Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Democrata-GV é o retrato do que ocorre com os clubes do interior mineiro

A minha desilusão em relação ao Campeonato Mineiro está retratada nessa nota do Fernando Rocha, em sua coluna de hoje no Diário do Aço, de Ipatinga.

A FMF e os clubes da capital não se tocam que precisam rediscutir urgentemente o futebol mineiro, que está regredindo, devido a situações como essa do Democrata de Governador Valadares, que na prática, é a mesma de quase 100% dos clubes do interior.

Um clube como a “Pantera”, que já revelou tantos jogadores, vive há algum tempo na dependência de empresários, monta time para durar três meses, o período do Campeonato, e não consegue motivar a sua torcida porque não tem jogadores identificados com a cidade e região.

O Democrata-GV é o retrato do interior mineiro e ele só tem como sobreviver dessa forma.

É isso, ou fechar as portas!

O que é péssimo para Atlético, Cruzeiro e América, que tinham os clubes do interior como grande fonte reveladora de talentos.

Veja a nota do Fernando Rocha:

“No ano passado o Democrata/GV firmou uma parceria com o Botafogo/RJ e quase foi rebaixado. Jogadores e comissão técnica  com salários pagos pelo clube carioca chegaram a Valadares e se achavam os reis da cocada preta e o resultado foi um retumbante fracasso, que só não se transformou em um desastre maior com o rebaixamento devido ao trabalho do veterano-técnico, José Maria Pena, acostumado a salvar times da degola.  Este ano, a diretoria da Pantera optou por nova parceria desta vez com o Vasco da Gama e de cara o time foi derrotado em casa pelo América/BH. Sei não, mas se não ganhar do Boa Esporte domingo em Varginha… melhor é trazer de volta logo o velho, eficiente e sortudo Zé Maria, antes que outro desesperado chegue na frente.”


» Comentar

Comentários:
13
  • Respondendo o comentário “… Que qualidade têm os mercenarios do plantel. Depois querem fazer uma boa campanha no BR 2012…”, quero lembrar que no Galo e o CUzeiro tem esse “tipo” de profissional; afinal, quem compra tá no mesmo nível (ou até pior!) de quem vende determinadas “mercadorias”!
    – Que esses “profissionais” que entraram em campo no dia 04/12/11 (titulares, reservas e comissão técnica) de ambas equipes, sejam BANIDOS do futebol, pois, ludibriaram, enganaram, tripudiaram, desonraram ambas as camisas, e que reservem vagas na série B 2013 prá esses incompetentes, que prejudicaram a si mesmos e ao Atlético-PR e quiçá até o Ceará!
    – Concordo contigo quando diz “Dias dificeis virão, é só esperar.”, prá essa duplinha de imprestáveis!

  • JOAO NASCIMENTO disse:

    NAO É A TOA QUE ESTE CLUBECO É CONHECIDO COMO DEMOLIXO. TÁ BÃO FIO…..

  • bessas disse:

    O próprio Boa esporte que no ano passado quase foi promovido a série A(ficou em 5º) trocou todo seu grupo(27 jogadores). Aí fcia dificil esperar alguma coisa do Campeonato mineiro.

  • Jefferson Melo disse:

    Atribuo uma parte da culpa a classe joranilistica esportiva mineira que não se posicionaram contra a reeleição do presidente da FMF. A FMF precisava era de um projeto novo e atual. Reeleição em cargos publicos e de instituições (Federações de futebol e outros) é pôdre e propicia a corrupção, gente de bem não busca reeleição! Lamentável

  • Marcos 2012 disse:

    Concordo com o sr. Franciso Barbosa.
    Decadência no futebol mineiro só se for na capital- Cruzeiro atrasando salários e prestes a falir, Atlético vivendo suas fantasias e encolhendo a cada dia que passa e América que só sonha e não cresce. Pois no interior o futebol mineiro vai bem sim senhor, que o diga o Boa, o Ipatinga e o Tupi!!!

  • Julian disse:

    Caro Chico Maia,
    Em relação ao EC Democrata de minha GV;
    tenho o seguinte a comentar:
    – Também concordo com a Nota do Esxcelente Fernando Rocha, mas
    fazer futebol está muito mais difícil, diversos custos(hotel, salário alimentação), agora a parceria feita tem o seu lado positivo; Primeiro os jogadores já são fisica e tecnicamente formados como atletas na base do clube parceiro, segundo o futebol amador que cedia alguns jogadores (revelações) ao Democrata e outros não cede mais por exatamente o mesmo dos profissionais: falta de recursos na base do Futebol Amador, do Democrata e Outros, apesar que a molecada nova não está mais querendo jogar futebol mesmo o da periferia……. A discursão é longa ………..

