Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para quem tem tempo a perder . . .

. . . ou: para enganar e tomar dinheiro dos cegos pela paixão! 

O Paulo César e o Felipe Santos fizeram protestos semelhantes:

“Os colegas que questionaram a imprensa mineira pela omissão na publicação de pesquisas e ranking quando são favoráveis ao Atlético e desfavoráveis ao Cruzeiro tem plena razão.
O ranking IFFHS que mostra o Atlético na frente do Cruzeiro foi publicado pelos órgãos de imprensa brasileiros, exceto imprensa mineira, fonte:http://www.campeoesdofutebol.com.br/ranking_clubes_iffhs.html
E para defender essa tese, a rádio Itatiaia divulgou hoje a noite o ranking da Conmebol que aponta o Cruzeiro na frente do Atlético.
Como dizem os amigos: “É o Galo contra tudo e contra todos”.

 

Eles podem ter razão em relação à maioria da imprensa mineira; não em relação à mim, pois não vejo a menor importância nestes rankings e menos ainda em relação a este tal IFFHS, que aliás, nenhum órgão de imprensa procurou saber até hoje de que se trata.

Rankings de entidades como FIFA e Conmebol, piores ainda, porque elas é que incentivam esse tipo de bobagem, visando grana, muita grana, aproveitando-se da cegueira dos apaixonados, que vêm o futebol como a coisa mais importante de suas vidas.

Para muita gente, quando se fala de futebol, a razão vai embora!

Você abre o site da dona do futebol no mundo, a FIFA, e logo lê um convite para conferir no “ranking”, em que posição está a sua seleção. É o “Ranking Mundial Fifa/COCA-COLA”, onde a famosa indústria do refrigerante deixa mais uma  pequena fortuna para os filhotes do João Havelange, o grande introdutor do marketing em larga escala no futebol mundial.

Ao lado, outro convite, para que você se cadastre para comprar ingressos para alguma competição dela. Atualmente, a Copa das Confederações.

Os critérios dos tais rankings ficam por conta de quem os cria.

A divulgação e a crença, de acordo com o interesse de quem publica ou lê. Se é bom para gerar audiência e dinheiro, divulga-se; principalmente nessa época do ano, quando faltam notícias de maior importância.

Se interessa para o time do coração, espalha-se ao máximo possível. Se não interessa, esconde-se.

Não dou respaldo a nenhum deles, sejam bons ou ruins para o Atlético, porque, para mim, não valem nada.

Sobre os que envolvem a seleção brasileira, idem!

Só estou entrando neste assunto hoje porque nessa época do ano é a mesma cantilena.

Valorizo estatísticas, números apurados e checados; rankings, de critérios manipuláveis de acordo com a imaginação de qualquer pessoa, não tomam meu tempo.

Por exemplo; este atual do tal IFFHS: pode um Universidad do Chile ou um Hannoverscher SV 1896 da Alemanha estar à frente de uma Inter de Milão?

Só mesmo nos critérios que eles querem que sejam seguidos.

Um Libertad Asunción (Paraguai), FC Basel (Suiça), Glasgow Celtic (Escócia) à frente do Milan, Manchester United, Liverpool e da maioria dos clubes brasileiros?

Que tal o Olympiakos e Pireas (Grécia), Ulsan Hyundai (Coreia), Deportivo Quito (Equador) à frente de Manchester City e Schalke 04, por exemplo?

Têm mais importância que qualquer clube da Série A e da maioria da B, do Brasil?

Pois é!

Percam o tempo dos senhores e consultem lá no site do tal IFFHS.

E o da Fifa/COCA-COLA?

A seleção brasileira está em 18º, atrás, simplesmente, de poderosíssimas como Colômbia, Portugal, Croácia, Grécia, Suíça, Equador, México, Costa do Marfim, bla, bla, bla…

Aí, na hora de contratar um jogo, veja quanto vale a cota de uma seleção brasileira e uma dessas aí.

Uai, e não é que rendeu um longo post? Pode virar até uma coluna. Graças aos amigos leitores que me forçaram a entrar neste assunto; e os senhores mandam, né?

