Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Algumas constatações são evidentes!

O Campeonato Mineiro não serve de parâmetro para avaliar a qualidade dos nossos que disputam as Séries A e B do Brasileiro. Mas surgem situações que mostram algumas fragilidades e erros absurdos.

O Atlético não pode continuar sem um cobrador de penalidades. Já não tem quem bata faltas há tempos.

Este ano, em três jogos-treinos e um jogo oficial, desperdiça uma oportunidade dessas, que poderia ter sido fatal em Teófilo Otoni.

Antes, André, hoje Richarlysson! Aliás, este é um jogador que continua em débito e ainda está longe de justificar o alto investimento feito nele.

Que não passe pelo Galo como mais uma “barrigada perdida”, um “come-dorme”, que só veio a Belo Horizonte para ganhar dinheiro embalado por boas entrevistas, que levam a maioria na bicaria.

O aperto passado contra o aguerrido América-TO foi em função da falta de finalizações competentes.

Jogadas de oportunidade não faltaram, mas a pontaria do André não está calibrada e principalmente do Escudero que perdeu chances incríveis.

Fico imaginando se o time tivesse um Obina para aproveitar tantas boas assistências!

O gol do América-TO provoca mais questionamentos ao goleiro Renan Ribeiro. Há companheiros que creditam a maioria das falhas dele à falta de um treinador de goleiros mais gabaritado.

Pode ser. Neste jogo a impressão que tive é que ele estava mal posicionado dentro do gol para uma bola cruzada do córner e naquela altura toda. Dava tempo para observar tudo e se colocar melhor.

Mancini entrou e virou o jogo.

Beijou a camisa e fez aquele ritual que a torcida adora e faz com que um jogador dure mais tempo num clube do que deve.

Também está em débito e tomara que jogue nessa temporada alguma coisa do que jogava nos seus bons momentos de Europa.


» Comentar

Comentários:
33
  • JOAO NASCIMENTO disse:

    MEU DEUS…O ILUDIDO DO JOSTA AGORA TEM UM ALTER EGO (OU SERIA O CONTRARIO)…Ô CHICO…POR FAVOR…EXLCLUI ESTE LUNATICO DAQUI DE SEU BLOG…É MUITA SANDICE PARA UMA PESSOA SÓ (E OLHA QUE ELE ESCREVE AGORA COM PSEUDONIMO)…CAMISA DE FORÇA PURPURINADA NELE..

  • Marcos 2012 disse:

    Pelo menos o Atlético ainda procura fazer gol e vontade de vencer na raça.
    Mas o Galo na verdade não é melhor de Minas e sim o menos pior. Se não quiser passar mais um ano dependurado na tabela do Campeonato Brasileiro ainda vai precisar de melhorias. E que o Kalil faça a sua parte, não dispensando jogadores importantes antes do CB.

  • Márcio Luiz disse:

    O Galo joga num pasto contra um adversário que treina lá todo dia, e mesmo assim acua o adversário o tempo todo, faz três gols pra valer dois, perde pênalti conseguido em bela trama do ataque, vence o jogo na raça _ o que é mais importante _ e ainda tem gente que fica lamentando tomar um gol. Ora, se toda vez que tomar um gol, o time fizer mais que um tá bom demais.

    Ou vamos esperar vencer sempre de zero tendo esse goleiro com cara de paisagem debaixo das traves alvinegras. Me ajuda aí.

  • Carlos Henrique da Mata disse:

    “Renan Ribeiro é Fraco” (até pouco tempo todo mundo cornetava o Luxemburgo porque ele não colocava o Renan Ribeiro para Jogar!), “Mancine não é mais o mesmo”, “Ricardson até hoje não disse ao que veio”, “Escudeiro é enganador”, etc..etc..etc…O Kalil deveria contratar o Xavi, Niesta, Fabregas (não vou nem falar do Messi porque seria demais!), quem sabe assim a torcida fica satisfeita! Pelo amor de Deus!, acorda gente. O Time é esse e se contentem com isso! Quem não gostar vai assistir a NFL!

    Não vejo no Brasil nenhum time superior ao outro, nem Inter, nem São Paulo, nem Fluminense, nem Corinthians….tá tudo nivelado por baixo.

    Vai se sair melhor aquele que for menos incompetente, pois time por time tá tudo iqual.

