Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A estreia do Zezé Perrella no Senado e a suspeita de censura a protestos contra Ricardo Teixeira

* Em seu primeiro pronunciamento na tribuna do Senado, terça-feira, Zezé Perrella disse que vai apresentar projeto obrigando os clubes a fazerem seguro de vida para seus treinadores e atletas. Aproveitou a tragédia vivida pelo técnico do Vasco, Ricardo Gomes, que teve um AVC durante o jogo contra o Flamengo. Essas categorias profissionais já têm várias garantias. Quem não tem quase nenhuma é o cidadão comum, que na mesma noite viu a Câmara dos Deputados preservar o mandato da deputada Jacqueline Roriz, flagrada recebendo propina do “Mensalão do DEM” em 2006.

Já o torcedor, que elegeu Perrella deputado estadual e federal, mas não para o Senado, não tem garantia nenhuma: corre riscos de toda ordem quando vai aos estádios ver seu time, e passa raiva quando fica em casa para assistir pela TV, tendo que pagar caro o pay per wiew e ainda por cima em horários e dias absurdos.

Zezé deveria pensar também um projeto de lei que dificulte os clubes de vender jovens promessas para o futebol europeu, como o Dudu, do Cruzeiro, que frustra a torcida com a sua ida precoce agora.

E as obras da Copa? O Congresso já pensou em um freio para a dinheirama pública indo para tantos bolsos suspeitos? 

 

Protestos 

Em estádios do Brasil inteiro, torcedores estão protestando com faixas e cartazes contra o presidente da CBF e chefe do Comitê da Copa, Ricardo Teixeira. Estranhei, em meu blog, que em Minas não estamos vendo isso. Aí, recebi vários e-mail relatando que muitos torcedores tentaram entrar com suas faixas e cartazes, mas, estranhamente, todos, foram barrados pela Polícia Militar.

 Censura?

Registro o e-mail do cidadão e torcedor Rodrigo Assis: “vi na Arena do Jacaré domingo, um torcedor ser parado por um policial na entrada do estádio; pediu pra ver que faixa ele levava; ele abriu, e era um protesto de ‘fora Ricardo Teixeira’. O policial não permitiu a entrada dele com essa faixa.

Ora, ora, se há protestos contra Perrella, Kalil, e até contra a imprensa, porque impedi-los contra o presidente da CBF?

Inaceitável

Recuso-me a acreditar que haja alguma determinação do governo do estado, que administra a Arena do Jacaré, para impedir protestos contra Ricardo Teixeira. Amizades pessoais ou interesses estratégicos referentes à Copa de 2014 não podem passar por cima da democracia e respeito à cidadania.

Com o advento da internet, a censura caiu por terra e até ditadores com exércitos nas mãos estão caindo.

* Essas e outras notas estarão em  minha coluna de amanhã, no O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
21
  • Aroldo Dias disse:

    Parabéns, grande Chico Maia, e por jornalistas inteligentes e hábeis como
    Você que ainda vago pelo mundo do futebol: Independente, senso de crítica e clamor social aguçado.
    Obrigado por nos brindar com estas crônicas, que serve e muito para alertar os alienados torcedores e eleitores, tanto nós cruzeirenses quanto os atleticanos.
    Um abraço.

  • Assino embaixo, Nelson Roberto B. Júnior. E vou repetir novamente, afinal não tenho “rabo-preso”:
    É… realmente “cada povo tem o governo (senador) que merece”! E quando veste azul, joga mer… prá todo lado…

  • nelson roberto b junior disse:

    Este espaço é democrático, mas alguns comentários se superam. O cara babar o anão linguiceiro é a prova que essas tristes figuras sempre se darão bem e com “autoridade” ameaçar, amordaçar, perseguição, enfim usar o “pudê” para coibir suas falcatruas.
    Sr. J.B.CRUZ por que non te calas? Ate parece que não é mineiro. Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um “mané” do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida…
    Sds alvinegras, maior de Minas!!!!

  • Paulo Henrique disse:

    Chico,

    parabéns por abordar o assunto da suposta censura. Quase ninguém na imprensa mineira se presta a isso.

    Estava vendo uma propaganda do jornal da Alterosa hoje e este ridicularizava pessoas que bebiam cerveja no protesto dos professores. Quanta hipocrisia! Aí tem coisa….

    Tomara que a PM se manifeste.

    Estarei em 7L, no dia 11 para ver Galo x Bahia, e estou a disposição dos colegas do blog que quiserem entrar com uma faixa contra o Teixeira.

    Se tiver censura, vamos denunciar.

    Chega de ditadura civil!

  • Daniel disse:

    Chico,

    Discordo quanto ao fato de você ser contra o seguro de vida para os profissionais do futebol. Claro que há muitas garantias para jogadores de série A, treinadores que ganham 700.000 por mês e por aí vai. Mas e para a série B, C e D do futebol?
    Se isso for aprovado, seria sim uma grande melhora para “esse futebol”!

