Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sucesso de um time de futebol não acontece por acaso

Montar times vencedores não é tarefa fácil e o espanhol Vicente Del Bosque, único comandante semifinalista veterano, conseguiu. Por isso a Espanha continua sendo a maior favorita ao título.

Aliás este tema foi assunto em conversa que tive com cinco mineiros que conheci no aeroporto de Moscou. Os cruzeirenses, de Lagoa Prata, João Prado e Rui Cézar Amorim; os americanos, Rui Amorim; ex-prefeito de Lagoa da Prata; terra do Gilberto Silva; José Ronaldo Lasmar, de Santo Antônio do Monte, farmacêutico tradicional em Belo Horizonte, e o atleticano Noel Nery, de Machado, aposentado do Banco do Brasil, em Beagá, que não acreditaram quando os informei que o Cruzeiro é líder, e o Galo vice, do Brasileiro.

Viajando por algum tempo pela Europa, eles estavam por fora do que está se passando em nosso futebol. Exceção ao José Arnaldo, que diariamente entra na internet para saber o que se passa com o Coelho; incomodado com a derrota para o Avaí.

Daí iniciou-se a discussão em torno das péssimas campanhas azul e alvinegra ano passado, das previsões catastróficas para 2012, e essa reagida que deram.

Tudo bem que o campeonato está apenas no começo, porém, que estão muito melhores que em 2011, não há dúvidas.

Coragem 

A explicação está em vários fatores, mas algumas medidas corajosas e arriscadas, tomadas por Alexandre Kalil e o Dr. Gilvan do Pinho Tavares foram fundamentais.

Contra a maioria da torcida e grande parte da imprensa, Kalil manteve a comissão técnica e o elenco, mesmo com a goleada sofrida do Cruzeiro na última rodada. Apesar da hecatombe que aqueles 6 x 1 representaram, não é recomendável se desfazer de um grupo por uma reação emocional. 

Oportunidade

Em um negócio de ocasião, aproveitando-se da amizade do Cuca com o Assis, irmão e procurador do Ronaldinho Gaúcho, Kalil voltou a enfrentar grande parte da mídia nacional, além de torcedores e investiu na aquisição do jogador. Tenho visto aqui na Europa, que o retorno à imagem do Atlético já está dado, e será assunto nosso em futuras colunas. Dentro de campo, em boas condições físicas, Ronaldinho é garantia de sucesso em qualquer clube brasileiro. 

Personalidade

Dr. Gilvan mostrou, de cara, que quem tem 50 anos de tradição no Cruzeiro e a respeitabilidade de um ex-Procurador de Justiça e advogado de prestígio, não fica a reboque de ninguém. De forma polida, discreta, procurou descolar a sua imagem de “afilhado” do Zezé Perrela e empreendeu o seu próprio estilo de comandar.  Deixou Dimas Fonseca sair do comando do futebol. Bancou Alexandre Matos para o cargo, contra outras indicações.                                                   

Resistência

Bancou também a contratação do Celso Roth. E a medida mais importante e arriscada: segurou Montillo, mesmo com toda a pressão: Corinthians e São Paulo; o Cruzeiro precisando de dinheiro; os investidores, donos de partes do jogador, e a pressão maior, do Perrela, para que a venda fosse feita.

Decisões como essas dos dirigentes passam despercebidas quando as coisas dão certo, mas estariam sendo bombardeados, caso os resultados não estivessem acontecendo. 

Bom uso

PAPA3

Cidade mais turística da Polônia, Cracóvia tem como um dos lugares mais visitados, a “Janela do Papa”, que ficou famosa por ser a sala de reuniões do Papa João Paulo II, quando ele era Arcebispo na Diocese da região.

PAPA1

Depois que foi eleito para chefiar o Vaticano continuou se hospedando e despachando lá, quando visitava a cidade.

PAPA2

E não há exagero no uso da imagem de João Paulo II para interesses comerciais. Na dosagem certa e com o respeito que a memória dele merece.


