Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América precisa explicar melhor o risco que correu por causa deste lateral

A diretoria do América divulgou nota oficial sobre a decisão da Primeira Comissão Disciplinar do STJD, que julgou a denúncia de irregularidade na inscrição do lateral Eduardo:

EDUARDO

* “O América Futebol Clube reitera sua confiança no superior Tribunal de Justiça Desportiva. Recebeu com surpresa o resultado não unânime de 4 a 1 que o condenou. O América irá interpor imediatamente pedido de Efeito Suspensivo e Recurso ao Pleno do STJD, onde acredita que a injusta decisão será reformada. Se necessário for levará o caso até a FIFA, eis que a decisão prolatada contraria frontalmente o regulamento da entidade máxima do futebol.”

– 

O interessante é que o STJD julgou baseado justamente nas determinações da FIFA, ou seja, o América promete recorrer à dona da lei que o detonou por causa desta contratação que se mostrou errada, já que o jogador não se firmou, além de ter corrido um risco absurdo por causa de um lateral da prateleira de baixo, que certamente poderia ter sido preterido em favor um jogador prata da casa dos muitos que ele forma na base do próprio clube.

Recorrer à FIFA neste caso será a mesma coisa que recorrer ao Papa pedindo perdão para um pecado considerado “mortal” pela Igreja.

Um antigo ditado popular diz que “debaixo deste angu tem carne”, para suspeitar de determinadas situações. Vejo isso no caso deste jogador e aguardo uma nota oficial do América explicando tudo: quem indicou a contratação, a quem o atleta pertence, quanto custou, quem da diretoria e comissão técnica aprovou a aquisição, se o departamento jurídico foi consultado antes de inscrevê-lo, quem comanda o departamento técnico (da burocracia interna das inscrições) do clube e por aí vai.

Alguém precisa pagar por este crime cometido contra o América Futebol Clube.


» Comentar

Comentários:
0
  • Clóvis Fagundes disse:

    Raws, o Cicinho tramelou demais debochando o Galo e hoje tá na pior.
    Mais triste que o caso do Cicinho, foi o do Leandro Castan, que recebeu passe livre… Hoje, joga na Roma.

  • Fausto disse:

    Explicar o que não tem explicação, usar “vexame” dos outros para justificar a falta de possibilidade de disputar uma libertadores, um mundial.
    Acho melhor encerrar o assunto mesmo pois já pois o “dolorimento” é tão grande que as pessoas perdem o “rumo” como disseram ai acima…..

    Como diria um cronista de um jornal que nem existe mais: MELEQUINHA QUE QUERIA SER GRANDE………………………………….

  • Raws disse:

    Certo ano o Galo com um time bem fraco, terminou a temporada com apenas dois jogadores valorizados, Veloso, que pela idade não tinha valor de mercado e Cicinho(lateral direito), com trinta jogadores pouco valorizados no plantel, a diretoria deixou de pagar o FGTS justamente do único que valeria alguma coisa, resultado? Cicinho saiu de graça para o SPFC. As explicações? Até hoje estou aguardando. Já que ninguém explicou, será que eu poderia insinuar que alguém fez isso de proposito para levar algum?

  • Silvio Torres disse:

    Raciocinem comigo. E se Chapecoense, Figueirence e Criciúma escaparem do rebaixamento? E se o Joinville, atual vice-líder da segundona, se classificar para a série A? Algum campeonato, em qualquer lugar do mundo, resiste com QUATRO times de SANTA CATARINA? Com três times de lá o torneio está essa droga, imaginem ano que vem. Depois reclamam da audiência cada vez maior da Premier League, da Bundesliga, Lá Liga e da Champions. Acorda país do 7×1!!!

  • Alex Dias disse:

    A culpa á da CBF sim pois ela tem um banco de dados e da pra saber se um jogador pode ou nao atuar por um clube. O Luiz Carlos no inicio do blog disse tudo.

    Essa falta de controle só da espaço para falcatruas como a da Lusa e Flu ano passado.

    No caso da Lusa, por exemplo, pode te havido um suborno para um dirigente
    forçar a escalação de um jogadores irregulares, pois isso fode com o time
    e abre espaço para o outro como foi com o Flu ano passado.

    Esse ano desconfio do Vasco.

  • Rafael disse:

    Será que não podem processar o jogador e o empresário dele não? Não falaram nada que o cara já tinha jogado por 2 clubes? Ou eles avisaram e o América resolveu correr o risco?

  • Marcos disse:

    Rio de Janeiro em decadência no futebol e Santa Catarina prospera a passos largos… já imaginaram se começar a pintar time catarinense campeão brasileiro?