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    E pra fechar a conta e passar a regua,deixo o seguinte recado:

    Quanto mais conheço os homens…

    … mais gosto dos animais. Sempre na contramão da história, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, declarou ontem, durante a reunião do Governo Itinerante da FPF, realizada em Ribeirão Preto, seu apoio ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Como pode? Ele perdeu o juízo. Marco Polo disse ainda que Ricardo Teixeira faz bem para o futebol brasileiro, como se o cartola da CBF marcasse gols ou fosse um gênio de gestão ou de comunicação.

    Metendo a culpa na imprensa

    Pra acabar de cravar a faca no peito, Marco Polo acusou parte da imprensa pelas ações públicas contra Teixeira, e demonstrou ainda mais incoerência, afinal a Imprensa é quem dá sustentação à verdade e à democracia. Entre os órgãos mais vorazes nesta procura da verdade está a TV Record, que colocou toda sua estrutura para investigar, de maneira idônea, as denúncias que pesam contra Teixeira, não só no Brasil como no mundo, por conta de sua atuação duvidosa na Fifa.

    Se conversa pouca é bobagem…

    Além de defender o presidente da CBF, Marco Polo acredita que Teixeira pode chegar à presidência do maior órgão do futebol mundial. Já imaginaram esse senhorzinho como presidente da FIFa? Aí meu companheiro Gullit teria que mudar o tempo da frase do seu bordão preferido. Ao invés de “o futebol está acabando” seria “o futebol acabou”.

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    daqui a 7 anos ele subirá novamente á tribuna para falar novamente!!! agora ele pode tomar quantos cavalos de 12 e de 21 que quiser.
    quanta mesquinharia!!!! é nogento isso!!! logo ele zezinho perrella!!!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Daqui a pouco ele invetam aposentadoria para jogador de futebol. Ai vai ser o cumulo do absurdo…

    Na verdade o Perrella deveria explicar quanto está recebendo para jogar em Uberlandia e Ipatinga… E se isso é mais importante que a campanha do Cruzeiro no Brasileiro e uma possível vaga na Libertadores de 2012..

    Vai pra pqp… explique dirigente… dá raiva que ninguém fala nada, diretoria, presidente, etc…

    E burros todos os dirigentes do futebol mineiro, bem como as autoridades que deixaram seus clubes sem estádio…

    Por isso o futebol de MG está essa “merda”, onclusive o nosso Cruzeiro!!!

  • Fabrício Melo disse:

    Onde se lê: “Um dia Salomé…” Esquecí de completar o raciocíno e leia assim: “Um dia Salomé, apresentando a cabeça de Mano Menezes numa bandeja, disse…”

  • Fabrício Melo disse:

    Quando vejo o Figueirense ganhando do cru cru em Ipatinga, o Flu vence o SP no Morumbí e o Galo ganha do CAP lá, fico pensando: nunca, o futebol, esteve tão perto de ser uma “caixinha de surpresas”.
    Mas não é! É mais fácil ser uma “caixinha de manipulação”, jogada no Rio de Janeiro, contendo uma criancinha, que, supostamente seria o Messias.
    Mas não é! É um “plim plim”, levando em seu bojo, Ricardo Teixeira. O salvador do mundo, dono do futebol, com poderes sobrenaturais, capaz de derrubar estádios e construir outros com dinheiro do povo.
    Não transforma água em vinho, mas faz Flamengo e Corinthians perderem alternadamente e o Brasileirão dar Ibope. Tudo que toca vira ouro, mas não é o Rei Midas, pois, não tem orelhas de asno, tem apenas a cabeça grande e os olhos esbutecados com olheiras salientes de tanto tomar whisky. Faz inveja ao mais profissional dos batedores de carteira.
    É cria de João Havelange e sua filha, mas não veio naquela caixinha, veio em outra, a de Pandora, no lado do mal. Havelange lhe escolou muito bem na arte de presidir uma federação. Vê possibilidade de ganho em tudo quanto é papel que acha pela frente. Anda procurando o “coisa ruim” que inventou Licitação.
    Um dia Salomé disse, esse cara não pode ser o Messias, mesmo sendo amigo de Judas Iscariotes, digo Andrés Sanches. Ele não anda com prostitutas desde que seu “galo” não canta mais. Não se mistura a “pobres” e “leprosos” e faz da “arrogância” um modo habitual de vida.
    E pra desespero da Record, quer colocar Maria Madalena no seu posto.
    E pra nossa infelicidade, os cariocas vivem a gritar: soltem Teixeira, prendam o Kalil!
    E Teixeira tá gordo, vive alegre, sorrateiro e pimpão pelo Jardim do Éden. Faz uso constantemente da ponte aérea Rio – Suiça.
    A CPI da Bancada da Bola lavou as mãos, Kalil foi crucificado ao lado de Dimas, aquele rapazinho baixinho, que na hora de sua crucificação, colocou o Salum no seu lugar e deu linha pra Sodoma, digo Brasília.

