Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Discurso furado do Felipão e a influência do clima nos jogos

A Holanda acabava de empatar e perguntei ao Dr. Antônio Bahia Neto, um dos grandes nomes da nova safra da cardiologia mineira, se os comandados do Louis Van Gaal agüentariam a prorrogação. Eram 39 do segundo tempo, depois de uma pauleira contra o México, que estava sabendo tirar proveito técnico e físico de jogar na América do Sul, ao nível do mar, temperatura acima de 30 graus e a umidade de Fortaleza, uma das mais belas e quentes do Nordeste brasileiro. Com as minúcias e ressalvas necessárias, Bahia mal terminava de explicar as dificuldades de um europeu dos países baixos nessas condições, quando Robben sofria o pênalti que faria a Holanda chegar aos 2 a 1.

Ufa! Estava salva a sequência da Copa, no que se refere à disputa entre europeus e sul-americanos nos Mundiais. Eles nunca ganharam um título em nosso continente.

Assim como foi salva a imagem de Luiz Felipe Scolari e comandados contra o Chile no sábado. O técnico Jorge Sampaoli foi embora indignado, dizendo que não merecia sair do Mundial dessa forma. Engano dele: se tivesse treinado melhor as cobranças de pênalti não teria sido eliminado. Talvez tenha faltado apenas esta circunstância ao excelente trabalho dele à frente da “Roja”.

HOLANDAHuntelaar comemora o gol de pênalti que classificou a Holanda.

Mas, mesmo salva, a imagem de Scolari e jogadores saiu gravemente arranhada e a suspeição quanto à superioridade deles entrou no lugar do título já ganho previamente nas palavras do treinador imediatamente à convocação dos 23 para este Mundial. Foram patéticas a cenas de Scolari perdido, entre o término do tempo regulamentar, a prorrogação e a cobrança das penalidades. Estava no rosto dele que não sabia o que fazer.

THIAGO

Thiago Silva

Saindo da sua discrição habitual, Parreira orientava jogadores e ao próprio treinador, enquanto o Capitão do time, zagueiro mais caro do mundo, Thiago Silva, sentado sobre a bola, chorava copiosamente e recebia força moral do reserva Paulinho. Que Capitão! Enquanto isso, o goleiro Victor “emprestava” ao companheiro Júlio César, o terço usado naquele mesmo gol na final contra o Olimpia, pela Libertadores ano passado.

A seleção brasileira pode embalar e ser campeã, mas está provado outra vez que a arrogância e mentiras não funcionam quando se deparam com um adversário minimamente qualificado dentro e fora de campo. E não satisfeito com o seu teatro fracassado, Felipão ainda quis se postar de vítima na entrevista coletiva depois do jogo, dizendo que estamos sendo “bonzinhos” demais com as seleções estrangeiras.

De forma surpreendente a Grécia ganhou a Eurocopa de 2004, em Portugal, sobre os donos da casa, comandados por Felipão, usando o mesmo estilo de jogo mostrado nesta Copa. Retranca, proveito de um erro mínimo do adversário e “goleadas” de 1 a 0 ou pênaltis. Eu pensava que a Costa Rica fosse atropelá-la, no tempo normal, mas nada do que foi feito contra o Uruguai, Inglaterra e Itália funcionou.


» Comentar

Comentários:
38
  • Paulo Afonso disse:

    E para quem ainda chora arbitragem do jogo do Brasil, o que dizer da agressão do Fred ao chileno no intervalo do primeiro para o segundo tempo? E a confusão dos vestiários, que foi abafada e rendeu apenas uma punição de um jogo ao Rodrigo Paiva? Isto, sem ter que falar do pênalti não marcado para os chilenos no primeiro tempo, lance que aconteceu cerca de 1 minuto antes do pênalti que não aconteceu no Hulk… O Brasil está caminhando para o título, mas desperdiçando a oportunidade de fazer história, pois poderia ter uma seleção jogando um futebol maravilhoso e está com isto aí que a gente está vendo…

  • Paulo Afonso disse:

    Juscelino Pereira, sobre o gol corretamente anulado, note o seguinte: a bola é lançada do lado esquerdo, lá do meio do campo… O Hulk está entrando na área, de frente para a linha de fundo… Como ele consegue dominar a bola alterando a sua trajetória para o lado esquerdo do seu corpo? Se não tocou em seu braço, só um milagre para conseguir derrubar as leis da física e explicar… Nos dois pênaltis sofridos pelo Robben, o contato é muito claro… No primeiro então foi escandaloso…No segundo, ainda que muito de leve, a imagem mostra um pisão em seu pé esquerdo…

  • Jeferson Cruz disse:

    Todo mundo está vendo, que depois do primeiro jogo do Brasil, houve uma pressão muito grande, falando até que a copa estava comprada. Depois do Pênalti “mandrake” do Fred, as arbitragens estão detonando o Brasil e outras seleções. A França e a Argentina, só pegaram “baba” até agora.
    Pena que muitos torcedores brasileiros, estão contra e ajudam a detonar o Brasil; por questões futebolísticas ou políticas.

