Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E assim caminha o esporte brasileiro!

Veja este artigo do jornalista Ricardo Noblat sobre a patifaria e safadeza que imperam na política brasileira.

Envolve o nosso tema principal, o esporte, e vale a pena ler.

Li no O Globo, de ontem, e saiu também no Hoje em Dia:

* “Deixem Aldo em paz

Difícil dizer qual foi o momento de mais brilhante cinismo que marcou a entrevista coletiva concedida na última sexta-feira por Renato Rabelo, presidente do Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Terá sido aquele onde ele garantiu que Aldo Rebelo, seu correligionário e novo ministro do Esporte, escolherá livremente com quem irá trabalhar?

Ou terá sido o momento seguinte quando Renato citou Nádia Campeão, ex-secretária de Esporte de São Paulo e ex-presidente do PC do B no Estado?

Renato admitiu que Nádia está cotada para a Secretaria Executiva do ministério do Esporte, embora “não seja uma indicação do partido”. Como é mesmo, Renato?

Cinismo puro!

Em 2002, ao se eleger presidente da República e decidir que o Esporte caberia ao PC do B, Lula pediu ao partido que sugerisse o nome do ministro. Por partido entenda-se Renato. Ninguém ali o contesta.

Renato tentou emplacar Nádia Campeão. Lula preferiu Agnelo Queiroz, deputado federal pelo PC do B de Brasília.

Então Renato empurrou goela abaixo de Agnelo os nomes de Orlando Silva para secretário Nacional de Esporte e de Ricardo Leyser Gonçalves para secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento.

Foi o primeiro emprego da vida de Orlando, que pelo PC do B presidira a União Nacional dos Estudantes entre 1995 e 1997.

Orlando e Ricardo serviram ao partido no ministério como uma espécie de tutores de Agnelo. Vigiavam seus passos. E confrontavam atos que poderiam desagradar ao partido.

Em certa ocasião, Agnelo aceitou convite para assistir no exterior a uma competição de natação. O autor do convite era um dirigente esportivo do Rio.

Os tutores de Agnelo se opuseram. Alegaram que a aceitação do convite fortaleceria seu autor, empenhado em que o Rio sediasse os Jogos Pan Americanos de 2007. E para o PC do B, o melhor seria que o Pan fosse disputado em São Paulo. Ali o partido concentra seus maiores interesses.

O ministro viajou mesmo assim.

Os dois viviam no gabinete de Agnelo. Não se anunciavam antes de entrar, simplesmente giravam a maçaneta da porta e entravam.

Uma vez, irritado, Agnelo foi visto saindo do seu gabinete com as mãos na cabeça para desabar diante de secretárias perplexas: “Tirem esses dois da minha sala. Não agüento mais”.

Vexame!

O posto de Orlando só lhe dava direito a dispor de carro oficial para se deslocar dentro da Esplanada dos Ministérios.

Pois bem: ele visitava a namorada que morava na Asa Norte dizendo que usara o carro em viagem ao Setor Hospitalar Norte. Para ir ao aeroporto, anotava que usara o carro em viagem ao Setor de Carga. Há um dossiê a esse respeito.

Apontado como o homem-forte dos Jogos Pan Americanos, Ricardo acabou condenado pelo Tribunal de Contas da União a devolver aos cofres públicos mais de R$ 18 milhões. Foi acusado de superfaturamento e de pagamentos indevidos.

Nem por isso deixou o ministério. Mais do que Dilma, Lula tolerava desvios de conduta.

Quem deixou o ministério foi Agnelo, candidato ao governo do Distrito Federal e depois ao Senado. O PC do B abandonou-o.

Agnelo quis voltar a ser ministro no segundo governo de Lula – o partido preferiu Orlando. Mas escalou o advogado Ronald Freitas, um dos sete membros do seu secretariado, para monitorar o novo ministro.

Agora, quem haverá pelo PC do B de controlar de perto ou à distância o desempenho de Aldo Rebelo?

Dele se diz – e com razão – que é um político experiente e respeitado por seus pares. Foi presidente da Câmara dos Deputados e ministro das Relações Institucionais de Lula. Até a oposição (leia-se: Aécio Neves e José Serra, ambos do PSDB) gosta dele.

Seria razoável que o PC do B o deixasse em paz. Deixará?

Aldo é tido como um quadro disciplinado. Os comunistas se referem a ele como “um quadro orgânico”.

No ano passado, Aldo pediu socorro à direção do partido quando temeu não se reeleger devido à quantidade de dinheiro gasto para eleger deputado Gustavo Petta, cunhado de Orlando.

O PC do B espera que ele retribua a ajuda que recebeu.

Força, Lula!NOBLAT

* http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/10/31/deixem-aldo-em-paz-414084.asp

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
8
  • mineiro realista disse:

    PC DO B (PARTIDO CORRUPTO DO BRASIL).

  • Alisson Sol disse:

    Caro Fabrício Melo: você quer mesmo discutir obras de ficção?