» Comentar

Comentários:
23
  • Paulo Henrique disse:

    Não é intenção minha “futebolizar” o debate.

    Quero ver os Perrellas punidos por serem corruptos, e não por serem cruzeirenses.

    Aliás, o maior suspeito de todos, o Prefeito de Montes Claros, é atleticano. Se comprovadas as fraudes, cadeia pro atleticano também.

  • Paulo Henrique disse:

    Ih!!! A coisa tá ficando feia!

    http://www.hojeemdia.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/vice-presidente-do-cruzeiro-pede-para-esconder-documentos-1.4860

    Prisão pérpetua, devolução em dobro dos recursos desviados e trabalhos forçados para quem desvia dinheiro público de remédio e merenda da população.

    E ainda tem uma imensa massa de iletrados, alguns metidos a esclarecidos, que ainda bate palmas para a corja.

  • Raws disse:

    Talvez um dia, os filhos de bandidos insujam contra seus pais, clamando por piedade as crianças subnutridas vítimas desta teia de corrupção.
    Talvez um dia, nós nos envergonhamos pela ação ou omissão por tantos, deprimentes e recorrentes fatos.
    Talvez um dia, esses bastardos filhos desta terra tornem-se estéreis não mais proliferando sua espécie.
    Talvez um dia, submergirá essa vergonha e emergirá do meu eu um permanente e não efémero orgulho, cessando essa afonia e externando o saudoso brado retumbante,
    SOU DE B.H, SOU DE MINAS, SOU DO BRASIL!

  • EDUARDO BH disse:

    Está muito cedo para tirar conclusões mais concretas e fazer algumas previsões.Mas, podemos analizar alguns pontos com certa segurança.
    O Galo melhorou muito em relação ao campeonato mineiro. Algumas “peças” voltaram a apresentar um melhor futebol- casos de Serginho, Marcos Rocha, Bernard, Giovani e André- outros entraram bem no time- casos de Ronaldinho e Jô. O R49 vem crescendo e dando o toque de inteligencia que a muito tempo fazia falta ao Galo. Isto explica, no meu ponto de vista, a posição da equipe na tabela. Não é por acaso ou sorte-é resultado de trabalho e motivação extra. Mesmo quando o juiz tem errado contra o Galo-salvo o penalti em Jô no ultimo jogo- a equipe tem vem dando bons sinais e esperança de fazer um bom campeonato.
    Quanto ao cruzeiro que pouco acompanho, julgo que não é a toa que é lider. Melhorou mais que o Galo. Tá fazendo por merecer. No papel e pelo campeonato mineiro, a equipe azul é bem pior que o Galo e demais equipes do brasileirao. Só os mais apaixonados acreditava neste momento da equipe- caso por exemplo do sempre presente no blog J.B. CRUZ. Não sei se terá folego e banco para aguentar o longo campeonato.
    Sds atleticanas.
    EM TEMPO: torço por uma final mineira na ultima rodada !!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Eu acho que tá cedo, principalmente para analisar o cruzeiro, time fraco, com técnico meia bomba.

  • Paulo Henrique disse:

    J.B.Cruz,

    o rei Midas azul, e respectivos asseclas, vai ter muito que se explicar:

    “Isso seria feito graças ao prestígio dos Perrella. “O relacionamento que eles mantêm no plano esportivo, relacionado aos cargos de direção que ocupam junto a determinado time de futebol, serve também como facilitador das atividades criminosas”, diz trecho do relatório do MPE.”

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/06/27/interna_politica,302658/diagnostico-da-empresa-de-perrella-originou-fraude-em-prefeitura.shtml

    http://www.hojeemdia.com.br/not%C3%ADcias/perrella-ex-dirigente-do-cruzeiro-tem-neg%C3%B3cios-vasculhados-pelo-mp-1.4371

    Quem desvia dinheiro de merenda escolar deveria ir para prisão pérpetua.