  • orlando cardoso disse:

    Chico,

    A alguns anos venho sugerindo mudanças na disputa do campeonato mineiro. É necessário uma grande transformação na forma de elaboração dos diversos campeonatos no Brasil.
    Antigamente tínhamos times fortes no interior e mais clubes na capital, os quais revelavam inúmeros jogadores. Na atual estrutura do futebol brasileiro, o mesmo tornou-se elitizado e apenas os maiores clubes conseguem manter-se em atividade durante todo o ano. Os demais passaram a ser coadjuvantes desqualificados e descaracterizados, aproveitando os jogadores que sobram nas equipes maiores. Isso é péssimo para os times, os torcedores, e principalmente para os atletas profissionais de menor expressão.
    No caso do campeonato mineiro, acredito que o melhor caminho é a regionalizado em chaves, por exemplo 40 clubes divido em 4 chaves regionalizadas, que disputariam durante o período dos campeonatos nacionais, e classificariam-se 4 ou 6, que se juntariam no início do ano a Atlético, América e Cruzeiro e demais clubes mineiros que disputam as séries B, C e D dos campeonatos nacionais.
    Assim , os clubes teriam calendário e chegariam na disputa do mineiro com equipes formadas. Do campeonato mineiro teríamos os times classificados para a Série D do brasileiro.
    Isso geraria emprego, movimentação dos clubes e cidades do interior, e consequentemente revelação de jogadores.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Viver de lixo de Botafogo e lixo do Vasco, vai querer o que?

  • Francisco Barbosa disse:

    Discordo,
    O Boa quase subiu p/ Séria A , Ipatinga voltou p/ B, Tupi subiu P/ C, Villa Nova não subiu mas fez boa campanha, o América saiu do marasmo.
    A Caldense esta organizada e cheia de patrocinios.

    A duplinha da capital e que esta decadente.

    Quanto aos 12 do modulo I, 2 tem de cair

  • Pedro disse:

    Realmente é preciso repensar o campeonato mineiro. No entanto, perder para o América não pode ser considerado motivo para ligar sinal de alerta para equipe alguma.

  • mauricio souza disse:

    O 6a1o desse ano, não tem um jogador que saiba bater pênalti. Que qualidade têm os mercenarios do plantel. Depois querem fazer uma boa campanha no BR 2012. Dias dificeis virão, é só esperar.

  • lauro disse:

    corrigindo : site yahoo

  • lauro disse:

    Chico veja a reportagem no site do msn, um bairrista e arrogante a menos na tv

    ..Band demite repórter Luiz Ceará
    Por Rogerio Jovaneli | TV Esporte Blog – 12 horas atrás
    ……..
    Luiz Ceará não trabalha mais para a TV Bandeirantes. O repórter foi demitido pela emissora pela manhã e por isso nem participou hoje do “SP Acontece”, programa apresentado pelo ex-jogador Neto, informa o Comunique-se. A demissão de Ceará teria por objetivo atender a um processo de reformulação do programa iniciado pela Band.

    “Não me preocupo com o emprego, porque sei que posso perdê-lo a qualquer momento. a preocupação é com a decência”, escreveu o jornalista em seu perfil no Twitter. Ainda no microblog, Gabriel Saraceni, repórter do jornal Lance!, lamentou a notícia: “sem Ceará, demitido da Band, os treinos da manhã perdem muito em carisma. Boa gente, sempre de bom humor. Que volte logo”, tuitou o colega.

    De acordo com o portal, novas demissões devem ocorrer no departamento de Esportes do canal. O jornalista Anderson Cheni revela em seu blog “Cheni no Campo” que a direção de Esportes da emissora está próxima de anunciar a contratação de mais um ex-jogador de futebol.

    Ronaldo Giovanelli, ex-Rede TV e antigo companheiro de Neto nos tempos de jogador do Corinthians, é um dos nomes cogitados. Fala-se também no palmeirense Marcos, que acabou de se aposentar. Nenhum desses nomes foi confirmado pela Band