Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parece que Luisito Suárez não terá direito de escolher nem a marca da vaselina

A Fifa abriu processo contra o Luis Suarez e já pediu à Federação Uruguaia para enviar a sua defesa. Tudo indica que o artilheiro está no sal, ou, num mato sem cachorro, porque as imagens complicam a situação dele, além dos antecedentes semelhantes.

O que me incomoda é o seguinte: se a tecnologia já é usada por ela há anos para punir situações como esta, que o árbitro nem auxiliares não viram e nem citaram na súmula, porque não usar também os meios eletrônicos para impedir injustiças absurdas no futebol causadas por erros graves, infantis ou suspeitos de tantos árbitros mundo afora?

SUA

Suárez dos dentes potentes!


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago disse:

    João Antônio, com certeza o seu diploma serve pra mim… Usar no banheiro.

  • Frederico Dantas disse:

    Prezado Antônio Prado.

    Entendo seus argumentos e são praticamente os mesmo da FIFA contra o uso de imagens e de eletrônica no futebol. Mas discordo de todos eles.

    1) Todos os esportes que utilizam eletrônica e recursos de imagens só o fazem em suas ligas e competições principais. O recurso Hawk Eye utilizado no tênis, por exemplo, não é adotado sequer em todos os torneios master do circuito, o que não impede que seja utilizado em competições principais sem problemas.

    2) O jogo não fica totalmente burocrático. Há regras e limites para uso destes recursos. Só poderia ser usado em lances absolutos, não interpretativos. Por exemplo, impedimento. Há dúvida no impedimento? Deixa o lance seguir e, se for gol, veja se o jogador estava em condição legal.

    3) Quanto à forma de ver as imagens, há de todo o tipo. No tênis, onde a verificação é absoluta (a bola foi dentro ou fora) e se usam recursos eletrônicos, o resultado é visto num telão. No basquete, onde utilizam em lances interpretativos e são feitas apenas análises de imagens, são vistos pelos árbitros que comunicam sua decisão. É uma questão de escolher o melhor método.

    Com tudo isso as discussões permanecem. Na NFL juízes erram mesmo vendo imagens. Mas uma coisa é certa, se estes esportes não ficaram 100% justos com estes recursos é certo que ficaram menos injustos.

    A profissionalização de árbitros pode até ajudar mas não resolve. É impossível para um ser humano marcar um impedimento nos moldes dos que se discutem hoje, centimétricos, sem uma boa dose de sorte. O gol anulado de escanteio do México contra Camarões foi tratado como erro grosseiro do bandeira. Como é possível ele ver a 40 metros, entre 10 jogadores, quem triscou a bola de cabeça? Só na sorte.

    A FIFA não usa imagens para “ver o que o juiz não vê” para acertar marcações de campo, mas usa para punir jogadores. É meio contraditório.

  • João Antonio disse:

    Fico a imaginar, quem foram os insanos que concederam um diploma de curso superior, ao não menos insano acima.

  • Thiago disse:

    Esse cara e louco. Tem que tomar uns dez jogos de gancho

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    corigindo: *soava muito estranho vindo de uma representante da ala FEMININA…

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Paulo Afonso, beleza?
    Sobre sua citação dirigida mim acima, tens toda razão.
    Abraço!

    Maria Alice, você merece os sinceros parabéns por sua mudança de postura. Não vejo mais comentários insinuantes sobre as masculinidade dos torcedores atleticanos que você sempre fazia no passado.
    Soava muito estranho vindo de uma representante da ala masculina, muito mais pela insistência que se notava.

    Saudações!

  • Maria Alice, os dignos representantes do radicado celeste mutante sofrem constantemente de TPM: tensão pré Mineirão e tensão pós Mineirão! Veja as pérolas do mosquito azul… é de dar dó!

