Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Comunicação com o próprio torcedor não é fácil, mas dá mais retorno a quem tem competência nisso!

Senhoras e senhores, recebi e-mail do Marcio Borges, que sempre participa do blog desde o início deste espaço há uns cinco anos. Ele é mais um torcedor/cidadão brasileiro, que acompanha de perto as coisas do clube do coração e tenta ajudar de alguma forma.

E assim como a maioria das pessoas têm quase o mesmo tratamento por parte do clube que gosta: pouca ou nenhuma atenção. Eu disse “quase” porque no caso dele, que é cruzeirense, há uma ressalva importante: o departamento de marketing do Cruzeiro, através do Marcone Barbosa e equipe, é dos poucos casos do Brasil que dão atenção aos seus interlocutores. Às vezes com respostas mecânicas, como cita o Márcio Borges, mas normalmente, há uma atenção maior que a da maioria dos clubes.

Tenho comigo que quanto mais estreita a relação de uma instituição com os seus parceiros, mais proveito os dois lados terão. No caso dos clubes, que têm milhões de torcedores, não é fácil essa relação, mas é exatamente aí que está a razão do sucesso maior de uns e insucesso de outros. Quem tem mais competência para desenvolver bem este diálogo se dá melhor.

Já imaginaram se o Flamengo fosse competente na sua relação com os seus torcedores? O Internacional com os seus 120 mil sócios-torcedores é o melhor modelo nacional. A diretoria é brilhante na comunicação com os seus adeptos, não só no Rio Grande do Sul, mas no mundo inteiro.

Vejam o e-mail do Marcio Borges, que para mim, é um indicativo de que o Cruzeiro está no caminho certo para tirar o melhor proveito nessa comunicação com os seus torcedores:

COMUNICACAO1

* “Bom dia grande Chico Maia.

Como leitor assiduo do seu blog eu resolvi me manifestar porque eu acredito que os clubes precisam disto tipo de ajuda. Eu sempre que posso tento indicar jogadores para o cruzeiro. Não jogadores para fazer testes mas jogadores que estao disputando campeonatos da série A e B e de alguns times que vejo na tv. A alguns anos tive até um post meu colocado em seu blog (grande honra) onde você citava que eu havia indicado jogadores.

Indicações ao Cruzeiro; gols do Ronaldinho; política e Ufa!: o América voltou a vencer em casa

Este sábado o destaque é para alguns textos dos leitores:

Márcio Borges escreveu:

“Chico,

eu vi uma entrevista do presidente do cruzeiro falando que se a imprensa tivesse indicaçoes para fazer ao clube era so falar. Entao entrei no site do clube e mandei indicaçoes para o cruzeiro de jogadores que estao na serie B fazendo sucesso. Sem cobrar nada, diferente do que fazem os empresarios, rsrsrs…
O problema é que os clubes hoje so fazem o negocio com empresarios pois o dinheiro envolvido é muito grande.”

—————————————

Pois bem nestas indicações estavam entre outros, Everton Ribeiro, Goulart, Egidio, Lucca e o Cludinei do America MG contratado pelo galo. Todos eles contratados pelo Cruzeiro. Claro que eu não credito a contratação somente a mimha indicação mas acredito que tive peso.

Mais recentemente, como moro atualmente em Curitiba, indiquei o Manoel, atraves de dois emails para a ouvidoria, pois ele estava brigado com o atletico PR. Pouco tempo depois ele foi contratado. Os emails eu copiei e colei a este:

“Nome:marcio roberto borges

Email: borgesmarcio10@ig.com.br

Assunto:reforço

Mensagem:Boa noite. Já entrei em contato outras vezes para indicar jogadores ao cruzeiro, time que eu amo, apesar de hoje estar morando em curitiba. Pois bem. O jogador Nathan do atletico paranaense, titular da seleçao brasileira sub 17, esta brigado com a diretoria do CAP, devido a nao concordar com algumas atitudes da diretoria que é comandada pelo Petralia. Façam contato com ele. Tentem traze-lo para o cruzeiro. Ele é craque e ja jogou no time profissional. Foi o melhor jogador do ultimo mundial da categoria. Nao percam esta oportunidade. O pai dele é o seu empresario e deu entrevista que esta insatisfeito com o atletico….

