Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Apesar do 0 a 0 foi um belo jogo e os concorrentes ao título gostaram do que viram

Certamente nem o mais apaixonado dos mexicanos imaginaria que o técnico Miguel Herrera fosse optar por um jogo tão aberto e corajoso contra o Brasil. Felipão muito menos. E apesar da falta de gols foi uma ótima partida que confirma o que vem sendo falado pela maioria dos analistas. Esta Copa entrará para a história como uma das melhores e mais equilibradas tecnicamente. Uma seleção que só se classificou na repescagem da Concacaf encarou a anfitriã, maior favorita ao título.

Os mexicanos apostavam que o mapa da mina seria o goleiro Júlio César. A ordem era chutar de qualquer lugar, confiando que pelo menos uma bola entraria. Mas ele foi bem e a bola não entrou. Pelo lado brasileiro duas boas novidades envolvendo Neymar: está cabeceando e batendo faltas cada vez melhor. Mas não foi o jogador decisivo que se espera dele, principalmente quando situações como esta se apresentam.

A partir dos 20 do segundo tempo Felipão deve ter se lembrado das conversas com o amigo Cuca e passou a apostar em jogadas que marcaram os melhores momentos do Atlético em 2012 e 2013, colocando Bernard no lugar do Ramires e Jô no de Fred. Houve lampejos daquele entrosamento da dupla, mas o tempo foi curto, a defesa mexicana e o goleiro Ochôa foram impecáveis.

Impressionante também a quantidade de mexicanos e a participação deles no Castelão. Assim como o time dentro de campo, surpreenderam e encararam de igual para igual.

Inimaginável que o Brasil não vença Camarões e fique em primeiro no Grupo. Mas os principais concorrentes ao título certamente ganharam uma boa dose de animação com o que viram em campo neste 0 a 0 e onde a equipe do Felipão tem fragilidades.

Pelo que jogou, a Bélgica poderá ser como em outras edições da Copa onde uma seleção sempre é apontada pela mídia internacional como a possível “sensação” do Mundial: frustrante. Pensei que fosse atropelar a Argélia, mas o que se viu foi uma enorme dificuldade em vencer. A Argélia passou apenas a se defender depois que abriu o marcador e pagou por isso. Vamos ver como os belgas se comportarão nas fases seguintes, já que estão em um grupo bem fraco.


Cena belorizontina I

Sexta-feira um argelino saiu do hotel onde estava hospedado, perto do Shopping Del Rei para passear e conhecer a Pampulha e o Mineirão pelo lado de fora. Depois de andar bastante, se perdeu e não sabia onde estava. Sem falar português pediu informações em uma residência perto do Iate Clube, na base da mímica e mostrando a foto da fachada do hotel na tela do celular. O dono da casa o levou até o hotel.


Cena belorizontina II

Uma família mexicana não teve, na Savassi, a mesma felicidade que o argelino. Rodando o país em um carro alugado, parou para jantar no principal ponto de encontro escolhido pelos estrangeiros durante a Copa em Beagá. Quando retornou, o carro estava com os vidros traseiros arrombados, sem as malas, objetos e documentos.


» Comentar

Comentários:
27
  • ZédoGalo disse:

    A Holanda acaba de passar o maior sufoco com a Austrália que chegou a estar ganhando por 2 a 1. Depois virou para 3 a 2 em função da maior qualidade técnica de seus jogadores.

    Com relação ao empate do Brasil ontem contra o México gostaria de salientar alguns pontos:
    1. O México se supera quando joga contra o Brasil. Parece uma guerra.
    2. Paulinho não está jogando nada. Oscar jogou mal. Dani Alves jogou?
    3. O Fred não recebeu uma bola mais ou menos sequer.
    4. Felipão fez as substituições quando faltava pouco tempo.
    5. Felipão substituiu errado: tirou Ramires e deixou Paulinho e Oscar.
    6. NÃO TEM NADA PERDIDO. ESTAMOS EM 1º DO GRUPO.

    Resumindo, se futebol é difícil para os especialistas, engenheiros de obra pronta no meio, imaginem para nós, meros torcedores. Não sabemos de bosta nenhuma, ficamos imaginando o que vai acontecer daqui para frente, dizendo que vamos cair na quarta, que quem vai ganhar é a Alemanha, etc, etc, etc. O campeonato Mundial é PURA SORTE ENTRE AS EQUIPES CONSIDERADAS DE QUALIDADE. Podemo afirmar sim que dificilmente a Austrália seria campeã, mesmo assim quem sabe?

