Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Contentai-vos irmãos, e muita calma com o novo Independência!

É lamentável, mas é verdade!

Hoje teve visita “de rotina” das autoridades ao estádio Independência, e só notícias desagradáveis:

– Obra prometida para julho de 2010 e depois para fevereiro de 2012, terá “mais uns dias” de atraso.

– O problema da falta de visibilidade dos torcedores vai continuar.

– Só agora a BHTrans vai estudar a localização dos “bolsões de estacionamento”

Reportagens do Super FC e Superesportes:

“PREVISÃO OFICIAL”

Sérgio Barroso oficializa atraso das obras no Independência e adia reinauguração para meados de março

Os torcedores de Belo Horizonte vão precisar esperar um pouco mais para assistirem América, Atlético e Cruzeiro atuando na capital mineira. Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou que problemas com as chuvas no fim do ano passado atrasaram as obras do Independência, o que adiou a reinauguração do estádio para meados de março.

Com o anúncio, feito pelo secretário Sérgio Barroso, o estádio não vai estar pronto para receber o clássico entre América e Atlético, no dia 4 de março.

INDEPENDVESTIA

“Tivemos um atraso de duas semanas. No mês de novembro, tivemos 400 milimetros de chuva, em dezembro, praticamente 800 milimetros. Na primeira quinzena de janeiro, 300 milimetros. São 1500 em dois meses. Qualquer obra, inclusive uma obra na casa da gente, com chuva torrencial, atrasaria. Os operários, por exemplo, não podem ficar nos andaimes por questão de segurança”, explicou o secretário.

A primeira previsão de entrega do Independência era para a última semana de fevereiro.

“O vestiário vai ser coberto com uma lona tensionada. Ela teve que ser parada por um período. Houve sim um atraso de 13 ou 14 dias que estamos tentando recuperar. Por isso a obra vai ser entregue no final de fevereiro, para que o primeiro jogo do estádio seja em março”, observou Barroso.

Sobre um novo atraso nas obras, Sérgio Barroso foi taxativo: não há hipóteses.

“Não estamos considerando isso. É claro que você não pode considerar um intempérie de tempo, mas, na nossa previsão, não vamos atrasar mais”, afirmou.

A primeira partida da nova era do Independência ainda não está definida, mas tudo indica que será protagonizada pelo América. Segundo Sérgio Barroso, não existem chances de a seleção brasileira reinaugurar o estádio, mesmo que com o time olímpico.

“Decidiu-se privilegiar o Campeonato Mineiro, que é o que temos de melhor. Vai ser o Mineiro. Estamos decidindo com os clubes e a Federação Mineira de Futebol, qual vai ser o jogo. Mas ele não deverá passar da metade de março”, finalizou.

No mês de março, o América tem três compromissos como mandante no Independência, contra Atlético, no dia 4, Boa Esporte, no dia 18, e Tupi, no dia 28. Como o clássico já está descartado, é provável que a primeira partida da nova era do estádio seja no dia 18, contra o Boa. 

* “PROBLEMA MANTIDO”

Sem solução possível, secretário indica que visão continuará prejudicada na arquibancada do Independência

O problema de visibilidade no Independência, apontado pelo O Tempo/SuperFC no início deste mês, parece não preocupar as autoridades responsáveis pela reforma do estádio. Na arquibancada superior, o torcedor vai ter sua visão prejudicada pelas grades de proteção que foram instaladas por exigência do Corpo de Bombeiros.

Sérgio Barroso, secretário extraordinário da Copa do Mundo em Belo Horizonte, minimizou a pouca visibilidade nos assentos superiores e ressaltou a necessidade das grades por questões de segurança.

“Talvez, em algum ponto, dentro daqueles seis mil assentos, tenha a visibilidade um pouco prejudicada, mas esse é um ponto que estamos discutindo há um tempo e estamos buscando alternativas. No momento, vamos manter a situação como está, porque é uma arquibancada totalmente segura e são somente seis mil assentos que têm essa condição. Vamos inaugurar o estádio com as grades, porque estamos privilegiando a segurança dos torcedores”, disse o secretário, que garantiu estar discutindo o caso com outras autoridades.

“É uma questão que estaremos discutindo com todos os envolvidos de como vamos proceder no futuro, mas, no momento, o que foi decidido junto com o Ministério Público, é fazer a inauguração do estádio e que o futebol mineiro volte para a capital”, completou.

INDEPENDVisão das arquibancadas superiores está parcialmente comprometida

Segundo Barroso, encontrar uma solução que dê mais visibilidade e ao mesmo tempo segurança aos torcedores não será fácil. O secretário também negou qualquer tipo de erro no projeto do estádio e garantiu que os moldes utilizados no Independência são aplicados em arenas espalhadas pelo mundo.