Perca mais um pouco do seu tempo e vá lá no site da dona Fifa/COCA:

http://pt.fifa.com/worldranking/rankingtable/index.html


» Comentar

Comentários:
30
  • Klang disse:

    Thales Rosa, esse aí que vocês citou, parecido com o Elvis, que você falou, é o Paulo Galvão, o Paulão, e não o Mauro Galvão, e ele é flamenguista desde criancinha, ou seja, anti-atleticano por natureza. Quem deve ler corretamente?

  • Alisson Sol disse:

    Vivi para ver atleticano escrevendo que não acreditam mais no ranking da CBF…

    Posso falecer em paz.

  • ISABELLA: concordo em tudo que postou; e parabéns pelo raciocínio puro e imparcial, característica de torcedores inteligentes e racionais!

  • Isabella disse:

    É engraçado isso, Cruzeirenses de forma geral adotam o discurso que a imprensa é recheada de atleticanos, como se a cor da camisa de jornalistas falasse mais alto do que a conta bancária de rádios e jornais, que são que definem as pautas.

    É fato que a imprensa mineira sempre escancarou a vida (e brigas) política dentro do atlético, que sempre vendeu o atlético como um clube pobre, que sempre desdenhou do fato do atlético não ter um Centro de Treinamentos, que sempre destacou em primeira página processos trabalhistas e sedes penhoradas (que acontecem igualmente com o outro clube), o que sempre prejudicou e MUITO a imagem do clube. Não que muitos fatos não fossem verdades, mas com o Atlético sempre se fez sensacionalismo.

    Por outro lado o clube “coitadinho”, do Presidente Senador, sabe-se lá porque, sempre teve sua vida política e financeira blindada e, consequentemente, sempre teve uma imagem de organização que nem sempre era verdadeira, o que trouxe patrocínios e investimentos maiores, mesmo com ambos os clubes tendo um público consumidor parecido.

    Essa história de ranking pra mim é bobagem. Prefiro ver o Galo campeão brasileiro mais vezes do que frequentar durante anos, por exemplo, as primeiras colocações do ranking da CBF por boas campanhas, como ocorreu no passado. No entanto, é fato que quando ele é desfavorável ao lado azul, é solenemente ignorado e quando é favorável, amplamente divulgado.

    Com ranking de torcidas acontece a mesma coisa. Podem até espelhar a verdade, mas eu não acredito em nenhum pois não são raras as pesquisas manipuladas que vemos por aí, principalmente na política e no futebol. Nenhum instituto me passa credibilidade e acho que inúmeras pesquisas são divulgadas em determinados momentos sempre pra atender a certos interesses.

    Lembro que há alguns anos atrás foi divulgado um ranking de torcida que apontava a torcida do Flamengo à frente da do atlético e a do cruzeiro com o dobro de atleticanos. Obviamente aquela pesquisa foi manipulada e encomendada pois foi divulgada por um único veículo de comunicação (que não convém dizer o nome), foi feita por um instituto desconhecido e o resultado não se repetiu em mais nenhuma das inúmeras pesquisas divulgadas posteriormente. No entanto, o estrago foi feito, já que até hoje tem Flamenguista que diz que a torcida deles é a segunda maior em Minas.

    Abraços Chico.

  • Particularmente aqui em nosso estado e independente dos “vencedores” de alguns rankings, principalmente as famigeradas pesquisas tipo “Tamanho de torcida”, todas sem exceção, são realizadas no covil daqueles que tem interesse próprio em ver seu time/clube à frente do adversário… somente para fins de ego e objetivos fins eleitoreiros… tudo encomendado, literalmente!
    – Alguém já viu alguma pesquisa feitas nas roletas dos estádios, realizada por algum “instituto” tipo “Data-roleta”? Somente nessa talvez possamos dar algum crédito!

  • toda essa euforia das smurfetes tem data e hora para terminar:dia 3 de fevereiro por volta das 7 da noite,quando o galão da massa, só pra manter o costume, vai passar por cima do time número 272 do ranking mundial!