    O Felipão está no comando para identificar aqueles que estão mal na partida e realizar as substituições. Afinal, como ele mesmo disse, são todos jogadores de qualidade. Porque então substituir quado faltam apenas 10 minutos de partida?

  • Marcos disse:

    Pra mim o jogo entre Brasil e México não foi um bom jogo. Foi um duelo entre dois times quando no muito medianos. Tá faltando camisa 10 pra seleção brasileira.

  • A máxima (sic) “A melhor defesa é o ataque” foi muito bem utilizada pelos mexicanos, e parabéns à eles!

    – Aviso à torcida brasileira: “Estão abertas as inscrições de como apoiar seu time em diversas situações. Favor procurar qualquer uma agremiação que se segue: Galoucura, Movimento 105, Dragões da FAO, Candangalo, Fúria Alvinegra, Galo Metal, Galos de Porão, Galo Prates, Galo Sampa, Galo Salvador, Galopacho, ET Galo, etc…”

  • Rodrigo Assis disse:

    Tomar sufoco do México em casa, definitivamente é o sinal dos tempos

  • audisio disse:

    A realidade é dura! A pobreza técnica do Brasil é evidente! Depender do jogo individual do Neymar é muito pouco! Essa história do tal “volante que sabe sair pro jogo”… Já cansou. O que o futebol do Brasil precisa é de esquemas que sejam mais ofensivos e que busquem mais a vitória. Foi evidente que Felipão queria se precaver quando trocou um atacante por um volante dando a desculpa do “sair bem pro jogo”! Não funciona! Me fez lembrar de Adilson Batista, o velho Celso Roth, Zetti e até mesmo Renato Gaúcho, que era atacante mas afundou o Grêmio travando o time. Como um país com menos de 10.000 como a Holanda consegue se manter sempre em cima, disputanto pra valer todas as copas? Por causa do DNA ofensivo do seu futebol onde seus técnicos se recusam a dar ênfase aos sistemas defensivos.

    Fred pra mim nunca foi jogador de seleção, tão pouco Jô. Hernandes, tenho minhas dúvidas. A convocação foi mal feita. Diego Tardelli e Everton Ribeiro teriam que ter algum espaço neste time. R10 ainda jogando pouco é melhor do que qualquer um neste meio de campo.

  • Frederico Dantas disse:

    Continuando…

    Ah, e ao contrário do que disse o Thales em Curitiba, em BH os detectores e os raio-X funcionavam bem.

    Depois da barreira de ingressos, esta já sem fila e também sem verificação do portador, tudo tranquilo dentro. Entre chegar, estacionar e estar dentro do estádio levei pouco mais de uma hora, fazendo tudo sem pressa. Mas quem deixou pra ultima hora, como disse, perdeu o início do jogo.

    A despeito dos preços, estrutura de bares e ambulantes muito boa. Os copos de cerveja, como ano passado na Copa das Confederações, acabam virando souvenires e presentes para os amigos. Quanto mais você bebe, mais presente. Os copos da Coca estavam personalizados com o jogo, dia e local. Também um souvenir legal. Lojas oficiais da FIFA vendiam seus souvenires a preços mais salgados que o Mar Morto. Ao fim do jogo, como acontece na Europa, não se vendia mais cerveja. Todo mundo pra casa.

    Durante o jogo, tudo tranquilo. Tirando um ou outro esquentadinho que começaram bate-bocas e um pouco além por causa de Atlético e Cruzeiro. Boçalidade pura. Apesar de estar próximo à uma área de circulação, nenhum chato querendo assistir jogo de pé em nossa frente. Como é normal, nos momentos críticos do jogo todos se levantam mas se assentam novamente.

    Na saída, banheiros ainda razoavelmente limpos e com sabão e papel toalha. Talvez tenha achado isso o mais incrível de tudo.

    A evacuação feita sem problemas, ainda em clima de festa, até porque haveria jogo do Brasil na sequência. Trajeto até o carro também tranquilo e o dito cujo estava intacto (tem que falar isso, afinal não é tão raro achar um carro aberto quando se estaciona em via pública e erma).

    A quantidade de ônibus para levar o pessoal de volta aos terminais de partida espalhados pela cidade era muito, mas muito grande mesmo. Por isso as áreas anteriormente designadas para estacionar não estavam mais permitidas. Enormes filas de ônibus ocupavam a área. Quem pagou sua passagem no terminal de partida (centro, Savassi, por exemplo) tinha direito ao retorno identificado por uma pulseira. Tenho a sensação que isso funcionou muito bem já que elogios já haviam no jogo de sábado passado.