“Não foi um erro de projeto. A inclinação de 40º é normal. Pela dimensão do terreno e pelos 25 mil assentos montados, essa é uma inclinação normal dentro de qualquer análise. O presidente do CREA esteve aqui hoje pela manhã e confirmou que essa é uma inclinação normal”, assegurou. 

* http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=53068,ESP&utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

E tem mais essa, da qual falamos aqui há algumas semanas.

Do Superesportes:

* “Independência será reinaugurado sem solução definitiva para o trânsito no Horto”

Prefeitura começa plano de reorganização de vias no bairro para melhorar o fluxo

Depois de mais de dois anos de obras no Independência, só agora, às vésperas da inauguração, prevista para março, a prefeitura de Belo Horizonte começou a agir para buscar soluções para o trânsito do bairro Horto. De acordo com o secretário extraordinário da Copa em Minas Gerais, Sérgio Barroso, o projeto será executado em breve.

“Existe, junto à prefeitura, uma aprovação de um plano básico de fazer uma reorganização do entorno do Independência, na questão da mudança de mãos das vias, dos semáforos, das calçadas. O projeto já está aprovado e ele me prometeu que, nos próximos dias, as obras vão começar no entorno do estádio”, explicou.

Com o primeiro jogo do novo Independência previsto para a segunda quinzena de março, as obras no trânsito do Horto ainda deverão estar pendentes. “Esperamos que esteja praticamente pronto, mas não totalmente. Esperamos que esteja em uma condição privilegiada”, observa Sérgio Barroso.

O secretário do Governo ressalta que, além do carro particular, o transporte coletivo deve ser privilegiado pela população, a fim de não congestionar o fluxo no Horto. “Mas, o mais importante que todos saibam é o seguinte, como o projeto de mobilidade urbana, vamos fazer uma campanha chamada ‘Independência a pé’. O estádio tem um bem muito grande que as pessoas esquecem. É exatamente a estação do metrô do Horto. Hoje eu fiz a caminhada do Horto até aqui e deu 500 metros. Essa é uma distância, para aqueles que não têm necessidades especiais, compatível com a entrada de qualquer estádio de futebol”.

Quem optar pelo transporte particular vai contar com estacionamento do estádio e ruas do entorno. “O estacionamento dentro do estádio comportará 492 vagas. Ainda mais pessoas vão vir de carro e terão bolsões de estacionamento na região. Mas a grande força que vamos fazer é para que o torcedor privilegie o transporte público, que fica a 500 metros do estádio”, destacou Barroso.

INDEPENDTRANSITO
Por ora, não está claro se as vagas de estacionamento internas estarão disponíveis para o torcedor comum ou se serão destinadas a convidados e donos de camarotes.

A localização dos bolsões de estacionamento ainda será estudada pela BHTrans. 

http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2012/01/25/noticia_interior,207579/independencia-sera-reinaugurado-sem-solucao-definitiva-para-o-transito-no-horto.shtml#.TyAui6OmMB0.twitter


» Comentar

Comentários:
18
  • Paulo Henrique disse:

    Tenho a ligeira impressão de que muita gente, até liberarem o Mineirão, ainda vai sentir saudades da Arena do Jacaré.

    Além dessas falhas, o trânsito vai ficar um lixo em dia de jogos.

  • Frederico Dantas disse:

    1) Obra atrasada por causa de chuvas? Quem fez o cronograma não sabe o céu desaba em BH nesta época do ano?

    2) Esta da visibilidade só pode ser piada de mau gosto.

  • Gustavo disse:

    Não fiquem chateados, pessoal! Ele está privilegiando a segurança…

    Brincadeira ouvir isso…

    Se é pra privilegiar a segurança ferrando a visibilidade, melhor então ficar em casa!

  • Guilherme Ventura disse:

    Olá caros amigos,

    Quanto a questão das grades nas arquibancadas. Já que o estádio é um projeto que tem como modelo estadios como o Bessa Porto e o do Genova, por que não fez com eles fizeram as proteções? Somente a barra, sem grades no núcleo. Lá eles parecem não terem problemas com isso.
    Caso eles não tomem uma atitude, tenho certeza que o protesto dos torcedores (Parte mais interessada e importante) fará com que eles descubram uma solução.

