Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Impunidade continua fazendo estragos na imagem da Justiça brasileira: agora através do Senador/Promotor

Em toda profissão há pessoas que desonram a categoria, mas algumas atividades profissionais são especiais: os integrantes do legislativo (eleitos por nós) que fazem as leis e a Justiça, através das suas várias instâncias que fiscaliza o cumprimento delas e pune a quem as infringe.

No caso deste Demóstenes a situação é duplamente nojenta: um Promotor de Justiça que virou Senador!

Apanhado com a mão na massa, perdeu a vaga no Congresso mas não perdeu seus salários e demais privilégios como Promotor. E por incrível que pareça, volta a atuar no Ministério Público, como se nada tivesse acontecido, abençoado pelo Supremo, que dá mais este triste exemplo para o país.

“Demóstenes Torres é autorizado a voltar a atuar como procurador”

DEMOSTENES

Do Valor SA:

* Por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-senador Demóstenes Torres retomou o cargo de procurador de Justiça de Goiás.

Demóstenes teve cassado o seu mandato de senador, em 2012, por causa das relações com o empresário Carlos Augusto Ramos, mais conhecido como Carlinhos Cachoeira. Cachoeira foi acusado pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal de organizar um esquema de jogo ilegal em Goiás, com pagamentos de propina a autoridades públicas e lavagem de dinheiro, além de intermediação de negócios de empresas privadas com o poder público. A PF identificou diversas ligações do empresário para Demóstenes.

Uma vez cassado, Demóstenes retomou o cargo de procurador em Goiás, seu Estado.

Em 2013, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) determinou a abertura de procedimento disciplinar contra o ex-senador e o afastamento dele da função de procurador.

Demóstenes recorreu, então, ao STF. O caso caiu, por sorteio, com Gilmar Mendes. O ministro concedeu liminar para suspender o afastamento de Demóstenes do cargo de procurador e criticou o fato de o CNMP ter prorrogado o afastamento por mais de um ano e meio sem chegar a uma conclusão sobre o caso.

“De um lado, é certo que o afastamento ocorre sem prejuízo do subsídio e de seus consectários legais”, disse Mendes. “Contudo, não há como se olvidarem os prejuízos causados ao impetrante (Demóstenes), que se vê impedido de exercer suas atividades até o julgamento definitivo do procedimento disciplinar, ainda não ocorrido após mais de um ano e me io de seu afastamento”, completou.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/politica/3603662/gilmar-mendes-libera-demostenes-voltar-ao-cargo-de-procurador#ixzz36mxtURil


» Comentar

Comentários:
0
  • juliobh. disse:

    olha ai os direitistas se confundindo!

  • J.B.CRUZ disse:

    Caro Thiago, ás 19:05…
    O que diferencia uma pessoa da outra é o caráter…
    JOAQUIM BARBOSA foi indicado por LULA, e dai??…

  • Thiago disse:

    Assim como tem juízes pro-petistas existem os pro-psdbistas e liberais como esse Gilmar Mendes. Sempre foi de direita e que o colocou lá? FHC e por isso acredito que juízes devem ser eleitos e não indicados pra não ter o rabo preso.

  • humberto disse:

    Depois nos perguntamos de onde vem tanta violência nas nossas ruas, cidades, quem tem que dar o primeiro exemplo são os piores a corremper as leis a seu favor. Quem diria que até o STF iria entrar para o time dos canalhas.

  • Pedro Ernesto disse:

    Perguntar não ofende: se os “mensalões já voltaram a trabalhar, agora o Demóstenes; porque o goleiro Bruno não pode?

  • Matias Rufino disse:

    Gilmar Dantas, que dizer, Gilmar Mendes merece um impeachment. Isso é impunidade. Ou será que impunidade de amigos tem outro nome ?

  • Julio Cesar disse:

    Uma ideia: esses não são eleitos pele povo ? Então, quem julga é o povo !!! Juri popular ja!

  • J.B.CRUZ disse:

    O Ministro usou palavras que só se encontram nos dicionários..Palavras estranhas, bonitas, mas que não cabem na cabeça do povão..Sou leigo,mas não vejo JUSTIÇA nestas palavras…
    Sou do tempo em que se decidia as questões em duas palavras: SIM ou NÃO..

  • Julio Cesar disse:

    “…eu estou indignado…
    indignação indigna
    indigna nação…”

    “…o afastamento por mais de um ano desrespeita norma interna…”
    Ou seja, a “coisa” é montada justamente pra beneficiar essa corja.

  • Rodrigo Mathias disse:

    O ministro Gilmar Mendes autorizou o seu amigo, Demóstenes Torres a reocupar o posto de procurador da Justiça em Goiás. Como a decisão é liminar, ele poderá assumir de imediato o posto até que o plenário do STF julgue o caso.

    Ou seja: o ex-Senador do DEM, acusado de envolvimento com o crime organizado, agora poderá analisar os delitos de outros investigados.

    Gilmar Mendes alegou que o afastamento do seu amigo do cargo por mais de um ano desrespeita norma interna do Ministério Público, que fixa prazo de 60 dias, renováveis por uma vez.

    Para o ministro, a falta de previsão para o julgamento caracterizaria “uma situação de insegurança jurídica”.

    Esse Gilmar….

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/07/05/gilmar-demostenes-e-os-cumplices-do-pig/

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/07/04/gilmar-e-demostenes-ta-demais-hein/