Bernard, de novo, só não fez chover. Tomara que o sucessor do Dorival Junior dê chances a ele com a camisa 10.

Vi incontáveis gols e assistências como as que ele fez hoje, ano passado, na Segunda Divisão mineira, quando ele foi o grande nome do Democrata Jacaré no Campeonato.

* Essas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã, nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
36
  • joão Paulino disse:

    já havia feito comentario na chegada do Antonio Lopes que o America deveria jogar com tres zaqueeiros e não deveria jamais jogar com o Fabio e o Alessandro juntos pois são jogadores com a mesma caracteristica. o Givanildo fez as mudanças que surtiram efeito mas é bom lembrar que estamos ainda em situação complicada e vitorias contra os proximos adversarios é fundamental para consolidar a posição do America. temos agora que adotar o esquema que todos os times estão, jogando, fechados o tempo todo partindo em contra ataques velozes para superar os adversarios, isto não é ser times pequeno é sim ser competitivo basta ver alguns grandes times que estão jogando este futebol. exemplo o corintias, o botafogo, o vasco e mais alguns clubes estão adotando esta forma de jogar.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Dudu!
    Torcedor chato tem em todo lugar. Quem tem maior torcida, obviamente, terá malas em maior número. Acontece que, onde há a menor torcida eles parecem mais chatos do que os outros.

    Só espero que tenha entendido minhas observações como elogios e não tenha achado que sou um daqueles malas. Assisti ao jogo entre os atleticanos uniformizados no único lugar em que o sol não escaldava. E eu estava com a camisa do América. Nenhuma ocorrência.

    Até porque ontem não adiantava torcer contra. E como não vibrar com uma atuação e um gol daquele nível (tinha caixa para uns 6), gostando e entendendo de futebol? Só o amigo do Chico Maia, o Lélio Gustavo, que fez de tudo para desmerecer o feito do Coelhão.

    Placa já! Placa já! Placa já! Peço ao Lélio para encabeçar o movimento.

    Eu acredito que um dia não haverá diferenças entre ser humano e torcedor de futebol.

    Caro Chico!
    O seu amigo Lélio hoje me decepcionou de vez. Desmerecer a vibração dos americanos (torcedores, diga-se) daquela forma? Torcedor fala o que quer porque ouve muitas vezes o que não quer e que não deveria nunca ser dito por pessoas de uma imprensa que pretende ser imparcial.

    Quando soube que os americanos tinham um projeto de ganhar uns dez pontos nos próximos jogos, ele disse: “menos, uns quatro já estão de bom tamanho”.

    O que é isto? Insanidade pura! Se você ganha 3 de um time dos mais fortes, porque não buscar além de 4, em 4 jogos, sabendo que terá adversários do mesmo nível seu ( Atlético PR e Atlético GO) e sendo dois do mesmo nível do Fluminense?

    Não se esqueça, Chico, que, do 9º lugar ao 20º, todos perderam 7/8 jogos no mínimo, incluindo aí o América e muitos poderosos.

    Começa a mesmice de que já lhe falei. Não merece o espaço que dão a ele numa imprensa tão importante como a nossa.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro Márcio Amorim, sobre o apoio dos atleticanos ontem, repito a você as palavras de um amigo meu quando a gente comentava que queria ver o América reagir:
    “Quem tem rivalidade com o Atlético são os americanos. Atleticanos não têm raiva do América”. Salvo exceções, é claro.

    Foi só elogiar que o thales rosa veio com uma pérola. Caro Thales, desde quando Atlético que ser Cruzeiro ou vice-versa?
    Simplesmente o Kalil foi pelo lado mais fácil. Basta ver que em poucas horas o técnico já estava acertado.
    E é uma chance de ouro pro Cuca. Se não der certo, não será diferente dos anteriores. Mas se conseguir fazer o time engrenar, colocará seu nome de vez em destaque no cenário nacional, sendo apontado como o técnico que superou Dorival e Luxemburgo neste desafio particular. É esperar pra ver…

  • Alan Aguillar disse:

    Estou muito feliz com a vitória do meu coelhão e a mistica do Mestre Giva continua! Ontem na Festa da Familia do Barreiro falei com o grande Jair Bala “Reação do coelhão começa hoje!”. E começou! E que gol do Rodriguinho! Merece mesmo uma placa!

  • Paulo Mário disse:

    Apoio.
    Vamos colocar uma placa na arena homenageando o gol do Rodriguinho.
    foi uma pintura. Três passes aereos com mais de 60 metros.
    vamos lá.

  • breno dias disse:

    Chico.
    O América jogou muito bem ontem e fez um dos gols mais bonitos dos últimos tempos. Tem time prá sair dessa situação, é só acreditar. Quanto ao seu amigo Lélio Gustavo, que má vontade ele tem em relação ao Coelho. Parece adolescente mimado falando de futebol.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Falar o que desse Cruzeiro ??