  • Marcos disse:

    Enquanto isso Santa Catarina vai colocando mais dois clubes na série A do campeonato brasileiro do ano que vem. Ninguém mais irá segurar Avaí e Joinville na série B, isso sem contar que dos três ‘barrigas-verdes’ que já se encontram na série A não irão cair nenhum. No ano que vem poderemos ter cinco clubes catarinenses na série A contra três(e se bobear com apenas dois) clubes cariocas, dois mineiros, dois gaúchos, uns três paulistas e nenhum baiano.
    E o América indo pra série C… 21 pontos perdidos e quatro derrotas seguidas, sendo três derrotas no estádio do Horto.

  • Confio na absolvição se o clube ter a coragem de ir à FIFA. Qurm ler o que a FIFA fala sobre inscrições de jogadores, verão que quem fez o regulamento da CBF é um analfabeto que faz o contrário que a Fifa determina. Salum já enumerei várias vezes que é um incompetente. O superintendente é empresário de jogadores.
    Não perco meu tempo com a dupla fuleira, tenho mais o que fazer. Tomara que o time de vespasiano esyejs pagando o aluguel

  • Nivaldo Santos disse:

    Me desculpe Márcio, mas se pensar em vexame, clube nenhum pode ir a um mundial, então deve fechar as portas. Pra ser campeão do mundo tem que ter esperanças, disputando a série A, a Libertadores e consequentemente o Mundial. Com este pessimismo é melhor ficar onde está!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    julio? quem é julio? sabe ler? será? rsrsrs
    se soubesse, veria que comento pouco ou quase nada de cruzeiro e América. Já dos cruzeireiros chatos e insossos… ah, esses sim eu encho o saco… kkk

  • Márcio Amorim disse:

    Voltei:
    ando tão sem rumo com tudo isto que cometi dois erros, que corrijo: “…casos em que não se punem pela camisa e aos que se punem também pela camisa”.

    Não é “pune”

  • Márcio Amorim disse:

    Caros colegas do blog!
    Peço que leiam também o meu segundo comentário. Não fiquem só no primeiro.

    Nunca perdi meu tempo em “bater boca” no blog. Meu tempo é precioso. atacar e diminuir pessoas e instituições não me dá prazer algum.

    Apenas duas vezes usei o espaço para falar de Atlético ou de Cruzeiro: uma para defender o goleiro Aranha que era execrado pela torcida do Atlético, quando ele ali jogava e outra para defender a convocação do Vítor e do Fábio.

    Para mim, os dois melhores goleiros do Brasil. Mesmo quando leio bobagens de adversários sobre o América. Sempre procurei um patamar superior de educação e ignorei, como vou ignorar sempre.

    Peço ao Fausto que entenda o que eu disse e mesmo a dimensão que eu dei ao problema do Raja. A dimensão é a que o evento tem: MUNDIAL DE CLUBES. Não houve exagero.

    Outra: para perder para Raja e Mazembe, acho melhor que nenhum time brasileiro deva sonhar em estar lá. Muito menos o América.

    Quis apenas mostrar com uma deselegância (já me desculpei) a deselegância que é agredir gratuitamente pessoas e instituições que não conhecemos e num momento tão delicado.

    Não precisa tréplica porque vou ignorar, para manter a minha linha de conduta, pautada na minha educação. Grande abraço a todos!

    P,S. Ontem à noite, no site do globoesportes.com havia algo em torno de 1.300 comentários de todo o Brasil – hoje deve ter passado de 2.000 – condenando a punição do tribunal, associando-a a casos em que não se pune pela camisa e aos que se pune também pela camisa.

    Quase todos solidários. E a gente tem o direito de se irritar quando os ataques gratuitos partem “de casa”.

  • mauricio sepultura disse:

    O time de Contagem errou mesmo, pois até na defesa eles pedem que tirem 6 pontos ao invés de 21. Se isto não for confissão de erro. Ainda bem que tem tempo de inscrever na Copa Itatiaia, pois é uma copa de futebol amador.

  • J.B.CRUZ disse:

    Errata; no comentário anterior está escrito; que o GRÊMIO é uma Instituição coletiva e tem poder de polícia…O certo é NÃO TEM PODER DE POLÍCIA….