  • Marcos 2014 disse:

    A atitude de Luiz Suarez foi infantil, inconsequente e digna de gente sem miolos na cabeça. Mesmo ele sendo fundamental para o Uruguai continuar na Copa. Se a fifa não aliviar na punição Suarez corre riscos de nunca mais jogar uma Copa do Mundo. Ou pior, prejudicar sua carreira como jogador de futebol.

  • Maria Alice disse:

    Será que só as mulheres tem TPM?

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre os futebol nos EUA, qual a evolução da seleção americana pode ser observada? Eles não sabem jogar futebol e nem gostam muito disto… Mas eles gostam menos ainda de perder… Por isto, quando fazem algo, fazem da melhor maneira… A seleção norte-americana continua sendo uma das melhores, mas da prateleira de baixo… Por exemplo, nunca vão entrar em uma Copa para dar vexame, mas também dificilmente vão entrar em condições de serem campeões… Futebol tem crescido lá porque é um esporte que atrai bilhões de dólares e EUA são o melhor exemplo do capitalismo… Mas nesta parada de Copa, os chineses investiram 5 vezes mais no Atlético Mineiro do Ronaldinho do que os americanos investiram no time azul do Pato Donald, mesmo, conforme declarações aqui do blog, sendo a região dos jogos nos EUA habitada por muitos brasileiros e mineiros…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    *elimina-se por favor uma das palavras “causada” que repeti sem querer…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Esse thales rosa se supera em cada besteira escrita aqui.
    O Atlético sempre foi um dos clubes mais requisitados do país no Continente Europeu nas décadas de 70 à 90, quando era comum clubes brasileiros excursionarem no exterior.

    Busca-se facilmente no google astros mundiais portando em suas mãos a camisa alvinegra (Cristiano Ronaldo, Messi e agora Maradona).
    Além de seus grandes craques conhecidos mundialmente.

    É de dar pena tamanha imbecilidade causada em um cidadão causada por tamanha inveja. Deprimente.

  • Paulo Afonso disse:

    Se pegar as fotos do estádio pouco depois do início da partida, a situação já havia mudado… E isto, em um estádio com capacidade para mais de 60.000… Quando o Cruzeiro divulga público de 15.000 / 20.000 no Mineirão, as imagens mostram um estádio completamente vazio… Mas aí os cruzeirenses entendem esta questão da capacidade do estádio né? Como eu já cansei de escrever aqui, ídolos são pessoas físicas e não camisas de times… À exceção de poucos, como o próprio Galo em seus domínios, quem leva pessoas aos estádios são os ídolos… Ninguém compra ingresso no Brasil para ver jogo das Seleções de Costa do Marfim ou Camarões… Mas compra ingresso para ver Drogba e Eto’o… Se o Barcelona da Europa for escalado com Fábio de Costas, o trapalhão Dedé Santana, Maridão Azul, Éverton Pipoqueiro, DagoHavaiana, Willian Bigodinho em algum jogo na Ásia, não vai encher estádio… Meu time é conhecido em qualquer lugar hoje porque tem um ídolo mundial… E eu me orgulho disto… Pelo menos sabem que a camisa 10 de “Dinho” é do Atlético Mineiro… Melhor do que acharem que o nome do meu time é Atlético de Sorocaba ou Atlético Futebol Clube…

  • Félix Mota disse:

    O cru cru não precisa de ninguém pra ser reconhecido no mundo… A se não existisse o Zz e o Aécio!

  • Xavier disse:

    É Galo, não libere o R10 nunca, mesmo se ficar na cachaça e não jogar nada, por favor.

    Poder presenciar a rasgação de calcinha de alguns (não todos) cru cru medíocres, simplesmente porque se tornou impossível discutir popularidade de clubes no mundo não tem preço.

    Como é que fala mesmo: beijinho no ombro…..kkkkkkkkkkk

  • Nelson Henrique disse:

    Vou oferecer meu cão para a federação Uruguaia. Chutar bola e driblar ele não sabe muito. Mas morder é a sua especialidade. Quem sabe ele não consegue uma graninha.KKKKKKKKKKKKK

  • M Martins disse:

    Quem não quer usar a tecnologia pra corrigir erros absurdos das arbitragens tipo a regra é clara é porque tem muito a perder ou é mal-intencionado ou é tolo mesmo.

