Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cartola paulista apostava que Mineirão seria um “elefante branco”

Ótimas histórias da inauguração do Mineirão no site da Galosampa, como essas:

* “A inauguração ocorreu em 5 de Setembro de 1965, em uma cerimônia que mais pareceu uma festa cívica do que qualquer outra coisa. O Jogo entre Seleção Mineira e River Plate começou após o sobrevôo de um helicóptero que pousou no centro do gramado para entregar a bola aos atletas. Mesmo sem mostrar muito entrosamento, a Seleção Mineira venceu o River por 1X0 gol de Bouglaeux, jogador do Galo na época.

bougleau

Bouglaeux, em 5 de Setembro de 1965, aos 2 minutos do 2º tempo foi o autor do primeiro gol na partida inaugural do Mineirão.

A inauguração de um moderno Estádio para 130 mil pessoas em Minas Gerais causou algumas reações enciumadas de pessoas de outros estados. A mais famosa delas foi o maldoso comentário do então presidente da Federação Paulista de Futebol o Senhor Paulo Machado de Carvalho( Nome que é dado ao Estádio do Pacaembu em São Paulo) que disse :

“O Estádio é muito bonito, mas pena que é um Elefante-Branco!”

mineirao

Outro fato interessante é que a partir da construção do Estádio Minas Gerais provocou uma onda de construções de Estádios públicos em todo o país. Isso foi prática, muito corrente durante o Regime Militar e seus governadores biônicos.

A origem do nome Mineirão é devida aos torcedores que ao entrarem no estádio se surpreendiam com sua grandeza falavam: “Nossa, que Mineirão!” e esse nome logo pegou…..”

http://www.galosampa.com.br/curiosidades/mineirao.asp


» Comentar

Comentários:
0
  • Pedro Vitor disse:

    Engraçado que o borderô de Pirangi e Bayer deu 76 mil pagantes. E o sr Rosa Thales que aumentar para 115 mil, ora ora, mentiras ditas várias vezes acaba se tornando uma verdade, mas não absoluta!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Americano se referindo ao Galo como “time de Vespasiano” achando que vai irritar alguém? kkkkkkkkkk….
    Que piada!

    Sendo algo próximo de 8 milhões de apaixonados, pode-se em suma dizer que o Galo é sim de Vespasiano, como também de mais umas 5.570 cidades brasileiras… é bem provável que em todo município brasileiro existam representantes da massa alvinegra.

    Já sobre o vizinho verde, podemos dizer que seria o time do bairro Sagrada Família? Ou do Carmo-Sion?… sei que se trata no máximo do correspondente à população de um bairo belorizontino.

  • Tarcísio Coimbra disse:

    Entendo que não era o momento certo pro Galo voltar ao Mineirão. Não temos um time técnico e o Horto era umas das armas mortais contra os adversários, que temem lá.
    Mas, quando vejo o Atlético não contratar, mudar de estádio pra ver se arrecada mais, reclama de arbitragens só nas redes sociais, chinelinhos lotando o DM, dá clara demonstração de desistência das competições e me faz pressupor que, a cúpula do futebol está abarrotada de acordos escusos.
    Francamente, essa de dizer que o Moreno não teve culpa no lance é um absurdo. Errou, tem que pagar!

  • Nivaldo Santos disse:

    A torcida Cru cru é a mais dissimulada do futebol brasileiro. Estão dizendo que, a cbf não deveria acatar o pedido do Santos no caso da acintosa cotovelada do Moreno. O santista foi atingido e é tanto que vai parar por um Mês e meio e o árbitro fez vista grossa, como de costume. Deixasse ser um atleta do Galo coitado! Minha gente, deixe de ignorância, se o Eixo quisesse tomar o título do Cru cru, já teria feito isso, e vocês não liderariam por tanto tempo. Na verdade seu time é sim um dos mais beneficiados da duplinha cbf/bobo. Vejam a tabelas do brasileiro e da CB. Veja o pênalti contra o Santa Maria e outros benefícios no Brasileirão. Não adianta, vocês não são vítimas! Tá tudo dominado, mas vê se aprendam a comemorar título como a Massa. Por favor não briguem, não depredem, conservem o patrimônio público e bebam com moderação.
    Por outro lado, vejo a punição do Grêmio como a aplicação da lei, mas tenho certeza, se fosse Cru cru, Curingão, Mengo ou Flu, o “rigor” da lei não seria exercido. Temos que imaginar, que Koff e Kalil, foram os que mais brigaram contra a extinção do Clube dos 13. A duplinha cbf/bobo não perdoa!