  • Carlos Mourthé disse:

    No comentário anterior sobre o jogo do Villa, onde se lê, lateral Robson, leia-se lateral Alex.

  • Carlos Mourthé disse:

    Oi Chico antes de assistir ao jogo do GALO fui ao CASTOR CIFUENTES, pertinho de casa, para ver o jogo do VILLA pelo qual tenho muita simpatia. Como não vi nenhum comentário da imprensa mineira a esse jogo deixo aqui minhas impressões:

    O primeiro tempo foi sofrível com ligeira melhora do Villa depois que tomou um golaço de fora da área do melhor jogador do time do Uberaba, o camisa 10 Gabriel Denis. Rápido e de bom chute.

    No Villa, as duas heranças do cruzeiro não mostraram bom futebol. Francismar, parado em campo não dava movimentação alguma ao setor e Eliandro, lento, não mostrava mobilidade alguma no ataque, oferecendo pouco ou nenhum perigo à zaga do Zebu.

    No intervalo o técnico Wellington Fajardo sacou Francismar e colocou um jovem promissor de São José da Lapa, Henrique. Logo no início do 2º tempo ele deu uma excelente movimentação ao setor e o Villa virou o jogo com dois gols que saíram de seus pés (o primeiro deles feito pelo melhor jogador do Villa em campo o lateral Robson)

    Quando parecia que o Villa ia continuar seu embalo e consolidar a vitória com mais gols, desconsiderando completamente essa dinâmica de jogo, Wellington Fajardo saca o lateral esquerdo Zé Rodolfo, coloca o perdido Ualisson Picachu no meio e pasmem, recua o bom meia atacante Henrique para a lateral esquerda. Nesse momento perdendo toda a movimentação conseguida com a presença do garoto, o Villa com sua zaga pesada e batendo cabeça toma mais um Gol de uma jogada individual; novamente de Gabriel Denis.

    O placar foi justo para um time que tem um técnico medroso e com pouca visão de jogo. Mas valeu a ida ao campo por ver jogarem, principalmente, o jovem Henrique, o lateral Robson e o meia do Uberaba Gabriel. Mas o mais interessante da ida foi compartilhar a animada torcida do Villa empurrando o Leão.

    Um abraço

  • Paulo Torres disse:

    Ano passado os cobradores de faltas e escanteios do Galo eram Daniel Carvalho, Filippe Soutto e Serginho. Os dois últimos foram irregulares, mas acertaram alguns bons cruzamentos que resultaram em gols. Gostaria de ver o Soutto titular – o Leandro Donizete está jogando bem, mas não tem a mesma qualidade.

    E também acho que o André vem melhorando bastante, na medida que ganha confiança e ritmo. Ele pode compensar os muitos gols que Escudero e Danilinho vão perder durante a temporada…

  • O Galo, com suas virtudes e defeitos, ainda necessita de reforços mais que pontuais: goleiro, lateral esquerdo e finalizador… já “do outro lado”, com certeza só está me dando alegrias, e que continue assim!

  • Eduardo Dias disse:

    Aurélio,

    O Galo dominou bem o jogo e gostei de algumas trocas de passes, mas o América chegou algumas vezes mesmo que sem perigo mais por causa de erros do Galo do que propriamente do que por méritos próprios.. foi isso que eu quis dizer e uma dessas, em uma cobrança de escanteio surgiu o gol do time da casa. Aflição que o Atlético não precisava ter passado… Apesar de tudo, boto fé em alguns jogadores como Bernard, André, Escudero (que jogou muito ontem) e finalmente a lateral direita do Galo que depois de um longo e tenebroso inverno está bem servida com dois bons laterais. No final das contas foi bom o Wesley não ter vindo e a diretoria talvez invista em outra posição mais carente como a lateral esquerda e principalmente no Gol. O Renan pode esperar mais um pouco.

    Abraço

  • J.B.CRUZ disse:

    O certo é que a cada ano que passa, tudo na vida está muito previsível..O futebol então que antes era o inponderável, já logo no começo do ano, se prevê muitas dificuldades para todos os times…Os novos dirigentes não tem aquela “”malandragem”” dos “cartolas” antigos que sabiam negociar salários, montar times e ter “jogo de cintura”‘ ante empresários e jogadôres…Futebol de hoje virou mais um negócio,meio de vida e ganhar dinheiro..Adeus, entretenimento,divertimento e e encantamentos de final-de-semana…Definitivamente, PAIXÃO,AMOR A CAMISA E FUTEBOL-ARTE virou RETRATO na PAREDE “”””……..

