Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Falácia demais e futebol de menos

Do site Guerreiro dos Gramados, mais um ótimo texto da Viviane Rodrigues:

* GDG – Por: Viviane Rodrigues

Está na hora de jogar mais e falar menos. O que o Cruzeiro mostrou até agora foi que quando pega um adversário um pouco mais organizado tem dificuldades. Foi assim contra Atlético, América e Chapecoense. 

Parar de dar entrevistas na zona mista não resolve o problema das polêmicas , já que na primeira oportunidade que têm os atletas cruzeirenses abrem a boca para falar bobagens. Aí o foco do futebol, que anda fraquíssimo e muito feio, é desviado.

As desculpas são sempre as mesmas. Na Copa do Brasil, em Chapecó, o gramado e a iluminação teriam atrapalharam o time. Mas no jogo da volta, em Sete Lagoas, onde está acostumado a jogar, o que ficou exposto foram as falhas do time. Muito chutão da defesa para o ataque. Pouca criatividade no meio-campo (porque com Marcelo Oliveira e Guerreiro não pode se esperar muita coisa além de faltas e muitos passes errados), principalmente quando Montillo é bem marcado. Laterais que não sabem marcar, muito menos apoiar. E atacantes que perdem gols incríveis. E a defesa???

Bom, a defesa erra muito, mas acho que não há milagre para um time desestruturado, e aí é a defesa quem paga o pato, junto com o goleiro, que no caso de Fábio ainda salva mais que falha, por isso é poupado das criticas da torcida. Quando vejo o Cruzeiro jogando enxergo atletas que tentam resolver através do individualismo. Muitos passes errados, muita falta, péssimas finalizações. Não é possível observar uma jogada ensaiada. São muitas as falhas no sistema defensivo e nos últimos cinco jogos tomou o gol primeiro e teve que buscar uma reação.

Alguém vai dizer que o time está jogando com raça. E digo que raça somente resolve se estiver aliada à Q-U-A-L-I-D-A-D-E!! Se raça ganhasse jogo o Uruguai seria campeão de tudo. A raça faz diferença quando os adversários se equivalem técnica e taticamente, aí quem tem mais gana conquista a vitória.

Ao fim do jogo contra o América ouvi comentários de que foi uma derrota com sabor de vitória. Como assim? Será que estou ficando louca? Foi derrota com o sabor amargo da derrota, perder não tem outro gosto. Vale lembrar que se o América não perder no próximo jogo o Cruzeiro estará eliminado.

O falatório

No clássico contra o Atlético a desculpa foi Danilinho e suas supostas provocações. Contra o América a desculpa foi a comemoração de Alessandro. Mas não vejo ninguém perguntando sobre as finalizações erradas. Ou as falhas da zaga que proporcionam os gols dos adversários.

O pior é que sempre vejo Roger no meio disso tudo. Logo ele que não vem jogando bem. Mas ele merece parabéns, porque sua estratégia tira o holofote dos erros e da limitação do time. Quem fala o que quer ouve o que não quer. Afinal foi o meia que iniciou as provocações quando disse que o América sempre faz uns “timezinhos chatos”. É possível que os americanos tenham entendido a declaração como provocativa e pejorativa. A resposta foi dada em campo, com bola na rede.

Até meus 12 anos, mais ou menos, acompanhava o time amador que foi fundado pelo meu pai e cansei de ouvir coisas piores do que as reclamações que ouço de jogadores de futebol. Vá para um campo de várzea e preste atenção nas provocações. Jogadores que são tratados com muita mordomia, comendo do bom e melhor que é possível, viajando de avião para os quatro cantos do país, hospedados nos melhores hotéis, deveriam ter vergonha de abrir a boca para reclamar de qualquer coisa, pois fazem parte de um grupo pequeno de privilegiados. O problema é que quando eles falam as asneiras acham normal. Quem segue Wallyson no twitter sabe o quanto ele zoa com os adversários mineiros.

Está ficando muito chato acompanhar o futebol e o que o cerca. Fala-se de quase tudo, menos de futebol. Quem vai ter coragem de falar que o Cruzeiro não tem lateral há pelo menos dois anos? Que o setor de meio de campo foi desfeito em 2011 e que Montillo não tem com quem jogar? Que Wellington Paulista, Anselmo Ramon, Bobô e Fábio Lopes são jogadores no máximo para um Guarani de Campinas ou um Ipatinga? Que a categoria de base do Cruzeiro não consegue revelar bons jogadores (não falo de craque, preste atenção) mesmo com a estrutura que tem? Que empresários colocam e tiram atletas quando querem no clube?

Gostaria de falar apenas de futebol, mas com a falta dele em campo…..

Espero que as apostas em Alex Silva e Souza deem resultado porque bola eles já não jogam há um bom tempo. E que venha rápido pelo menos um lateral. Enquanto isso, “andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”. Fé no que ainda tem de bom (pouco) no futebol. Porque apesar de tudo eu sou Cruzeiro sempre!

* http://www.guerreirodosgramados.com.br/index.php/colunas-cruzeiro/tiro-livre/4525-falacia-demais-e-futebol-de-menos


» Comentar

Comentários:
12
  • Marcos 2012 disse:

    Sabe Chico por que muitas vezes Atlético, Cruzeiro e América ‘sobram’ em jogos decisivos? É porque os futebolistas mineiros são envolvidos por uma arrogância cega e doentia. Arrogância essa que não combina em nada com a a humildade e a hospitalidade do povo mineiro. Arrogância essa que causou muitas perdas incríveis de títulos desses clubes quando chegam às finais das competições em que disputam. E mesmo depois de derrotados ainda não baixam a guarda, pois botam a culpa no juiz, no eixo RJ-SP, na Rede Globo, no mal tempo, no estádio ruim etc pelos seus fracassos em campo.