Prezado (a) Torcedor(a)

Muito obrigado pelo contato.

Atenciosamente”

COMUNICACAO3

Nome:marcio borges

Email: borgesmarcio10@ig.com.br

Assunto:reforços

Mensagem:Boa tarde.rnrnFiquei muito feliz quando tomei conhecimento da contratação do zagueiro Manuel. Como hoje resido atualmente em curitiba acompanhei a repercussão da negociação e posso garantir que a imprensa foi unânime em afirmar que o cruzeiro estava fazendo um grande negocio. Se ele repetir o mesmo desempenho que teve no CAP irá dar grande alegrias ao clube a torcida. Pena que o Nathan também não foi pois ele é um craque.rnrnFico ainda mais feliz por imaginar que esta contratação pode ter surgida de um dica minha. Irei sempre enviar novas indicações pois a intenção é cada vez mais fortalecer o cruzeiro.rnrnVamos agora rumo TETRA campeonato.rnrnAtt,rnrnMarcio Borges

Pena que a resposta do ouvidor é quase mecanica. Meu filho até brinca comigo dizendo que a resposta veio de um computador mas a minha satisfação em pensar que pude ajudar o cruzeiro nestes titulos que vieram e estão por vir me deixam satisfeitos.

Os clubes poderiam incentivar este tipo de ajuda pois seria mais barato e as opções iriam aumentar já que o Brasil é muito grande e tem talentos em todo lugar.

No mais um grande abraço e sucesso!!!

Att,

Marcio Borges

COMUNICACAO2


» Comentar

Comentários:
0
  • Pedro Vitor disse:

    tem dois jogadore s pro maluf trazer…

    ´E o cascos do newellsl…lateral de força…que marca bem e chega na linha de fundo.
    cristian ex corintians e paulista ..volante de bom chute de longa distancia..

    Cairiam como uma luva no elenco.

  • Manoel Cândido disse:

    Jogador faz sucesso no cru cru graças as parcerias dos senadores. Aí jogador quase não é expulso, não há penais contra o cru cru, não vai ser nunca rebaixado, já que no último jogo… Desse jeito até eu jogo bem. A “vitrine” ai é pra vender jogador mesmo.

  • Alisson Sol disse:

    Parabéns ao Marcio Borges pelas sugestões.

    Minha experiência com o Marketing do Cruzeiro é de que ao menos lêem as mensagens (ou liam, pois já há tempos não envio nenhuma). A resposta é mecânica quando concordam com você. Quando não concordam, se dão ao trabalho de tentar mudar sua opinião (ou seja: não entenderam até hoje a frase “o cliente sempre tem razão”, e nem aprenderam maneiras educadas de dizer “não vamos fazer nada com sua opinião/comentário, mas obrigado mesmo assim”!).

    Há alguns anos, tive uma longa discussão com o marketing do Cruzeiro quando um ex-Presidente, após mais uma derrota do time, veio com a velha novela do estádio próprio. Enviei alguns sugestões, e fiz apenas uma sugestão potencialmente polêmica solicitando que, se tivesse mesmo de seguir com tais planos absurdos, que o Cruzeiro não tentasse usar dinheiro público, diretamente ou através de subsídios. Para que eu fui dizer isto?! Lembraram-me das várias ajudas já recebidas pelo Atlético-MG, o América-MG, etc., como se erros de outros no passado justificassem um erro ainda a ser feito e evitável. Achavam mesmo que o Cruzeiro tinha de ser beneficiado com dinheiro público, apesar de estar com atrasos em vários impostos e taxas, e foi impossível manter uma discussão adulta.
    Felizmente, nada foi feito, e o clube não construiu mais um elefante branco na cidade.

    Mais recentemente, fiquei com péssima impressão sobre o setor de informática, ao ver a bagunça do site internacional e do programa Cruzeiro World (parece coisa pública, terceirizada para o “primo de alguém que saber fazer um site, com tradução para o Inglês feito pelo sobrinho da alguém que já visitou a Disney, e portanto sabe escrever Inglês perfeitamente”!). Poderia fazer comentários relevantes, pois é minha área de atuação. Mas, com as experiências passadas, deixei para lá…