  • Evangelista disse:

    O time do Galo é muito fraco e certamente brigará para não cair esse ano, goleiro frangueiro, laterais sofríveis e até improvisados, zaga lenta e desatenta, bons volantes, meias que ocupam o espaço uns dos outros e acabam dificultando a dinâmica do jogo e ataque inoperante, essa é a receita para mais uma passagem na série B ! AVANTE CRUZEIRÃO !!!!

  • J.B. GALO (ele voltou) disse:

    Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer… O nosso time é imortal. O maior das galáxias deu o ar da graça. O povo mineiro está feliz. Assim como os grandes ELIAS KALIL, VALMIR PEREIRA, etc. etc.

    Galo.

  • Luciano Nogueira disse:

    UM goleiro, urgente! A bola passou a área toda, alta e lenta. Ele além de não sair ainda toma o gol com uma cabeçada no meio do gol.
    Esqueçam o Wesley e gastem o dinheiro num volante.

  • Paulo disse:

    Eu realmente acredito que o Mancini goste do Galo. Menos do que do seu bolso, obviamente. Mas gosta, sim, do clube. Principalmente por receber em dia um bom salário.

  • Paulo Henrique disse:

    Falei dos pontos ruins no meu comentário, mas esqueci de elogiar o cruzamento do Marcos Rocha.

    Que beleza! O famoso “cruzamento com a mão”.

    Discordo de alguns colegas que criticaram o Escudero, acho que jogou bem, exceto pela falta de capricho nas finalizações. Mas pode render muito mais ainda.

    A dupla de volantes tem protegido bem a defesa.

    Enfim, o Galo também tem suas qualidades.

  • Bruno Campos disse:

    Não entendi essa quantidade de criticas sobre a partida de ontem. André guardou mais 1, 2 em 2 jogos, se continuar com essa média vou continuar não sentido saudade nenhuma do Obina, que fora os 3 gols contra o cruzeiro, pouco fez quando passou pelo galo. Partidão do Donizete, mostrou pq o Fillipe foi pro banco… corre o campo todo, tá em todas, rouba bastante bolas e sai bem pro jogo. O Fillipe podia buscar uma vaga na esquerda, pq o Ricky é no máximo um reserva esforçado. O Escudeiro sim perdeu gol pra caramba, mas só perde que tá ali, e o cara tá atrás da bola o tempo todo, participa de todas as jogadas. Dou até o final do mineiro pra todo mundo não aguentar o marcos rocha… se em algum jogo pegado ele continuar com essas entradas pelo meio, deixando a direita toda pro pierre cuidar, o bicho vi pegar o nos vamos tomar umas sapecadas por aquele lado. Lateral tem que defender bem, o resto é adicional. abs

  • Aurélio Mendes disse:

    Eduardo, você viu outro jogo. O América de TO quase não ameaçou as redes do Renan Ribeiro. O galo dominou o jogo inteiro. Faltou mais precisão no chute final, mas o time jogou bem. Nos dois primeiros jogos o time do Atlético pressionou o adversário o tempo todo e isso tem que ser considerado. Ano passado o time tomou sufoco do funorte. No jogo das chuva em Teofilo Otoni em 2009 o América quase venceu o Galo. Então o galo começa bem o ano. Claro que faltam peças. Um goleiro é indispensável e um lateral esquerdo é urgente e falta um camisa 10 tb.
    Mas gostei do começo até agora. O danilinho esperava um pouco mais de participação dele, mas foi só o primeiro jogo. Jogar nesses campos pequenos prejudica esse tipo de jogador. Vamos esperar pra ver o time.

  • Rafael disse:

    Desde a saida do Diego que o Galo precisa de um goleiro competente. Foi uma pena o Carini não ter dado certo.