    Falar o que mais desses jogadores do Cruzeiro ??

    Falar o que mais dessa Diretoria do Cruzeiro ??

    A arbitragem incluenciou, sim. Mas a verdade é que o time é sofrível mesmo.

  • Daniel Carvalho disse:

    Apoiado Marinho, Placa na Arena do Jacaré para esse Gol Mágico que vai marcar a volta por cima da Fenix Verde-Preta.

  • Mário César disse:

    Chico Maia, peço um favor seu, em você eu confio:

    Diante da sua influência no desporto mineiro, notadamente o futebol, principalmente em BH e na acolhedora Sete Lagoas, solicito que você ajude com o lobby em pôr uma placa na Arena do Jacaré a respeito do primeiro gol do América contra o Fluminense.

    Aquilo foi antológico, coisa rara de se ver. Até o Fantástico ontem não parava de ovacionar. Uma troca de passes aéreos, que cruzou o campo praticamente todo, tudo de primeira, com o time do fluminense só seguindo o lance com o olhar.

    Pelo amor de Deus, que gol foi aquele.

    O estádio é novo, logo, sua história é recente e eu penso sem medo de errar que foi o gol mais bonito daquele palco setelagoano.

    Queria saber sua opinião a respeito, já que vive o futebol mineiro tão intensamente com a sua sensatez.

    Abraços.

  • Thales Rosa disse:

    o atletico nao se conforma em ser menor que o Cruzeiro mesmo.. querem se igualar de qualquer maneira, primeiro contratam nossos refugos de diretoria e jogadores, vide Maluf e Patric respectivamente, agora estao falando em Cuca… pensam pequeno demais, Cuca é tecnico tiro curto, chega motiva e pronto nao tem mais planejamento nem nada…

  • Bruno Silva disse:

    O Galo acaba de confirmar o Cuca.

    Chico, para não ter meu comentário excluido, não vou comentar mais nada. Agora Cuca? mas que %$%%$##@#&*!!!!!!!!!!!!!

    Oh meu Deus oh pesadelo que não acaba!!!!!

  • Bruno Silva disse:

    Gostaria de ver a imprensa cobrar firme do Kalil sobre mais este ano de fiascos.

    A incopetência na administração do futebol me assusta. Qual tácnico do mundo fará Patric, Richarlysson, Guilherme Santos jogarem? Qual?

    É torcer para chegarmos aos 45 pontos rápido. Na verdade é que nosso Galo vem se apequenando cada vez mais, o respeito por parte das outras equipes já acabou faz tempo.

    Agora qualquer um chega aqui e bate na cara do Galo. Até o Figueirense. É difícil em Sr. Alexandre Kalil!!!!!!

  • José Dias disse:

    Chico,

    Me permita discordar de você com relação à análise sobre o motivo do Cruzeiro ter jogado bem no início do ano. Não foram adversários fracos, mas sim o entrosamento do time. O Cruzeiro manteve a base, por isso o entrosamento estava fazendo a diferença. Quanto ao elenco fraco, concordo plenamente. Improvisaram laterais durante todo o ano, agora que faltam jogadores de meio, enfraquecem esse setor para cobrir as laterais. Além disso, temos o problema do ataque. Fizeram apostas erradas e caras. O Perrela tentou trazer jogadores medianos que não resolvem. Com relação ao jogo de ontem, tirando o juiz que errou muito, é o mesmo que vem acontecendo desde o começo do ano. O time é mal posicionado defensivamente. Mesmo nas vitórias, o time do Cruzeiro não toma mais gols por sorte e pelo Fábio. Quando o Joel coloca 3 volantes, ele apenas congestiona o meio, dificultando a ação do time adversário. O que me parece, é que o time do Cruzeiro, jogando na frente ou atrás, está mal na defesa. Mas quando atua jogando para frente consegue equilibrar a partida. Então, já que os zagueiros tem que correr atrás dos atacantes de qualquer jeito, o melhor é jogar para frente, como fazia o Cuca no começo do ano. Assim pelo menos tomamos gols, mas marcamos também. Abs

  • mauricio souza disse:

    E o Werley heim, joga muiiiiito, esse cara, muito mal

  • Carlos José do Amaral disse:

    GOZAÇÃO:

  • Marfaladu disse:

    Pra mim o que derrubou o D.J foi a incoerencia, jogador não era nem relacionado drepent era titular.O Americm venceu o LOPES ontem por falar da qualidad d grupo. Este ia ser frito msm.Saiu a tempo,E o Bernad tem q provar no profí agora pra deixar d se promessa,

  • Fabrício Melo disse:

    Não sei se essa ansiedade do Kalil é boa. Diz em seu twitter que já contratou o novo técnico. Ficamos menos de 24 hooras sem comando. Quem sabe o Micale, poderia ir levando.
    Paulo Roberto Falcão? Medalhões selecionáveis nunca deram certo por aqui. A não ser o Leão…
    Cuca? É um técnico mediano pra bom, mas saiu recentemente do cru cru.
    O melhor, seria mesmo o Levir, logo depois, Jorginho, Marcelo Oliveira, Renato Gaúcho, mas estão todos trabalhando.
    Que os Deuses do futebol, proteja o Galo!

