Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Copa dentro e fora de campo; a cobertura das TVs e o bom uso da tecnologia

Que beleza a segurança em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e demais cidades sedes da Copa nestes dias, hein!? Sou solidário a um carioca que em entrevista sábado questionou: será que depois do dia 13 de julho continuaremos vendo tanta polícia e equipamentos nas ruas?

Em termos de estádios quem fez mais bonito até agora foi a Arena das Dunas, em Natal, que resistiu bem durante México x Camarões. Naquele dia choveu antes, durante e depois do jogo tudo que estava previsto para todo o mês de junho, com perfeição.

Em Brasília, mesmo com o estádio Mané Garrincha testado durante um ano, filas gigantes atrasaram a entrada da maioria da torcida que foi acompanhar Suiça 2 x 1 Equador.

SUIÇA

A organização preferiu por a culpa nos torcedores, dizendo que eles se dirigiram muito tarde para os portões de acesso. Em Porto Alegre os hinos de Franca e Honduras não foram executados. Aí puseram culpa na chuva que caiu na capital gaúcha, sábado. O ruim do jogo foi não poder ouvir La Marseillaise.

A cobertura da Copa pelas TVs está esmiuçando a vida de tudo e todos que possa ter a ver com a disputa. Cada canal com o seu estilo, para todas as preferências.

A Band reuniu bons profissionais, mas a qualidade das imagens que chega aos receptores deixa muito a desejar.

Todas as TVs que transmitem as partidas cometem um erro: pelo fato de já terem falado durante todo o dia sobre aquela partida em questão, os narradores, comentaristas e repórteres dão muito poucas informações ou nenhuma sobre jogadores durante o jogo. Certamente eles pensam que o telespectador estava diante da TV durante todo o dia e que já sabe tudo sobre quem está em ação naquele momento.

A Globo sócia do evento só joga para cima e qualquer crítica é rara. Parece um canal chapa branca. Mas como tem um jornalismo muito forte as informações sobre problemas envolvendo protestos e confusões saem quase que só lá.

O Sportv, mesmo pertencendo ao sistema Globo apresenta cobertura mais crítica, tanto dos jogos quanto das falhas de organização. As “mesas redondas” dos pós-jogos estão sendo um destaque especial.

Quem se destaca também nas “mesas redondas” é o Fox Sports, principalmente nos programas comandados por Paulo Roberto Falcão. O canal tentou se diferenciar escalando mulheres muito bonitas, porém, a maioria, de pouco ou nenhum conhecimento do assunto. Diferente das profissionais da Globo.

Para mim, até agora quem está ganhando este jogo é o ESPN, tanto nas transmissões dos jogos quanto nos debates.

A tecnologia

Holanda à parte, Itália e França me agradaram muito em suas estréias. Os italianos tiveram parada mais dura, mas os franceses mostraram seriedade do início ao fim colocando Honduras no lugar dela. Nestes 3 a 0 dos franceses valeu o uso da tecnologia para provar que a bola entrou no segundo gol. Se fosse assim em todos os lances duvidosos o futebol seria mais honesto.

BENZEMA

E o Sandro Meira Ricci tinha que aprontar uma: deu gol contra do goleiro Valadares ao invés do atacante Bezema


» Comentar

Comentários:
26
  • Nelson Henrique disse:

    Paulo Afonso,
    a bola entrou. O mostrado é apenas a representação gráfica do momento em que a bola atinge o ponto mais distante da linha de gol. Como é um infinitésimo de segundo não dá para o olho humano perceber. Por isso a impressão de um
    “arredondamento”, como você disse.
    Quanto ao fato de acrescentar algo à regra, é desnecessário. Quem toma a decisão é o árbitro, e sua decisão já é soberana.

    Um abraço.

  • Paulo Afonso disse:

    Frederico Dantas, foi isto que as câmeras de TV mostraram… Se existem outras “câmeras dedicadas exclusivamente a isto, com ajuste de captação de frames muito maior que uma câmera de TV usual e testadas à exaustão em outras condições extra futebol”, então que estas imagens fossem disponibilizadas… O que se vê é uma imagem de TV comum transformada em ilustração para “provar” que a bola entrou ou não… E nesta transformação, existe um “arredondamento” e a bola sai da posição em que é mostrada na imagem normal… O mais prudente seria mostrar a imagem destas câmeras ou acrescentar à regra a parte que fala que o recurso tecnológico da FIFA é soberano…

  • ivan junior disse:

    Paulo Afonso,

    Bom saber. vou conferir. Tenho assistido na ESPN, mas gosto tambem da fox. Abraços.

