Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Enciclopédia do Rádio precisa de mais informações sobre o Giovane Goulart e outros radialistas

Com o maior prazer,

recebi este e-mail da Sônia Pessoa, grande amiga, ex-colega de escola de jornalismo na antiga Fafi-BH, hoje UNI.

Jornalista brilhante, professora idem, está ajudando a escrever a Enciclopédia do Rádio Mineiro, um projeto muito legal da Nair Prata e Maria Cláudia Santos.

Ela está precisando de informações sobre o saudoso Giovane Goulart, infelizmente morto em um acidente de carro no dia 16 de março de 2004.

Ano passado, tive a honra de publicar aqui no blog, uma homenagem do Mário Marra a ele. Foram colegas na Globo/CBN.

Inclusive com uma foto deles, junto com o então comentarista da casa, Régis Souto, hoje Secretário de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte.

Primeiro, segue o e-mail da Sônia Pessoa, cuja solicitação serve para outros radialistas de Minas. Depois, a republicação do texto do Mário Marra e a foto:

“Olá, Chico, tudo bem? Quanto tempo…

Estou participando do projeto da Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro, uma pesquisa que deverá culminar na publicação de um livro que contará a história do esporte radiofônico em nosso Estado. A coordenação é da Maria Cláudia Santos e da Nair Prata. Acho que vc já está sabendo…

Vamos contar essa história pelos profissionais que a construíram. Assim, os verbetes serão formados pelos nomes das pessoas que já trabalharam ou ainda trabalham com esporte no rádio de Minas Gerais.

Sou responsável pelo verbete Giovane Goulart e vi no seu blog um texto sobre ele. Você tem email ou contato de algum familiar?
Poderia me ajudar dando uma declaração sobre o trabalho do Giovane ou me ajudando a preencher os campos abaixo? Se puder ficarei super agradecida. Obrigada, um bj
Nome completo
Nome profissional
Data de nascimento
Local de nascimento
Emissoras nas quais trabalhou (e cidades onde estão localizadas)
Por que ingressou no Rádio Esportivo? Por acaso? Sonho? Influência Familiar? Oportunidade profissional? Paixão pelo rádio? Paixão pelo esporte? Favor explicar os motivos.
Destaques da sua trajetória profissional no rádio esportivo
Algo que eu não tenha perguntado e que você considera importante sobre a sua participação no rádio esportivo

Preciso também de uma foto escaneada em alta resolução, de preferência em um momento profissional no rádio.”

—————————————————————————

GOULART

Da esquerda para a direita, Régis Souto, Mário Marra e Giovane Goulart

* “O dia 16 de março de 2004 era um dia normal de trabalho.
Almocei pensando no jogo entre Brasiliense e Atlético pela Copa do Brasil.
Lá pelas 15h meu telefone tocou. Vi que era o amigo Marcelo Gomes e logo pensei uma saudação mais brincalhona, só que Marcelinho parecia estar chorando.
Travei. Ele custou, mas falou. Pediu para que eu avisasse alguns amigos e eram muitos os amigos do Amigão.
Liguei para o Dr. Paulo Henrique Rodrigues, médico que iniciara o tratamento para um problema sério de audição que Giovane tinha.
Liguei para o Domênico Bhering, assessor do Atlético, que rapidamente falou que ia solicitar a realização do minuto de silêncio em homenagem ao Giovane.
Comecei a lembrar das situações que vivemos juntos e não consegui lembrar de nada negativo.
Tímido, correto, observador e dono de um enorme sorriso aberto.
As lágrimas começaram a descer quando lembrei que ele estava louco de saudade do filho. Giovane aproveitou um espaço de folga na tabela do Cruzeiro (clube que ele cobria em 2004) e foi para Três Pontas. Na bagagem dele estavam alguns presentes para o filho e ele sorria ao falar que ia rever o garoto.
Saudades.
Pensei em dividir com vocês um momento que passamos juntos.
Era a festa de final de ano das Rádios Globo e CBN.
Eu, Régis Souto e Giovane Goulart batíamos mais um papo. Comemorávamos a vida, algo que o Amigão gostava muito de fazer.”

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
4
  • Andre Silva Rosa disse:

    Olá Chico, tudo bem? Tomei conhecimento sobre o seu trabalho na história dos radialistas de MG através do Francisco Pereira que escreveu acima. Eu me formei na turma do Giovane em 2003, pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha-MG). E como sou conterrâneo dele, de Três Pontas, eu residia na época aqui na cidade e no último ano da faculdade tive a oportunidade de conviver com ele diretamente. Viajávamos ida e volta juntos todo dia para Varginha. Na época, ele estava na rádio Melodia FM e eu trabalhando na assessoria de comuncicação da faculdade. Tenho algumas fotos antigas da época da faculdade dele aqui também. Se precisar, pode solicitar. E com certeza tenho ótimas lembranças desse amigo que se foi. Inclusive, semana passada fizemos um reencontro em Varginha de alguns formandos para relembrar a velha turma. E foi impossível não falar do Giovane. Impossível esquecer daquela fanfarrão e do famoso grito “É festa!!!!!”. Eu continuo residindo em Três Pontas. Vejo com frequencia o filho do Giovane. Está grande e lembra a feição do pai. Abraço!

  • Francisco Pereira disse:

    Bom dia, Chico. Aqui é seu chará, de Três Pontas-MG, residindo em Varginha-MG há 10 anos. Fui um grande amigo do Giovane. Estudamos juntos no início do curso de Jornalismo, em Varginha-MG. Devido à oportunidade de trabalho em BH, ele transferiu o curso, mas depois voltou, formando com uma turma anterior à minha. Este ano vamos realizar um encontro para comemorar os 10 anos de formatura. E o Giovane está em nossas lembranças. Temos fotos e estamos localizando vídeos da época. Mas também gostaríamos de receber arquivos em aúdio ou vídeo, caso você tenha. Se precisar das nossas imagens, é só solicitar. Grande abraço!

  • Ivan Munis disse:

    Primeiramente parabéns pela matéria e pela dedicatória. Sou amigo do Goulart, digo no presente pois carrego as lembranças prazerosas que tive ao lado do meu grande colega de Grupo na cidade de Três Pontas/MG. Fico a disposição colaborar e enriquecer a matéria da lenda do radialismo!

  • sergio ramos disse:

    parabéns pelo post gostei do que li bela matéria de amigos de verdade