    Voltando a Sete Lagoas para assistir num bar o segundo tempo do jogo do Brasil ainda estivemos com simpáticos jornalistas uruguaios que acompanharam e participaram da festa, apesar do resultado mixo.

    Enfim, um grande dia com tudo funcionando bem e corretamente. Experiência ótima e que espero repetir na próxima semana com Inglaterra x Costa Rica.

    Ah… Onde está escrito BH Trânsito leia-se BH Trans. É o danado do corretor ortográfico.

  • Frederico Dantas disse:

    Na linha do que fez o Thales há alguns dias, gostaria de relatar a experiência que vivi ontem, no Mineirão, assistindo à partida Bélgica x Argélia.

    Pouparei os colegas das sensações emocionais que foram, para um amante do futebol, poder assistir in loco um jogo do seu espetáculo maior. Inesquecível.

    Começarei pelos ingressos. Fomos em 4 pessoas e considero o custo x benefício pelos ingressos que paguei simplesmente ótimo. Ficamos atrás do gol onde ficava a Galoucura nos grandes clássicos de outrora. Visibilidade e acessibilidade ótimas. O preço? 60 reais cada ingresso.

    Como fui a partir de Sete Lagoas não utilizei o transporte público. Fui de carro e ao chegar às imediações da Pampulha, mais precisamente da igrejinha, ali estavam determinados os locais para estacionamento. Muita gente da BH Trânsito informando com paciência e sorriso no rosto. Algumas áreas que estavam, a priori, com estacionamento permitido. Não estavam na hora. Ao final do jogo entendi o porquê.

    O trajeto à pé até o estádio foi tranquilo e já uma festa com gente de todos os cantos do mundo. Mais uma vez grades e agentes de trânsito organizavam tudo na orla da lagoa.

    Chegando à esplanada muitos voluntários informando. As filas para entrar foram inevitáveis. Penso que a maioria dos torcedores que vão ao campo, sabendo que há revista, pórtico com detectores de metal e raio-X pra quem foi de bolsa e mochila, deveriam se programar para chegar mais cedo. Não há como colocar todo mundo pra dentro em cima da hora do jogo.

    Vi pessoas reclamando de idosos na fila de entrada. Um voluntário, e havia muitos, esclareceu que havia filas exclusivas que era só ter perguntado que ele orientaria como fazer sem qualquer problema. As pessoas veem uma fila, entram sem perguntar e depois ficam reclamando. Custa se informar?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Time sem nenhuma tática, sem armação de jogadas, mas o pior, o nosso craque é muito irregular, vaidoso e tem jogado muito mais no imaginário da mídia, e de alguns torcedores entusiasmados, do que realmente é capaz. O Neymar nunca poderia ser o protagonista desse time, não tem estilo pra isso. Além do mais temos um péssimo técnico, que tem muito tempo que não faz nada relevante, e não me venham falar de copa das confederações, porque aquilo foi um Spa pros jogadores europeus, que vieram pra cá passear com as famílias.

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo com quem exemplificou acima a torcida mexicana. Enquanto outras seleções estão tendo real apoio de torcedores de futebol (tipo México, Chile, Argentina e mais algumas) a nossa está sendo representada nos estádios por espectadores apenas. É bastante diferente do tipo de torcedor de verdade que vai aos estádios.

  • Junior Gam disse:

    Fred? como é possivel?!

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Jaeci Carvalho e alguns do programa Seleção Sportv, deitaram falatorio sobre o nivel de qualidade dos jogadores desta seleção brasileira. Mas cadê a mão, tatica, esquema do treinador? Distribuir camisas pra Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Rivaldo, Gilberto Silva…ate eu !! Né Felipão ?
    Andre Rizek chegou a se referir a Bernard como “reserva” do Shaktar, como se ambos não fossem nada. Ora, estrutura fisica e financeira do Shaktar põe os times brasileiros juntos no bolso.
    Marcelo Barreto so viu falhas no sistema de jogo e nos jogadores brasileiros. Ignorou a postura do time mexicano, que jogou muito, encarou o Brasil e sorte porque apostou nos chutes de fora da area. Penso que se tivesse arriscado penetrações, a coisa ficaria pior.
    Belleti sim, deu o recado em boa analise e não entrou nas insinuações do Marcelo Barreto, inclusive criticando a torcida de Fortaleza.
    Neymar, insiste em prender a bola e no cai-cai. No primeiro lance dele, ja caiu e tentou jogar o arbitro contra os Mexicanos.
    Nenhuma seleção, nem mesmo a Alemanha, tem em cada posição jogadores excelentes. Quais os supercraques da seleção Mexicana ? Se liga cronica esportiva; vamos dar a boa parcela de responsabilidade a ele, o cara que deveria estar tambem fazendo a diferença: Felipão.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Esse time amarelo da cbflu é time mais fuleco que eu já vi, representando o Brasil numa copa. Sem frango de goleiro e pênalti inexistente não sai gol. Vai cair nas oitavas, se Deus ajudar, aqui no Mineirão, ou melhor Concretão. Essa copa foi a pior coisa que poderia acontecer por aqui. Talvez sirva só pra desbancar o PT do poder. Aí sim é um legado.