  • clauber disse:

    Mas o time é temido pelas bandas Estadunidense, essa afirmação reforça o não comparecimento de torcedores locais ao espetáculo, afinal na terra do pato donald, lá bestia quadrada é um personagem horrível.

    Na contagem que fiz do público na arquibancada cheguei ao numero estrondoso de 135 almas.

    Enquanto isso na China o Galão da Massa faz bonito.

  • mauricio sepultura disse:

    errata: depois querem que acreditemos que o futebol não tem armação

  • mauricio sepultura disse:

    Tem muita coisa acontecendo que está favorecendo a seleção Cebeefiana.
    Primeiro aquele pênalti no Fred, depois os gols anulados do México, que lhe daria a primeira colocação, agora esta mordida.
    Depois querem que futebol não tem armação.

  • Alisson Sol disse:

    Em relação ao jogo do Cruzeiro, apenas um detalhe: nos EUA, por questões de segurança, não se deixa usar uma parte do estádio até que outras estejam cheias. Ao que parece, o EM publicou uma foto da “arquibancada reversa”, que raramente é usada. A arquibancada do outro lado é muito maior (link). Evidentemente, não estou dizendo que ficou cheia.

    Em relação ao uso do replay em jogos de futebol: ia acabar com a dinâmica do jogo. O problema do replay é que quando se para o jogo para rever uma jogada, pode-se acabar vendo “outras coisas”. Ocorreram várias controvérsias na liga de basquete americana este ano. Por exemplo: foram rever se um jogador havia feito um arremesso de 3 pontos antes do apito terminando um tempo, e se havia feito antes da linha de 3 pontos. Verificado isto, viram também que ele havia pisado fora da quadra antes de soltar a bola. Só que aquilo não estava sob revisão. Afinal, você tem de estabelecer um limite para onde começa e termina a revisão, pois senão algum técnico vai querer “voltar a fita” até o começo do jogo toda vez, ou continuar a revisão até alguma briga após um lance polêmico. E, mesmo dentro do “período sob revisão”, há casos na NBA este ano em que ninguém entende como não se reverteu uma decisão após a revisão (link). Mas a regra é que o juiz tem de ver nos vídeos algo que claramente indique que a primeira decisão está errada. E o vídeo mostrado a ele não tem os 32 ângulos que os telespectadores estão vendo. Aí, como fica?

  • thales rosa disse:

    Sobre o Soarez, foi um lance de jogo, nada de agressão.. ele caiu com a boca nas costas do Italiano.,.. como tem uma dentição meio exagerada deu nisso ai. rssrsrsrrs

    Tomara que nao seja punido sera uma enorme pena para o Uruguai. Os caras estao ganhando força…

  • thales rosa disse:

    Quando critiquei os amistosos do atletico na Asia, eu critiquei foi o fato de uma instituição centenária se resumir a um único jogador, R10, sem ele nao teria amistoso nem em Varginha… ninguem ia pagar cota alguma ao atletico…

    Nunca critiquei o fato do time jogar na China, um mercado de 2 bilhoes de pessoas, um economista como eu, jamais iria criticar um mercado com esse potencial.

    O Cruzeiro não se presta ao papel de viver a sombra de jogador algum, nao precisamos de ninguem para ser conhecido no mundo, o mundo conhece o Cruzeiro pelos seus titulos e feitos.

    O Cruzeiro embolsou a grana dos amistosos, se o estadio estava vazio ou nao foi prejuizo do patrocinador. No primeiro jogo o estadio ficou lotado de Cruzeirenses. Eu morei em Everett – MA, na mesma regiao dos dois amistosos, ali tem muitos mineiros, garantia de casa cheia sempre.

    Sobre os futebol nos EUA, basta olhar a evolução da seleção americana para ter a certeza do crescimento do esporte no país.