  • Paulo Henrique disse:

    Enquanto o Galo não tiver um goleiro confiável, me recuso a fazer previsões otimistas.

    E o time do Cruzeiro não é isso tudo que parece.

    Ao fim do primeiro turno teremos noção melhor de cada equipe.

    A única previsão que arrisco sem medo de errar é o rebaixamento do Atlético-GO, pois sua principal fonte de dinheiro secou – Delta Construtora.

    Com poucos recursos, montaram um timaço com Marcos (Cruzeiro) e Eron (Galo) nas laterais. Além do super artilheiro Ricardo Bueno.

  • Bom, eu continuo ainda meio desconfiado…

    Tanto o Cruzeiro, quanto o Atlético Mineiro, têm dado um pouco de sorte neste início de Brasileirão.

    É evidente que alguma evolução os dois times tiveram. Mas pra nós Torcedores chegarmos a nos empolgar mesmo com uma possível conquista do Título, ou uma vaga na LIBERTADORES, seria prudente esperarmos pelo menos o início do Segundo Turno.

    Como futebol é momento, temos sim que comemorar o momento atual. Afinal, comemorar é diferente de empolgar. Vamos ver como será na hora do “vamo-vê” mesmo…

    A meu ver, quem tem cooperado muito pro Cruzeiro corrigir vários erros dos úiltimos tempos, é o Celso Roth. Vejam só… O Clube contratou um ou outro jogador após a sua vinda. Dispensou vários. E o time melhorou. E é claro que isso teve a interferência do Celso Roth. E ele mesmo continua falando pros quatros cantos que, ainda não está bom. Que tem muita coisa ainda a melhorar. E que ainda espera da Diretoria algumas contratações pontuais.

    Ou seja, cabe agora ao Dr. Gilvan avaliar o que ele quer de fato pro Cruzeiro esse ano. A simples permanência na Série A. Uma vaga na LIBERTADORES. Ou até mesmo o Título.

    Se chegar à Liderança foi difícil, permanecer por lá até o final será muito mais…

  • Ricardo disse:

    Acredito que os números estejam corretos, pois a diferença entre jogar em BH e jogar fora de BH (não sendo Contagem ou Betim) é enorme.

    A volta para BH será fundamental para os times da capital. Ainda é cedo para falar em título ou libertadores, mas lembrar da questão financeira e do apoio das torcidas é muito importante.

    Acredito que o Cruzeiro, com seu time limitado e seu técnico retranqueiro deva chegar entre os 10 primeiros. Já o Galo pode ocupar qualquer uma das 20 posições da tabela. Só o tempo mesmo para dizer.

  • Alisson Sol disse:

    Desculpe-me, mas vou discordar e muito de que os times mineiros estão tendo “sucesso”. Evidentemente, estão inda melhor do que o fracasso previsto por alguns profetas eternos do fim do mundo. Mas também estão sendo beneficiados pelo fato de que o Campenato Rural é fraco, e como um “torneio de amistososo”, não “quebrou ninguém”, enquanto paulistas e cariocas ainda estão catando os pedaços dos seus clubes, que passaram estaduais cansativos, e alguns ainda estão na Libertadores e Copa do Brasil. Ou será que alguém acha mesmo que o desempenho de Corinthians e Palmeiras não vai mudar significamente quando terminarem sua participação nas outras competições.

    Acho também que manter o Montillo foi um erro enorme. É um jogador razoável, que desaparece quando marcado e leva muita pancada durante o jogo, tendo hoje uma recuperação lenta. O maior “reforço” que o Cruzeiro recebeu recentemente foi liberar o Roger e alguns outros “visitantes frequentes da enfermaria”.

