Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os bons exemplos da final da Liga Europa que deveriam ser seguidos aqui

* Que jogão pela final da Liga Europa com os 3 a 0 do Atlético de Madri sobre o Athletic Bilbao, onde o artilheiro colombiano, Falcão Garcia fez a diferença.

Este é o futebol: o time basco tinha toda a raça do mundo, queria porque queria conquistar o seu primeiro título continental, porém, o adversário tinha um jogador especial: Falcão Garcia, que iniciou o nocaute logo aos 6 minutos, num gol, completamente imprevisível e impossível de se deter.

FALCAOUefa.com

Quando o Atlhetic Bilbao parecia que empataria, tomou o segundo, do mesmo Falcão Garcia (foto), em um gol difícil de dizer se foi mais bonito ou não que o primeiro.

Aí ninguém agüenta; não há esquema tático ou raça que resolva, quando o adversário é do mesmo nível, mas tem um jogador que desequilibra.

Ano passado Garcia foi também artilheiro e campeão da Liga Europa, porém, pelo FC do Porto.

* Mas, o que impressionou mesmo foi o choro compulsivo de todos os jogadores bascos…

IBAIUefa.com

… que encarnam ainda o amor à camisa e à causa que representam…

MUNIAINMARTINEZPEREZUefa.com

Lá, só jogam nascidos no “País Basco”, que como se sabe, luta pela separação da Espanha.

LLORENTE2Uefa.com

Sempre vale a pena vê-los jogar, pois determinação nunca falta!

* Dois argentinos comandavam os finalistas: Marcelo Bielsa, o vice; Simeone, o campeão.

Bielsa arrumou a casa do Atlhetic Bilbao, que andou mal das pernas até duas temporadas atrás e quase foi parar na segunda divisão espanhola.

Daqui uns dias terá outra decisão e outra parada indigesta: decisão da Copa do Rei, contra o Barcelona, na despedida do Guardiola!

Vixe! 

* Simeone é um treinador “emergente” e já já será contratado por um dos maiores europeus.

Sim, porque o Atlético de Madri é grande, mas está longe, financeiramente, dos maiores. Na final, hoje, nem patrocínio ostentava na camisa.

COURTOISUefa.com

* Outro fato que merece registro nesta final: o goleiro belga, Courtois, vai completar 20 anos, sexta-feira, dia 11, e é seguro toda vida. Sai bem do gol, não é “mão de quiabo”; não cai nas bolas como se fosse um saco de batatas. E foi fundamental na campanha vitoriosa do Atlético de Madri. 

* Ainda sobre os treinadores argentinos, seria muito bom ver um treinador “hermano” dirigindo um clube mineiro.

Já que não dão oportunidades aos mineiros, que importem um diferente, da Argentina.

Melhor que ficar revezando os manjados nacionais de sempre.

Além da tática, os técnicos argentinos mexem com os brios de seus atletas. 

* Por falar em “hermanos”, ótima entrevista do Juan Pablo Sorín ao Juca Kfouri, no ESPN, sábado, no dia em que ele completou 36 anos de idade. Falou da vida, das alegrias e frustrações na seleção argentina, nos clubes que defendeu e do prazer que tem em viver em Belo Horizonte.

Pela conversa, a tendência é se tornar treinador e há quem diga que pode iniciar a carreira no Cruzeiro.

Será quando, e onde? No profissional ou na base?


» Comentar

Comentários:
21
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Por exemplo, os times brasileiros quando enfrentam equipes da Europa como Ajax, Atlético de Madri, Valência, Athletic Bilbao, Anderletch, etc normalmente tem menos dificuldades do que se enfrentassem os times sulamericanos que estão fora da Libertadores.
    Só pra ter uma idéia, neste ano, Atlético, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Grêmio, River Plate, Cerro Porteño e por aí vai…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Risos…
    Clayton, aí é q vc se engana. Com exceção daqueles já tradicionais clubes gigantes da Europa, os demais eu acho que são mais fracos tecnicamente que os clubes sulamericanos. Porém, são mais disciplinados taticamente.

    Quem pode dar uma opinião melhor é o Alisson Sol, por conhecer in loco.

  • É Dudu GALOMAIO…

    Os moldes, até que sim.

    Mas a diferença do nível dos times participantes é gritante né ?? rsrs

    Já foi falado aqui no Brasil, que o ensino nas escolas, seria no mesmo molde do ensino lá na Austrália… rsrs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    A extinta Copa Conmebol seguia os mesmos moldes da Copa da UEFA.
    Apenas pra informar os desinformados. 😉

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    J.B.CRUZ

    Você foi modesto, não houve desinterese dos jogadores, na verdade SEU TIME É MUITO RUIM MESMO, o pior time do cruzeiro dos últimos 20 anos, acostume-se com essa sina, porque sem dinheiro é daí pra pior.

  • Marco Lage disse:

    Chico,

    impressionante o provincianismo dos comentários (dos cruzeirenses) sobre o Sorín.

    Apostar no Mancini, no Adílson, etc; vale. No Sorín que tem compromisso com a nossa camisa e com a nossa história não.

    Aliás, tenho certeza que nenhum deles teve a curiosidade de ver a extraordinária entrevista.

    É Chico, o fenômeno Guardiola jamais aconteceria por aqui….

