Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Outra sugestão para jogo de reabertura do Independência: EUA x Inglaterra

O Eduardo Dias é desses que devem seguir o lema: “já que perdeu a tampa; o negócio é chutar o balaio”.

Se dinheiro público não é problema, vamos gastar mais uma pequena fortuna para inaugurar o Independência.

Mas é uma ideia.

Confira:

“Chico,

Prá se pensar um pouco.. elocubrando aqui nesta tarde de segunda andei pensando: já que gastou essa pequena fortuna para refazer o Independência, uma sugestão. Porque não fazer um amistoso entre as seleções dos EUA e da Inglaterra que proporcionaram o jogo mais famoso deste estádio. O que iria trazer de renda na venda de direitos, ingressos, placas, fora a mídia espontânea. Pode parecer maluquice mas não é.. estamos prestes a sediar uma Copa do Mundo e Belo Horizonte sairia na frente das demais sedes. Uma espécie de cartão de visitas..

A viabilidade a curto prazo disto aí não sei deve ser muito difícil mas se for o caso é interessante mesmo depois da inauguração do estádio uma partida destas. Certamente atrairia um bom público e se bem explorado comercialmente daria um bom retorno.

Abraços,

Eduardo Dias


» Comentar

Comentários:
7
  • luiz disse:

    Acho que ao invés de se gastar trazendo mega seleções, deveriam primeiro resolver essa estupidez arquitetônica dos seis mili lugares cegos. Prefiro mil vezes ter um infantil do Guarani de Divinópolis x infantil do Metalusina reaabrindo o estádio, mas com essa questão resolvida, do que se pensar em outras alternativas.
    O arquiteto que fez essa toperice , deveria vir a público se explicar. Afinal de contas é o dinheiro do povo brasileiro.Aliás esse incompetente deveria pagar o prejuízo.

  • Eduardo Dias disse:

    Roberto,

    A idéia é exatamente esta, sermos mais ousados. A visibilidade que um amistoso destes proporcionaria para Belo Horizonte é incalculável. Coisas que o futebol proporciona. Você bem citou jogos que assistimos do campeonato inglês. Não fosse o time do Newcastle, te falo que muitas pessoas não saberiam da cidade de mesmo nome no norte da Inglaterra e a mesma é divulgada aos quatro cantos do mundo quando disputa um jogo pela Premier League. O mesmo vale para vários clubes da Europa que se encontram em cidades menos conhecidas. Porque não dizer da América do Sul também.

    Imagina um jogo destes no Gigante do Horto. Já daria aquele gostinho de Copa do Mundo prá nós. Eu seria um dos primeiros a garantir ingresso.

    Abraço,

    Eduardo

  • Márcio Amorim disse:

    Caríssimos Eduardo e Amorim!
    Eu seria contra (o que não significa nada na hora da decisão sobre quem jogar na inauguração) mesmo se se tratasse de times/seleções de ponta do futebol mundial, tipo Barcelona/Milan/Real/Espanha/Itália etc. Ainda mais que nos Estados Unidos… sei lá.

    Acho que é um momento nosso (dos belorizontinos, dos mineiros) e o marketing já está garantido. Comentei isto educadamente, como manda a minha formação, em outro post aqui mesmo neste blog, quando sugeriram empurrar o Galo na festa, com um jogo que ninguém nem sabe se ocorrerá. E o Cruzeiro ficaria de fora por qual motivo?

    Usei o termo “ridículo” porque a idéia estaria deixando de fora o América no seu centenário e mesmo os coirmãos, cujos torcedores irão à inauguração de qualquer forma. Eu posso achar ridículo e vocês acharem a idéia sensacional. Não é nada a não ser ponto de vista.

    No frigir dos ovos, nada mudaria e continuaria como sugestão apenas.

    Chamei de efêmera e de tola (e a colocação dos adjetivos não é mal educada) apenas a alegria que muitos sentem em dar idéias que afastem o América da festa. Todas elas vêm de atleticanos e de poucos cruzeirenses.

    Costumo dizer, em brincadeira, claro, que o placar de 6 x 1 no final do ano passado, atingiu muito os americanos. Desde então, todos se viraram contra o América e, na impossibilidade de discutirem com os cruzeirenses, os atleticanos passaram a debochar do meu Coelho.

