Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

É bom, dá retorno e vale a pena!

Que os caminhantes, moradores e comerciantes da Praça da Liberdade, Savassi, Santa Tereza, Alto das Mangabeiras, Belverdere, Centro e Pampulha não se assustem quando saírem bem cedo ou abrir as suas portas e depararem com verdadeiras hordas cambaleantes, dormindo ou simplesmente passando numa boa, meio sem destino.

Às vezes vão pedir alguma informação, nos mais diferentes idiomas; às vezes apenas cumprimentar ou nem isso.

Também podem estar entoando algum refrão, bastante barulhento, difícil de entender, mas sempre na paz. Serão os turistas torcedores de alguma seleção que estará em nossa capital ano que vem para a Copa das Confederações e em 2014 para o Mundial.

Quem, como eu, sai para caminhar em torno das seis da manhã, testemunha cenas desse tipo em cidades que abrigam grandes eventos, como a Eurocopa.

Quando os jogos são aos domingos a festa começa na sexta-feira e para a cidade. É puro carnaval, inclusive com grupos fantasiados e muitos instrumentos musicais, de todos os estilos. Para quem investe em ir a um acontecimento como este, a única palavra de ordem é: divertir.

A partir do meio dia os bares, restaurantes, shoppings e comércio em geral, melhor localizados e mais famosos, ficam lotados e rapidamente insuficientes, provocando o deslocamento rápido para outras regiões. O movimento dura enquanto os estabelecimentos estiverem abertos. A primeira boate que se abre lota em questão de minutos e o porteiro informa quais estão ou estarão disponíveis.

Quando o dia amanhece as muitas tribos se encontram ou cruzam pelas ruas, praças e bares remanescentes da noite ou os que estão se abrindo naquele instante.

Já estou imaginando que festas diárias, fantásticas, serão o Mercado Central, a Praça de Santa Tereza, com o “Rochedão” do Bolão e demais bares, já tradicionais em receber notívagos, que vão tomar a saideira e curtir a vida. Sim, porque a boa fama dos melhores lugares se espalha como rastilho de pólvora entre essa gente.

E haja táxis, ônibus, carona e seja lá o que for para levar estes milhares de convidados.

O idioma pouco importa. Com paciência, boa vontade e um sorriso, dá tudo certo e as pessoas se entendem. A Ucrânia é o melhor exemplo que estou tendo disso. Raros ucranianos falam algum idioma diferente, mas nenhum estrangeiro reclamou disso até agora.

Sábado o comércio lotado o dia todo, artesãos vendendo os seus produtos nas praças, artistas de todas espécies vendendo bem o seu peixe.

São U$ milhões em dinheiro novo, de fora, de todas as partes do mundo, passando a circular na economia formal e informal.

No primeiro hotel que procurei, o mesmo papo bem comum no comércio brasileiro: “custa 2 mil hryvnia, mas se for no dinheiro e sem nota fiscal há um desconto de 50%”. Com 1 real se compra 4 hryvnia.

Muitos torcedores dormem em barracas, nas praças, dentro de automóveis ou na casa da amiga que conheceu horas antes na noite.

No dia do jogo a farra continua até umas quatro horas antes do jogo, quando chega a hora de se misturar com os adversários e ir para o estádio. Sempre em festa, com raras exceções!

Depois da partida a farra continua, em menor intensidade, e na segunda-feira, lentamente o circo começa se deslocar até a próxima cidade onde haverá o jogo de interesse.

Depois da festa

NAPRACA2

Muitos torcedores, como estes dormem nos jardins dos parques, barracas, nas praças, dentro de automóveis ou na casa da amiga que conheceu horas antes na noite, no bar, na balada ou numa conversa informal.

NAPRACA1

Em Belo Horizonte não será diferente e a população precisa ter paciência, pois toda a cidade ganha.