  • Enio Eduardo da Silva disse:

    Stefano Venuto, concordo plenamente com você, falta ao Neymar inteligência coletiva. Ele, além de acreditar que é tudo isto que a Globo quer que ele seja, ele acredita também que pode resolver tudo sozinho. Santa ingenuidade.

    Falta humildade ao Felipão: Custava ele ter chamado o R10 e o Kaká no início do ano e ter uma conversa séria com eles, para que eles se preparassem para estar na Copa? É muito engraçado, em período de entre-safra, é que os craques experientes é que deveriam estar no grupo. Ainda que jogassem alguns minutos, poderiam fazer a diferença neste time de Chorões.

    Mas nós temos que amargar um time sem Meio Campo que leva todos para o Ataque. Como torço pelo Brasil, acho que o único jogador que pode fazer a ligação meio-ataque é o Hernanes. Que a Seleção possa finalmente fazer um bom jogo com a Colômbia, porque senão, adios. . .

  • Alisson Sol disse:

    Fred Maia,

    Ignorando a patética tentativa de ofensa pessoal, qual a sua observação relevante?

  • Juscelino Pereira disse:

    Paulo, na rede bobo depois de passar o lance do Hulk exaustivamente, ele não dominou a bola com o braço. É difícil falar que o Pênalti não marcado para a Holanda foi falta realmente, há o choque, mas é no mínimo um lance muito duvidoso. Já o Pênalti do Hobben, todos viram, ainda que o RM dá um pequeno pisão sobre o seu pé, ele se esquiva e depois cai. Não foi penalidade. Convenhamos, o árbitro deixou de marcar muitas faltas para o Brasil e fez vista grossa em infrações do Chile. O Problema foi a pressão depois do pênalti mal marcado do Fred.

  • Zé Carlos disse:

    Ôôô Vitor!!!! Terço não é coisa que se empreste não!!!!

  • Fred Maia disse:

    Alisson “Girassol”,

    Você gira, gira, gira e não diz nada com nada…Aliás, eu acho que você copia os seus comentários deste site:

    http://www.zueracard.com.br/coxinheitor/

    Insira um número para paragrafos e outro para numero de frases e clique em “gerar”.

    Uma vez coxinha…sempre coxinha…né, Alisson Girassol….kkkkkkkkkk

  • Paulo Afonso disse:

    Stefano Venuto Barbosa, eu acho que não seria a segunda a opção, apesar de ser a melhor… Vão acabar contornando a situação e o marketing continuará imperando…

  • Frederico Dantas disse:

    Esta seleção é uma das piores que já tivemos. Estamos numa entressafra danada de valores.

    Mas nem sempre o melhor futebol ganha uma copa do mundo. A história está aí para provar e comprovar isso. Esse time pode, sim, vir a ser campeão. E não há campeão de segunda categoria como alguns gostam de se referir, por exemplo, ao time de 94. Campeão do mundo é campeão do mundo, desde que não seja roubado.

  • Paulo Afonso disse:

    Juscelino Pereira, acho que ninguém da imprensa internacional comentou o gol anulado do Hulk ou o pênalti não marcado em cima do Hulk porque eles não sofrem interferência emocional na hora de avaliar… No primeiro lance, o zagueiro não toca o Hulk… E, pela trajetória da Bola, pode-se perceber que o Hulk domina com o braço o segundo lance… O que não se comentou por aqui foi o pênalti para o Chile, antes deste lance em que os brasileiros pediram pênalti… Se o Chile vira o jogo naquele momento, com a instabilidade emocional do time brasileiro, não sei se estaríamos classificados hoje… Sobre o pênalti no Robben, também não entendo a colocação porque o Rafa Marques pisou o pé dele sim… E no primeiro tempo já havia acontecido um outro pênalti nele que não foi marcado…

  • Alisson Sol disse:

    Negro Zé,

    Você leu criticamente a reportagem que indicou como base para fazer um monte de afirmações discriminadoras e quase propor a criação do “cota ingresso”?