  • Misael barbieri disse:

    Uma sociedade racista achou uma Geni para assumir a culpa e iaentar os demais canalhas racistas. Alias o Ali Kamel, diretor da toda poderosa Rede Globo, teve a cara de pau se escrever um livro chamado “Não Somos Racistas”. O cara se acha tao poderoso que nao basta dar as cartas na politica e no futebol. Tem a pretensao de decidir o que a sociedade brasileira é. É um verdadeiro fanfarrão.

  • Misael barbieri disse:

    Muitos opositores da Copa das Copas tb achavam a mesma coisa. Que absurdo, nao é mesmo?

  • Eder Coelho disse:

    Por falar em elefante branco, os três elefantes da copa (Brasília, Cuiabá e Manaus) podem ao menos ter um utilidade: acabar com a pena de jogar com portões fechados.
    Basta definir Manaus para times do Sudeste e Centro-Oeste que perderem o mando de campos. Cuiabá para times do Sul. E Brasília para times do Nordeste.
    Para que acabem não lucrando com uma sanção, obrigaria-se o valor de ingresso ser quilos de não perecíveis para instituições necessitadas.

  • Thiago disse:

    Do que eu vi da seleção e testemunhar a volta dos ‘condenados’ da copa e do Mr. Robinho aí eu desisti de ver o resto do jogo. Vai voltar a ser tudo como antes no quartel de abrantes.

  • Fábio disse:

    Caro Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro,

    Respondendo a sua pergunta: A PM de MG ainda vive o período da ditadura. Ela acha que pode fazer das leis o que bem entende.

    Não existe liberdade de expressão em MG.

    No jogo do Atlético, em Nova Lima em 2012, a PM fez pior…retirou uma faixa a força:

    http://globoesporte.globo.com/platb/blog-do-futebol-mineiro/2012/03/20/policia-militar-proibe-faixa-de-torcida-do-atletico-mg-em-nova-lima/

    http://www.organizadasbrasil.com/noticia/Presidente-do-Galo-nega-censura-a-faixa-de-protesto-no-Alcapao-do-Bonfim-2276.html

    O próprio Chico Maia chegou a dar essa notícia.

    http://localhost/victor/chico-maia-old/2012/03/20/atletico-solta-nota-oficial-nao-repressao-a-nenhum-protesto-pacifico/

    Quanto ao estádio o apelido Mineirão se deu para que fosse corrigido o erro histórico de dar um nome de alguém que tramou o golpista militar que culminou com a ditadura no país por 21 anos. Jogando o país em um poço de escuridão e escrevendo um dos momentos mais tristes da história brasileira.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/personas/magalhaesPinto.html

    Os laços do governo de MG com a ditadura vem de longe…

    https://www.youtube.com/watch?v=VMgoxIOb2tc

    Essa história tem que ser contada para não ser perdida e cairmos no erro de repeti-la:

    https://www.youtube.com/watch?v=nTej83b3dMk

  • Pinkinho, vc “esqueceu” de citar que a seleção brasileira recheada com Pelé, Tostão, Piazza e cia perdeu para o Galo, o eterno algoz de seu time, meu caro!
    – Dirceu Lopes é àquele jogador celeste que foi preterido copa do mundo no México, onde a seleção brasileira sagrou-se tri-campeã?

  • Luiz disse:

    Boa noite Chico Maia.
    Como Arquiteto,nesse momento em que o Mineirão entra no seu Cinquentenário, venho aqui registrar uma injustiça com a omissão dos arquitetos do estádio.
    Sempre citam os nomes do Governador da época, do Prefeito de Bh e do Gil César como se fosse o mentor de tudo.
    Mas a idéia desse belissimo estádio coube aos arquitetos Eduardo Mendes Guimarães e Gaspar Garreto . Os responsáveis pelo projeto do Mineirão queriam construir o estádio mais moderno do país, com soluções inovadoras de engenharia e sem repetir erros de engenharia de outras arenas. Para isso, foi feito um estudo do Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã). Além disso, técnicos visitaram arenas da Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e de Tóquio, sede das Olimpíadas de 64.
    Eduardo Mendes Guimaraes foi um expoente da arquitetura modernista mineira, com obras significativas entre elas o plano diretor e Reitoria da UFMG
    Obrigado
    Luiz

  • J.B.CRUZ disse:

    ESTÁDIO GOVERNADOR: JOSÉ DE MAGALHÃES PINTO, “MINEIRÃO”……
    49 anos…Casa Oficial do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE; o MAIOR E MELHOR CLUBE BRASILEIRO NAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX……..

    TOCA DA RAPOSA II – Aluga-se para jogos importantes de outras equipes…

  • J.B.CRUZ disse:

    Desde a inauguração do MINEIRÃO, que Rio e São Paulo, lançam olhares invejosos para o Gigante da Pampulha e passaram a respeitar e temer o futebol mineiro….

