Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Remédio infalível para a violência crônica

* Basta querer!

Com a proximidade da Copa do Mundo o assunto violência de torcidas voltou à pauta nacional. Ótimo, tomara que, pelo menos a resolução deste problema, fique como “legado” do mundial para as pessoas de bem no Brasil. As autoridades de segurança de todos os Estados sabem como acabar com a baderna provocada por uns poucos marginais infiltrados nas torcidas de futebol. Só não o fazem porque não querem.

Recuso-me a chamar esse tipo de gente de torcedores. Usam, indevidamente, a imagem dos clubes para ganharem dinheiro, comercializando camisas, bonés e tantas outras coisas, sem pagar nada à razão de ser de tudo que são as instituições para quem dizem torcer.

Todos sabemos quanta grana rendem os negócios ligados ao futebol. Nos países civilizados só os clubes comercializam os seus produtos e o cerco à pirataria é muito forte. Aqui, faz-se vistas grossas, e os próprios clubes fecham os olhos, permitindo essas perdas de muito dinheiro que deveria ir para os seus cofres. Muitos dirigentes até incentivam, visando interesses políticos ou “proteção”, para quando as coisas não andarem bem com o time dentro das quatro linhas.

Exemplo

Em Minas Gerais, por exemplo, a união do Ministério Público, Policia Civil, Polícia Militar e Justiça, sossegou a facção violenta que usa camisas com referências ao Atlético, colocando um grupo na cadeia, com divulgação intensa através dos meios de comunicação.

Essa ação conjunta e eficaz foi em função da morte do rapaz integrante da facção violenta que usa camisas com referências ao Cruzeiro.

Pela metade

Foi aquela briga, nas imediações do Chevrolet Hall, combinada pela internet; porém, a eficácia dessa “Força-Tarefa” ficou incompleta, porque só prendeu, julgou e condenou os alvinegros.

Tanto que os violentos que vestem roupas azuis continuam aprontando, inclusive brigando entre si, levando pânico aos torcedores do próprio Cruzeiro no estádio Independência e imediações.

O jeito certo

Agora, depois várias mortes no Rio, as autoridades de lá também resolveram agir e os violentos que usam a imagem do Fluminense estão sendo os primeiros a receber o tratamento que merecem. Viraram manchete de O Globo: ““Polícia fecha o cerco a torcidas organizadas – Grupo da Young Flu foi levado para Bangu 2”.

Direto para um dos presídios mais famosos e temidos do país.

Sem refresco 

Esses usurpadores da imagem do Fluminense foram presos em flagrante sábado à noite, espancando dois torcedores do Vasco, que nem pertencem a qualquer “organizada”. Eram 21 contra dois rapazes. Do jeito que gostam de agir, em bandos, na covardia.

Só não entendo porque em Minas as autoridades da segurança não atuam como deveriam. Sabem o que fazer; como fazer, mas não o fazem.

* Trecho da minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
8
  • André disse:

    Paulo Henrique, então é um peso e duas medidas?

    Tinha um monte de atleticanos no último clássico lá no independência. O que eles foram fazer lá? Apesar disso não ocorreu nenhuma morte.

    Na TV ninguém falou sobre isso. Agora sobre copos muita gente falou. Esse que é o problema.

    Concordo com o Fábio. Quando o juiz favorece o galo todos dizem: faz parte. Quando um copinho é arremessado: nossa que brutalidade!

  • Fábio disse:

    A maioria da torcida do Cruzeiro tem receio de chegar perto de algum integrante da Máfia Azul. Eles utilizam seus uniformes e o medo dos verdadeiros torcedores para tirarem vantagem em qualquer situação no estádio. Seja furando fila para utilizar o banheiro ou forçar a saída no final do jogo. Esses bandidos estão criando baderna desde que o Independência reabriu, e eu nunca vi a polícia prender um desses marginais (fui em quase todos os jogos).
    Mas vejo pelo comentário do pessoal que os atleticanos não estão indignados com o comportamento da Galoucura, que é tão vil quanto a Máfia Azul. A torcida do Cruzeiro já aprendeu a detestar a Máfia Azul (e ela perdeu muita força nos últimos anos). Seria muito bom para o futebol se a torcida do Atlético começasse a detestar a Galoucura

  • Paulo Araujo disse:

    Parabens Chico desta vez alguem colocou o dedo na ferida. Como Já postei diversas veses aqui nunca se prende os marginais que estão na torcida do Cruzeiro. Com certeza quem perde são os torcedores deles mesmo que tem que conviver com marginais lado a lado. Vale lembrar que já são diversas estações do metrô quebrada e ninguem por incrivel que possa parecer foram presos.

  • Paulo Henrique disse:

    Só mais uma coisa, esse “torcedor “morto, foi lá para matar ou morrer.
    Infelizmente essa é a sina de quem procura confussão.
    Então vamo parar de tratar o morto de anjinho, bonzinho. E só pra fechar, a PM diz que encontrou vários BO envolvendo esse “cordeirinho” da paz!

  • Paulo Henrique disse:

    André, é simples responder sua pergunta: Os alvinegros foram presos certo!
    Mas os crimes, delitos arruaças etc…etc…não pararam de acontecer, porque os intocáveis marginas travestidos de cruzeirenes estão livres esem nenhuma repressão. Faz o que querem. Quebram Metrô, Promove arrastões! Agridem senhora de 60 anos ( mãe do Dudu Pitibull), cercam ônibus do Galo por duas vezes (clássico anterior e domingo passado), jogam objetos no gramado, invadem espaço de torcida adversária, brigam entre si. Enfim, são tantos delitos que não da para ficar enumerando.
    Esse fato no Chevrollet Hall ficou marcado e comprovado o tratamento dsigual dado as duas torcidas!
    Lugar de bandido é na cadeia!

  • André disse:

    Caro Chico, aprecio os seus comentários desde o programa Minas Esporte da Band. Você é um dos poucos jornalistas que não faz questão de esconder o time do coração. Entretanto, existe uma coisa no jornalismo chamada time. Toda notícia tem um time, um momento certo para ser divulgada. Acho muito estranha essa história que aconteceu perto do chevrolet voltar quase dois anos após o ocorrido. Por que esse detalhe não foi divulgado na época? O que fica na memória daquilo tudo foi a covardia criminosa.

  • Silvia disse:

    Você poderia escrever uma bíblia tentando justificar aquele espacamento mas não adiantaria.

    Uma imagem vale mais do que mil palavras. Quem vê aquele vídeo fica indignado.

    E porque só agora “surgem” essas versôes? Em 2010 nada foi dito. Quem calou, consentiu.

  • Paulo Henrique disse:

    Parabéns Chico Maia.
    Você é o único jornalista que teve a coragem, hombridade de levantar essas questões, principalmente aquela confusão no Chevrollet Hall. Porque só os alvinegros foram presos? Porque NÃO fpram PUNIDOS os marginais que estavam com destino ao Rio de janeiro, mudaram o trajeto só para brigar com os alvinegros que estavam promovendo um evento no local? E o cara que foi morto, foi lá para rezar e pregar a paz ?
    Eu já não vou ao estádio desde 2007 , quando todos, inclusive a PM viram na portão 8 do mineirão UMA centena de bandidos travestidos de torcedores do cruzeiro espancando um torcedor do galo que usa a calaç da galocura. dizem que esse rapaz morreu e ninguém foi preso