    E o Cruzeiro realmente deixou o Dimas Fonseca sair, mas tem sob o Presidente um Vice-Presidente de Futebol, um Diretor de Futebol, um Gerente de Futebol, um Supervisor de Futebol e finalmente o técnico. Isto é uma hierarquia para empresa de 100mil funcionários! Tem muita estatal com menos níveis hierárquicos no Brasil. O que será que este pessoal todo faz?

  • Lima disse:

    Chico complementando o quadro acima, no campeonato inteiro o ano passado o Galo faturou R$ R$1.787.640,00 bruto e R$463.751,35 liquido, ou seja já faturou com 3 jogos esse ano R$ 426.302,32 a mais que em todo o campeonato do ano passado.

  • Lima disse:

    Bom Dia Chico, fiz aqui um estudo superficial para mostrar a importância da abertura do Indepêndencia para o Atlético, segue abaixo um quadro comparativo(levando-se em consideração apenas jogos com o mando de campo do Atlético) :
    Em 2011(3 primeiros jogos Atlético-PR, São Paulo, Atlético-GO)
    Arrecadação Bruta R$ 401.820,00
    Arrecadação Líquida R$ 162.765,48
    Em 2012(3 primeiros jogos Corinthians, Bahia, Náutico)
    Arrecadação Bruta R$1.732.460,00
    Arrecadação Líquida R$890.053,67

    Ou seja em apenas 3 jogos o Galo já arrecadou R$ 727.288,19(aprox 546% a mais) apenas com venda de ingressos. Isso no fim do campeonato gerará uma receita bastante interessante ao Atlético, lembrando que temos que acrescer a isso os valores obtidos com venda em bares e aluguel do estádio.

  • cassiano disse:

    Bom dia. Chico, tá certo que o presidente do crô teve pulso forte para segurar o Montillo, mas isso pode ter sido bom agora, pois os investidores querem colocar os jogadores onde ele apareça no cenario do futebol e aconteça algum negocio com este jogador….. Os investidores pensarão duas vezes antes de mandar bons jogadores para o crô………..

  • Ricardo disse:

    Hora boa do Kalil mostrar que está atento é agora: aproveita o gancho da blitz que pegou o Richarlyson e arruma um clube para ele.

    Quem sabe uma troca por Elano do Santos? Mas pode ser só um empréstimo mesmo, porque aí abre espaço para Serginho e Fillipe Soutto.

    Já o lado azul, eu avisei que a melhor opção seria o Celso Roth. O time é fraco e ele é especialista em fazer time fraco brigar até por uma Libertadores. A torcida é que tem mania de achar que tem o melhor time do mundo e tinha que brigar para ser campeão. Não ser rebaixado é lucro!

    Também não podemos deixar de comentar a operação da Polícia Federal (um dos poucos bons exemplos que temos neste país) que começou a desmascarar a máfia dos Perrelas. O chefe do bando é que deu um jeito de pegar a “impunidade parlamentar” para se esconder, mas não está livre ainda não. Espero que a Polícia Federal faça como fez com o de Goiás e entregue o Anão de Jardim do Senado também.

  • Raws disse:

    Chico bom dia!
    Não torço para ninguém cair em desgraça, porém ser punido por supostos desvios de conduta, isso eu quero sim e sempre.
    Não foi nenhuma surpresa, a atual investigação em cima do ex presidente celeste, mesmo porque os rumores à décadas sobre enriquecimento ilícito se faziam constantes e onde há fumaça…
    Independente da culpabilidade de um dos atuais investigados, o que mais me entristece é saber que no final de tudo, não haverá devolução de dinheiro, não haverá punição severa e o pior, o verdadeiro cabeça, o que usava sua influência para fechar os acordos, não será sequer investigado por culpa da tal da imunidade ou seria impunidade?
    Isso nós podemos colocar na conta no nosso ex governador, que praticamente o colocou no Senado. fazer o quê ?

