. . . ou: para enganar e tomar dinheiro dos cegos pela paixão!
O Paulo César e o Felipe Santos fizeram protestos semelhantes:
“Os colegas que questionaram a imprensa mineira pela omissão na publicação de pesquisas e ranking quando são favoráveis ao Atlético e desfavoráveis ao Cruzeiro tem plena razão.
O ranking IFFHS que mostra o Atlético na frente do Cruzeiro foi publicado pelos órgãos de imprensa brasileiros, exceto imprensa mineira, fonte:http://www.campeoesdofutebol.com.br/ranking_clubes_iffhs.html
E para defender essa tese, a rádio Itatiaia divulgou hoje a noite o ranking da Conmebol que aponta o Cruzeiro na frente do Atlético.
Como dizem os amigos: “É o Galo contra tudo e contra todos”.
Eles podem ter razão em relação à maioria da imprensa mineira; não em relação à mim, pois não vejo a menor importância nestes rankings e menos ainda em relação a este tal IFFHS, que aliás, nenhum órgão de imprensa procurou saber até hoje de que se trata.
Rankings de entidades como FIFA e Conmebol, piores ainda, porque elas é que incentivam esse tipo de bobagem, visando grana, muita grana, aproveitando-se da cegueira dos apaixonados, que vêm o futebol como a coisa mais importante de suas vidas.
Para muita gente, quando se fala de futebol, a razão vai embora!
Você abre o site da dona do futebol no mundo, a FIFA, e logo lê um convite para conferir no “ranking”, em que posição está a sua seleção. É o “Ranking Mundial Fifa/COCA-COLA”, onde a famosa indústria do refrigerante deixa mais uma pequena fortuna para os filhotes do João Havelange, o grande introdutor do marketing em larga escala no futebol mundial.
Ao lado, outro convite, para que você se cadastre para comprar ingressos para alguma competição dela. Atualmente, a Copa das Confederações.
Os critérios dos tais rankings ficam por conta de quem os cria.
A divulgação e a crença, de acordo com o interesse de quem publica ou lê. Se é bom para gerar audiência e dinheiro, divulga-se; principalmente nessa época do ano, quando faltam notícias de maior importância.
Se interessa para o time do coração, espalha-se ao máximo possível. Se não interessa, esconde-se.
Não dou respaldo a nenhum deles, sejam bons ou ruins para o Atlético, porque, para mim, não valem nada.
Sobre os que envolvem a seleção brasileira, idem!
Só estou entrando neste assunto hoje porque nessa época do ano é a mesma cantilena.
Valorizo estatísticas, números apurados e checados; rankings, de critérios manipuláveis de acordo com a imaginação de qualquer pessoa, não tomam meu tempo.
Por exemplo; este atual do tal IFFHS: pode um Universidad do Chile ou um Hannoverscher SV 1896 da Alemanha estar à frente de uma Inter de Milão?
Só mesmo nos critérios que eles querem que sejam seguidos.
Um Libertad Asunción (Paraguai), FC Basel (Suiça), Glasgow Celtic (Escócia) à frente do Milan, Manchester United, Liverpool e da maioria dos clubes brasileiros?
Que tal o Olympiakos e Pireas (Grécia), Ulsan Hyundai (Coreia), Deportivo Quito (Equador) à frente de Manchester City e Schalke 04, por exemplo?
Têm mais importância que qualquer clube da Série A e da maioria da B, do Brasil?
Pois é!
Percam o tempo dos senhores e consultem lá no site do tal IFFHS.
E o da Fifa/COCA-COLA?
A seleção brasileira está em 18º, atrás, simplesmente, de poderosíssimas como Colômbia, Portugal, Croácia, Grécia, Suíça, Equador, México, Costa do Marfim, bla, bla, bla…
Aí, na hora de contratar um jogo, veja quanto vale a cota de uma seleção brasileira e uma dessas aí.
Uai, e não é que rendeu um longo post? Pode virar até uma coluna. Graças aos amigos leitores que me forçaram a entrar neste assunto; e os senhores mandam, né?
Perca mais um pouco do seu tempo e vá lá no site da dona Fifa/COCA:
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