Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pedaço importante das nossas vidas, parabéns ao Mineirão, 49 anos, hoje!

Só a fachada é a mesma do estádio original, construído pela equipe do engenheiro Gil César Moreira de Abreu, porém é o Mineirão, orgulho mineiro, fundamental párea que Minas Gerais entrasse no mapa do primeiro mundo do futebol brasileiro e sul-americano.

Parte importante da minha vida profissional. Ainda hoje, toda vez que passo em frente àquela obra gigantesca, me emociono e quando entro lá, mentalmente faço “continência” em respeito a todos que fazem parte dessa história: jogadores, dirigentes, árbitros, colegas da imprensa e acima de tudo os milhões de torcedores e visitantes que já estiveram lá, razão de tudo!

Vale a pena visitar o Museu criado em suas dependências pela Minas Arena, que aliás está sendo reaberto hoje:

* “Museu Brasileiro do Futebol reabre no aniversário do Mineirão”

MUSEU

Kafunga; Djalma Santos, Procópio, Luisinho e Cincunegui; Juca Show, Marta, Zico e Tostão; Arthur Friedenreich e Romário. Técnico: Yustrich. Essa é a escalação de um dos times de craques de diferentes épocas exposta na sala “Os Imortais do Futebol”, uma das novidades da nova expansão do Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que será reaberto oficialmente na próxima sexta-feira (5/9), dia do aniversário de 49 anos do Mineirão. Na sexta-feira acontecerá também o lançamento oficial da abertura das comemorações dos 50 anos do estádio, a ser celebrado em setembro de 2015.

A sala “Os Imortais” foi criada para resgatar a história de grandes personalidades do futebol brasileiro e apresenta, além do primeiro time fictício citado, outras duas escalações com alguns dos melhores jogadores de épocas distintas da nossa história. A ala conta também com fichas biográficas de 150 jogadores das eras Pré-Pelé (1900-1970) e Pós-Pelé (1971-2014), além de 36 biografias expandidas por meio de hologramas.

A reportagem completa no portal do O Tempo:

http://www.otempo.com.br/superfc/museu-do-mineir%C3%A3o-reabre-com-homenagem-a-imortais-e-cronistas-1.910186

mineirao

Ontem e hoje!

GIL

Gil César Moreira de Abreu, à esquerda, engenheiro chefe da construção


» Comentar

Comentários:
0
  • humberto disse:

    O mariada para de delírio, se o mineirão é de vcs, porque pagam aluguel para poder jogar lá?. Aqui no rio todos jogam no maraca e nenhuma torcida diz que ele é de sua propriedade, parem de delírio, no Brasil somente vcss. ficam com essa idiotice.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Confesso que a primeira vez que entrei nesse novo estádio, por ocasião do show do Elton John, lágrimas correram no meu rosto, pois não vi a Geral, as Arquibancadas, as Cativas, o grande “vão” entre a arquibancada superior e as cadeiras, o fosso e pensei com meus botões: acabou o Mineirão… Sem falar na estranheza que foi sair do estádio e não descer os “morros” do estacionamento e muito menos haver estacionamento, somente um concretão. É amigos do blog, estou ficando velho…!

  • julio disse:

    PARABENS TOCA 3 PALCO DO MAIOR DE MINAS! FATO

  • Ednei disse:

    Chico,

    Espero que realmente tenha melhorado o acervo do museu do Mineirão. O visitei na época da Copa do mundo e achei muito fraco: Havia um espaço mínimo para contar as histórias dos craques mineiros. Não havia nem vídeos de gols de craques como Reinaldo, Tostão (apenas caricaturas e pequenas fotos de arquivos); uma instalação imensa e ridícula que explicava as regras do futebol (ora se o cara vai no museu do futebol ele sabe o que é futebol, não é mesmo?); um espaço exagerado sobre a reforma do estádio (me pareceu marketing governamental); na instalação de times do estado um texto minúsculo sobre cada time, mesmo Atlético e Cruzeiro. A única exposição a época que eu achei realmente bacaníssima foi uma sala onde você poderia buscar e visualizar os borderôs dos jogos no estádio. Busquei grandes jogos que vi.

  • thales rosa disse:

    Mineirão, a toca III onde o Cruzeiro da grandes shows desde sua inauguração!! Desde aquele time de Tostão e Dirceu Lopes que meteu 6 no santos de Pele, ate hoje o time do Cruzeiro honra aquele que ja foi o segundo maior estadio do mundo.. e que hoje teve sua capacidade reduzida a metade.. O Cruzeiro foi o unico clube que proporcionou ao mineirão receber uma final de mundial de Clubes, contra o Bayern de Munique, 115 mil pessoas, entre eles meu Pai, estavam la para ver aquele 0×0….

    O Cruzeiro proporcionou ao MIneirão seus maiores públicos, e o maior com 130 mil pessoas contra o Vila Nova, eu estava la, ainda criança e me lembro bem da arquibancada de cima balançando com toda a força, coisa impossivel hoje..

    Duas libertadores, tres Brasileiros o primeiro em 1966 logo no segundo ano do grande estadio.. quatro copas do Brasil..

    A seleção brasileira tentou manchar a historia do mineirão com o 7×1.. mas ninguem quer lembrar daquela tragedia nem do palco dela..

    Cruzeiro é o dono legitimo do mineirão, dono por direito!! Parabens Mineirão!! Que continue dando muitas alegrias as Minas Gerais.