Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E o Mário, hein!?

Grande parte da imprensa e de torcedores achou um escândalo a atitude do lateral Mário Fernandes de rejeitar a convocação para a seleção brasileira.

Pois bato palmas para ele, pelo desprendimento e desapego à vaidade exacerbada que prevale neste meio.

Para mim a sua única falha foi não ter avisado mais cedo que não estava a fim, mas, mostrou que seu estilo é esse e fim de papo.

Não é a primeira vez que esse Mário vira notícia nacional por causa de posição semelhante e a essa reportagem da Folha de S. Paulo levanta o assunto: 

“Novato desdenha time e irrita Mano”

SELEÇÃO
Lateral direito Mário Fernandes alega razões pessoais para não se apresentar e ganha reprimenda

Mário Fernandes, 21, aprontou de novo. E agora comprometeu de vez seu futuro na seleção brasileira. O lateral do Grêmio se recusou a embarcar de Porto Alegre para Belém, onde se juntaria ao time convocado pelo técnico Mano Menezes para enfrentar a Argentina.
O voo seria ontem de manhã. Perto do meio-dia, mandou um e-mail ao técnico da seleção, no qual tentava se explicar. Alegou “motivos estritamente pessoais”.
O Grêmio fez o mesmo. Enviou e-mails, para o técnico da seleção e para a cúpula da CBF, tentando explicar a deserção de seu jogador.
Mano respondeu por meio de nota oficial, publicada ontem à tarde no site da confederação. Diz o texto que o técnico “respeita os motivos abordados pelo jogador, mas ressalta que considera não serem os mesmos suficientes para futuras decisões envolvendo a seleção brasileira”.
Na prática, significa que Mário Fernandes nunca mais será convocado por Mano, que conta apenas com o santista Danilo para a posição.
Essa foi apenas a segunda vez que o lateral do Grêmio fez parte de uma lista da seleção. A outra foi para o primeiro jogo entre Brasil e Argentina, disputado há duas semanas, em Córdoba.
Na véspera daquele jogo (no qual ficou no banco), o atleta sofreu o “castigo” a que os calouros são submetidos quando são convocados.
Após o jantar, subiu numa cadeira e discursou para os demais. Segundo funcionários da CBF que presenciaram a cena, Mário Fernandes declarou estar “muito feliz” e que pretendia “voltar sempre” à seleção brasileira.
O vídeo não foi ao ar no site da CBF para não constranger ainda mais o jogador, que já tem um histórico de decisões mal explicadas.
Mário Fernandes foi revelado pelo São Caetano. Em 2009, transferiu-se para o Grêmio numa negociação de R$ 1 milhão. Logo depois de ter sido contratado, o jogador desapareceu de Porto Alegre.
O caso mobilizou a polícia gaúcha. O jogador foi encontrado quase uma semana depois, na casa de um tio, em Jundiaí (SP). Em entrevistas após o caso, chegou a brincar sobre o assunto. “Nem eu sei o que aconteceu”, afirmou.
Quando foi convocado por Mano para o primeiro jogo contra a Argentina, novamente fez piada sobre o assunto. “Eu não posso sumir de novo na seleção.”
O empresário Jorge Machado disse que “tentou de tudo” para fazer Mário Fernandes embarcar para Belém. O jogador foi proibido de dar entrevistas ontem. Em nota, o Grêmio informou que ele voltaria aos treinos hoje. (MF)

MEMÓRIA

Deserções no time nacional são raros

DO ENVIADO A BELÉM

São raros os casos como o de Mário Fernandes na história recente da seleção.
O mais notório talvez seja o do lateral e zagueiro Leandro, que pediu dispensa antes da Copa-1986.
Foi em solidariedade ao atacante Renato Gaúcho, que havia sido cortado por Telê Santana por sair da concentração e se atrasar na reapresentação.
Leandro estava junto, e só Renato foi punido.
Em 1995, o meia Arilson desertou no meio do Pré-Olímpico da Argentina.
O jogador defendia o Kaiserslautern, da Alemanha, e se sentiu “ofendido” por não estar sendo utilizado por Zagallo. Sem avisar ninguém, deixou o time e viajou à Europa.
Há dez anos, o volante Mauro Silva, campeão do mundo em 1994, desistiu de disputar a Copa América da Colômbia. Os problemas de segurança do país-sede foram a justificativa.
Em 2002, o lateral esquerdo Serginho, então no Milan, mandou um fax para a CBF no qual pedia dispensa do amistoso com a Coreia do Sul e também de “futuras convocações”.
Em 2007, com Dunga, o meia Zé Roberto, então no Santos, solicitou dispensa da Copa América e de campeonatos futuros. (MF)


» Comentar

Comentários:
18
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Não quero nem saber disso Tom Vital…

    Sai pra lá vc também… rsrs

    Abraços

  • Carlos Veloso Leitão de Figueiredo disse:

    Ele é um ótimo jogador… pode ser também que já tenha uma excelente proposta para se integrar a outra seleção pelo mundo (ele ainda pode jogar por outra seleção visto que ainda não participou de torneios oficiais). No futebol tudo é possível.
    Também, caso houver alguma coisa nesse sentido, não merece reprimenda. Futebol hoje é um ne-gó-cio.