    Richarlyson não é tudo o que já falaram dele como jogador. É um jogador mediano, nada mais do que isso. E muito nervoso.
    E nunca foi cobrador de pênalti. Por que seria agui no Galo. Essa não, né. Cuca! E nao tem alguem com mais habilidade pra bater penalti nesse time nao… Escudero, Fillipe SOutto

    Mancini está em fim de carreira e nunca foi um grande jogador em termos de impor um ritmo a partida, inteligencia tatica e tal. Os mais experientes ajudam é nisso. E nem colabora para acalmar os companheiros, vide final do Mineiro do ano passado. Nao precisa ficar pro Brasileiro…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Gostei do Escudero, do Marcos Rocha, do Bernard e do leandro Donizete, acho que o André está crescendo. Renan Ribeiro já não desce mais, não acho que o problema seja treinador, ele tem falhado constantemente e os erros são conhecidos, não sai do gol e se posiciona mal, por isso tomou aquele gol ontem. Richarlysson não pode ser titular, está na hora do Cuca buscar alguém na base ou mesmo improvisar. O jogo de ontem é aquilo mesmo, campo pequeno, gramado ruim, chutão e sufoco, valeu pelo resultado.

  • Eduardo Dias disse:

    Fala Chico!!!

    O jogo dentro do esperado… se não foi aquele jogo onde a técnica prevaleceu também não foi aquele show de horrores… foi uma pelada razoável. Discordo quando dizem que o campeonato mineiro não serve de parâmetro. Serve sim, pois se o time perde, ou joga mal existe coisa errada… apenas em alguns jogos o parâmetro é válido como nos clássicos. É preocupante o futebol apresentado nos dois jogos do Galo. Fossem adversários mais qualificados… o América-TO forçou um pouquinho e teve algumas oportunidades e contou com o RRibeiro…

    Se o Galo quiser algo a mais este ano vai precisar de muito mais do que vi até agora… espero que mude muito e isto seja só impressões de início de temporada. E um adendo: Felipe Soutto fora do time não dá. A qualidade do passe no Atlético caiu demais.

    Abraço,

    Eduardo

  • Isabella disse:

    Chico,

    Assino embaixo na sua coluna. Tudo bem que devemos ter paciência com as revelações da base, mas infelizmente não podemos sacrificar todo um time só pra não desmotivar ou não dar chance pra quem é da base. O Renan já teve sua chance por um ano e meio e até agora não demonstrou qualquer segurança ao clube, sem contar os seis gols tomados no fatídico último jogo do campeonato.

    Pra vocês verem a diferença de clube que pensa grande, o Corinthians tem o Júlio César e contratou o Renan, revelação do Avaí por R$ 5 milhões. Como este último não demonstrou confiança, tomando gols bobos quando entrou, a diretoria Corinthiana não quer nem saber e já está pensando em outras contratações.

    Qualquer time vencedor tem um bom goleiro. Os grandes times do Galo tinham grandes goleiros. O cruzeiro deve muito dos títulos conquistados na década de 90 ao goleiro Dida.

    Portanto, a diretoria do Atlético que repense a situação do Renan, sob pena de jogar todo um trabalho na lata do lixo.

    Abraços.

  • audisio disse:

    Talvez se o goleiro tomasse um segundo frango a diretoria do Galo iria desconfiar que não é um Yashim! Este é um dos grandes erros do Atlético através de sua história. A insistência com nomes que não valem a pena. A lista incontável de nomes que foram mantidos por várias razões. O resultado disto são os tulos perdidos bisonhamente, a maioria por falhas individuais cada época com seu nome, permanecendo uma história com cada vez menos conquistas.

  • eduardo disse:

    O problema do Richarlyson é que ele foi supervalorizado e ainda se acha acima da média, ele pode ser no máximo um bom lateral esquerdo se entender que não é craque, pois tem bom preparo físico e experiência, não podemos esperar mais que isso, até gosto dele como lateral, como volante nem no banco eu deixaria.

  • Adalton disse:

    Não se iludam: com esses elencos, Atlético e Cruzeiro, possivelmente irão passar em 2012 os mesmos problemas de 2011. Principalmente o Atlético, como não aprende a montar um time de futebol mais competitivo ao longo desde há muitos anos…É GRITANTE: AINDAM FALTAM 3 PEÇAS IMPORTANTES NO TIME…TOMA GOLS BOBOS, CONTINUA ERRANDO MUITOS GOLS E PRECISA SER MAIS COMPACTO .
    é TRISTE, MAS POSSIVELMENTE O ATLÉTICO DARÁ MAIS UM VEXAME NA COPA DO BRASIL…

  • Paulo Henrique disse:

    Esse jogo não serve como parâmetro de qualidade, mas serve sim como parâmetro para a falta de qualidade.