  • Frederico Dantas disse:

    Pronto.
    Alguém já conseguiu ver por câmeras de TV, inclusive com precisão a projeção circunferencial ortogonal da bola sobre a linha, o que sete câmeras dedicadas exclusivamente a isso (inclusive com ajuste de captação de frames muito maior que uma câmera de TV usual e testada à exaustão em outras condições extra futebol) não conseguiram ver.
    Faça-me o favor.

  • Paulo Afonso disse:

    ivan junior, ele comentou o jogo Inglaterra 1 x 2 Itália no Fox Sport 2 (74 normal ou o HD no 574 da NET)… Alguns jogos são narrados pelo Paulo Bonfá (ex MTV Rock & Gol)… Nas suas transmissões ele sempre está acompanhado da sua esposa Marília Ruiz, que comenta muito melhor do que Casagrande, Ronaldo Gorducho, Júnior, Bob Faria, etc…

  • ivan junior disse:

    Caro paulo afonso,

    Em que canal o magela esteve? E serio mesmo ou vc esta zoando?

    Abracos

  • J.B.CRUZ disse:

    Banho de bola da Alemanha em Portugal., com ANGELA MERCKEL, PREMIÊR ALEMÃ, aplaudindo sua seleção e sendo aplaudida pelos súditos..Enquanto nossa presidenta?..Vaias e mais vaias, que não merecia..Estas vaias a presidenta, tem outro endereço: São Bernardo, onde está a figura que merecia ser vaiada até o fim da copa e sair de cena da política rapidamente…

  • Cassiano disse:

    Pena que o futebol é muito sujo…….. As entranhas são podres …

    Mas a festa que os simples torcedores fazem é de arrepiar….. Ontem no Maracanã foi um show, duas torcidas rivais dando espetáculo , de cantos e em plena harmonia…..

    E para aqueles que falavam que não ia ter copa. Pego uma frase do Zagalo…. VCS vão ter que engolir…….

  • Thiago disse:

    Esse Sandro Meira ricci e muito fraco, péssimo árbitro. De longe foi o jogo mais violento e ele preferiu expulsar o jogador por uma falta dentro da área do que qualquer outro que deu pontapé.

  • Matias Bissoto disse:

    Acho que a Argentina não vai longe… Que uruca pesada!

  • Olá, Chico!
    Sobre as musas da Fox, é cara da TV e Rádio do Brasil. Ou seja, é cada vez mais comum “profissionais” do Rádio e TV desabilitados a desempenhar a função. Retrocesso a imprensa esportiva brasileira.

  • Antônio disse:

    Simples lição de dignidade, educação e cidadania, de uma pessoa humilde, mas inteligente e com uma articulação verbal excelente.

    A esperança sempre vencerá o medo e o ódio.

    Depois do famigerado insulto que se ouviu, da porca elite mineira no Mineirão, esta catadora de lixo dá é um luxo de educação:

    http://www.youtube.com/watch?v=0Sq70dWIQdY

  • Luís Cláudio disse:

    Felipe, a globo mostrou uma câmara ao lado da trave esquerda do goleiro, o momento exato que ela entrou, quando a bola deu um pequeno quique e quando está no ar ela entra totalmente. Foi numa fração de segundo. Só mesmo a tecnologia.

  • Francisco Barbosa disse:

    Caro Chico Maia, HOLANDA do Norte e do Sul são duas PROVÍNCIAS do REINO DOS PAÍSES BAIXOS.

  • Paulo Afonso disse:

    Seleções: até o momento, duas seleções mostraram futebol melhor do que o esperado na minha opinião… A Costa Rica jogou muito mais do que eu esperava e em um dia onde o Uruguai jogou muito menos, virando possivelmente a maior zebra desta primeira rodada (só perderá este “título” caso a Argélia goleie a Bélgica)… Mas a grande surpresa positiva em termos de futebol para mim foi a Bósnia e Herzegovina… Time muito certinho, deu trabalho para os Argentinos e deve se classificar em segundo neste grupo… Pegaria Suíça ou França na próxima fase e acho até que em condições de brigar para passar… Negativos, por enquanto, desempenho de Uruguai, Chile e Argentina…

  • Paulo Afonso disse:

