Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O debate foi melhor do que se esperava

Estou em Brasília, participando de Seminário do Sebrae nacional sobre os resultados econômicos da Copa do Mundo para as micro e pequenas empresas.

Fiquei até tarde vendo o debate entre os candidatos a presidente da república na Band. Foi melhor do que eu imaginava. Mesmo com seis debatedores, não foi enfadonho porque o pau comeu solto no lombo de todos, sem rodeios, e a condução do debate pelo Ricardo Boechat foi excelente, permitindo que todos falassem e questionassem o que quisessem.

DEBATE

A Dilma teve a coragem que outros ocupantes do cargo não tiveram, de participar logo do primeiro debate e não deixar apenas para o segundo turno. Levou paulada de todos os demais, mas também deu porrada neles.

Aécio foi muito bem e até figuras que, aparentemente, não somavam, deram bons recados, como o Levir Fidélix e o Pastor Everaldo. Eduardo Jorge é bom de serviço. A Luciana Genro me decepcionou, talvez pelo isolamento ao qual foi submetida, já que raramente alguém perguntava alguma coisa a ela.

Marina está em alta nas pesquisas e no frigir dos ovos, o Planalto poderá até trocar de mulher no comando. De boba a D. Marina não tem nada!

– – –

Mas a política e a justiça no Brasil são difíceis demais da conta. Pode o José Roberto Arruda ser candidato a governador do Distrito Federal? E pior: é líder disparado nas pesquisas!

ARRUDA

É aquele mesmo, flagrado pelas câmeras pegando dinheiro de empresário, cena mostrada pelas TVs em rede nacional. Foi tirado do poder, preso, e agora pode voltar “ungido” pelas urnas!


» Comentar

Comentários:
16
  • ALECSANDRO disse:

    Infelizmente não se governa sem o “conluio partidário”. No processo eleitoral, brigam e trocam acusações, já no cumprimento do mandato, unem-se em troca de favores. Ex: se vossa excelência me apoiar nesse projeto eu voto contra sua cassação, e vice-versa. Trocam moedinhas, e ao mesmo tempo guardam bala na agulha para o próximo contra-ataque. E com isso vão se mais quatro anos, com o faz de conta. Tem alguns idealistas no meio do chiqueiro dos porcos, mas esses não fedem nem cheiram. abraços!!!!

  • Pedro disse:

    Na entrevista ao JN a Marina confessou o conhecimento de um crime eleitoral e a participação nos benefícios desta transgressão !!!

    Ela confessou saber que o avião era produto de um “empréstimo de boca” que seria “ressarcido” – se é ressarcido, tem preço – ao final da campanha.

    E se tem preço este empréstimo, ele teria que ter sido declarado nas contas de campanha dela. Mas não !!! Ela não declarou !!!

    Marina quer governar o Brasil começando com uma campanha que se notabiliza por uma assassino caixa 2.

    Os jornais brasileiros trazem matérias assustadoras sobre o caso do jatinho fantasma da Marina:

    O Globo: “Empresas fantasmas pagaram avião de Campos”.

    Valor Econômico: “PSB reconhece ter omitido avião”.

    Folha de São Paulo: “Avião usado por Campos foi pago por meio de empresas fantasmas”.

    O Estadão: “Jato foi pago por fantasmas”
    .
    .
    .

    Essa é a nova política ?!?

  • Antonio Dias disse:

    O debate como é feito é muito complicado. Não dá para aprofundar ideias. Além de tudo, os caras já vem com resposta padrão pronta. Qualquer coisa que o Aécio falava a Dilma comparava com os dados do Governo FHC. As respostas da atual presidente na maioria das vezes são furtivas. O Aécio diz mais claramente o que quer fazer. A Marina está meio que no oba-oba ainda. Vou votar pela alternância de poder, pois se não tirarmos o poder desses políticos carreiristas e sua turma a coisa fica muito fácil para eles.

  • Hildebrando de Freitas disse:

    Depois daquelas perguntas, até William Bonner já tem eleitores.

  • Paulo Afonso disse:

    Não pude ver o debate… Aliás, ainda não sei quais são os candidatos dos cargos legislativos e não conheço todos os candidatos ao Governo do Estado e nem à Presidência… No mês de Setembro tentarei fazer a minha escolha… Sobre José Roberto Arruda ser líder disparado nas pesquisas, já dizia o ditado: “todo povo tem o Governo que merece”! E da-lhe Brasil!