  • J.B.CRUZ disse:

    Em sua caminhada rumo ao futuro incerto; a humanidade parece estar vivendo em seu momento mais ‘crítico’ em seus valores ”
    ‘MORAIS’,INDIVIDUAIS E COLETIVOS””…
    No meu entendimento, em menos de 15 dias,tribunais esportivos, condenaram errôneamente duas instituições esportivas tradicionais ( GRÊMIO FUTEBOL PORTO ALEGRENSE e AMÉRICA FUTEBOL CLUBE), POR AÇÕES individuais de parte do clube(torcida) e irresponsabilidade da entidade maior do futebol brasileiro C.B.F…
    Duas indagações pertinente aos casos..
    1-) O GRÊMIO foi punido por atitudes racistas de meia-dúzia de seus torcedores(estima-se que o clube gaúcho, tenha oito milhões de torcedôres) e não pode ser siquer ser citado como co-responsável pelas atitudes de seus admiradores,vez que, é uma instituição coletiva e tem poder de polícia..
    2-) O caso do AMÉRICA, a responsabilidade é da C.B.F. que comanda o futebol brasileiro; e está investida de poder para validar e anular documentos para o bom andamento das competições esportivas por ela patrocinada; e tem o dever de alertar,mostrar,autorizar aos clubes estatutos,códigos e leis da entidade…

  • Marcos disse:

    Olho da rua para toda a diretoria do América já!

  • Nelson Henrique disse:

    Esta porcaria já deveria ter fechado as portas a muito tempo.

  • Marcelo Ramos disse:

    Realmente, tem clubes que ganham a ira da cbf e acaba pagando o pato. Falo isto, porque o Corinthians também cometeu uma série de erros (?) e não vai perder pontos.
    Ano passado, o Coritiba iniciou bem o Brasileirão, foi só o Alex Soneca encabeçar o movimento Bom Senso em prol dos atletas, iniciou-se verdadeira caça às bruxas por parte de quem domina o futebol. Recentemente, vi o Coxa ser desclassificado da CB para o Flamengo com erros (?) absurdos do árbitro. No jogo contra o Santos o Coxa foi novamente assaltado. Enquanto não o rebaixarem, eles não param.
    O Galo que já não era bem aceito por lá, também ganhou um inimigo na época da cpi da bola, quando o kalil ia ao congresso aplaudir a cpi. Quando virou Pizza, sobrou pro galo.
    O América também tem “probrema lá. E pra estes clubes, não errando é punido; errando, a punição é maior ainda.
    O que mais causa indignação é que, na dúvida em campo, ou na hora de dirimir questões judiciais, a camisa pesa!

  • Davi Soler disse:

    Caro Márcio Amorin, sua insignificância é a mesma do seu pseudo time!
    Que diga-se de passagem, está no caminho certo: A Extinção!
    Não precisa pedir desculpas, quando o Galo deixar de jogar no Horto, vocês padecerão!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Márcio Amorim, desculpas aceitas.
    Embora discorde total e absolutamente da dimensão desproporcional que você quis dar ao fracasso alvinegro em Marrocos (basta pensar que o Raja foi derrotado pelo Bayern por 2×0 e imagina se fosse o América, o adversário… rs), sei que mais esse papelão da amadoríssima diretoria americana mexeu com suas emoções.

    Abraço!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Em toda essa história, sou solidário apenas ao Márcio Amorim, que tem de minha parte a consideração do “único americano simpático e gente boa que conheço”. Por esse colega do blog dá-se o único motivo de não estar 100% satisfeito com essa desgraça americana.

    Levando-se em conta ser uma torcida composta de gente ranzinza e mal humorada, além do ódio mortal e inexplicável que possuem do Galo (não tendo capacidade de aceitar o fato que há décadas perderam o posto de maior rival estadual pro cruzeiro). Deveriam ter antipatia é do cruzeiro, que além de tomar o seu lugar na rivalidade estadual, o clube azul sempre os “violenta” (pra não escrever outra palavra bem mais pesada) nas negociações.

    Vamos tentar ironicamente descobrir os motivos de mais um fracasso do combalido América FC:

    * Há não sei quantos anos não marcam pênalti pro América contra o Atlético.

    * Produzir jovens valores e se recusar a negociar-lhes com o Atlético, ainda que por um bom dinheiro e cedê-los “de mão beijada” ao cruzeiro ou a times paulistas como Santos (Danilo) e Rodriguinho(Corínthians), apenas citando alguns exemplos.

    * Aumentar consideravelmente o preço dos ingressos nos jogos contra o Atlético quando possuem mando de campo, sabedores que são da dominação de espaço da torcida adversária, deixando de lado a idéia do espetáculo e pensando apenas em atingir aqueles a quem odeiam (o mesmo não se aplica ao outro rival da cidade).

    *Jogar como frouxos todo o campeonato brasileiro da série A 2011 e correr como loucos contra o Atlético-PR, já estando rebaixados, pra salvar um time azul de belo-horizonte do rebaixamento quase certo, a troco de migalhas de reais.