    Vejam as fotos do estadio na China e vejam o “estrondoso” sucesso do atletico na china.. é para rir ne

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/atletico-mg/2014/06/22/galeria_atletico_mg,5676/fotos-da-vitoria-do-atletico-sobre-o-guizhou-renhe-na-china.shtml

  • Antônio Prado disse:

    “Se a tecnologia já é usada por ela há anos para punir situações como esta, que o árbitro nem auxiliares não viram e nem citaram na súmula, porque não usar também os meios eletrônicos para impedir injustiças absurdas no futebol causadas por erros graves, infantis ou suspeitos de tantos árbitros mundo afora?”

    Respondo: Porque o futebol é o mais básico dos esporte, por isso, é o esporte mais popular e praticado no mundo !!! Bastam apenas, qualquer coisa que sirva de gol (simulando as traves) e qualquer coisa que sirva de bola, para que se pratique o futebol.

    Inserir recursos eletrônicos trariam três problemas:

    1) Nem todas as ligas e campeonatos porderiam arcar com o custo de instalação e principalmente, de manutenção e operação desses equipamentos.

    2) O futebol ficaria extremamente burocrático, com as partidas, sendo interrompidas a TODO o momento, para a verificação dos lances duvidosos.

    3) Qual seria a empresa responsável em captar e mostar as imagens no telão, para o julgamento do juiz ? Claro que teria que ser em um telão !!! Ou vocês acham que a informação processada em algum lugar fechado, e apenas informada, via rádio, para o juiz seria fidedigna ?!?

    Mais fácil e barato seria profissionalizar os juizes e monitorá-los, do que enfiar um monte de “tecnologia” no futebol.

    Melhor deixar o futebol com os pequenos erros de sempre do que aumentar a manipulação, com o uso da “tecnologia”.

    Lembra que a FIFA, mesmo com o uso de TODA tecnologai possível, errou ao mostrar o lance de “impedimento” do Fred ?!?

    Já não bastasse as televisões querendo escalar os jogadores, agora, elas querem também, interferir nos resultados…afff

  • M Martins disse:

    O Brasil tá é com medo do Uruguai. Campanha pesada da globo contra soares.

  • M Martins disse:

    Segura essa, Thales Rosa.

  • Paulo Afonso disse:

    Dudu GALOMAIO BH, note que há menos pessoas nas arquibancadas do campinho da Disney para ver o time do Pato Donald do que nas arquibancadas durante o reconhecimento de gramado do Galo em seu segundo jogo na China… Fora que o Galo, nesta brincadeira de alugar sua casa e ir para a China, colocou 7,5 milhões de Reais no bolso… E fortalecendo sua marca neste pequeno mercado asiático… Brincadeira, né?

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Há neste blog um cidadão que sempre aparece com idéias ridículas e opiniões pra lá de anormais, dizendo que era um absurdo o Atlético Mineiro ir jogar na China (um dos mercados econômicos com maior índice emergente dos úlltimos tempos, se não tiver o maior), onde há algum tempo o futebol vem crescendo a ponto de jogadores e técnicos valorizados tomarem este destino.
    Sei desde antemão que não se faz necessário rebater as “pérolas” deste confuso jovem porque suas idéias, de tão pitorescas (negativamente falando) já acontecem “natimortas”, visto que são sempre carregadas de embasamento absurdo no mundo das pessoas supostamente normais (risos).

    Ainda assim, apresento como exemplo este amistoso disputado pelo cruzeiro esporte clube, em campo com marcações de futebol americano, em um estádio “às moscas” e nos EUA, onde o futebol perde lugar para outros esportes como basquete, beisebol e futebol americano.

    Na mente deste e de outros lunáticos, isso deve ser mais vantajoso.

    Algum planeta desta infinita galáxia está chamando o senhor thales rosa de volta. Ele já cumpriu sua missão na Terra de nos fazer crer que há sim vida em outros pontos do Sistema Solar.