    As pessoas na “pesquisa” da Folha/DataFolha que “se declararam brancas” o fizeram baseando-se em que? A auto-avaliação é baseada no genótipo ou no fenótipo? Geneticamente falando, não existe “raça branca”. As 5 primeiras divisões raciais que geralmente aparecem em um exame de DNA são:
    – Europeia
    – Africana (sub-Saara)
    – Asiático (ou “Nativo Americano”)
    – Oriente Médio e África do Norte
    – Oceania

    E a auto-avaliação econômica? Os 90% dos presentes entrevistados que se declararam classe A ou B, o fizeram de acordo com qual definição? Se nem os vários institutos de pesquisa concordam entre si, imagine 693 entrevistados!

    Outra coisa: julgar todo um grupo por comportamento esporádico, em especial na presença de fatores externos, é algo totalmente errado. Ou você julga toda a população alemã durante a segunda guerra mundial como culpada pelo nazismo? Se você tem 50 mil torcedores no estádio, e 10% são chilenos, caso 5 mil brasileiros vaiem durante o hino chileno, qual a parte que não vaiou? Só que ficar em silêncio não impede a propagação do som dos que vaiaram!

    O seu comentário baseia-se em vários dados mal-coletados e pessimamente interpretados, e hipóteses que você mesmo inventa e não tem como comprovar (“A grande maioria dos que lá estavam não acompanha os bastidores do futebol e muitos entraram em um estádio pela primeira vez“). E se informe melhor sobre as leis. Você pode não concordar, mais queimar bandeiras é algo protegido na maior parte dos países por leis que protegem a liberdade de expressão.

    Comentar sobre a “Família Scolari” é desnecessário: não é um time com formação tática definida e obedecida em campo. Mas também este tipo de time não ganha copas, e a Holanda ontem certamente iria para casa se o México tivesse um pouco mais de experiência em segurar a bola (além do fato de que, conforme já discutido em vários artigos, o juiz caiu no teatro do Robben ao final do jogo, talvez compensando por uma penalidade que não deu durante a partida). Se com um time bem treinado o Brasil perdeu em 82 e 86, pode ser que com um amontoado de jogadores possa conseguir a copa em 2014. Fosse um campeonato, aí seria bem mais difícil…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Falar que Neymar não jogou por conta de uma falta dura que sofreu no começo da partida contra o Chile é demais pros meus ouvidos. O Neymar não jogou, porque ainda não é, e nem sei se vai ser, o jogador que a Globo fala que ele é. É um bom driblador, mas falta a ele a inteligência coletiva, que todo craque tem, que faz com que ele solte a bola no momento certo em proveito de uma melhor jogada ou de um jogador em melhor posição. Sei não, essa Copa pode tanto ser a afirmação dele como um craque em ascensão, como sepultamento de uma máquina de marketing que envolve o jogador.

  • Pedro Vitor disse:

    Vinicius Campos

    Nem se perdesse a Copa das Confederações esta seleção tomaria jeito. A safra é fraca. Não temos laterais há muito tempo. Meio de campo, há quanto tempo não surge um? Atacante, surgiu o Neymar, mas não surgiu um companheiro?

    Neymar nunca deu assistência para o Fred! Ele faz jogada e corta pro meio e chuta, se der rebote o Fred faz, se for gol, Fred comemora, e se der contra ataque, o Fred chora!

  • Pedro Vitor disse:

    Que comentário bacana do Negro Zé, foi certeiro. Matou o mal pela raiz.

    Se fosse a galoucura, gaviões da fiel, a desculpa estaria pronta. Mas quem estava ali era gente da alta, pessoas de alto padrão, que são ditas, as famílias de volta nos estádios.

    Neymar realmente não jogou por causa de um safanão no início do jogo. E bem dado, o chileno pegou de jeito, sem muito alarde, numa jogada normal de jogo. E mostrou para todo mundo, que se o Neymar tivesse o Romário de companheiro, tomava dura todo intervalo de tempo, o rapazinho, num toca a bola pra ninguém, e isso é o defeito do Fernandinho, do Neymarzinho, do Tardellizinho, do Hulkinho.

    Daniel Alves, me faz ter saudade ate do Mancini na lateral do Galo em 99, numa partida contra o Palmeiras. Maicon, também num é um ótimo lateral, ainda mais depois daquelas duas entortadas do Paulinho no brasileiro de 2002, aí explica a titularidade do Dani. E o Rafinha chegou a ser convocado pelo Felipão, ia ser a solução de um time cambota.