» Comentar

Comentários:
14
  • Bruno Cabral disse:

    Ola Chico, hoje eh dia da final da Libertadores. Estou no Mexico e o canal de TV “Fox Sports” esta toda hora mostrando o quanto a recepcao da torcida do Boca Juniors por parte da organizacao e da policia eh desrespeitosa, mal organizada e algumas vezes ate violenta. Lembrei desse seu texto na hora. Fui o primeiro a comentar, com esperanca de que em 2014 estariamos preparados, mas pelo visto falta muito. A esperanca continua…

  • Andre s. Marques disse:

    Chico, aposto que vai ter gente horrorizando…

    Inclusive a policia militar dessa provícia está TOTALMENTE DESPREPARADA para receber os turistas, e essa é minha maior preocupação. Torcedores serão facilmente tachados de HOOLIGANS, apenas por estarem descansando à vontade em alguma praça.

    Os estrangeiros vão se assustar com a mente pequena do nosso povo mineiro, e isso não tem jeito de mudar não viu, é cultural.

  • Jean disse:

    Nunca nossa cidade vai ser tão bem policiada (claro, nos locais mais procurados, porque a periferia tá fu….. , não vai ter um policial sequer), inclusive vão colocar as forças armadas toda na rua. Morador de rua? Não vamos achar unzinho eles vão ter que ir pra bemmmmmmmmm longe. Os preços de bebidas e comidas, claro, vão disparar, já ouvi isso lá no mercado central. Mas apesar de tudo vale a pena participar porque é muito legal se integrar com os pessoas das mais diversas culturas.

  • – Com relação à contratação do “Astro” Ronaldinho Gaúcho, o R49, duas vezes eleito o melhor jogador do planeta e também campeão mundial com a Seleção Brasileira, além de várias vezes campeão no velho continente, não só o CAM colherá frutos com sua imagem, mas toda Minas Gerais ficará ainda mais mundialmente conhecida; isso sim, foi um “golpe de mestre” dado pelo clube alvinegro, contrariando especulações do eixo Rio-SP. No mais, “alguns” torcedores e comentaristas esportivos estão com uma sensação desagradável ou penosa, causada por um estado anômalo do organismo ou parte dele, precisamente localizado em um dos antebraços, ou ambos, e é conhecido vulgarmente por “dor de cotovelo”!

  • Alisson Sol disse:

    Antes de qualquer evento, não apenas no Brasil como no mundo inteiro, há sempre uma “limpeza” na cidade. Que ninguém se engane: os pedintes vão desaparecer, ao menos durante as Copas (das Confederações e FIFA).

    Nos países do hemisfério norte, a maioria já na zona temperada, sabe-se que esta pessoa dormindo na rua no verão provavelmente está apenas temporariamente bêbado, ou mesmo cansado de tanta festa. É comum ver tais sujeitos até de terno e gravata, ou mulheres até bem vestidas. O sujeito não vai estar ali no inverno.

    No Brasil o problema é que o sujeito não está “acampando” debaixo de um viaduto: está estabelecendo residência! Se não é retirado logo, em breve aparecem organizações dos direitos de não sei o que defendendo a invasão do espaço público. Ninguém aparece para ajudar a classe média a pagar IPTU.

  • Eduardo Dias disse:

    Chico,

    Um colega russo que trabalhou por aqui nos disse que ia na Euro e até brincamos com ele por ser o “Pé-frio”, expressão que ele conheceu por aqui e nos jogos do Galo que o levamos aqui não deu outra.. rsrs

    Mas ele como nosso enviado especial da Euro 2012 nos disse que foi de Carro com a turma, e chegando a Varsóvia perderam a reserva do hotel… procurar outro hotel, que nada. Estão acampados por lá… A Rússia saiu mas ele continua lá nos mandando notícias da farra..

    Quanto a essa farra acontecendo aqui fico com receio de a nossa população não estar preparada. Pense em um russo, inglês ou outro europeu qualquer deitado tomando o sol dos trópicos na nossa inigualável relva tropical da praça raul soares, ou praça da liberdade. A guarda municipal seria acionada rapidamente para prender o “vândalo”. Há algum tempo uma moradora das redondezas da Praça Raul Soares causou o maior rebuliço em Belo Horizonte por simplesmente tomar sol no gramado da praça.