    Enquanto o trio de Minas não ‘baixar a bola’ e contar vantagens muitas vezes já batidas, jamais serão campeões. E ainda correm sério risco de parar na lata do lixo do futebol brasileiro.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    A Viviane Rodrigues, é demais !

    Fala com maestria, aquilo que muitos de nós torcedores acompanhamos no dia a dia e não entendemos o por que, de ninguém de TV e Rádio comentar.

    Seria quase uma utopia da minha parte, mas algum programa esportivo aqui de MG, alguma rádio, ou algum jornal, poderiam contratar a Viviane Rodrigues, pagando-a muito bem diga-se de passagem. Mas pena que ela não parece ser o perfil que esse pessoal gosta… Ela vai querer falar o que “não pode”…

    Como Cruzeirense, é um orgulho e um prazer ter a Viviane Rodrigues do nosso lado !

  • Tomás disse:

    Márcio, meu amigo, você tem razão. Indicar o Vibrantinho como aluno foi um verdadeiro presente de grego. Peço sinceras desculpas.

  • Ulisses disse:

    Merece complemento: cadê o meio campista da seleção colombiana que não é nunca escalado? Será que é mais um contratado por meio de vídeo? Pro Kleber ir pro Grêmio, veio um lateral pro Cruzeiro, por onde anda? Onde anda a revelação “Thiaguinho” simplesmente sumiu, mas é patrimônio do Clube. Realmente o Mancini está escalando mal o time, que tem que entrar com 4 no meio e dois atacantes e depois se a coisa não der certo, colocar mais lenha na fogueira, correr sempre atrás do prejuízo é loucura, será que não tem ninguém pra alertá-lo?
    Realmente precisamos de mais um lateral direito pra assumir a posição e rezo poro Pirulito assumir logo seu lugar na zaga, uma vez que os atacantes adversários estão tendo que abaixar pra marcar gols nessa defesa atual. O Vitorino é muito bom por baixo, porém pelo alto é fraco, daí a necessidade de colocar o Alex do seu lado e quanto ao Marcelo Oliveira, sinceramente não o vejo como jogador fraco, somente saiu muito pra frente e deixa o Guerreiro em apuros de vez em quando, questão de se melhorar o posicionamento em campo.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Concordo com os comentários da Srta Viviane….

    Mas, nada contra imprensa, repórteres, ou até mesmo o blogueiro… mas se não fosse a imprensa e o “poder” que ela tem de fazer com poucas coisas que acontecem dentro de campo, virem grandes manchetes e bobagens no pós jogo… nada disso teria continuidade… seriam apenas comentários de vestiário, ou “brigas” dentro de campo…

    Mas aí vem o tal do microfone…jornal…televisão… e joga a “merda”, diagamos uma “merda bem pequena” no ventilador…

    Haaa e tb tem o “asno” do jogador.. que poderia ficar calado… mas como ficar calado… com tanta insistencia da imprensa…

  • J.B.CRUZ disse:

    Quem sou eu para discordar da opinião da VIVIANE..Agora na minha opinião este ano o CRUZEIRO começou bem a temporada…Diretoria pés no chão,elenco de primeira qualidade,técnico ainda sem a fama de velhos medalhões, mas sem dúvida um dos 3 melhores do PAÍS..Mesmo agora em que está disputando 2 competições(mineiro e COPA-BRASIL) não deixa nada a desejar, sempre entre os primeiros.. Sempre será assim: Os bons e os primeiros sempre serão e sabem que são cobrados justamente por serem os melhores….

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Aprendeu com ela J.B.?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Tomás!
    Você elogia tanto, merecidamente, diga-se, a moça e deseja tanto mal a ela? Dar aulas para o Vibrantinho? Coitada!

    Ela tocou a ferida. Sempre que o América vence, um fato novo é criado para desviar o foco. A imprensa ofereceu a comemoração do Alessandro como prato da semana. Encheu a paciência e deu náuseas.

    E do show de bola não se falou. Apesar de muita gente não ter jogado nada, em alguns momentos, principalmente no segundo tempo, parecia treino do América. Estava fácil.

    Foi preciso uma menina (acho que ela não só sabe analisar de forma contundente e indiscutível, mas também deve saber jogar muito) para fazer o resumo da ópera.

    Agora é outro jogo e, se o Cruzeiro atribui às ausências a performance filmada pela Viviane, no América, muitos terão de se explicar, pois também ficaram devendo. Aí, iguala tudo novamente.

  • Tomás disse:

    Como atleticano, digo que é um prazer ter essa moça como adversária. Sem grosseria, sem comentário chulo, sem desrespeito, sem violência verbal. E mais: ela entende do assunto futebol. Pelo amor de Deus, querida, dê umas aulas para aquele tal de Vibrantinho!

  • Daniel Lanza disse:

    Ta aí! Uma mulher dando exemplo de comentários sobre futebol.

    Foi um dos melhores comentários que já li nos últimos tempos. E não vale apenas para o Cruzeiro mas para qualquer outro grande clube, basta trocar os nomes dos jogadores, inclusive, os da categorias de base que já se consideram craques.

    Parabéns à Viviane Rodrigues.

  • H.Almeida disse:

    essa é cruzeirense mesmo?

    Deus do céu a quanto tempo não vejo uma declaração equilibrada assim de cruzeirense!!!

    parabéns Viviane!

  • Luiz Rossi Filho disse:

    Assino em baixo em tudo o que a
    Viviane Rodrigues disse, mesmo não sendo cruzeirenze, até que enfim vi alguém que entende de
    futebol. Meus parabéns.

    – Belo Horizonte