    Ronaldinho, em 2012 era a solução pra esse time, hoje em dia, realmente não faria nada na seleção. Agora, poxa que levasse, o Rogerio Ceni, mas tinha que ter um cobrador de falta neste time. Fred, Jô, os zagueiros, aclamam por um bom batedor de bola parada, aquele que coloca na medida, o Neymar, não tem característica de garçom, vai me desculpar Felipão!

  • Vinicius Campos disse:

    O Tom Vital disse muito bem a torcida do Brasil é choca demais. Alias para vaiar a execução do Hino Chileno isso tiveram um empenho enorme.

    Na minha opinião uma tremenda falta de respeito e civilidade. Não é desta maneira que se torce. Deve se ter o mínimo de respeito quando da execução do Hino de cada federação.

    Márcio Amorim. to com você o Julio Cesar nunca foi o culpado naquele fatídico lance contra a Holanda em 2010. A culpa foi total e completa do Felipe Mello sem dúvida alguma. O cara foi injustiçado, execrado, deve a carreira detonada por causa daquele lance. Ele mais do que ninguém merecia ter o jogo contra o Chile para se libertar.

    Agora voltando ao futebol, a menos que haja um esquema para o Brasil ser campeão, não existe a menor possibilidade deste time ser campeão. Time limitadíssimo.

    Pessoal parem um pouco para pensar. Quem é o principal responsável pela decepção que está nossa seleção?

    Digo: nosso técnico. Gosto muito do Felipão por tudo que ele fez em 2002 mas o fato é que ele é completamente ultrapassado. Depois de 2002 foi até bem em Portugal para depois pagar mico perdendo uma Euro para a Grécia. Depois disso que me desculpem quem não concorda mas foi um fracasso atrás do outro por onde passou. Aí o cara volta para o Palmeiras e eu pergunto. Onde ele deixou o Palmeiras? Na segunda. Como um cara desse pode ser técnico de seleção. Me espanta ainda a Russia pensar em leva-lo para treina-los para a próxima copa.

    Felipão está na mesma prateleira de Vanderlei, Joel, Leão, Paulo Autuori. Bem lá embaixo, me desculpa quem não concorda mais é a pura verdade. São todos técnicos parados no tempo que devido a tamanha arrogância, se quer se preocupam em se aperfeiçoar, estudar futebol pra valer, fazer cursos e por aí vai.

    Aí eu volto a perguntar. O que vamos esperar de nossa seleção?

    No jogo contra o Chile o que era o desespero e choradeira de nossos jogadores antes do pênaltis? Se o Chile tivesse tido um pouquinho mais de competência nas cobranças de pênalti estaríamos eliminados. Nem o Julio teria nos salvado.

    Nossa seleção precisa urgentemente de um tratamento psicológico, colocar o nervos no lugar. E precisa urgente de umas 3 ou 4 alterações. Eu não vou nem culpar o Neymar pois o coitado tá tendo que buscar bola na defesa para jogar.

    A pior coisa que poderia nos acontecer foi ganhar a copa das confederações pois eu tinha certeza absoluta que traria a ideia de que estamos bem. Dito e feito. Eu já disse e volto a dizer, a Copa das Confederações não passa de um torneio de férias, ninguém tá nem aí. Vejam a própria Espanha. Os jogadores estavam na mair sacanagem, se acabando com mulherada e bebida pelo Brasil a fora.

    Pode ser que venhamos a ser campeões, mas só no tapetão. Ou quem sabe se o sobrenatural de almeida aparecer e fazer estes caras jogarem bola. Tipo Popey como espinafre.

    Dura realidade.

  • Enio Eduardo da Silva disse:

    Caro Chico, nesta Copa do Mundo está ficando patente o quanto o Futebol Brasileiro está frágil, seja no tocante aos jogadores e ao técnico. Tudo na vida passa e o Felipão está defasado e faz tempo. Desde que saiu do comando da Seleção Portuguesa, seu declínio como treinador está à olhos vistos.

    Ele é um grande motivador, mas o futebol, além da força física e da técnica apurada, exige competência tática por parte do treinador. Ponto este o mais frágil do Felipão.