    Mas uma característica diferente da Copa no Brasil é que como será em outro continente, os grupos que vão para assistir apenas alguns jogos não virão. Será um público diferente. Porque uma coisa é sair da Rússia para a Ucrânia ou Polônia, quando até de carro pode-se ir. Vir para o Brasil requer mais planenamento, daí o perfil do turista ser um pouco diferente. Acho que aí que está a grande diferença nossa, e onde poderemos ganhar mais. O Turista vem ao Brasil não para assistir apenas um jogo e sim passar o período da copa ou mais.

    Um turista que não estamos dando a devida atenção são os Latinos… Se prepare que eles irão invadir o Brasil durante a Copa.

    Ah! O R49 no Galo foi notícia lá na Rússia segundo o nosso enviado especial..

  • ALOISIO RODRIGUES TANURE disse:

    Boa Tarde Chico,
    Aproveito que você está cobrindo a Eurocopa para lhe relatar uma coisa que aconteceu no Independência: Sábado passado após 2 anos sem assistir a jogos do cruzeiro em BH fui com meu irmão e meu sobrinho assistir Cruzeiro x Figueirense no Independência. Nos tres somo socios do futebol do cruzeiro, setor da rua ismência (R$120,00) por mês. Mas o que vale isso se apesar do conforto do campo com cadeiras para todos assistirem ao jogo assentados se ninguém assenta. Isso mesmo todos assistem o jogo de pé porque que está nas primeiras fileiras se recusa a assentar e dai por diante todos ficam de pé. Me da uma inveja de ver os jogos da Eurocopa com todos os torcedores assentados.

    – BH – MG

  • Waltencir Nascimento disse:

    Hum! Não sei não viu Chico, o fato é que em BH tudo é proibido, tudo incomoda, não pode isso, não poce aquilo e etc..
    Eu tenho considerado Belo Horizonte a capital aonde tem mais chatos por habitantes.

  • rafael disse:

    Olá Chico

    Em 2014 no Rio de Janeiro os gringos vão ser muito bem recebidos…na base da bala perdida ou achada mesmo!, tenho dó do turista que aparecer por aqui, neste país desgovernado, sem lei, sem educação, sem estrutura e altamente marginalizado, não tem ocmo ser patriota com tudo que esta acontecendo, é o cachoeira, é a cpi, é a falta de investimento na educação, é a obra superfaturada, é o atraso, é a falta de investimento na mobilidade e transporte, eita!, é muia coisa ruim num só lugar chamado Brasil.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Que eles nao se importem de serem completamente limpados da cabeça aos pés pelos marginais… entao esta tudo ok.. hahaha

  • lauro disse:

    Vai ser interessante os turistas no Brasil deitados assim na praça do Bairro Santa Amélia em compania dos medingos em que ja montaram até barraca e as autoridades não falam nada.

  • Ramon Menezes disse:

    Chico se depender da nossa PM esses turistas estão fu… Vai ser um tal de cara no muro chapiscado, cacetete no tornolezo e pancada por “arruaça” que não vai ser brincadeira….

  • J.B.CRUZ disse:

    O brasileiro é bem recebido em qualquer parte do mundo com alegria e respeito, mesmo por que não temos inimigos declarados…Já fico em dúvida quanto a receptividade aos estrangeiros em nossa Pátria por ocasião dos eventos-Copa das Confedrações (2.013) e Copa do Mundo(2.014)…Com essa ideologia canhestra nos governando e a impunidade correndo sôlta, fica difícil garantir aos “gringos” uma bôa acolhida…De um modo geral os POVOS são bons,ruim são os govêrnos..O BRASIL já foi bem mais acolhedor com nossos “irmãos’ de outras plagas…

  • Bruno Cabral disse:

    Gostei do texto! Espero que estejamos todos preparados: população, comércio, polícia e transporte!