    Vamos focar nos fatos, e a sua opinião sobre o futebol parece bem realista. Os cruzeirenses do blog não são nem mais nem menos humildes que os outros torcedores. Apenas alguns (e nem todos) focam em analisar os jogos e esquemas táticos, e quem realmente observou, verá que já estava antecipado um ano difícil para o Cruzeiro desde Dezembro passado. Vide link para meu comentário no post do Chico sobre “profetas e profecias” no final de 2010, e compare os comentários da época com a realidade atual.

    Para mim, uma análise de esquemas de jogo indica que há uma chance de um resultado melhor contra o Flamengo, principalmente se Ronaldinho Gaúcho não jogar ou não estiver em bom dia. Acho que o Cruzeiro empata com o Inter em casa, e depois é que, na minha opinião, a tabela ajuda muito o Cruzeiro. Não vejo nenhum outro clube na últimas 8 posições com tabela tão favorável na reta final. É saber aproveitar.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Tem é colocar num paredão e fuzilar essa corja toda !!!

    É muita safadeza com a consciência tranquila pelo amparo da impunidade !

  • Reinaldo Reis disse:

    Caro Chico,

    A muito suposição e muita inverdade. Não vou me alongar, mas primeiro, não foi o Partido que deixou Agnelo, foi ele que deixou o partido, inclusive antes de se candidatar a governador do DF, sendo presidente da Anvisa.
    Segundo, dizer que o Renato fala e todo um partido se cala, é não conhecer a organização interna do PcdoB. O debate é intenso e constante.
    Terceiro, falar que o Partido deu prioridade ao Gustavo em relação ao Aldo, é mentira, tando é que o Gustavo não teve a mesma estrutura do partido, o Gustavo, teve menos estrutura do que o Protógenes.
    Recomendo que leia e publique também o texto do Luis Nassif sobre o caso Orlando.
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-saida-digna-de-orlando-silva?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    A arte de governar é a perícia de saber administrar bandidos. Não há santo na política.

    Conheci um, já falecido, que, quando descobriu em que se metera, nunca mais se candidatou a nada.

    E saiu limpo e com muitas inimizades, por não entrar no jogo da corrupção.

    Brasil, um país de tolos: os cidadãos de bem!

    E há quem chore por estes canalhas.

  • Fabrício Melo disse:

    Quando a Igreja Católica pronunciava em seus sermãos, que: “comunistas comiam criancinhas”, acho que ela estava enganada, comem atletas. O dinheiro que deveria ser usado na formação de atletas vai aos bolsos dessa cambada que nunca praticou esporte algum.
    Tem atletas que passam fome, sem condução para irem aos treinos, sem patrocinadores, sem locais adequados para treinarem, sem bolsas de estudos etc; enquanto essa corja de bandidos praticam corrupção e quase não devolvem aos cofres públicos. Por que tem que ser gente do PC do B pra esse cargo? Será que não pode ser de um ex atleta e que tenha um mínimo de qualidade técnica para ocupar o cargo?
    Chico, o time do Galo não pode ir no oba oba da imprensa, esse time melhorou, mas não é bom e está próximo do Z4. Prudência, humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
    Será que não vai aparecer um filho de Deus pra ensinar o Bernard fazer gols? Quem joga no ataque tem que fazer gols. É bom de bola, joga bem, serve bem aos companheiros, mas tá uma lástima nas finalizações. Melhores dias a ele!
    Ganhando de 2 x 0, adversário com dois a menos, não seria melhor valorizar a posse de bola? Explorar contra ataques? Esses apagões matam a torcida do coração!
    Tô gostando de ver a humildade dos cru crus aqui do blog. De arrogantes a conselheiros da auto estima, da esperança e não ao desânimo. Calma gente, o cru cru não cai, tem muito time pior ainda, basta ganhar os jogos em casa.
    Caro Alisson, no seu hino diz: “…tão combatido, jamais vencido…” Será?

  • Anderson Palestra disse:

    E esse come-dorme do Orlando?
    Primeiro emprego?!!? o Segundo já é ministro?

    Tava vendo o filme Inimigo(s?) Público(s?) ontem e certo momento um sujeito vai pedir mais grana para o FBI, para aparelhar, contratar novos agentes e reciclar os mais velhos. O presidente da seção pergunta ao sujeito:
    Você ja prendeu quantos em sua vida?
    – Eu sou da Administração.
    -Eu te perguntei quantos você já prendeu.
    -Senhor, eu sou da Adminsitração, não saio as ruas.
    – Você já investigou alguém na vida?
    -Meu serviço é burocrático, trabalho na Administração.

    -NEGADO O DINHEIRO, VOCÊ NÀO TEM COMPETÊNCIA PARA ESTAR NESSE CARGO.

    Ah se aqui fosse assim.

  • Anderson Palestra disse:

    Loteamento de cargos.
    Fica difícil fazer uma limpa no Brasil tendo esse modelo de gestão.
    E para quem fica de birrinha achando que isso é coisa do PT, pode se informar mais.
    Todos os governantes fazem isso e o fazem na União, Estados e Municípios.
    Faz o PT, PC do B, PSB, PSDB, PMDB, PP, DEM(o), PV, etc…