  • Rafael disse:

    Faltou sanduíche hoje no jogo Bélgica X Argèlia no Mineirão,jogo na hora do almoço,13h.
    E muitos tiveram que pagar R$8 por um saquinho de chips de 100g para enganar a fome.

    Isso depois da longa espera na fila para passar pelos detectores de metais. No que passei não estava funcionando… e não houve revista… ou seja segurança zero!

  • Márcio Luiz disse:

    Xavier,

    tem uma torcida e uma rádio aqui de BH que vivem cantando/tocando essa marmota “broxante” aí que vc citou. Que música chata, PQP.

    E ambos vivem “coincidentemente” viajando no mesmo voo durante os jogos do brasileirão.

    Que coincidência danada, sô.

  • Rafael disse:

    A coisa parece que azedou na seleção.

    Hulk não jogou por opção técnica e não pela suposta contusão.

    Brasil empata sem gols.

    Felipão já está irritado com a imprensa, chegando ao absurdo de cobrar pênalti no Marcelo…

    Na internet, Fred e Paulinho agora são contestados – antes eram titulares absolutos até para a maior parte da torcida.

  • Rafael disse:

    Felipão vai precisar mexer no time se quiser avançar nesta Copa.

    Bernard e Hernanes têm que ser titulares – com eles em campo, a bola vai chegar mais no Fred e desafogar Neymar e Oscar, que estão sendo bem marcados.

    Daniel Alves hoje marcou bem mas continua devendo no ataque.

  • Rafael disse:

    Brasil cai nas oitavas.

    Torço pela Holanda mas acho que a Alemanha será a campeã.

  • Fernando rabelo disse:

    O Neymala até que tentou buscar o jogo mas fomeou bastante e bateu o desespero de sempre (o mesmo da final das olimpíadas). O cara baixa a cabeça e tenta driblar 6 de uma vez e perde a bola gerando contra-ataques.Tá preocupado em deixar o cabelo intacto.

    O Fred não marca, não sai do chão, ficou impedido várias vezes e ainda quer que a bola venha macia nos seus pezinhos??? Se o Jô começasse jogando a partida não seria a mesma.

  • THIAGO disse:

    Vamos parar com pachequismo gente, o jogo do Brasil foi pífio. Bernard quando entrou ate anime mas depois de duas boas jogadas se apequenou com o time e Jo quando teve a chance não aproveitou. Ramires deveria ter ficado e Paulinho e Oscar dado lugar a Bernard e Hernanes.

  • Kleber BSB disse:

    Na minha opinião Neimarnia tá enchendo o saco, não passa a bola pra ninguém, como essa Seleção/CBFlu não tem a minha torcida tanto faz, só me preocupa o fato do Victor não jogar e perder o rítimo de jogo para a sequência desse BR14.

  • Márcio Luiz disse:

    Aliás, o tal do treinador “Ês colari”_ como insiste em pronunciar erradamente o chato do Wellington Campos_ só sabe dar coice nos repórteres quando o time dele joga mal.

    É aquela estória; só mudam de endereço; Felipão, Muricy, Autuori, Leão…

  • Márcio Luiz disse:

    “Uma seleção que só se classificou na repescagem da Concacaf encarou a anfitriã, maior favorita ao título.”

    Haham, então tá.

    Maior favorita só se for porque joga em casa, porque na BOLA e no esquema tático nós tamo é phudido.

  • Jorge Ricardo disse:

    Uma Copa onde jogo entre Suíça x Ecuador tem emoção…não pode ser uma copa qualquer…tinha que ser a Copa das Copas !!!

    E você aí achando que aquele churras com o cunhado era o jeito mais emocionante de assistir ao jogos e vibrar com os gols…

    Veja a comemoração dos Americanos ao marcarem o segundo gol em Gana:

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_9HEHyGqFis

    O que os ESTRANGEIROS estão achando da Copa das Copa ???