  • J.B.CRUZ disse:

    Não levo nem em consideração este resultado contra o figueirense,mas fica aí a lição do futebol, sem entrosamento não ganha mesmo…O campeonato está bom, salvo algumas ¨¨mambaias¨….

  • Thales Rosa disse:

    Chico um jogador ganha por baixo 1 milhão por ano. Estou levando em conta um salario medio de 80 mil por mes mais os bichos. Este cidadao precisa de um seguro de vida ou saude? Se com este salario o cara nao pensar no futuro dele e da familia, é governo que tem que se preocupar com este cara? Acho que nao ne. O Zeze devia votar a obrigatoriedade de um seguro de vida e saude para quem ganha salario minimo e encho a barriga da familia com esta grana, este sim merece atenção do governo em relação a seu futuro, pois com um salario minimo ele mal consegue viver o presente quanto mais planejar um futuro… Chico eu nao me atrevo a afirmar mas eu levanto uma suspeita sobre a participação do Perella em alguma seguradora que ofereça este serviço.. so isto explicaria um projeto tao sem cabimento. Abraços!

  • Bertoldo disse:

    Ué, até que enfim marcaram um penalti para o Galo. O magnata quase foi assassinado dentro da área. Será que o Kalil teve que devolver a grana que ganhou a mais no contrato da TV? O Galo não levou nem um gol? Jogando fora? Esquisito! Mais esquisito ainda, não temos um batedor de penaltis, o Mancine praticamente atrasou a bola para o goleiro. Depois dizem que os deuses do futebol, ou o sobrenatural de almeida não existe.
    O palestra, yale, ipiranga, crucru, barcelona, favorito se f… digo se lascou. Espero que os arrogantes venham a público!

  • Rodrigo Assis disse:

    vi mesmo e confirmo….pena que eu já estava pertinho de entrar e não deu pra fotografar ou filmar.

    achei um absurdo, pois havia lido um dia antes no blog do cosme rímoli que em SC seria censurado o protesto, nunca imaginei que aqui seria

  • Marcos 2011 disse:

    Eu já sabia que o Cruzeiro não iria aguentar o alvinegro de SC, devido ao excesso de desfalques, as lambanças do Joel e a ganância do Zezé Perrella. Mas não tinha o direito de errar tanto assim. Se o modesto Figueirense, recém chegado da série B faz 4×2 imagine o que o Palmeiras irá fazer com o Cruzeiro no domingo. Escapou de levar goleada hoje, mas no domingo não escapará! A exemplo do América, Cruzeiro rumo à série B.
    Já o Atlético aleluia, aleluia! Venceu o xará do Paraná por lá e tirou o pé da jaca! Tem de vencer mais um concorrente direto(caso do Avaí) para se livrar aos poucos de um eventual rebaixamento.

  • Marcos 2011 disse:

    É por causa desse Zezé Perrella que o Cruzeiro está esse time tosco, ficando pior ainda quando está desfalcado de todos os seus principais jogadores. Se até um time vindo da série B vai pisoteando o Cruzeiro dentro do Ipatingão( o Figueirense vai vencendo por 4×2 nesse momento ) imagine o Cruzeiro encarando times como Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou mesmo times mais fracos como Bahia e Ceará!

  • Marcos Neiva disse:

    “Com o advento da internet, a censura caiu por terra e até ditadores com exércitos nas mãos estão caindo.”
    Será?
    Se falarmos verdades sobre Afonso Paulino, Alexandre Kalil e Aécio Neves neste espaço somos brutalmente censurados.
    Minhoca começou o calvário do Galo, Kalil está continuando seu trabalho e cavando um buraco mais fundo ainda, Aecinho, que fez um pacto com o diabo(RT), está detonando os três times da capital…

  • É… realmente “cada povo tem o governo (senador) que merece”! E quando veste azul, joga mer… prá todo lado…

  • Alison disse:

    Boa noite Chico!
    Se a imprenssa de Minas é amordaçada, fica facil proibir a entrada de faixas com protestos nos estadios de Minas. A cada dia que passa a gente desanima cada vez mais com essa politicagem nogenta. Parabéns professores, a luta continua!

  • J.B.CRUZ disse:

    ZEZÉ PERRELLA é dessas pessoas diferenciadas, o REI MIDAS do futebol profissional atual..Admirado por milhões, odiado por milhares,mas, que cumpre bem suas funções na sua passagem na vida terrena..O CRUZEIRO ESPORTE CLUBE rende suas homenagens a este grande PRESIDENTE que com sua determinação e vocação de grande empresário, colocou o MELHOR DO SÉCULO XXI, definitivamente nas páginas esportivas do MUNDO….OBRIGADO, ZEZÉ !!!
    CRUZEIRO SEMPRE !!!

  • Anderson Palestra disse:

    Canalhas!!!! Lembro-me que aqui no mineirão eles barravam faixas assim.
    A faixa da torcida do Inter foi interessante, pois cada um levou uma letra do F O R A R I C A R D O T E I X E I R A.
    É fácil driblar essa babaquice e pilantragem. E a PM, a qual tenho grande respeito foi de uma lambeção sem igual.