  • Klang disse:

    Thales, me dia que dia esse Mauro Galvão escreveu no Estábulo de Mênas? Cole aqui uma matéria dele. Do Estábulo de M~enas eu só conheço o Paulo Galvão, que é o Paulão do programa da Dona de Butique – a Poliana – do Son Salvador no canal dos bispos da PUC.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Como eu sempre falo… Esse negócio de ranking, pra nós torcedores, vale só pra tirar sarro mesmo. Quando podemos é claro.. rs

    E quando não podemos, o jeito é aguentar zoação e reconhecer o que está lá mesmo…

  • Alisson Sol disse:

    O Ranking da IFFHS foi iniciado por um estatístico, há quase 40 anos. O objetivo era justamente ajudar a times da época que iam jogar contra outros times da Europa contra os quais nunca haviam jogado a estabelecer quão forte eram os adversários. Há de se lembrar que isto era antes de Internet, fax, e mal havia telex e telefone. A fonte de dados eram jornais com resultados de campeonatos dos vários países, e o sujeito tabulava os dados na mão. Ele se recusou a fazer um ranking para a FIFA, mas deu a eles as fórmulas e a FIFA fez seu ranking do mesmo modo.

    Passam 40 anos, e as pessoas tem planilhas eletrônicas que podem reproduzir o ranking em casa. São incapazes de fazê-lo. Ainda acreditam no misticismo e no “o futebol é especial”. Acontece que não o é. O futebol, como qualquer outro esporte, é baseado em esforço e aplicação coletiva.

    O ranking da IFFHS usa a inferência estatística, e tenta prever os próximos resultados de um time baseando-se nos últimos resultados. É perfeito? Obviamente não. Times de futebol sofrem grandes efeitos coletivos com a ausência de um jogador. Mas é um ranking que prevê corretamente bem mais de 51% das partidas entre clubes do ranking. Por exemplo, já no ranking de Dezembro, o Atlético-MG (152) estava bem à frente do Cruzeiro (272). Resultado da partida?

    Como qualquer ranking sério, é alterado pelos últimos resultados. Poderia ser aprimorado com outros critérios como, por exemplo, o critério utilizado no “Hóquei no gelo”, onde os jogadores são “ranqueados” baseando-se nos gols que o time faz ou leva quando eles estão em campo. Tal critério geralmente tem mais correlação com o resultado do que simplesmente o “nome do time”. Mas aí já estamos discutindo correlação estatística…

  • J.B.CRUZ disse:

    Sem rancores,ódios e gozações, PAULO IPATINGA resumiu a pendenga em duas frases….Os clubes de futebol foram fundados para ganhar títulos…Ao longo de sua HISTÓRIA vitoriosa, SOCIETÁ SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA=CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, cumpre seu papel de vencedor…..Sem alardes!!

  • Paulo disse:

    E as famigeradas pesquisas de torcidas, que “matam” e “parem”, em questões de 2, 3 ou 4 anos, milhões de torcedores para uma torcida “x” ou “y”…

    Num ano, o instituto crava: o time tal tem 12% de torcida, correspondendo a 17 milhões de torcedores; três anos depois, o MESMO INSTITUTO argumenta: hoje, o time tal tem 9,65% de torcida, “matando” OU “gerando” 3, 4 ou 5 milhões de pessoa, dependendo da “metodologia”, já que a população nao cresce nem decresce nesta velocidade…

    Aí alguém inquire o diretor do instituto, que explica: “não sô… é que a inequação do terceiro grau, com o intercecpto da reta média, atrelado à moda, média móvel, amostral e universo explicam o erro e a distorçao, que na verdade, têm toda a lógica. Entendeu?”.

    Ahh tá!

  • thales rosa disse:

    Klang vc é mais um que le a nao entende… Cara eu falei MAURO GALVÃO!! do jornal estado de minas!! Leia corretamente!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Só há um ranking que concordo: o ranking de “pérolas” do blog, liderado de longe por nosso amigo thales rosa e seguido pelo risível e gente boa JB Cruz… rsrs

    Thales rosa, vc tá maluco?
    Perguntar de ranking pra mim? rsrs

    Só sei que entre 1971 e 2012, o Atlético ficou mais vezes entre os primeiros no Brasileirão do que seu time e neste mesmo período o cruzeiro ficou mais vezes entre os que ficaram acima da 8a posição do que o Galo, como postei aqui outro dia e vc pode conferir nas estatísticas.