    Tecnologia: concordo com o Felipe Melo… As imagens mostram claramente que a bola não entra 100% como a regra diz que tem que entrar… Segundo a regra (9, salvo engano), a bola tem que ultrapassar completamente a linha para ser considerada fora de jogo (no caso, considerado o gol)… Por “COMPLETAMENTE”, deve-se entender que há uma tangente da bola que forma um ângulo reto com o limite da linha pintada no chão para marcar o campo… É um conceito matemático meio difícil de se entender em palavras e que fica mais fácil se for desenhado… Mas as empresas de tecnologia têm condições de fazer programas decentes para realizar este cálculo… Acho que este teste mostrou que há falhar no programa e que ajustes precisam ser feitos…

  • Paulo Afonso disse:

    Transmissões: acompanhei praticamente todos os jogos no FOX Sports 2… As transmissões sérias são cheias de defeitos, com muitos erros de narradores, comentaristas e repórteres… Prefiro acompanhar os jogos em um canal onde os “erros” são piadas ou motivos para piadas… A melhor transmissão de todas foi a Inglaterra x Itália, que contou com comentários do Geraldo Magela, que “viu” o jogo melhor do que qualquer comentarista “sério” da TV…

  • Paulo Afonso disse:

    Segurança: realmente as pessoas que eu conheço que foram ao jogo do Mineirão elogiaram bastante… Elogiaram também a festa e o conforto… Quero ver se continuará fácil assim depois da Copa…

  • Paulo disse:

    Pago pra ver se essa segurança vai continuar após a copa.
    Quero ver se a PM vai jogar duro contra a bandidagem azul que já cansou de bater na PM como tem jogado contra os black block

  • Felipe Melo disse:

    Eu ainda não consegui ver um angulo que me convenceu que a bola da França entrou totalmente…

  • Gleiston disse:

    corrigindo, “sente-se”.

  • Gleiston disse:

    Chico, sobre as mesas redondas e comentaristas, com o perdão da palavra acho um saco estes caras que tratam futebol como um ciência de complexo conhecimento e sente-sem os doutores e nós ouvintes ou telespectadores como leigos absolutos. Tipo o PVC. Beira o insuportável estes comentários com “linha de 4, jogador flutuante, jogador enfiado, jogador da sobra, 3-4-3-1” e não sei mais o que. Torcedor não está nem aí pra estas bobagens e os caras querendo nos impressionar. Quero bola rolando e tá bom demais.

  • Marcos - DF disse:

    “Quando a esmola é demais o santo desconfia”.
    Preço acessível(R$60,00), facilidade de compra pela internet(antecedência), praticidade na entrega(máquinas de impressão), trânsito fácil, transporte gratuito em pontos estratégicos da cidade, manifestações pacíficas, policiamento pelas ruas mas, na porta do estádio, uma lástima.
    Quem chegou nas imediações dos Mané Garrincha às 11:00 horas, no meu caso, só entrou no mesmo após o início do jogo. Filas gigantes, profissionais mal preparados, detectores de metal não funcionando e, por incrível que pareça, pouca reclamação na entrada. Depois, “soltaram a manada” sem fiscalização nenhuma.
    Só espero que, nos demais jogos, não nos deparemos com esta situação.
    Padrão Fifa!…

  • Francisco disse:

    De acordo com o Artur Morais (Itatiaia), há uma proposta do Real Madri para contratar o zagueiro Dedé no valor de 25 a 30 milhões de euros. Será quanto estão valendo os zagueiros da seleção Brasileira? E o Rever, quanto está valendo?

    – Timóteo

  • Francisco disse:

    Já vi várias vezes, depois de uma derrota, jogadores mais experientes culparem a inexperiência de alguns jogadores do plantel pelo mal resultado como forma de transferir responsabilidades. Bernard tem que ficar esperto porque no jogo do Brasil contra a Croácia, quando a seleção brasileira vencia por 2 a 1 o lateral Marcelo, “aquele mesmo que fez o gol contra”, depois da defesa aliviar o perigo, chamou a atenção do Bernard depois que um jogador croata lançou uma bola na área. – Garanto que se saísse o gol do adversário, provavelmente o covarde iria culpar o Bernard.

  • J.B.CRUZ disse:

    Estava temeroso com o goleiro da ITÁLIA, que entrou no lugar de BUFFON..Mas foi uma surpresa agradável, bom goleiro..Pirlo como sempre, esbanjou categoria, tanto na bola como no comando da equipe..Toda as jogadas da ITÁLIA, passava pro ele…Continua GÊNIO!!!…E BALOTELLI???.. artilheiro nato..