    Abraço

    Marco Vinicius Lage

  • audisio disse:

    J. B Cruz, e você nem falou do Barcelona genérico, o das Américas, eliminado ontem por um Atlético genérico!
    Fique tranquilo, o Cruzeiro tem time para ficar entre os quatro!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Como disse o Roger Surfistinha outro dia: O cruzeiro não formou um bom timinho. A máscara caiu e o Gilvan demonstrou toda sua incompetência ao não vender o Montillo para o São Paulo e receber 3 jogadores, hoje os 3 jogadores que o SP ia mandar são titulares absolutos no time e o cruzeiro não pode contar com Montillo, por causa de uma “misteriosa” contusão.
    E aí meu amigo Emílio Figueiredo, perder 4 jogos seguidos para times de segunda divisão dói?

  • Frederico Dantas disse:

    Acrescentando, durante um tempo o time de Madrid era uma filial do time bilbaíno.

    Já tive o prazer de assistir a uma partida dos bascos na “catedral”, em San Mamés. É uma torcida diferente. Foi o único lugar fora do Brasil que tive o prazer de visitar onde o CAM era mais conhecido que o Cruzeiro. Além da homonimidade, o Galo, segundo me contaram alguns bascos, já os derrotaram lá num destes torneios europeus que sempre tinham no passado.

    Lembravam também com facilidade de Cerezo, Luisinho e Éder, jogadores galistas que jogaram na copa da Espanha em 1982. Na Espanha porque, para eles, estão fora da Espanha.

  • Frederico Dantas disse:

    JB.

    Neste caso o original é o Athletic de Bilbao. O nome e o uniforme do Atlético de Madrid são uma homenagem direta ao clube basco visto que, o clube madrilenho foi fundado por bascos radicados em Madrid.

  • André Rosa disse:

    E por falar em treinador da raposa, ontem tava assistindo o Alterosa no Ataque, qdo um torcedor mandou um e-mail pedindo a contratação de um técnico de ponta. A Ana Paula Oliveira vai e me solta: ” Tem que ver se o Cruzeiro tem condições de trazer um té cnico de ponta… ” O que será que ela quis dizer com isso???? kkkkkkkkk

  • raws disse:

    Chico bom dia, faz tempo que venho falando da falta de comprometimento e profissionalismo dos jogadores do Galo e vem o Goiás e Atlético Paranaense para dar aula. Na minha opnião os dois são fracos tecnicamente porém deram um show de humildade e aplicação. Fazer o quê? Bater palmas…

    – B.H.

  • Alisson Sol disse:

    Eu não gostaria que o Sorín começasse a carreira como treinador do Cruzeiro neste momento, pois pode se queimar como ocorreu com o Cerezzo. O problema atual do Cruzeiro não é técnico: é elenco. Nem o Guardiola resolve. É demitir todos e promover a base. Qual técnico bom em sã consciência vai querer assumir esta saco de gatos?!

    Outra coisa: temos de parar com esta generalização de que “todo jogador argentino” joga com “raça” ou melhor isto ou aquilo. Para cada Sorín, vem uns 10 argentinos preguiços para o Brasil, ganham um dinheiro danado, e vão embora com o bolso cheio.

  • Frederico Santos disse:

    O Cruzeiro acabou de ser eliminado, até aí nada demais, todos já sabiam que isso era iminente. Agora o que a Itatiaia fez com o Mancini é covardia e anti-profissionalismo. Desde o programa bastidores do JVX essa emissora falando que Vagner Mancini seria demitido, independente do resultado. Sou Atleticano, mas isso acho inadmissivel.

    Fora isso, pode chorar vaidosos, o trem tá feio p/ vcs. O Galo tá uma baba, o que me consola é ver que vcs estão vários níveis abaixo do Galo.

    E o Roger hein? O camarada corre de decisão na cara dura!

  • J.B.CRUZ disse:

    Essa COPA DO BRASIL era e é a mais fácil do novo milênio..Mas deu para ver nítidamente o desinteresse dos jogadôres, principalmente no segundo tempo..A culpa não foi do técnico; e sim dos jogadôres…Mas, pelo menos VÁGNER MANCINNI deixa seu nome escrito na história do CRUZEIRO como o técnico que “sapecou’ o galo….6 x 1…Valeu !!! Mancini…Que venha, PAPAI JOEL ou ADÍLSON “PÉ-QUENTE” BATISTA…Agora, CAMPEONATO BRASILEIRO Á VISTA !!! DURMO TRANQÜILO !!

  • J.B.CRUZ disse:

    Dá gosto ver o CLUBE ATLÉTICO DE MADRID jogar, este sim o ORIGINAL..Deu um “banho” de bola no atlético genérico (um dos,,)…

  • Raposão disse:

    Aposto que hj, depois da eliminação pro CAP, vou encontrar com os habituês de sempre no churrasquinho do Manuel na Pampulha… não vou falar os nomes, pq sao meus parceiros, mas profissionalismo zero.

  • Johnny disse:

    Enquanto isso, na Cidade do Galo… após mais uma eliminação, os boleiros vão encher a cara em algum boteco de 2ª categoria, acompanhado de seguranças, assessores e periguetes.

  • Aldemario Filho disse:

    Chico,
    Seu blog cada dia melhor, porém deveria ter um link para compartilhamento no face, dá vontade de compartilhar vários tópicos escritos aqui por você.

  • Anísio disse:

    Não seja injusto! O Cruzeiro já tem um técnico “Hermano”! O Marcelo Mendez, do volei, atual campeão brasileiro de voleibol!

  • Márcio Luiz disse:

    Tomara que seja no profissional, de cara e já.

    A Massa Atleticana e os adversários agradecerão.