Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Perigo à vista para Atlético, Cruzeiro e América: FC Porto nos seus calcanhares

Merece muita atenção essa reportagem que me foi enviada pelo Marcelo Valdemar, colaborador do blog.

É do site português MaisFutebol, que fala da iniciativa do Carlos Alberto Silva de montar um enorme Centro de Treinamento em parceria com o F. C. do Porto. 

Lembro-me do ex-técnico da seleção brasileira procurando vários parceiros e cidades em Minas, há pelo menos dois anos. 

A cidade de Pará de Minas, a apenas 73 Km de Belo Horizonte, topou, e a prefeitura doou um terreno de 1 milhão de metros quadrados para o projeto, adquirido por R$ 1,5 milhão. 

Área realmente muito grande, para um investimento em futebol. Para que tenham a ideia, é metade da que a montadora de caminhões e blindados Iveco ocupa em Sete Lagoas, junto com outras fábricas e escritórios de empresas que a atendem. 

O Porto é o maior clube português, um dos grandes da Europa; Carlos Alberto Silva dispensa comentários quanto à sua competência e capacidade de agregar apoios; o interior de Minas Gerais é tradicional celeiro de grandes jogadores. Uma associação que tem tudo para dar certo. 

Atlético, Cruzeiro e América passam a ter um concorrente perigoso em seus calcanhares, na descoberta de talentos. 

Sugiro inclusive que acessem o site e vejam a reportagem feita pela TV de Pará de Minas com as diversas autoridades na solenidade de assinatura dos acordos, quinta-feira passada, na Cidade Administrativa do governo do estado: 

“F.C. Porto: academia de excelência arranca no Brasil”

Começou esta quinta-feira o Centro de Treinos Dragão, com um milhão de metros quadrados, que tem Carlos Alberto Silva como director-técnico e que vai formar centenas de jovens 

Por Sérgio Pereira

O F.C. Porto deu o passo decisivo para a construção de um projecto megalómano no Brasil: trata-se de um centro de treinos para formação de jogadores que se estenderá por… um milhão de metros quadrados. Chama-se Centro de Treinos Dragão e fica situado em Pará de Minas, em Minas Gerais.

Por detrás desta academia está Carlos Alberto Silva: o antigo treinador do F.C. Porto e da selecção brasileira idealizou o projecto, fez-se à estrada da vida e congregou vontades para colocar em cima de pilares a obra. O F.C. Porto recebeu de braços abertos a ideia e assegurou de imediato o projecto.

Quinta-feira foi dado o passo decisivo com a assinatura do protocolo de construção da academia. Carlos Alberto Silva falou ao Maisfutebol e frisou que é um sonho concretizado. «Já tinha a ambição de construir este Centro há muitos anos. Desde que deixei de treinar que comecei a trabalhar nisto».

Da parte do F.C. Porto, garante, recebeu o entusiasmo. «Falei com Pinto da Costa e ele abraçou de imediato o projecto. Comprou a ideia e disse que este projecto não podia ser de mais de ninguém, se não do F.C. Porto.» Esse foi de resto só o primeiro passo. «Deu um apoio muito grande em tudo.»

Contrariamente ao que chegou a ser dito, porém, Carlos Alberto Silva garante que este projecto não vai custar um investimento directo do F.C. Porto. Inicialmente foi referido que o clube ficaria responsável pela construção do estádio do Centro com capacidade para 15 mil pessoas. Tudo falso.

«O F.C. Porto não vai investir dinheiro, pelo menos não directamente, na construção», referiu. «O clube entra apenas com o know-how: dá o nome, dá a credibilidade, dá meios humanos e dá organização. O nosso pessoal vai estagiar no Porto e o F.C. Porto vem cá executar todas as ideias.»

Azul da cabeça aos pés

O nome do F.C. Porto foi de resto fundamental para conseguir colocar o projecto de pé. Um projecto que se estende, repete-se, por um milhão de metros quadrados, com um estádio para 15 mil pessoas, dez campos de futebol dentro do centro, mais três no exterior, e um hotel para centenas de jovens.

«É uma obra ambiciosa e que será motor de desenvolvimento da região. Vai criar mil postos de trabalho.» Por isso recebeu apoios do governo brasileiro, do governo regional e de várias empresas. O município, por exemplo, comprou o terreno por cerca de um milhão de euros e deu-a ao projecto.