    O ISS VHF UHF INSS é simplesmente ridículo. Sem lógica. Mas claro que ainda existe alguém que o defenda. Pra verem como é relativo, o meu ranking seria, por exemplo:

    Título do Campeonato Mineiro = 1000 pontos
    Título da Copa América de Clubes (Copa Conmebol) = 1000 pontos
    Título Brasileiro = 200 pontos
    Título Libertadores = 50 pontos
    Mundial = 50 pontos

    Apesar de ser ridículo, garanto que apareceriam atleticanos super fanáticos que apoiariam… é assim que rankings sem noção ganham adeptos, pelo favorecimento do seu clube.

  • Klang disse:

    Thales Rosa, se você não sabe, o Paulo Galvão é torcedor do flamengo. Sei disso porque temos amigos próximos e o cara é flamengo desde criancinha. Como pode ser Galo?

  • audisio disse:

    Alexandre Luiz, verifique aí pra mim se existe um ranking centenário!

  • thales rosa disse:

    Carlos Hudson, o jornal estado de minas so tem atleticanos, veja as notas que eles dao aos jogadores.. Aquele Mauro Galvao, que acha que é o Elvis, dizem que seria capaz de matar pelo atletico, de tao fanatico…

  • Alexandre Luiz disse:

    Gente, o ranking do IFFHS citado, considera apenas o ano de 2012. Existe um ranking decenal que possui outra classificação.

  • Rodrigo AR disse:

    Boa Audisio!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    perfumaria…

  • Carlos Hudson disse:

    Caro Chico Maia,

    Quer dizer então que a imprensa mineira favorece o Cruzeiro?

    Piada de extremo mal gosto, faz muito tempo que o Cruzeiro sofre na mão de jornalistas tendenciosos, que sempre puxam a sardinha para o lado penoso da lagoa.
    Alguns pelo menos despistam, mas o Estado de Minas passou totalmente dos limites. Primeiro não publicou nem uma linha do jogo de despedida do Sorin, nem antes nem depois do jogo.
    A ultima deles, eu vi ontem, chegando no trabalho (só leio o jornal lá pq não pago 1 real para este bando ). Colocaram na capa de esportes a pagina inteira falando da vinda do Riquelma (que era mentira), e no rodapé da página, a noticia escondida do Araújo, que tem 155 % de rejeição da torcida.

    Um abraço

    Carlos

  • Xavier disse:

    Pesquisas e estatísticas são coisas diferentes:

    Pesquisas de torcidas em Minas apontam a do cruzeiro maior (muito divulgado pela imprensa mineira).

    Estatística feita sobre número de público pagante no mineirão nos seus 48 anos. O Galo tem algo em torno de 30 jogos a menos, porém com mais de um milhão a mais de público (pouquíssimo divulgado pela imprensa mineira).

    Estatísticas são feitas sobre números existentes e registrados num longo período de tempo.

    Pesquisas são feitas sobre critérios, muitas das vezes duvidosos, num período e sobre um público alvo que pode ser interessante para A ou para B.

    Aos amigos cruzeirenses, só vou discutir tamanho de torcida o dia que vocês tirarem essa diferença.

  • Lucas Viana disse:

    É isso Chico…bla bla bla…Também não estou aguentando mais tanto bla bla bla na tal “cereja” !! sou atleticano apaixonado, mas já tá dando nojo!! estou querendo ver a bola rolar logo para acabar com isso!! o período chato!! Abração!!

  • Rodrigo disse:

    Isso não importa, pode ser ranking da IFHSSERTFERA, Data folha, Data neves, o que importa é a venda de ingressos, PFC, e o que mais rende dinheiro ao clube….. o resto é balela……. De que adianta ter 20 milhoes de torcedores, se apenas 1/8 gasta dinheiro com o clube?
    Perda de tempo…..