  • pedro bozzolla disse:

    É uma piada de mal gosto!!!! E mesmo assim eu estou louco de vontade de conhecer! Mesmo que seja para sentar o sarrafo. Eu sou arquiteto e esse papo da visibilidade seria INADMISSÍVEL em qqr lugar sério. Você vai para ver o jogo, mas você não vê direito!!! Para eles isso é um DETALHE, afinal todos estarão seguros. É isso que dá quando deixam os bombeiros darem pitaco. É muita tosqueira!!!!!!!!!!!!!

  • Paulo Henrique disse:

    Chico,

    parabéns por ser um dos únicos jornalistas de MG a ter coragem de mostrar as falhas do Governo Estadual.

    Liberdade de imprensa aqui, só na teoria.

    Sobre os absurdos da obra, os colegas já falaram muito bem.

    Falta investigar a fundo o superfaturamento, o que com certeza acontece em todo país.

  • Luiz Renato Rocha disse:

    Em qualquer lugar civilizado do mundo este incompetente já teria sido afastado há tempos. Mas é Brasil…

    Este Secretário é uma piada. Onde acham uns tipos desse que nunca foi a um jogo de futebol e vai comandar logo o futebol????

    Desisto…

  • Fabio disse:

    Parabéns povo Mineiro, estão reclamando de que? Afinal Aécio, Perrela, Anastasia e outros e culpa nossa.

  • tom vital disse:

    Legal parabéns para o gênio que projetou isso.Deve ser arquibancadas para
    cegos.

  • tom vital disse:

    Ou primeiro de abril de 2014?

  • tom vital disse:

    Que tal remarcar a data de reinauguração para :Primeiro de abril de 2013.rsrs

  • Fernando disse:

    Esse secretario é um grande …!! 6 mil lugares correspondem a 25% dos lugares do estádio. Cara-de-pau!!!

    Uma obra que demorou tanto tempo para ser feita apresentar defeitos gravíssimos como esses é inconcebível.

    Um sujeito desses ser secretario é significativo de como nosso Governo está atolado na merd*…

  • João Luiz Pontelo disse:

    Aguém sabe as dimensões do gramado?
    Já ouví dizer que são menores que da Arena do Jacaré.

  • lucio disse:

    Essa Secopa tá zombando da cara de todos nós. Nos chama claramente de trouxas. Dizer que prejudicar “apenas” seis mil torcedores, por causa da grade, é taxar qualquer um de otário. Pra defender tanto aquelas grades, alguém deve ter levado uma bolada das boas. E ainda vem falar em “independência a pé”, por que a incompetência das autoridades em não verificar como todos irão ao estádio é demais. Então é isso aí: vá a pé, seja lá de onde for, compre seu ingresso (que é mais importante) e se não der pra ver os jogos, o problema é seu !

  • Eduardo disse:

    Engraçado, a geral do Mineirão tinha sua capacidade de ingressos limitada devido a visibilidade que era prejudicada pelas placas de publicidade. Agora estas grades que comprometem a visibilidade de todos os assentos da arquibancada. Se forem coerentes não irão deixar vender os ingressos para este setor.. correto?

    São tantos os culpados pelo atraso, que sobrou até para a chuva. É certo que choveu muito, entretanto se a obra não tivesse atrasada isto certamente não teria acontecido…

  • clauber disse:

    Agora ferrou tudo….. Quero saber é quem são os otários que vão pagar por isso? Claro que nós contribuintes…

  • audisio disse:

    Infelizmente parece que não vivemos numa época onde os arquitetos e engenheiros, pessoas envolvidas com obras, não possuem ferramentas para realizarem simulações e apoiarem suas decisões antes de fazerem suas m.
    Com a palavra os arquitetos, os engenheiros e o CREA. Uma vergonha! A coisa já nasce errada! Gostaria de perguntar esse Senhor que afirmou que somente 6.000 dos 25.000, ou seja, um quarto dos assentos, não terão suas visões atrapalhadas pelas barras e grades. Quanta incopetência!
    Depois reclamam quando se menciona em trazer profissionais e empresas de fora.
    A ademg informa: “Saem saem as placas de publicidade do mineirão e entram as barras de segurança do Independencia” ambas tem a mesma missão. Atrapalhar a visão da vítima de sempre: O torcedor de Belo Horizonte.

  • Klang disse:

    “Somente seis mil assentos” Eu li isso ou tô louco? Só 6 mil? Como 6 mil pode ser pouco? É o cara comprar e não levar a visão do jogo? Se estão preocupados com segurança, porque não imaginam que o pessoal da primeira fila vai ficar em pé, obrigando o pessoal da segunda fila a ficar em pé e assim sucessivamente. Será que não imaginam que isso pode causar uma briga com torcedor exigindo que o outro assente?