A assinatura do programa contou com ministros, governadores e deputados. Ao longo de dez anos, vão ser investidos cerca de 40 milhões de euros. «Nesta altura estamos apenas à espera da licença ambiental», conta. «Em Dezembro, depois da época das chuvas, começamos a construção do Centro.»

Carlos Alberto Silva conta começar a receber jovens em Julho, depois de concluídos os primeiros três campos de treinos. «Tenho o sonho de ter o Centro pronto em 2014, a tempo o Mundial. Gostava de receber aqui uma selecção para fazer o estágio de preparação da prova.»

O objectivo, esse, é outro. «Quero formar para o F.C. Porto uma grande quantidade de jogadores do nível jovem, até à categoria júnior, e de nível intermédio, que são os sub-20. Queremos aproveitar o talento natural brasileiro, dar-lhe o método do Porto e formar grandes jogadores.»

De resto, o F.C. Porto dá o nome, dá o know-how e fica com um corpo de centenas de jovens para recrutar. «O F.C. Porto tem toda a primazia. Sempre que quiser um jogador, é só vir cá buscá-lo e pagar uma pequena indemnização ao Centro. Se não quiser, aí podemos negociá-los com outros clubes.»

Por fim, perguntou-se a Carlos Alberto Silva se tinha o sonho de ver um jogador formado no Centro de Treinos Dragão na selecção brasileira. «Tenho o sonho de ver muitos jogadores formados aqui no F.C. Porto, isso sim. O apoio do clube e a amizade de Pinto da Costa foram fundamentais neste projecto.»

http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/dragao-fc-porto-fc-porto-carlos-alberto-silva-centro-de-treinos-dragao-dragao-brasil/1279164-1304.html

PARA

Vista panorâmica da acolhedora Pará de Minas


» Comentar

Comentários:
14
  • Hoje foi dado mais um passo para este projeto.

  • Denilson disse:

    Sinceramente não entendo porque tantas críticas à iniciativa da Prefeitura de Pará de Minas em receber o empreendimento do Clube do Porto. A obra trará enormes oportunidades de emprego e de crescimento de toda a região. Lembre-se que o C.T. terá um hotel com capacidade para abrigar diversos garotos de potencial e talento que poderão vir de qualquer local do país e morar no hotel. O projeto vai fortalecer o futebol amador da cidade, haja vista prever a reestruturação por completo do principal estádio da cidade, que transformado em arena, receberá até 15 mil expectadores. Além do mais, a obra não se tornará um elefante branco. Recentemente a Prefeitura não poupou esforços para trazer para a cidade a conceituada Universidade Unincor doando o terreno da mesma forma que faz com o Porto. A universidade afundou em dívidas e decidiu fechar o campus de Pará de Minas e nem por isso a Prefeitura realizou um péssimo negócio como parece ser. O imóvel retornou para a posse da Prefeitura por quebra de contrato, e desta feita com todas as benfeitorias ali realizadas e será redestinada para o bem social. Acredito que o contrato assinado com o Porto deve ter estas mesmas características. Outra coisa, o grupo de investidores não vai investir essa grana pesada de 40 milhões em um projeto pensando apenas em apossar de um terreno pelo qual o valor da aquisição foi de 1,5 milhão. Não tem o menor sentido. Um abraço.

  • Aurélio Mendes disse:

    Isso pra mim não vai dar em nada. Daqui uns 5 a 10 anos teremos aqui mesmo no blog do Chico a matéria do abandono do local. O Porto não entra com dinheiro, o Carlos Alberto também duvido, quem entra? A prefeitura quando perceber que jogou dinheiro fora vai abandonar o projeto e o local vai ficar entregue às moscas. Mais dinheiro público jogado fora como sempre acontece.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    As tais “escolinhas” que Cruzeiro e Atlético Mineiro possuem pelo interior de MG e até em outros Estados, infelizmente têm mais fins lucrativos, com pagamento de mensalidades, do que propriamente a revelação de novos jogadores.

    Aliado a isso, está o desinteresse cada vez maior no futebol ( Assunto debatido recentemente aqui no Blog ).

    Depois da descoberta do Leandro Damião, pelo Internacional-RS, acho até que os grandes clubes passarão a olhar com outros olhos, competições amadoras como a Copa Itatiaia, Copa Corujão, entre outras… ( Apesar de que, quando o Inter contratou o Leandro Damião, ele já tinha se profissionalizado, mas há pouco tempo. Porque pelo que falam, há pouco mais de 02 anos atrás ele ainda jogava no “terrão”… )

  • Bernardo disse:

    Ok! Já esclareci…

  • Bernardo disse:

    Pará ou Patos?