    Enquanto o Kalil torra ou tenta torrar dinheiro com mais zagueiros e volantes, estamos a pé de goleiro, lateral e um autêntico finalizador (estilo Obina).

    É preciso melhorar muito a qualidade da finalização.

    O erro de marcação no gol do América foi lamentável.

    Berola continua fominha e cai-cai como sempre.

    Sobre o Mancini, o Rodrigo Assis já disse tudo. Basta um golzinho contra time pequeno e alguns amigos na imprensa para virar herói. Vocês vão ver quando Werley tiver uma chance….será matéria de capa.

    Ainda é muito cedo para criar boas expectativas com o Galo. Falta muito!!!

  • Fernando disse:

    Perfeito Chico.

    Soh pra ter uma base de comparação, no SPFC o Ricky era o 11º batedor de penaltis do time. Aqui no Galo ele é primeira opção, inacreditavel.

    Renan Ribeiro é fraquissímo, precisamos de um goleiro.

    Mancine podia era voltar pra Italia pra resolver seus assuntos com a justiça e deixar o Galo em paz.

    Ta dificil demais, estamos muito atrás dos outros times grandes.

  • Renato disse:

    Não pude assistir esta segunda partida. Mas ouvi a transmissão dela e assisti a estreia também.

    A ideia era ter um time veloz para esta temporada, mas isto não foi visto em campo ainda. Talvez as retrancas tenham sido a razão, mas é preciso melhorar muito ainda.

    Discordo sobre a pontaria do André. Ele teve 5 oportunidades nestes 2 jogos e fez 3 gols (um deles foi mal anulado pelo juiz). O Escudero acho que tem se escondido muito do jogo. Ele não é o armador clássico, mas tem qualidade para ajudar Bernard e Danilinho a levar o time para o ataque. Precisa se movimentar mais, participar mais do jogo.

    Sobre pênaltis perdidos, acho que deveriam treinar: André, Mancine, Escudero, Bernard e Danilinho. Fazer gol deve ser responsabilidade do pessoal da frente.

  • mauricio souza disse:

    O plantel de mercenarios do 6alo não tem um batedor de pênalti. O goleiro é horrivel. Já estou vendo o desenrolar do ano, lutar para não cair. E o Rick, heim.
    Ave Maira cheia de graça…..

  • Rodrigo Assis disse:

    Esse gol do Mancini foi um mal pro Atlético, já tinha jornalista chamando o cara de herói. Agora com esse golzinho teremos que aguentar ele mais um bom tempo no time. Já o Escudero é enganador.
    Mas o galo jogou bem, pressionou e criou, isso foi importante. Precisamos urgente de um goleiro. Só lembrando o treinador de goleiros já foi substituído ano passado.

  • Bruno Silva disse:

    Caro Chico e amigos do blog:

    Apenas para reflexão:

    -Alguem já viu algum time de sucesso sem um goleiro de confiança? O Renan pode ter um bom futuro, mas atualmente é um goleiro fraco.

    -Alguem já parou para comparar os elencos de Inter-RS, São Paulo, Fluminense, e o do Galo? A diferença é gritante.

    -Quem no Galo realmente tem a experiência necessária para a disputa de grandes decisões?

    -Alguem ainda acredita que o limitado Richarlysson ainda vai jogar alguma coisa no Galo?

  • Juliano Coelho disse:

    Assino embaixo!!!!!

  • Aurélio Mendes disse:

    Chico, não sei se é conhecido seu, mas o Léo Figueiredo é um excelente comentarista. Sempre imparcial, atento as jogadas e como uma análise sempre fiel do jogo. Pena ter que aguentar as besteiras do Marcos Guiotti que comenta a maioria dos jogos do PFC.

    Quanto ao jogo de hoje e ao galo, assino embaixo tudo o que você falou.

    Abs!!!

  • tom vital disse:

    O Galo venceu e não fez mais que a obrigação.Ainda não dá para dizer aonde este time vai chegar.