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Que saudades desse estádio, da Geral, das Cativas, do Bar 15, do estacionamento do estádio, do espetinho de “gato”, do tropeiro…!
    Os Engenheiros e Matemáticos do Blog poderiam me explicar como que um estádio em que cabiam 130.000 pessoas em 1965, “encolheu” e passou a comportar apenas 64.000 antes de sua “demolição” em 2010?
    Êta nostalgia que me trouxe a foto!

  • thales rosa disse:

    Sobre o caso da racismo, deu dó ver o estado da tal Patricia, pediu perdão na frente das cameras, chorando e tremendo… Ela errou mas esta sendo massacrada por toda a sociedade….

  • Olá, Chico! Por eu ser saudosista, emociono com essas histórias. Muito bom!

  • Silvio Torres disse:

    Bom, o que sempre ouvi foi que o nome Mineirão foi “criado” por um narrador de tv e rádio carioca que se referia assim ao estádio nas transmissões. Em 2005, nas comemorações dos 40 anos, o diário O Lance publicou uma matéria com esse narrador, que esqueci o nome.

  • ZédoGalo disse:

    Tive um colega de trabalho paulista que na época também falava que o aeroporto de confins era um “elefante branco”. Eles normalmente acham que fora São Paulo, o resto é o resto. Por venderem tanto tempo essa ideia é que São Paulo hoje é a cidade mais inchada do país com gente de todo lugar. Ainda escuto até hoje de paulistas que moram aqui que vieram para ensinar o mineiro a trabalhar. Pode até ser verdade mas prefiro um bom mineirin a um paulista chato e careta. Todos conhecem a piada do paulista perdido nas estradas de Minas, não conhecem?

  • Vinicius Campos disse:

    Um Gigante para 130.000 pessoas transformado em uma arena de 60.000. Um Gigante adormecido. Que saudades desta casa nesta época. Ver um clássico Atlético e cruzeiro com público de mais de 100.000 pessoas.

    Nunca mais, lembranças somente na história do estádio.

  • thales rosa disse:

    Mineirão, a toca III onde o Cruzeiro da grandes shows desde sua inauguração!! Desde aquele time de Tostão e Dirceu Lopes que meteu 6 no santos de Pele, ate hoje o time do Cruzeiro honra aquele que ja foi o segundo maior estadio do mundo.. e que hoje teve sua capacidade reduzida a metade.. O Cruzeiro foi o unico clube que proporcionou ao mineirão receber uma final de mundial de Clubes, contra o Bayern de Munique, 115 mil pessoas, entre eles meu Pai, estavam la para ver aquele 0x0….

    O Cruzeiro proporcionou ao MIneirão seus maiores públicos, e o maior com 130 mil pessoas contra o Vila Nova, eu estava la, ainda criança e me lembro bem da arquibancada de cima balançando com toda a força, coisa impossivel hoje..

    Duas libertadores, tres Brasileiros o primeiro em 1966 logo no segundo ano do grande estadio.. quatro copas do Brasil..

    A seleção brasileira tentou manchar a historia do mineirão com o 7×1.. mas ninguem quer lembrar daquela tragedia nem do palco dela..

    Cruzeiro é o dono legitimo do mineirão, dono por direito!! Parabens Mineirão!! Que continue dando muitas alegrias as Minas Gerais.

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Caro Chico Maia,

    Uma coisa que gostaria de tentar entender. Por que em jogos do América a polícia e agora os responsáveis pela arena independência não deixam a torcida americana entrar com faixas e cartazes?
    Ontem no jogo do time de vespasiano entraram com uma faixa enorme pedindo a saida do jogador André.
    Alguém poderia explicar porque o uso de 2 pesos e duas medidas?
    Falo isso porque o América pode passar por uma situação dessas no jogo de sabado. Muitos torcedores querem levar faixas, protestando pelo amadorismo da diretoria americana no caso do jogador Eduardo.
    Será que mais uma vez seremos barrados na porta do estádio?
    Outro assunto que gostaria de colocar em pauta é o seguinte. A própria diretoria do time de vespasiano está proibindo a entrada de outras camisas em jogos de seu time. Porque isso então não se aplica nos jogos do América?. Estamos cansados de ver torcedores com camisas de seus times em nossos jogos, acarretando discussões, brigas, ofensas etc etc.
    Não seria o caso de barrarem essas camisas em dias de jogos do América.
    O direito deveria ser igual para todos, mas infelizmente o tratamento dado ao América é bem diferenciado, acabado por penalizar o dono do estádio.

    – Belo Horizonte