  • Gilmar disse:

    Time grande faz isso.Será que não seria possível para atlético e cruzeiro abrir centros de treinamentos na argentina por exemplo?Ou então na Africa?A seleção sub 20 de gana ganhou muitas vezes o mundial sub-20 sinal que lá é bom celeiro de jogadores.O Barcelona tem centros de “garimpagem” de jogadores em muitos países da américa latina.Ta na hora dos clubes daqui começarem a acordar!

    Quanto a atuação da prefeitura só uma palavra:VERGONHA!

  • Francisco Barbosa disse:

    Como anda a QUALIDADE do ensino nas Escolas Municipais de Pará de Minas ?

    Perigo à vista para o povo de Pará de Minas.

    Que falta faz um Benedito Valadares.

    Chega de ser Colônia.

  • Juca Bala disse:

    Chico Maia boa noite!!! Vc acredita nisso??? Prosa de PORTUGUÊS,uma o Carlos Alberto Silva,tá bem CADUKO,o Presidente do F.C Porto,Sr.Pinto da Costa,também esta pra lá de gagá,arrumou uma mulher em Fortaleza de 23 anos,que tá matando o VELHO.

    CENTRO DE TREINAMENTOS em Pará de Minas??? Isso esta realmente,sem sentido nenhum!!! Brincadeira mesmo!!! gozação!!!

  • Geovany Altissimo disse:

    Acho que vai ser mais um foquete molhado. No meu modo de ver, para dar certo esse tipo de atividade o Porto teria que fazer varios pequenos nucleos em varias regioes do Brasil para poder garimpar jogador. Vc investir tanto dinheiro em apenas um centro de garimpagem pra mim não vai dar certo. Fora a situação economica de portugal nos ultimos tempos, essa eu pago pra ver.

  • Renato Paiva disse:

    Como diria o Adilson Batista, vamos aguardar.
    Isso não tá me cheirando nada bem. Em 1 milhão de metros quadrados dá pra construir mais de 120 campos de futebol com medida de 110 x 75 (igual ao Mineirão). Será que a prefeitura de Pará de Minas tá fazendo o mesmo pra atrair indústrias, hospitais, escolas… Será que está dando o mesmo apoio ao futebol amador da cidade e aos demais esportes olímpicos? Não sou de lá, não conheço, sei que é uma ótima cidade, mas estou duvidando desta megalomania aí. Além disso, o Porto não entra com $$$??!!
    Porque o CA Silva não procurou o Atlético ou o Cruzeiro para fazerem isso? Nessas condições, duvido que eles recusariam. Sds.

  • Alisson Sol disse:

    Alguém me diz se eu entendi direito isto: “… a prefeitura doou um terreno de 1 milhão de metros quadrados para o projeto, adquirido por R$ 1,5 milhão. (link).

    Deixe-me entender: uma prefeitura gastou R$1,5 milhão, para comprar um terreno e doar. Esta é a mesma Prefeitura que “orgulhosamente”, diz que gastou R$2 milhões para inaugura a primeira unidade de bombeiros da cidade, que tem 84.252 habitantes (link). Então estamos acertados: ao invés de se ter uma segunda unidade dos bombeiros, a prefeitura preferia gastar dinheiro para doar terreno para um grupo estrangeiro. Digo-lhes uma só coisa: nem em Portugal deve ocorrer isto! Que na próxima enchente ou incêndio, todos se refugiem no centro de treinamento!

  • Alisson Sol disse:

    Alguém me diz se eu entendi direito isto: “… a prefeitura doou um terreno de 1 milhão de metros quadrados para o projeto, adquirido por R$ 1,5 milhão. (link).

    Deixe-me entender: uma prefeitura gastou R$1,5 milhão, para comprar um terreno e doar. Esta é a mesma Prefeitura que “orgulhosamente”, diz que gastou R$2 milhões para inaugura a primeira unidade de bombeiros da cidade, que tem 84.252 habitantes (link</a). Então estamos acertados: ao invés de se ter uma segunda unidade dos bombeiros, a prefeitura preferia gastar dinheiro para doar terreno para um grupo estrangeiro. Digo-lhes uma só coisa: nem em Portugal deve ocorrer isto! Que na próxima enchente ou incêndio, todos se refugiem no centro de treinamento!

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Com Pinto da Costa a coisa é de surpresa.