    Quanto aos jogadores, estão muito abaixo, em termos de postura, em relação aos jogadores de Holanda, Alemanha, Argentina, Colombia. O Neymar é um grande jogador, mas tem suas capacidades ampliadas mil vezes pela mídia. Falta muita estrada para ele percorrer. Falta-nos o meio campo “que é lugar de craque e que leva o time todo para o ataque”. Uma seleção onde os craques estão na defesa e uma estrela solitária com a camisa 10, não pode, para o bem do nosso futebol, ganhar Copa do Mundo (reconheço que às vezes acontece). Espero que não seja nesta, a menos que tudo mude, coisa que acho difícil.

    O que mais me preocupa é o pós-Copa, quando um novo técnico será chamado. Não acredito nos conceitos dos técnicos brasileiros. Poderíamos calçar as sandálias da humildade e convidar um Jose Pekerman, ou um Jorge Sampaoli e quem sabe um Guardiola. Acho que esses nomes, nos ajudaria a recuperar aquilo que fomos um dia no futebol e que insistimos em abandonar.

  • audisio disse:

    Grandes possibilidades do Atlético fechar com Piatti, meia do San Lourenso del Magro.

    http://www.ole.com.ar/san-lorenzo/Mineiro-linda_0_1165083593.html

    O Atlético volta da China com muito proveito, especialmente no entrosamento do ótimo meia atacante Maicusoel e na recuperação fisica e técnica de Tardelli e R10. Terá adiada sua partida da 10ª rodada do brasileiro por causa da decisão da recopa sulamerica. Quando voltar seu primeiro jogo será em casa contra o Bahia, pela 11ª, uma ótima oportunidade para retomar sua ambição de buscar o campeonato brasileiro. Com o melhor elenco do brasil e as melhores condições de treinamento e concentração na sua super estrutura, o Atlético tem uma chance de ouro, reencontrando a motivação que perdeu depois da Libertadores.

  • Rodrigo Assis disse:

    Quem ta criticando a vaia ao hino chileno é pq não estava no mineirão, não sabe como os chilenos são chatos, e não ouviu eles vaiarem nosso hino, na televisão não deu pra ouvir a vaia deles pq foram abafados pelo canto brasileiro.

  • Izabel Santos disse:

    Negro Zé, se fossem pobres no campo, a vaia viria da mesma forma. Deixa de hipocrisia. Sorry, como diz o JL Gontijo.

  • Juscelino Pereira disse:

    Ainda não vi a imprensa estrangeira mencionar o gol mal anulado do Hulk nem o pênalti a favor do Brasil; ainda que o brasil jogou mal.
    Ainda não vi ninguém falar nada do pênalti mal marcado para a Holanda, principalmente , porque o Hobben é useiro e vezeiro neste tipo de jogada.
    Aliás, ninguém comentou que a Argentina só pegou time ruim até agora.
    Gente, a copa é realizada no mundo todo e o clima de uma determinada região não favorece outra. A Colômbia está jogando muito bem na “baixitude”. Jogador de futebol é muito bem pago e tem que jogar bem em qualquer lugar do planeta.
    Infelizmente, Felipão está perdido. Qualquer centroavante que entrar, não vai conseguir jogar de forma isolada. Felipão só convocou volantes, falta armador e o Bernard que é opção para o ataque, não entra.

  • Paulo Afonso disse:

    Mais um capítulo que mostra o despreparo dos africanos com estas competições: http://goo.gl/3uFydY

  • Junior Gam disse:

    Vaiar o Hino de um país foi a maior vergonha do mundo.

  • Anderson Palestra disse:

    (Teclado desconfigurado sem acentos, peco desculpas antecipadamente)
    Nao vi o jgo direito, vi alguns lances, tava `pagiando`minha filha num pula-pula. Pois bem, nao vi o Felipao perdido igual barata tonta e nem vi esses choros. O do Thiago Silva eu ouvi comentarios depois nos debates esportivos e na hora que fiquei sabendo, inclusive, que ele falou para a agencia Reuters que pediu para ser o ultimo para cobrar penaltys (ultimo mesmo, depois do Julio Cesar, se fosse o caso) http://br.reuters.com/article/sportsNews/idBRKBN0F400U20140629

    Pensei nisso e falei, o Felipao vai sacar esse sujeito do time, mas lendo o que voce escreveu eu digo que tudo ficara na mesma.