  • Gilmar disse:

    O que meu pai falou e eu concordo,é que o galo precisa de um técnico linha dura.Cuca não seria o nome ideal.Por que não um Dunga?Aí é que eu queria ver um daniel ficar na cervejada a noite toda e continuar gordo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Papai Joel fica, Welington Paulista ré-estréia e volta Fabrício contra o Avaí..Novo começo,novos rumos e novas esperanças…………………
    CRUZEIRO SEMPRE !!

  • Wagner Ávila disse:

    Bela vitória do Coelho. Que golaço! A Cocota perdeu de novo e Dorival caiu. Chama logo o Paçoquinha!

  • Wagner Ávila disse:

    O Cruzeiro fez um bom jogo e não merecia perder. Mas a fase tá tão ruim que nem quando o time joga bola consegue vencer. Até o Vitor, que é péssimo, hoje foi apenas ruim. Mas dessa vez, o fdp do juiz operou o time. Pra piorar, perdemos o atacante mais lúcido que tínhamos. No mínimo 4 meses sem jogar. E agora José? A água já tá no pescoço. Se não reagir logo, em breve estaremos lutando para não cair pra Segundona.

    Wagner Ávila / Diamantina

  • julio campos disse:

    Sabem qual é o problema do galo? Chama se eduardo maluf, esse cara foi infiltrado no galo pelo perrela, uma vez que o cruzeiro perdeu o poder financeiro pra competir com o galo. Entao infiltraram o maluf pra atrapalhar, O luxemburgo foi campeao mineiro e assim que o maluf chegou no galo o time foi so afundando. O alvaro Damiao sabe de alguma coisa, o problema que nao vai falar pra nao ser processado.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Não posso deixar passar a oportunidade de dizer que, de domingo passado para cá (três rodadas), dos 27 pontos disputados por nossos clubes ganhamos ridículos 4 pontos.

    Não posso deixar de destacar também o comportamento exemplar de atleticanos uniformizados (estiveram no jogo final da Taça BH de juniores, vencido pelo Atlético) e ficaram dando força para o Coelhão.

    Prova de que a convivência pacífica e civilizada é possível.

    Devo concordar também com você quando disse que o primeiro gol do América foi “um dos mais bonitos” que já viu. Eu também.

    Que seja o símbolo de uma reação, que esperamos já faz tempo.

    Alguns jogadores puseram o coração para compensar a pouca técnica, como forma de resposta a um suposto desmerecimento dado pelo delegado, que teria humilhado o plantel. Ouvi isto de um jogador do América.

    A verdade é que ficou barato ter vencido apenas de 3 x 0. E os zagueiros do Fluminense vão sonhar esta noite inteira com o Leo.

  • Wagner Ávila disse:

    O Cruzeiro fez um bom jogo contra o Inter e na minha opiniao nao merecia perder. O juiz errou muito. Mas, há quem diga que nada é tâo ruim que nao possa piorar. O elenco, já limitado, perdeu o único atacante que tinha alguma lucidez. No mínimo 4 meses sem jogar. Tá muito difícil. Já passou da hora de reagir. Se nao melhorar, em breve estaremos lutando pra escapar da Segundona.

  • André Corrêa disse:

    Chico,

    O Dorival é um treinador com promessa de um futuro brilhante no futebol brasileiro, mas não deu certo no Atlético. Errou muito, manteve um grupo muito inchado e já não sabia mais o que fazer.

    A diretoria demorou pra tomar essa atitude; já deveria ter demitido o treinador após aquela goleada contra o Ceará. Celso Roth pra mim era o nome mais indicado para ocupar a vaga por ser um cara sério, de pouca conversa e muita rispidez, que é tudo que esse grupo de vagabundos anda precisando pra criarem vergonha na cara e pararem com palhaçada.

    Só que agora o Roth está empregado e não tem ninguém de alto nível no mercado. Pode esperar: daqui a pouco vai aparecer um Cuca por aqui pra facilitar ainda mais as picaretagens desse grupo e terminar de afundar com o clube. Tomara que eu esteja errado.

