Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A eterna discussão sobre árbitros e arbitragens

A discussão sobre arbitragem é eterna, mas de tempos em tempos toma conta dos noticiários nacionais, como agora.

Mesmo com o uso da tecnologia as polêmicas e dúvidas não vão acabar.

O blog recebeu uma análise interessante do leitor César, a quem agradeço, que mostra inclusive os erros a favor do Atlético, que foram colocados na internet.

Confira:

“Olá Chico, tudo bem?

Sou um grande admirador do seu blog, mas nunca tive a chance de participar. Mas chegou a hora…

Você deve ter visto em alguns portais esportivos que há um video na internet contendo todos os erros a favor do Galo nesse Campeonato Brasileiro de 2012 (um dos links é http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2012/10/23/cruzeirense-faz-video-com-erros-de-arbitragem-a-favor-do-atletico-mg/). Com alguns erros eu concordo, pois não sou cego. Olha, mas existem muitos lances no video que são completamente duvidosos, como exemplo o lance do gol do Fred no jogo do primeiro turno, em que a jogada do gol foi iniciada de forma irregular. Mesmo que o lance do gol não estivesse em impedimento, era irregular na raiz da jogada, e tudo ali deveria ser invalidado, e voltado a cobrança da falta.

Mas o pessoal que fez o video esqueceu-se também dos lances contra o Galo, que com certeza igualariam ou superariam os erros a favor.
Só de gols mal anulados teve uns 4 ou 5, e muita gente pode falar que, da mesma forma, seriam duvidosos. Mas porque então não colocar na lista de erros e no video? Assim fica parecendo que o Galo foi só favorecido. Quer dizer, é isso que eles querem que as pessoas pensem. Mas o que me revolta mesmo foram os erros absurdos do STJD, que foram muito piores que o dos árbitros, como o adiamento do jogo contra o Flamengo, desrespeitando todo o regulamento do campeonato, e a suspensão do Ronaldinho, que além de ser suspeita por causa dos envolvidos, foi uma interferência totalmente fora da lei da competição também.

Eu não acredito, do mesmo jeito que você, em uma conspiração. Mas essa história toda desse video me lembrou uma vez em que o site da Globo fez uma simulação de como seria a tabela do Brasileirão 2008 se não houvesse erros dos árbitros (http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL853829-9827,00-NUM+BRASILEIRAO+SEM+ERROS+DE+ARBITRAGEM+GREMIO+ASSUMIRIA+A+LIDERANCA+DA+TAB.html). Lá falava que o jogo entre Galo x Botafogo no segundo turno, que terminou 2×1 pro Galo, deveria na verdade ter ficado 1×1, por conta de um
pênalti mal marcado em Welton Felipe. O pênalti foi realmente muito mal marcado, até aí tudo bem. Mas depois eu vi o video dos lances do jogo (http://globotv.globo.com/globocom/brasileirao-historico/v/melhores-momentos-atletico-mg-2-x-1-botafogo-pela-33a-rodada-do-brasileirao-2008/905619/) e percebi que o gol do Botafogo também foi irregular, por causa de impedimento do Carlos Alberto, autor do tento. Por favor, veja o video a partir do 6:25 e me desminta se eu estiver equivocado! Esse erro não estava na lista, então resolvi alertar o site. Fiz até uma sequência de imagens e mandei para a Globo. Mas eles não me responderam, não mudaram a informação e deixaram por isso mesmo. Eu sei que isso é um lance antigo, mas estou relatando isso para você como curiosidade. Isso serve para mostrar que, de uma forma ou de outra, não existe tratamento igual para os clubes. E você sabe quais clubes eu quis dizer que recebem um tratamento diferenciado de tdoso, não sabe?

Por curiosidade, segue uma sequencia que fiz com as imagens do próprio site da Globo do lance em questão (http://i.imgur.com/djZng.jpg).

Abraço,

Cesar”


» Comentar

Comentários:
17
  • Luciana disse:

    Mas todo jogo tem uma falta que não foi marcada. Já ouvi desculpas melhores…

  • JB disse:

    Luciana, não confunda as coisas. Os torcedores do Flu choram até hoje por causa desse gol do Fred. Se reclamam do impedimento, temos todo o direito de afirmar que o lance não era nem pra ter existido pois o mesmo foi INICIADO através de jogada ilegal (cobrança de falta irregular).

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Henrique Ipatinga,
    o Fluminense perdeu pro Atlético-GO em casa e tropeçou no cruzeiro em BH. O Grêmio perdeu em casa pra Portuguesa e empatou com o Coxa também em casa. Todos os times tropeçam, isso não justifica perder o título na mão grande.
    Me desculpe mas isso não é ser realista. Ser realista é reconhecer as falhas e pontos fracos do time e isso nenhum atleticano nega.

    Há uma onda de que “é proibido reclamar”, mesmo que com toda razão, mas isso é pra banda de lá, que não tem time e que só lhes resta provocar mesmo.

    Saudações Alvinegras!

  • Henrique Ipatinga disse:

    Temos que parar de jogar toda a culpa de nossas derrotas na arbitragem.
    Não fomos prejudicados quando empatamos 2 jogos contra o bahia, empatamos com Atlético/GO jogando com 1 a menos o jogo todo, empatamos em casa com a Ponte Preta, na derrota pro Náutico.
    O Galo faz um ótimo campeonato, mas patinou em algumas rodadas, e o Fluminense ganhou seus jogos, mesmo não jogando bem.
    Na minha opinião, o Galo foi prejudicado contra o Flamengo, com o adiamento da partida e contra o Internacional, que o Ronaldinho foi suspenso injustamente.
    No mais tivemos erros e acertos para todos os lados.