    *Em todo clássico contra o Atlético, inventarem erros de arbitragem pra justificar derrotas, mesmo quando são favorecidos. Uma mania incurável.

    Enfim, apesar de gostar de ver o colega Amorim feliz com seu time, com uma diretoria amadora e pirracenta como essa, difícil algo dar certo. E basta olhar os comentários dos colegas pra verificar o seguinte: o coelho, que já teve uma enormidade de jogadores horríveis nos últimos anos, só vê culpa em ex-jogadores do Galo (curiosamente, são os poucos que pode ser ver qualidade técnica neste elenco).

    É a verdadeira história do primo pobre invejoso, levando-se em conta o parentesco do obcecado com o Galo, Salum, com o Kalil.

    Acho que se essa diretoria reconhecesse o lugar do América hoje e trabalhasse para engrandecê-lo, esquecendo-se do rival alvinegro, as coisas poderiam melhorar.

  • fernando cabral disse:

    A postura do america nas últimas décadas é uma postura que dá margem p esses tipo de comentários por parte da torcida adversária , apesar de um dia ter cido um time grande hoje não passa de uma pequena instituição usada por dirigentes pra faturá uma grana. O maior exemplo é a forma como os grandes jogadores q surgem na base são descartado a preço baixo sem ser aproveitado. Infelizmente acredito que os poucos americanos q ainda restam são os únicos q ainda acreditam em toda essa mística q um dia foi a camisa do america.

  • Ana Paula disse:

    Marcio,

    Você foi perfeito. Sou torcedora do cruzeiro, mais adoro o América e seus torcedores, bando de babacas estes que ficam desmoralizando e torcendo pela desgraça desse time centenário. Deveriam respeita-lo principalmente seus torcedores que tem uma classe e um discernimento muito maior do que da maioria dos outros torcedores (Atlético e Cruzeiro) para escrever seus comentários. Fico pensando se isso ocorresse com Atlético ou o próprio Cruzeiro iriam falar que a culpa é da CBF, Globo, Corinthians e claro os árbitros. Parabéns americanos por realmente entenderem sem apaixonite aguda que os grandes responsáveis foram os incompetentes que dirigem o América. Mas vamos lá, trabalhar e torcer muito para que o América continue na série B. Começando por hoje, contra o Bragantino. Avante Coelho!

  • julio disse:

    marcio amorim marcao varginha e dudu galomaio so fala asneira e oque
    conven ao time deles preocupam + com outros times do que com o time deles e so ver os comentarios

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Se o camarada foi contratado, o nome dele vai para o BID, o que não significa estar em condições de disputar determinado campeonato. O jogador pode não ter condições de disputar uma competição nacional, por já ter jogado competições nacionais diversas por mais de dois clubes na mesma temporada, mas estar apto a disputar uma estadual.

    Concordo que a inscrição no BID poderia ter uma ressalva, conforme sugeriu o Luiz Carlos. Isso facilitaria muito as coisas.

    De qualquer forma, o erro maior é do departamento de futebol do América, por não estar atento a uma situação corriqueira no futebol. Como comentei no outro post, nunca passou pela cabeça do departamento de futebol do América que esse São Bernardo teria disputado uma competição nacional.
    Isso provocou todo o problema.

  • Paulo Afonso disse:

    Não tenho procuração para defender o América, até porque acho que errou sim… Mas, como disse em outro post, amador neste caso é o futebol brasileiro… Na minha opinião há uma transferência de responsabilidade do amadorismo da organização do futebol brasileiro para os clubes… Estamos vivendo a “Era da Informação” e aparecem papéis impressos nas mesas dos tribunais para provar que o jogador que aparecia na condição de “regular” no sistema da CBF na verdade não tinha condição de jogo e quem paga é o clube? Este sistema de CBF + Tribunais Privados têm que acabar “no século passado” se quisermos mudar a história do nosso futebol…

  • Julio Cesar disse:

    Vão montar um bom time de volei, de futsal ! Levantem os custos de um departamento de futebol, vai valer a pena (não é zoação). Ou então que tal promover umas quermesses e realizar junto a hora do coroa (zoação) kkk!!
    Como disse o Kalil, pra perder pro Raja de Marrocos, primeiro tem que chegar ate la. Sabe quando o America vai chegar la ? Nunca. Chico, isso não é zoação ! É a realidade ! Tem uma chance pro America disputar um jogo contra o Raja ! Transferir o time pro Marrocos ! Igual o Ipatinga foi pra Betim ! O Boa foi pra Divinopolis ! Tipo isso.