    Vamos ver se com o Micale a gente consegue alguma coisa.

    PS: E essa bola que o América jogou hoje? Se os caras sabem jogar tudo isso, porque deixaram o clube chegar na situação que está na tabela? O Lopes não era o treinador que o grupo queria e o Givanildo faz mais o estilo deles? Essas coisas ainda vão matar o futebol.

  • Parabéns, Coelhão! Continue dando alegrias à sua torcida, pois, vocês mais que merecem! Avante, Coelhão, prá cima e prá frente, sempre!

  • Adolfo disse:

    Tava na cara. Era questão de tempo. Para mim, demorou até. Completamente perdido, mantendo a coerente incoerência, Dorival Júnior já deveria ter vazado a muito. Não tinha o respeito do grupo, não tinha controle sobre ele, DJ demonstrava-se angustiado, sem alegria alguma em continuar trabalhando no Galo. Sofria, e nos fez sofrer. Jogou todo o ano do CAM no lixo. Tanto que o novo treinador encontrará problemas na montagem do time, pois mesmo tendo um grupo inchado, com vários jogadores de sua indicação, DJ não deixou uma base, uma “espinha dorsal” montada. Aliás, sobre este, tenho certeza de que minha preferência é impossível no momento: Levir. Então, dou meu pitaco ao Turco e ao Maluf: não sei quem poderá ser o próximo técnico, só sei QUEM NÃO PODERÁ SER: Falcão, Andrade, Cerezo, Autuori, Micále, Dunga, Benazi e Leão. Talvez, o melhor seja algum que aceite que o GALO o é maior que qualquer um deles. Saudações Alvinegras!

  • André Terra disse:

    “Rescisão amigável”, não revelado pela diretoria. Nessa brincadeira de Luxa e Dorival , quanta grana foi p o ralo ? Dinheiro desperdiçado, plantel desqualificado, time sem técnico, diretoria perdida …. e a sul-americana começa na próx.semana!! Nuvens negras se aproximam no horizonte …

  • alex disse:

    Chico,

    O Galo ira perder empatar o primeiro jogo e perder o segundo pro Botafogo na Sulamericana.

    No BR acho que nao cai, mas tb deve ficar em 14,15, ou 16a posicao.

    Acho o Adilson melhor que o Cuca

  • Basílio disse:

    Em tempo: é preciso critério nas contratações e parar de insistir por muito tempo com foguetes molhados. Kalil, só dentro da sala da presidência e assim mesmo com portas bem trancadas, longe de Vespasiano, dos estádios e dos microfones.

  • Basílio disse:

    Não sei se é o momento certo de lançar o Bernard. Poderia ter sido lançado no Mineiro, talvez seja o camisa 10 que todos anseiam. Mas precisando sair desta incômoda posição, que ele não tem culpa, seria uma cruz em suas costas. Precisa entrar num momento mais tranquilo do clube.
    O técnico ideal pro Galo seria o Levir, assim como gosto muito do trabalho do Renê Simões e dos emergentes Marcelo Oliveira e Jorginho.
    Lendo o blog, muitos questionamentos pairam no ar, mas creio que falta disciplina e maior rigor administrativo dentro do clube. E volto a afirmar, um dos grandes problemas do Atlético é o ranço e o distanciamento com quem domina o futebol. Na dúvida, é tudo contra nós!

  • Marcos 2011 disse:

    Já é a terceira rodada em que nem Cruzeiro nem Atlético vencem e das três últimas rodadas é a segunda em que os dois perdem. Mas foi bonito ver o América acordar após um longo e tenebroso inverno. 3×0 em nada menos que no atual campeão brasileiro faz bem pra qualquer time. Apesar de a permanência na série A ser quase impossível, boa sorte ao Coelho.
    Atlético e Cruzeiro, a exemplo do América, irão lutar até a exaustão para ficarem na primeira divisão.

  • FREITAS disse:

    JORGINHO EX GALO ATUALMENTE TECNICO DA PORTUGUESA! TREINOU O PALMEIRAS E SE SAIU MUITO BEM!! NOME BARATO, CHEGA DE ESTRELAS!!

  • Rodrigo Assis disse:

    quero zico treinador do Atlético

  • julio campos disse:

    eu acho que o kalil deveria consertar o erro do inicio de sua administraçao quando dispensou o marcelo oliveira, que vinha fazendo otimo trabalho e colocando varios jogadores da base no time. O meu nome preferido é do Marcelo Oliveira.

  • Marcos DF disse:

    Mais uma vez a diretoria do Galo toma uma decisão tardia. Desde a derrota para o Flamer.. ele deveria ser demitido. Não tinha comando.
    Agora, pode vir qualquer um, menos Cuca.
    Cuca DEFINITIVAMENTE não.