  • Thomaz disse:

    Quanto aos rankings, concordo plenamente. Acrescento ainda certas pesquisas sobre torcidas. A última que saiu equiparava a torcida do Bahia à da Portuguesa. Agora, tentando não ser apaixonado, penso que o Atlético histórico é desrespeitado por parte da imprensa mineira. E, para mim, isso só pode ser falta de estudo de história por parte daqueles que não viveram o passado. Já vi o Atlético ser chamado de clube médio, torcedor atleticano ser parabenizado por jornalista pelos quarenta anos sem título, e o Reinando ser chamado de “Rei de quê, se não ganhou nada?” Isso magoa. Atlético não merece. Quando coisas assim partem dos torcedores adversários, paciência, não são profissionais, apenas torcedores. Agora, amigo, jornalistas que descem a esse ponto, não, não e não. É claro que todos cometemos exageros ao escrever e principalmente quando falamos ao vivo, mas me refiro a grosserias de torcedor na boca de jornalistas profissionais. É o fim.

  • Adir Martins disse:

    Eu não concordo com vc Chico… Então o ranking da ATP não vale nada? Pois os critérios são bastante semelhantes. Pontos por vitórias, com pesos diferentes por campeonatos e por dificuldade da disputa por cada país… Qdo o meu Cruzeiro estava entre os melhores foi porque ele estava disputando e chegando à final da Libertadores e muitos pontos no campeonato brasileiro… Assim como o Atlético, caso vença alguma partida na Libertadores, também irá subir mais ainda no ranking… São todos os pontos disputados no período de um ano e acho correto… Minha modesta opinão de Pirapamense hehehe

  • Klang disse:

    Vou repetir meu comentário de dias atrás:

    Klang disse:
    11 de janeiro de 2013 às 11:32
    “Alimentada pelo futebol comercial a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) foi à grande piada do século. Oh! ” José Luiz Gontijo em seu twitter, ou uma mensagem direta ao Alisson Sol e Chuva.

  • audisio disse:

    Esse era o tal ranking que todo dia os cruzeirenses traziam a tona para mostrar que o Cruzeiro isso e aquilo. Agora o silencio, todo mundo caladinho e não se toca no assunto porque é não é conveniente! O mesmo se aplica ao aplicar ao cruzeiro o bi campeão nacional. Vontade ele tem, mas ganhar uma copa do Brasil, ou seja, uma Taça Brasil, que é absolutamente a mesma coisa, e batizar isso de campeonato nacional é brincadeira! A necessidade de afirmação do Palestra nunca passa…
    Na verdade, se esse argumento fosse válido, o primeiro campeão brasileiro em um torneio oficial foi o Atlético com o famoso título de Campeão dos Campeões, que na época Ricardo Teixeira, num canto da sereia, deu uma dica para o Kalil que ele poderia reivindicar um bicampeonato para o Galo. Kalil respondeu: Não tenho tempo para essas bobagens… O Campeonato brasileiro só teve seu início pra valer em 1971 e quem acompanha o futebol desde 1963 sabe que isso é verdade!

    A torcida do cruzeiro foi buscar o Dagoberto no aeroporto e deu de cara com o Araújo. Não sei o que é pior, buscar o Dagoberto ou dar de cara com o Araújo… Como dizia o filósofo Chico Maia: “E duro”!

  • Paulo Ipatinga disse:

    Para mim ranking de clube de futebol é taça. Coloca uma do lado da outra e vê quem é melhor.
    04/12/11 Eterno

  • thales rosa disse:

    Chico esse rabking da Fifa é tão “mandrake” quanto o da CBF. Como pode a seleção pentacampea do mundo atras de seleções que nunca disputaram nem semifinal de copa, quem dira a final???
    No ranking da CBF o Atletico nao ganha a maior competição do brasil a 42 anos e esta em 12° com 11078 pontos.
    Enquanto o Cruzeiro que em 20 anos anos ganhou libertadores, brasileiro e 4 copas do Brasil esta la em 10° com 13096…
    Sem falar nos anos seguidos de luta contra o rebaixamento do atletico-MG.. Como vc explica isso Dudu Galo Maio??

    O Palmeiras que ganhou 8 Brasileiros esta atras do Fluminense que tem somente dois ou tres Brasileiros… eu heim..

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo.
    Colóquio flácido para acalentar bovinos.