  • Marcelo disse:

    Chico, em tempo: você foi muito feliz quando disse “não é recomendável se desfazer de um grupo por uma reação emocional.” Imagino como foi duro para alguém tão emotivo e impulsivo como o Kalil não mandar todo mundo embora.
    Eu mesmo se estivesse armado com uma metralhadora naquele jogo tinha acontecido uma tragédia (he he)

  • Marcelo disse:

    Apesar do Cruzeiro líder, não foi bom negócio para o Gilvan manter o Montillo. Todos sabem que investidores compraram 40% do passe dele e fizeram uma enorme pressão para q ele fosse vendido dando o retorno financeiro desejado. Agora os investidores sumiram da toca e assim vão estar até a saída do Gilvan de lá. Quem investiu 40% no Montillo perdeu o dinheiro pois ao final do contrato com o time celeste ele passa a ser dono do passe. Por isso o cruzeiro só trouxe jogadores velhos, cujo passe pertencem a eles mesmo. Sem ajuda de investidores é praticamente impossível trazer jogadores jovens.

    Creio que faltou experiência ao Gilvan neste quesito. Fez bonito para a torcida, a imprensa aplaudiu e agora tem dificuldades para contratar.

    No caso do Kalil, a torcida e a imprensa meteu o pau quando deixou o Obina sair. Porém o Atlético hoje conta com dois investidores de peso: BMG e grupo Sonda, que dentre vários jogadores detém 45% do Ganso.

    Lembrando que um dos segredos do sucesso dos Perrelas foi sempre ter parceiros ao lado para trazer bons e jovens jogadores.
    Quem não tinha parceiros nos últimos 20 anos e trazia jogadores velhos era o galo. E todo mundo viu no que deu.

    Espero que os cruzeirenses entendam o meu ponto de vista.

    saudações

  • Amaury Delvaux Zacaron disse:

    Conforme meu comentário,lá no espaço interativo,sobre o centenário do TUPI,mais uma vez lhe parabenizo,pela sua pujança,caráter ilibado com credibilidade,respeito,lealdade,humildade e dignidade acima de tudo,grande abraço,mais uma vez!!!!!!!!

    – Vila Velha

  • renato cardoso de faria disse:

    Bom Dia Chico, tudo bem?

    Sou o Renato, filho do Rozalvo. Acompanho seu blog todo os dias. Gostaria que você falasse algo que não vejo ninguém falando na impresa e que eu não entendo. Porque o Atletico quase que toda semana volta a treinar somente às terças-feiras no periodo da tarde. Esta semana por exemplo, o jogo do Atletico foi no sabado e mesmo assim o time so se reapresentou na terça a tarde. Que trabalhor tem 2 dias e meio de folga? E no elenco do Atletico tem jogadores que ja gostam de uma farra. Olha que estou dizendo isto numa situação em que o time esta bem no campeonato. Toque neste assunto pra gente Chico. Obrigado

    Um abraço

    – sete lagoas

  • SAMUEL MARTINS NETO disse:

    Chico, depois de se constatar que portadores de necessidades especiais não têm vez na ARENA INDEPENDENCIA, vimos a BWA aparecer nos noticiários devolvendo o dinheiro aos envolvidos como se fosse alguma coisa “espetacular”, ó o dinheiro foi devolvido. Mas, o que me preocupa é que não vejo ninguém até o momento questionando a aplicação do dinheiro público em uma obra, isto no século 21, e não ter sido colocado no projeto setor especial aos portadores de necessidades especiais. Parafraseando Boris Casoy “Isto é uma vergonha”

    – NOVA VIÇOSA – BA

  • J.B.CRUZ disse:

    Atualmente o futebol de um modo geral está muito parelho; times são formados e desfeitos ao sabor do dinheiro..No momento Dr. Gilvan Está dando um show de administração esportiva e até mesmo com uma pitada de sorte consegue em poucos meses, colocar o CRUZEIRO novamente na rota das grandes conquistas..O ano de 2.012, promete muitas surprezas boas para o lado AZUL da lagoa…VAMOS AGUARDAR…