Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A base em discussão I

André Figueiredo, diretor das categorias de base do Atlético, telefonou para contestar o blog e a minha coluna no Super Notícia, onde critiquei aspectos do trabalho feito pelos maiores clubes do país nessa área.

As principais discordâncias dele se referem a dois pontos; onde eu afirmo: os jogadores baixinhos têm que jogar e se desdobrar muito mais para conseguirem oportunidades reais. O Atlético apostava no Wendell, grandão, que impressionava pelo físico, e pela preguiça dentro de campo; Bernard não era nem reserva do junior e só ganhou oportunidade no profissional porque o presidente Alexandre Kalil, depois de tanto ouvir que ele estava jogando muito na 3a divisão mineira, pelo Democrata de Sete Lagoas, “mandou olhar”.

Outra contestação do André, quando eu digo que os treinadores são cúmplices na discriminação aos baixinhos; fazem o jogo dos chefes e entram nessa idiotice que arrebenta com o futebol brasileiro.

Segundo André Figueiredo, no Atlético ocorre o contrário: ele e demais comandantes da base, como o Maurão e o Anísio Silva é que ficam atentos e exigem que os treinadores sejam justos e avaliem igualmente o potencial de todos os jogadores; que Wendell era uma aposta porque além de grande, é muito bom jogador, porém, realmente se acomoda em determinados momentos.

André disse também que Bernard era recém saído do juvenil e que foi emprestado ao Democrata exatamente para ganhar cancha e ser preparado para ser utilizado no junior.

Nos últimos três anos, sob comando do André, a base do Atlético passou a ser melhor trabalhada, e as pessoas que a conduzem, como o Maurão, Anísio e os demais, são qualificadas e corretas.

O blog teve o prazer de receber a visita e um comentário do Anísio Silva, um dos auxiliares do André, que vale ser repetido aqui:

“Chico não tem nada de Democrata, todos nos acreditávamos no potencial do Bernard. Quando houve a proposta pro convênio Atlético/Democrata em 2010 tivemos a ideia de dividir o grupo de juniores e deixar os dois (Júnior Atlético e Democrata Profissional) fortes, é isso, sendo que foi uma exigência de nossa diretoria de deixar forte o Democrata, pra tentar classifica-lo. Lembro de você falando do Bernard, mas todo mundo falava. A base do Clube Atlético Mineiro é uma das melhores Chico, pode acreditar!!! Abraços!!
Anísio Silva


» Comentar

Comentários:
3
  • Rodrigo AR disse:

    Ainda bem que você editou o post, Chico. Minha crítica não foi ao André e nem a ninguém agora aqui citado. Foi ao comentário que vc bem fez ao limpá-lo do seu blog. Abs.

  • Sérgio disse:

    Chico,
    O Atlético e o América, acabaram com suas escolinhas !
    O cruzeiro tem escolinha mais não da valor e nem aos garotos!

  • Rodrigo AR disse:

    Baixo nível. Rancoroso. Deve ter sofrido muito bullying com o apelido. Deixe isso pra lá, Chico. Não combina com aqui. Abs.