    Mas, ao contrário do que o Amorim possa pensar, nada no futebol me deixa p* da vida e nem deselegante com ninguém.

    Sou contra qualquer idéia, por mais rendosa (em qualquer sentido) que procure afastar o América da festa. Acho-as injustas. Só.

  • Eduardo,

    parabéns 2x. Uma pela sugestão espetacular e outra pela educação como respondeu ao Márcio Amorim (mas não é meu parente), que ficou p* da vida com sua idéia.

    Acho que falta esse tipo de visão no Brasil. Alguém com uma idéia como a desse jogo (EUA x ING), que já foi tema de filme e que tem uma camisa usada por um jogador da seleção inglesa naquela partida em destaque no maravilhoso museu do Manchester United (no estádio Old trafford).

    Enquanto não pensarmos grande, não seremos grandes. Meu sonho é termos um Brasileirão tão organizado, com estádios bacanas, torcida decente etc., de tal forma que a sua transmissão concorrerá com os principais campeonatos do mundo – lá fora. Ou vocês acham que alguém em Newcastle, no norte da Inglaterra, pára para ver um Grêmio x Fluminense, Atlético x São Paulo ou Cruzeiro x Vasco igual nós paramos para ver Newcastle x Arsenal, Chelsea x Tottenham ou Liverpool x Manchester United????

    Grande abraço!

  • Eduardo Dias disse:

    Márcio,

    Pensei nesta idéia como uma grande jogada de marketing para Belo Horizonte o que beneficiaria o América muito mais do que uma partida contra um time sul-americano. Assisti a uma palestra com consultores alemães do comitê organizador da Copa do Mundo 2006. As cidades até então pouco conhecidas no mundo tiveram uma grande visibilidade com alguns amistosos realizados antes da Copa. Belo Horizonte não tem a mesma visibilidade internacional do que Rio de Janeiro e São Paulo. Um amistoso desse porte que relembre a chamada maior zebra de todas as copas quando a seleção dos EUA bateu a seleção da Inglaterra por 1 x 0 no estádio Independência na Copa de 1950 seria sensacional. Observando friamente, ganharia o Estado que investiu dinheiro a rodo no Independência, ganharia o América com a visibilidade de ser o “dono” do Estádio e financeiramente também.

    E Chico, ao contrário do que parece é muito mais fácil realizar um amistoso destes via iniciativa privada do que o Estado bancar. O Estado venderia os direitos para o organizador que poderia ser a própria BWA. Já é uma forma de recuperar um pouco do investimento.

    Abraços

    Eduardo

  • Edmilson J.Rodrigues disse:

    Prezado Eduardo,
    sem dúvida este jogo (Inglaterra X USA) seria a mais sensacional jogada de marketing dos últimos tempos no futebol brasileiro. BH, vai “sobrar” na mídia nacional e mundial. Simplesmente genial e brilhante sua sugestão.
    Parabéns, com louvor!
    Para quem quiser saber o “porquê” disso, deve assistir à “Duelo de Campeões” (The Game of their lives – USA/2005 – Direção de David Anspaugh – Focus Filmes) um dos maiores feitos da história do futebol em todos os tempos, que veio a ter palco exatamente no Estádio Independência na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil.
    À você Chico, um fraterno abraço de um apaixonado cruzeirense que lhe admira e acompanha desde “priscas” eras na TV, em Jornais e aqui, neste democrático, valoroso e “mineiríssimo” espaço.
    Saudações de.
    Edmilson J.Rodrigues
    Governador Valadares/MG
    Obs: A PANTERA, NÃO CAI!!!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Sempre aparece uma idéia “genial”, querendo tirar o América da inauguração.

    Estados Unidos(?) X Inglaterra? Coisa mais ridícula.

    Não valorizamos as nossas coisas e o estádio é um patrimônio dos belorizontinos, por extensão, e do Coelhão no cartório.

    Daqui a pouco alguém vai sugerir um time paulista contra outro carioca, porque, para os invejosos, o que importa é tirar o América, para dizer que o estádio não é dele.

    É uma alegria tão efêmera quanto tola!

    Queremos na inauguração o verde da camisa, combinando com o verde do gramado e com o verde que predomina em qualquer canto do estádio.

    O resto é bobagem!