  • Thiago disse:

    Adolfo esse ponto que vc tocou, a população, na sua grande maioria não vê noticiários nem lê críticas ou jornais. Mede o governo pela bolsa família.

  • Thiago disse:

    Se da tristeza pra escolher pra presidente imagina pra governador, senador, deputado… TA difícil escolher o menos pior!!!

  • adolfo disse:

    A democracia é fundamental e deve ser mantida a todo custo, mas existem efeitos colaterais. Num pais sem educação, sem consciência política, essas aberrações de candidatos “ficha suja” receberam votos acontecem a toda eleição. Quem não se lembra dos figurações que persistem no cenário político, em que prevalece a máxima, é péssima, ideia do “rouba, mas faz”. Não são poucos nem recentes os exemplos que temos. E é, eleição após eleição, a cada dois anos, estarrecedor que esses mesmos políticos recebam milhares de votos, se elegendo com certa facilidade. É terrível. É uma pena que a parte da população não entenda, ou não se interessa, ou, pior, pactue e participe dessas tramoias recebendo algo em troca do voto, que é através da participação política, da escolha de seus representantes, na urna, legitimando o processo democrático, que se começa a mudança necessária para melhorar o País.

  • Zé Carlos disse:

    Engraçado no debate foi o Aécio defendendo a liberdade de imprensa.

  • Rodrigo Barbosa, Cons.Lafaiete/MG disse:

    http://www.lancenet.com.br/futebol/Pesquisa-LANCE-Ibope-Flamengo-Brasil_0_1200480135.html

    há alguns anos atrás certos “setores da imprensa esportiva mineira” literalmente babavam quando do lançamento destas pesquisas. agora não sai nada?

  • clauber disse:

    Gostei do debate, foi em bom nível, uma coisa que tenho começado a perceber em alguns discursos é a necessidade de apresentar viabilidade das propostas, ou seja como fazer, pois o que precisa ser feito já sabemos.

    Outra coisa interessante que esta aumentando a cada dia é a necessidade de uma reforma política que trará por rodão a reforma tributária e outras. E no discurso já começa a aparecer um consenso que isso ocorrerá somente com participação popular através talvez de uma nova constituinte, pois politicamente isso é improvável.

    Estamos melhorando, nossa democracia amadurecendo. Gostei muito do Eduardo Jorge, grande figura, cara simples, lembra até o presidente do Uruguai. O Eduardo estava como time pequeno em decisão contra um grande, totalmente sem compromisso mas dificultando a vida do grande. Ele se tornou uma grande alternativa de voto.

    Vamos Brasil. Um passo de cada vez.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Sou contra o continuísmo, reconheço os avanços do PT, mas o sistema político brasileiro de conchavos entre partidos, não permite que governos se eternizem sem montar verdadeiras máfias dentro da máquina governamental. Os recentes episódios do Petrobrás mostram que o PT permitiu, através de negociações de cargos, que a corrupção tomasse conta de riquezas desse país.
    O Aécio tem medo de bater, porque o telhado de vidro do PSDB é tão grande quanto o do PT, porque na verdade são partidos muito parecidos.
    Gostei da Marina, me pareceu firme e tem como vantagem não ter nenhum episódio de corrupção no currículo.
    O Eduardo Jorge deve continuar no legislativo, está aí só como fantoche da disputa partidária.

  • Kleber BSB disse:

    Bom dia Amigos, ainda bem que a impressa prestou um excelente serviço ao Distrito Federal ao denunciar a farsa que estava pronta, para o Arruda confirmar sua candidatura. Esse pais ainda tem jeito.

  • Raws disse:

    Aécio foi bem. É um politico malandro e bem articulado, forte candidato a “santo”, se eu não o conhecesse votaria nele.
    Marina igualmente se saiu bem. Usou a tática de não agredir(boa senhora), de todos os candidatos foi a mais simples e coerente, mesmo assim não me passa confiança para o cargo.
    Dilma é fraca. Mesmo reconhecendo que ela era a única vidraça, mostrou-se nervosa, no confronto direto com Aécio, tomou uma surra.
    Eduardo Jorge é uma figuraça.
    Conclusão: O candidato que continua disparado na intenção de meu voto é o NULO.

  • J.B.CRUZ disse:

    Falar é fácil; difícil é fazer….Mas, vi seriedade nas propostas de governo do meu candidato….

  • Olá, Chico! Gostei do candidato Eduardo Jorge do PV. Costumo dizer: criticar o governo do PT, é ficar refém do PSDB. Fazer o que né…