  • Fausto disse:

    Apesar de não colocarem meu 1o. comentário sobre a incompetência verde, escrevo para o MARCIO AMORIM:

    Será que você “sonha” um dia de ver seu time campeão de Libertadores?ou mesmo uma CONMEBOL da vida??? será que um dia o MELEQUINHA vai ter a oportunidade de dar “vexame” num MUNDIAL DE CLUBES???

    Acho que o MELEQUINHA deveria ser restringir a COPA ITATIAIA e outros torneios de VARZEA, onde ainda assim corre risco de dar vexame….

  • Thiago disse:

    Agora além de tudo que aconteceu no final do ano passado com o caso da portuguesa e outros vários de jogadores irregulares, fica provada a incompetência da CBF em gerir o futebol. Seria fácil instituir um software que faça a gestão das inscrições do jogador colocando filtros para classificação do jogador perante a legislação em apto ou não apto para jogar. Qualquer empresa mequetrefe tem um sistema coligado ao Serasa que acusa uma pendência do cliente restringindo sua venda.
    Passa-se os anos e os erros permanecem mesmo sabendo que sua solução e muito mais simples que esses idiotas pensam.
    O futebol brasileiro e atrasado e as pessoas que cuidam dele são da época das cavernas.

  • Márcio Amorim disse:

    Peço desculpas aos atleticanos gente boa (Marcão de Varginha e Dudu Galomaio, Campeão das América, principalmente). Nesta hora, em que o torcedor americano está revoltado com a diretoria – não tem nada a ver com torcedores de outros times – até eu estou perdendo a calma e a compostura.

    Acontece que não somos obrigados a aguentar diretores, técnicos, advogados e jogadores incompetentes e ainda aguentar e ler bobagens de torcedores de outros times que poderiam estar solidários (não são obrigados, claro) ou, pelo menos, calar-se.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico Maia!
    O americano nasceu mesmo para sofrer e parece feliz assim. Não vi aqui nenhum torcedor do América fazendo-se de vítima da CBF. Temos a consciência de que algo de muito errado acontece lá dentro e já faz tempo.

    Esses urubus que querem fazer do América uma carniça têm sempre os mesmos nomes e estão ligados às maiores desgraças de um time centenário: série C e módulo II do mineiro.

    Antigamente o (treinador?) Flávio Lopes era a única opção quando se precisava de técnico. Mais recentemente era o tal de Mauro Fernandes. Duvido que ele já não esteja sobrevoando o Centro de Treinamento.

    Acho cômicas as opiniões/sugestões de torcedores de outros times que só participam na hora da desgraça. Sugerem que o América feche as portas quando silenciaram diante da maior vergonha de Minas, do Brasil e das Américas – o time deles enlameou um continente que ele representou contra o fortíssimo Raja, time de onde se pratica o melhor futebol do mundo: O Marrocos.

    Felizmente, para que tudo caísse no esquecimento, veio a vergonha da Copa das Copas. E nenhum americano pediu para o time pagar por esta vergonha. Isto são, entretanto, outros quinhentos, como se dizia antigamente.

    O Eduardo, pivô da atual desgraça, não é da prateleira de baixo. Não alcança subir nem lá. A diretoria falhou feio; o departamento jurídico, idem; o diretor de futebol também. O técnico – louco de plantão – colocou-o em campo, sem conhecê-lo, talvez a mando de empresários.

    Aliás, este maluco que já foi tarde, recebeu um lateral direito na sexta-feira e colocou-o de ponta esquerda, no domingo seguinte. Colocou o Júnior Lemos da base de lateral direita (ele é atacante) e o lateral direito que tinha no meio-de-campo.

    E não aparece ninguém para dar um murro na mesa e obrigá-lo a deletar as contratações fracassadas, com o aval dele: Tchô, Renan Oliveira, Mancine, Doriva, Willians, para não ir muito longe, e obrigá-lo a colocar os meninos que ficam na arquibancada, como ficaram os Campeões Brasileiro sub-20.

    Debaixo deste angu tem, sim, carne podre.

  • Alexandre de Assis disse:

    Se o atleta estava no BID, quem errou foi a cbf. Senão, tchau mequinha!

  • Luiz Carlos disse:

    Bom dia, Chico!
    Imperdoável esse erro pelo América!
    Mas o erro mostra mais uma vez que a CBF não tem nenhum interesse em moralizar nosso futebol, já que, se é ela quem inscreve e dá condição de jogo ao atleta, poderia muito bem fazer a inscrição com resalva.
    Está tudo no banco de dados da CBF, bem que ela poderia contribuir para evitar esse tipo de problema.
    Abrs
    Luiz Carlos

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    A incompetência chutou o ano do Mequinha pro lixo…