    O Felipao avacalhou o jeito de jogar do Cruzeiro quando aqui ele treinou o time celeste. Sempre foi um time de toque de bola e ele tentou implantar o estilo de jogo dos Gauchos. Custamos a voltar a jogar o classico depois que ele saiu, mas uma coisa eu gostava no Felipao, se o time tava perdendo no primeiro tempo ele ia para o vestiario e dava um esporro nos jogadores. Nao tenho essas estatisticas, mas nao me lembro do Cruzeiro, em casa, sair perdendo no primeiro tempo e nao voltar ao segundo tempo sem ao menos arrancar um empate.

    Por essa analise do Chico Maia eu ja penso que ele perdeu esse tino.

    Outra coisa, se o Brasil nao tem meio de campo (armador) o Felipao deveria cogitar jogar com o Jo e o Bernard, pois os dois estao acostumados a jogar em ligacao direta, foi assim que o atletico foi campeao da libertadores. E so avancar a marcacao, entrar com dois volantes pegadores e deixar o Jo escorar para quem vem pelos lados ou atras. O Brasil pode ate passar da Colombia, mas jogando um futebol fraco nao vai ganhar essa copa.

    Noutro rumo, vi o pessoal do Sportv (Canavarro, Mateus (abrasileirando), Passarela e o Carlos Alberto. Os caras falaram de Holanda, Brasil, Argentina e Alemanha nas finais. Ora, acho que o Brasil nao passa para a final e eles esqueceram de uma selecao que esta jogando bem, a Franca.

    Por fim, para que voces possam ler o grande Tostao, coloco o link de uma coluna que li do mesmo no jornal O tempo e explica muito as explicacoes para tudo que acontecer na copa do mundo.

    http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2014/06/tostao-as-analises-ja-estao-prontas.html

  • Paulo Afonso disse:

    Agora a seleção brazuca… Lamentável que em uma Copa disputada no Brasil tenhamos uma das piores seleções de todos os tempos… Temos bons jogadores entre os 23 e, principalmente, temos excelentes jogadores entre os brasileiros profissionais de futebol… Mas não temos um time… Time é o técnico certo, com os jogadores certos, as estratégias certas… O Brasil jogando em casa um futebol medíocre deste jeito mancha a história… “O país do futebol” deveria apresentar um futebol arte… Técnico e coletivo, mas com espaço para os talentos individuais… Aquela seleção de 1982, se jogasse em casa, jamais perderia a Copa… A seleção de 1970, se jogasse em casa, teria sido o maior time indiscutivelmente de todos os tempos… Eu acredito que haveria espaço para jogar um futebol encantador e vencedor… Se foi ridículo ver o Parreira instruindo o perdido técnico, o que dizer então deste mesmo perdido técnico recebendo orientações do terceiro goleiro (São Victor está na condição na seleção) sobre como posicionar a defesa para mandar o time para a pressão total e não ter problemas com o contra ataque? Brasil está jogando futebol para inglês ver…

  • Paulo Afonso disse:

    O problema do Chile não foi deixar de treinar cobranças de pênalti… Os chilenos pecaram a Copa inteira no preparo físico… Em todos os jogos a seleção chilena “abriu o bico”… “Sem perna”, não tem como cobrar pênalti… Eu avisei antes da cobranças que a instrução para o Júlio César era simples: fica no meio do gol que vai pegar quase todas… Assim batem pênaltis jogadores cansados… A Holanda quase foi injustamente eliminada ontem… Decisão nestas condições de “temperatura e umidade relativa do ar” é sacanagem… Os holandeses nitidamente se pouparam, tentando levar o jogo para a metade final do segundo tempo… Usaram a estratégia correta e conseguiram a vitória… Na próxima partida vão jogar às 17h e não deverão ter dificuldades contra os costa riquenhos…

  • Paulo Afonso disse:

    Negro Zé, quero ver se os brasileiros vairão o hino norte-americano todas as vezes que eles forem receber uma medalha de ouro…

  • Paulo Afonso disse:

    Edson Morais, a Grécia ganhou mesmo a Euro de 2004 como disse, mas não foi uma aberração… Àquela época, a Grécia jogou contra Espanha, Rússia, França, República Tcheca e Portugal… Os portugueses, donos da casa, só perderam duas partidas em toda a competição: o jogo de abertura do campeonato e a última partida… Ambas foram contra a Grécia… Talvez o técnico do time português, Luiz Felipe Scolari, tenha falhado no aspecto técnico, pois perdeu para o mesmo adversário duas vezes…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Otimo texto Chico. Parecia que a Holanda se poupava pra aguentar o calor e investir pelo menos 20 minutos do segundo tempo pra tentar a vitoria. O gol mexicano forçou a reação antes do previsto. O penalti é discutivel mas Rafa Marques deixou o pe quando Robben deu o drible. Sim, valorizou, mas pra mim, foi penalti. Ele sofrera duas pancadas num mesmo lance em um penalti que o arbitro não assinalou.
    E o hoje leio no site da Globo que Neymar dormiu com bolsa de gelo pra se livar das dores causadas pelas “pancadas” do Chilenos. Justificativa pro baixo desempenho, afinal, contra Camarões ele fora o “cara”. Neymar se aproveita bem de uma cerca caida. Quando ela é solida, a historia muda. Ora..Ora…Ora..! Vão vender a ideia do “genio” Neymar ate quando ? São muitos anunciantes esperando o retorno de suas marcas! Afinal o cara vende de cuecas a carros. Por que James Rodrigues, Messi, Robben, e outros, não dormiram com bolsa de gelo por causa de pancada dos adversarios.
    Voltando as pancadas: o que fez em campo Fernandinho alem de distribuir pancadas. Luis Gustavo idem. Ate Ramires. Se o arbitro fosse menos caseiro teria expulsado pelo menos um.
    Quanto as vaias ao hino Chileno, é uma vergonha, uma falta de noção. E olha que o Chile hoje, economicamente, ganha de goleada do Brasil !

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Esse time amarelo da Cbf não vai longe não. Pode ir levando enquanto for copa América. Nas semifinais acaba a mamata. Essa copa só tem time fraco. O bom México saiu por não agüentar a pressão de eliminar a Holanda, idem o q aconteceu com o Chile, que tremeu nos pênaltis.
    Felipão é o retrato da Cbf, pra lá de ultrapassado. Mas não largam o osso.

  • Edson Morais disse:

    Chico, boa noite. A Grécia ganhou a Euro 2004, em Portugal. Aliás, uma das maiores aberrações da história do Futebol!
    Abraço

  • Paulo Cesar disse:

    Chico, comentário irretocável. Concordo com todo o teor, e amplio: Felipão não deveria ser o comandante do grupo. Fui fã dele no Palmeiras e principalmente no Grêmio dos anos 90. Gostava da maneira como ele lidava contra o poderio do eixo RJ SP (chegou a “estapear” Luxemburgo num Grêmio x Palmeiras), a Parmalat e a imprensa.

    Depois, no Palmeiras, eliminou duas vezes o “antipatizado” Corinthians, que havia sido bi brasileiro (98 e 99) derrotando a dupla mineira nos dois anos. Mérito total dele.

    Mas o tempo passa… E este estilo exclusivamente motivador/sargentão/nacionalista ficou para trás. Ele ganhou a Copa em 2002, mas fracassou na Inglaterra, em outros paises da Europa, ficou no “quase” com a seleção portuguesa, e rebaixou o Palmeiras em 2012. Se fosse um país sério (e nem sou corintiano, ou fã do Tite), o técnico, por merecimento e resultado, deveria ter sido outro.

    E a escola gaúcha (Dunga, Mano, Felipão) já se mostra saturada na Seleção. Brasil tem chances, apesar do ultrapassadíssimo Felipão, que se junta, obviamente na minha opinião, ao grupo de Luxa, Osvaldo de Oliveira, Leão e outros medalhões que vivem do passado.

  • Negro Zé disse:

    Não falta empolgação não…meu caro, falta é e-d-u-c-a-ç-ã-o!!!

    Aqui está a explicação da vaia ao hino do Chile: Brancos e ricos, são maioria da torcida do Brasil no Mineirão, diz pesquisa Datafolha.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1478120-brancos-e-ricos-sao-maioria-na-torcida-do-brasil-no-mineirao-diz-datafolha.shtml

    A mesma “elite” escravocrata que veio de Ouro Preto e fundou BH, é hoje, a principal causa de seu fracasso como cidade grande.

    A “elite” mineira é muito provinciana e não sabe conviver com o novo.
    Resultado: ignorância pura…

    Analisando friamente, aliás…Tá tudo errado!!!
    O hino brasileiro, ao invés de cantado, é gritado.
    O hino do adversário, ao invés de escutado, é vaiado.
    Vaia é normal num jogo. Vaia-se o time adversário, o técnico, o craque do time, a torcida adversária. Porém, vaiar o hino é misturar as coisas.

    Um hino é, junto com a bandeira, o maior símbolo pátrio. Vaiar um hino é uma agressão. Não acredita? Faça o seguinte: ateie fogo numa bandeira da Colômbia na porta do estádio antes do próximo do Brasil e veja se você não será preso. O hino é a representação musical na bandeira.