  • josaphat disse:

    A memória não dá a ficha completa, faz muito tempo…Mas me lembro de um tempo em que transmitiam jogos do Galo com um monte de mensagens escritas a mão (é isso mesmo) sobre as imagens veiculadas. E depois ficava por isso mesmo.
    O maior adversário do Galo é a CBF, O Flu tomou um baile.

  • Dudu GALOMAIO - Resende Costa MG disse:

    Eu acho que se trata de dupla prova do cidadão ser um pouco debilitado, mentalmente. Atleticanos nao alegam nunca terem errado a seu favor e sim alegam q erram muito, mas muuuito mais contra que a favor. Outra curiosidade é o cidadão tomar as dores do comprovadamente favorecido Fluminense e fazer um vídeo do Galo. Deveria se preocupar com o “lixo” que está o time dele há bastante tempo ao invés de inutilmente tentar defender causas imundas.

  • Ao eternamente “Chato de galocha, o irrecuperável”: Então “pagando as dívidas” se levanta um caneco? É esse o caminho das pedras? Então, sim, agora tá explicado…

  • O “Chato de galocha, o irrecuperável”, e suas teses mirabolantes em que fala, fala, fala, e nada explicam… “somente”complicam!

    – A ONU, o FMI e qualquer bolsa de valores do mundo poderiam contratá-lo, afinal, sabe tudo e de todos (ou pelo menos tenta passar essa impressão),e ele, em sua característica “humildade”, ainda perguntaria: (sic) “Em qual língua quereis que vos fale?”.

    – Sim, é extremamente chato! Apesar que a ala feminina azul também é bem representada e algumas estão à altura da “humildade” desse sujeito… hehe…

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    04/12/11… eterno…

    mi…mi…mi… eterno…

    Chupetinha… eterno…

    kkkk

  • Alisson Sol disse:

    A discussão sobre erros de arbitragem é diferente por clube.
    Os torcedores do Cruzeiro: no último jogo, tal e tal lance…
    Os torcedores do Atlético-MG: no último jogo, tal e tal lance… no anterior, aquele outro lance… em 1981, o lance… já em 1977, no lance…

    Começo a entender porque se esquecem de pagar as dívidas: a memória está toda utilizada para ficar lembrando de tanta reclamação de lance duvidoso.

  • ANA PAULA disse:

    Bom dia Chico,

    Adoro ler e ás vezes participar do seu blog.
    Mas acho que esse assunto sobre arbitragem está muito chato e cansativo.Vamos procurar falar mais sobre o futebol.

    É o que eu penso.

    Saudações.

  • Xavier disse:

    Cesar e Chico, penso assim também. O problema não são só as arbitragens…

    O problema são os fatos “estranhos” citados, assim como foi “estranho” a não liberação da documentação do R49 para o jogo contra o Bahia.

    Entre tantos absurdos, nós vimos uma bandeirinha que foi eliminada do futebol pois errou dois impedimentos difíceis contra times do eixo, e vimos juiz que não marcou penalti claro no último minuto de jogo virar juiz da copa…. Acho tudo muito “estranho”.

    Enquanto presidentes de Atlético e Cruzeiro ficam de briguinha e torcendo contra, cariocas e paulistas deitam e rolam… Já vamos para dez anos só com campeões destes estados… A nossa rivalidade doentia (inclusive na imprensa), é o cenário ideal para eles… Não temos força, assim como o RS. Teríamos que reinventar a nossa rivalidade… e também a nosso imprensa.

  • Luciana disse:

    Se uma falta não marcada anula um gol legítimo então todos os jogos deveriam ser revistos.

    Todo jogo tem pelo menos uma falta que não foi marcada e que poderia ter mudado os rumos da partida.

  • Johnny disse:

    Só tem 2 torcedores que acham que o Flu nao foi beneficiado, de uma forma geral, pelas arbitragens. Os próprios pó de arroz e os cruzeirenses.

  • Andrey M Lage disse:

    Chico,

    Fizeram o video, pq a imagem que alguns atleticanos queriam passar, e que só o Fluminense estava sendo beneficiado nesse campeonato, e pelo video vemos que não e bem assim!

    Mas a questão nem e quem esta sendo beneficiado ou não, a questão e que a arbitragem brasileira e Horrivel , e ninguem debate esse assunto, preferem debater somente as “polemicas”

    o Ultimo classico e o maior exemplo disso !

    Se vc pegar o compacto daquele jogo em qualquewr canal, se pegar os comentarios dos comentarista de radio e internet antes do segundo gol do Cruzeiro, verá que o árbitro ja estava sendo muito criticado pela atuação dele!

    so que depois que saiu aquele gol do cruzeiro , em que o juiz não marcou a falta em cima do Guilherme, a midia depois do jogo , e no dia seguinte, so falou desse lance!

    esqueceram de analizar toda a atuação do árbitro que foi desastrosa!

  • Frederico Santos disse:

    Sobre o STJD, CBF e arbitragens, a carta capital fez um artigo excelente que elucida bem a cara do futebol brasileiro:

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/autoritarismo-de-tribunal-reflete-a-falta-de-transparencia-do-futebol-brasileiro/#.UIgS1B30jNc.twitter