  • cissso disse:

    oi galomagro

    o Marcos também foi ao banco e estava ligando pro Kail (de novo) e perguntando: o meu salário ainda nao caiu na conta……….

    mais um que vive as custa do glorioso
    futuro bi-campeão da série B

  • tom vital disse:

    Clayton já descobriu qual Mário?rrrs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Precisei ir ao banco agora a tarde e avistei o ex-zagueiro alvinegro Marcos (peito de pombo). Queria perguntá-lo se estava jogando ou aposentado mas ele não largava o celular…

    Na volta, deparei-me com o jornalista Son Salvador de papo com o ex-presidente do Galo Paulo Cury (com seu new look… cabelo acajú) rsrs…
    Lembrei de tanta kgada que ele, Paulo, fez no comando (descomando) do alvinegro e achei melhor continuar andando pra não ouvir o lero-lero de ambos… huahuahua

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Pra falar a verdade, esse negócio de seleção brasileira é a maior babaquice do mundo, nos dias de hoje, já foi um acréscimo no currículo do jogador, hoje já não é mais. Todo mundo tem direito de escolher onde que trabalhar, até jogador de futebol, isso é uma questão particular. E bobo é quem acha que ele vai acabar com a carreira dele e e cair no ostracismo, só de ter personalidade de não aceitar e dizer os motivos, mostra que tem QI um pouco superior. Seleção Brasileira é uma desgraça desse país, sempre usada com interesses políticos, mesmo depois do fim da ditadura.

  • bruno disse:

    Chico, é bom não dar muito crédito para essa decisão do jogador.
    Sou de Porto Alegre e aqui é sabido por todos os sérios problemas psicológicos que esse rapaz tem.
    O comentário geral é de que ninguém sabe o que se passa com ele.
    Certamente é uma piração da cabeça dele da qual vai se arrepender pelo resto da vida.
    abs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Quanto ao jogador, também acho que estão tentando crucificar o rapaz por ele ter personalidade de dizer, em outras palavras, que no momento não está preocupado em Seleção, mas sim, em ajudar o time dele.

    Concordo também com o Alisson Sol. A reação do Mano, só demonstra que ele realmente não tem perfil para ser um técnico de Seleção Brasileira.

    Agora, só falta esse chibumga arrebentar com o jogo contra o Cruzeiro… Aí eu vou voltar aqui e detonar ele… rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Sai pra lá Dudu GALOMAIO…

    Tô fora dessa… rsrs

  • Anderson Palestra disse:

    Bom, cada um pensa de um jeito. Eu iria.
    Para deleite do JB Cruz vou postar uma parte do hino do Palestra que remete ao tempo em que a seleção era algo belo e não um jogo de interesses.

    E que sejam as iras, no peito guardadas, tremendas, sagradas

    se a pátria chamar. E com a pujança, da força educada

    a pátria adorada, saibamos honrar.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Chico, o Emílio e o Clayton tão perguntando:

    _Qual Mário???

    rsrsrs

  • Alisson Sol disse:

    O que ninguém está comentando é a atitude de criança do Técnico da Seleção Brasileira ao escrever que “respeita os motivos abordados pelo jogador, mas ressalta que considera não serem os mesmos suficientes para futuras decisões envolvendo a seleção brasileira“.

    Ou ele “respeita” os motivos do jogador, ou “não respeita”. O que fica feio é escrever que respeita mas que, mesmo que ele seja o melhor jogador do país para a posição no futuro, não vai ser convocado por birrinha. Segundo notícias (link), o jogador tem crises de depressão, e o técnico poderia, se não quer ajudar, ao menos não atrapalhar. Depois o jogador faz alguma besteira, e fica todo mundo dando declarações de que “tentou ajudar”…

  • Thales Rosa disse:

    Chico ontem vi um programa a noite na tv alterosa onde os caras estavam se “degladiando” ao tratar deste assunto… Ridiculo este programa.

    Mas falando do Mario, esta mais do que certo. Porque ele serve para um jogo da seleção e para amistosos internacionais ele não serve? E outra coisa ele disse que nao gostou do ambiente, ele deve ter percebido a ostentação, a falta de amor a camisa amarela, a falta de companheirismo, e as convocações apenas por exigência de empresários..
    Certo fez ele, cada um deve fazer apenas o que quer e dar uma banana para o que os outros pensam a seu respeito..
    Abraços!

  • Francisco Barbosa disse:

    Logo aparece na TV jogando na terceirona gaúcha se dizendo arrependido, mas é direito dele de recusar a Seleção .

  • israel lanza disse:

    Chico, Boa tarde, parabens pela
    participação no programa José Lino
    Radio Itatiaia.Sucessos pela ideia
    de fazer do Sete Dias,novo diário
    Atenciosamente;
    Israel Lanza-José Peguela.

    – sete lagoas

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Chico,
    achei uma palhaçada da maioria da imprensa tentar crucificar o garoto, como se a coisa mais patriótica que uma pessoa possa fazer, é servir a seleção brasileira. Eu se pudesse daria parabéns pessoalmente a esse garoto. Tentar transformar a seleção brasileira num exército de chuteiras é a coisa mais babaca do mundo, aí podemos selecionar quem conversa sobre esporte de maneira séria nesse país, que ainda vai viver as duas tsunamis de corrupção, a copa e as olimpíadas.

  • Jorge Coelho disse:

    Correção: o cartola é do Paisandú…

  • Jorge Coelho disse:

    Todos que fizeram isso acabaram no ostracismo e nunca mais foram notícias.
    Pra quem não acredita em “maracutaias” no futebol, é só acompanhar alguns jogos pelas Séries C e D que estão sendo anulados, entre muitos que deveriam ser.
    Um cartola do Fortaleza, aproveitou a presença da seleção lá e comentou sobre o jogo Fortaleza x CRB, onde foi tramado a não queda do Fortaleza em detrimento ào Campinense. Disse que isso e outras mazelas são comuns no futebol brasileiro. A CBF já requisitou a gravação da entrevista e o dito cujo, com certeza, será punido por ofender a imaculada instituição maior do nosso futebol.
    No Brasil é assim, quem diz a verdade, é insano, estressado, nervoso, ignorante, visa momento de fama etc. Abaixo a hipocrisía!