    Será que durante as Olimpíadas de 2016 os brasileiros vaiarão os hinos dos adversários ?!?

    A Copa América de 2015 será no Chile.
    Qual será a reação dos brasileiros se os Chilenos revidarem na mesma moeda ?! E se os Chilenos ao invés de vaiarem, aplaudirem o hino do brasileiro ?! Onde os brasileiros enfiarão a cara…?!?

    O xingamento a presidente Dilma e agora, estas vaias ao hino do Chile mostra de forma cabal que dinheiro não é boa educação.

    A grande maioria dos que lá estavam não acompanha os bastidores do futebol e muitos entraram em um estádio pela primeira vez – e espero que seja a última -, não apoiaram a seleção e em plena decisão por pênaltis, muitos só vibraram quando viam a própria imagem no telão.

    Infelizmente, em BH a urbanidade e a civilidade são cada vez mais difíceis de serem encontradas.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Não há muito o que falar sobre futebol. O time do Brasil é limitadíssimo. Daniel Alves? Pelo amor de Deus! Vai virar nome de avenida. A atuação do Neymar pode, sim, ter a algo a ver com uma falta desleal bem no início do jogo, logo no joelho.

    A culpa de olhar para o banco desolado na hora de fazer uma substituição (JÔ?) é culpa dele, que convocou mal. Parece convocação imposta por empresário, muito em moda no Brasil.

    Queria falar de educação: vi, no jogo entre França X Equador, a torcida francesa entoando o belo hino do seu país e o estádio silencioso. Aplausos no final, não só pela beleza do hino, como pela bela manifestação de amor à pátria e à equipe. Inclusive os equatorianos aplaudiram.

    A torcida mineira deu uma péssima demonstração de falta de respeito e de civilidade.

    Talvez eu seja o único torcedor, pretenso entendedor de futebol, como milhões de brasileiros, que vejo o lance do Júlio César contra a Holanda na copa passada de outro ângulo.

    Para mim, o tresloucado Felipe Melo, perna-de-pau, convocado e mantido no time pelo tresloucado Dunga, fez “falta” no Júlio César, não o deixando alcançar a bola que ainda raspou na cabeça do maluco antes de entrar. Gostaria que alguém revisse o lance para me ajudar nesta.

    O coitado pagou, até ontem, pela sua ética por ter aguentado tudo, sem fazer referência ao que realmente aconteceu. Grande Júlio César! Parabéns! Resposta se dá assim.

  • luiz ibirité disse:

    chico ja estou ate imaginando como será para a plimplim apos a eliminação, o pos copa, depois do jogo eu ate achei q a taça do mundo ja era nossa, um time muito mal treinado, sem esquema tático e sem criatividade que não tem banco e q demonstrou estar sem comando dentro de campo.
    Volto a repetir querem nos enfiar esta seleção goela abaixo.

  • Rafael disse:

    Chico,

    O interesse econômico supera o lado esportivo na Copa.
    Por causa das transmissões de TV, acontecem esses jogos as 13h, hora desumana para jogar – como foi nos EUA em 94.

    E junto a isso, o sorteio deixa a disputa mais injusta.

    No mundial deste ano, por exemplo, na primeira fase:

    a Itália jogou o 1o jogo no calor e umidade de Manaus e os outros dois as 13h…. eliminada

    A Holanda jogou o primeiro em Salvador e os outros dois as 13h.

    A Espanha jogou em Salvador, Rio e outro as 13h… eliminada

    A Colômbia jogou no calor e umidade de Cuiabá, e outros dois as 13h, em BH e na secura de Brasilia.

    A Argentina jogou uma no Rio e outras duas as 13h.

    Portugal jogou duas vezes as 13h e outro em Manaus… eliminado

    A Bélgica jogou duas vezes as 13h.

    O Brasil, na primeira fase, não jogou nenhuma vez as 13h!

  • Alisson Sol disse:

    A confissão do Robben ao canal de TV holandês (link) em relação a seus mergulhos começa a aparecer nos sites de notícias em Inglês (link) e português (link).

    Vamos ver se a FIFA só revê as decisões em campo quando há pressão da imprensa da Europa…

  • Tom Vital disse:

    A torcida brasileira que frequenta os estádios nos jogos do Brasil,é uma torcida chocha.Falta empolgação e criatividade,para empurrar o escrete canarinho.