    Jornalista Jason Davis, da ESPN britânica, tuitou, em seu perfil pessoal: “Se a Copa do Mundo no Brasil for assim, que todas as Copas do Mundo sejam no Brasil”

    O meio-de-campo alemão Bastian Schweinsteiger está simplesmente fascinado com o Brasil e com a Copa do Mundo. Ele escreveu:
    “É minha primeira vez no Brasil e tenho amado cada minuto. Pelo que vi e vivi até agora, posso dizer que é um grande país, com um povo maravilhoso. Sinto-me completamente em casa aqui. Seria ótimo podermos conhecer o máximo possível de estádios e lugares. Quando parar de jogar, certamente voltarei como turista para aprender mais. Fiquei surpreso em saber que o Brasil tem 200 milhões de habitantes e que há um grande percentual de pessoas com raízes africanas. O resultado é um mix perfeito –todo mundo tem ritmo e música nas veias. Diria que os brasileiros são um exemplo, com sua alegria, positividade e amor pela vida. E, pelo que ouvi, a economia brasileira também está se fortalecendo já faz algum tempo –uma combinação excelente.”

    Bisneto de Santos Dumont, Marcos Villares Dumont escreveu: “Santos Dumont conseguiu dar as pessoas a sensação de voarem. Miguel Nicolelis está conseguindo dar as pessoas com paralisia a sensação de andar de novo.” Depois da exibição do exoesqueleto na abertura da Copa, mais de 16 milhões de pessoas já assistiram ao video do projeto Andar de Novo.

    Enquanto isso…a imprensa nacional insiste nos estereótipos:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Jk8EGnXmZW8

  • Xavier disse:

    Análises, depois de umas biritas….rsrsrs

    – Torcida brasileira foi abafada pela mexicana. O Brasileiro precisa inventar um grito de “guerra” como as outras torcidas. O tal de “Eu sou brasileiro com muito orgulho”…. é broxante.

    – A convocação do Felipão foi quase unanimidade e hoje tenho ouvido falar que falta Ganso, Everton Ribeiro, Tardelli, Luiz Fabiano,Valter, etc….. E realmente qualquer jogador desses poderia estar nessa seleção. O motivo é simples, não temos craques, a safra é muito fraca. O Brasil só tem bons jogadores, nada além disso, talvez o Neymar possa a ser um craque, hoje não é unanimidade nem no time dele.

    – Em 2002, tínhamos jogadores que eram unanimidade nos times que jogavam na Europa: Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos, Gilberto Silva, etc. Aí foi fácil para o Sr Felipão que não passa de um técnico carismático junto aos seus comandados.

    – Quando temos jogadores apenas bons, precisamos de um técnico de verdade e isso não temos.

    – Nessa última Libertadores assistimos times com jogadores de qualidade inferior aos brasileiros darem verdadeiros nós em nossos bem remunerados “professores”. A safra de técnicos no Brasil também está fraca.

    Portanto, penso que a seleção é essa aí, com apoio de torcida pode chegar mais adiante, mas sinceramente não temos time para sermos campeões. Não se esqueçam que Copa das Confederações é uma coisa e Copa do Mundo o buraco é mais embaixo.

    Desculpem pelo comentário extenso, acho que a birita atrapalhou um pouco,,,,rsrsrrsr

    Abraço.

  • J.B.CRUZ disse:

    Com esse joguinho de “”espera polícia””, com muito boa vontade o BRASIL chegará as quartas de final…daí não passa..

  • Fernando rabelo disse:

    Felipoias cabeça dura. O Fred é quase uma estátua no ataque, tira ligo ele. Será que a cbf não deixa?

  • thales rosa disse:

    Neymar como sempre prende demais a bola, em duas chances ele deveria ter tocado a bola, mas seu ego e sua vontade de aparecer mais falaram mais alto. Ninguem toca no assunto Neymar é intocavel, eu teria tirado ele para colocar Bernard e o Ramires para colocar Jo.

    La na frente ficariam Fred e Jo, jo fazendo o pivo e abastecendo Fred que não recebeu uma bola hoje!!!

    Julio Cesar deixa todo o time nervoso, todos sabem que chutou ali é gol, sorte que hoje a bola nem foi ao gol, fosse no gol do brasil o cabeceio que o goleiro pegou era gol feito…

    Infelizmente a teimosia de felipão nao vai deixar o Brasil prosseguir nessa copa.