Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O mal que jogadores irresponsáveis fazem ao futebol

De vez em quando os noticiários informam que o ex-jogador fulano de tal passa apertos financeiros ou vive em situação dramática. Quase todos fazem por merecer chegar nesta situação, mas mesmo assim contam com o apoio de muita gente para ajudá-los. São tratados pelos cientistas sociais e filósofos como coitadinhos, vítimas da “desigualdade social” do país.

A primeira coisa que faço quando ouço uma notícia envolvendo jogador que cai nessa, é me lembrar como ele conduziu a carreira dele. Aí penso no torcedor, enganado por este tipo de profissional. Penso nos colegas sérios dele, que se matam de correr, enquanto o sacana chupa sangue. Penso no clube, que investe fortunas para ter o futebol dessas figuras, mas é roubado por eles, já que premeditadamente aprontam, não rendem o que se espera deles e criam crises difíceis de se contornar. Que se danem!

TRIO

O Atlético finalmente dispensou Jô, André e Emerson Conceição, mas não por deficiência técnica ou as aprontações extra-campo de semanas passadas, casos dos dois centroavantes. Foi pelo que aprontaram depois do jantar ontem após a derrota para o Atlético-PR em Curitiba.

No comunicado à imprensa na tarde desta segunda-feira o diretor e futebol Eduardo Maluf não entrou nos detalhes da “indisciplina grave” dos três, mas certamente foi feia. Para o clube tomar uma atitude dessas nas vésperas de jogo decisivo contra o Flamengo, e sem ter centroavante, o bicho pegou pra valer.

Demorou, já que Jô e André têm histórico no próprio Galo de comportamento inadequado e a contratação do Emerson Conceição  foi um erro de avaliação, pois não tem futebol para jogar no Atlético. Deve ter entrado de gaiato nessa farra com os “artilheiros”, já que não tem essa fama de farrista.

A não revelação dos fatos pela diretoria segue a orientações jurídicas já que as leis do Brasil sempre favorecem ao infrator, principalmente no futebol. Qualquer coisa que o patrão fala a mais publicamente pode garantir ao fanfarrão uma indenização que lhe garante mais alguns milhões no bolso.


» Comentar

Comentários:
38
  • David Filho disse:

    Dadá soltou mais uma!! Decepcionante!

    Ou é maldade mesmo ou é “excesso de baixa autoestima”!

    “Dadá Maravilha lamenta ausência de Guilherme e crê em classificação do Fla”
    (http://espn.uol.com.br/video/455495_dada-maravilha-lamenta-ausencia-de-guilherme-e-cre-em-classificacao-do-fla)

  • Paulo disse:

    Gabriel,
    ta tudo dominado!!!
    é dar nojo e revolta assistir o tal de dadá sempre levantando o moral das marias e detonando com o Galo e nossa massa.
    E como gosta de desestabilizar o Galo nos momentos de decisões
    São paus mandado!!!!!!!!!!!!!!

  • lauro disse:

    Não entendo como pessoas que ganham acima de 100 mil brincam com a carreira assim.

  • Gabriel Gouveia disse:

    Desculpem: talvez tenha sido contra o Sport em Recife, não me lembro bem. Só sei que o Galo dançou, não por causa disso, mas o fator psicológico influencia.

  • Gabriel Gouveia disse:

    Engraçado, desta vez foi a diretoria do Galo, que coadjuvou no que a imprensa mineira mais gosta: criar ambientes de crises no Galo nestes momentos de decisões. Certa vez, na véspera de uma disputa por vaga na CB, inclusive, se não me engano foi contra o Fla ou Bota; pasmem, o ex representante do Galo no AE nos brindou com um furo de reportagem. Ele, o próprio, encontrou o Danilinho na madruga comendo macarrão. E o programa todo foi com muita ironia e muitas piadas. A imprensa abarrotada de “pseudos atleticanos”, adora fazer isso próximo a jogos importantes do Galo e agora, corroborados por nossa própria diretoria. Sempre colocando os azuis como exemplo de administração. Pena que a Democracia não é para todos e a imprensa amordaçada só abre o verbo pro lado de cá!

  • geovany altissimo disse:

    vida que segue chico

  • Márcio Luiz disse:

    Falou por mim, Dudu.

    Valeu.

    Saudações.

  • David Filho disse:

    Talvez a intenção seja valorizar os jogadores que ficam, mostrando pra eles que o clube precisa de comprometimento total especialmente nesse jogo contra o Mídia e na reta final do Brasileiro.

  • David Filho disse:

    Concordo com o Paulo Afonso, tem mais coisa nessa notícia aí…

    Semana de decisão contra o Flamengo e sai uma notícia dessas. Além do que o Paulo falou sobre o histórico dos jogadores afastados (vem de tempos), tem que se considerar que há uma campanha de doação de sangue muito inteligente sendo feita para troca de ingressos para a decisão de quarta, e uma promoção da Minas Arena com uma empresa de cartão de crédito para ingressos mais baratos pro jogo.

    Acredito que a diretoria SABIAMENTE está querendo criar um clima psicológico que favoreça o time no jogo de quarta. Todos sabem como o time depende da Massa!! Que bom que estão sabendo fazer isso, e ainda investindo na imagem do clube.

    E também sabemos que o Luxa é um ótimo motivador, mexe com o psicológico dos jogadores e acho que até use a imprensa de alguma forma pra isso. Então é preciso dar o contra-ataque nesse aspecto!!
    (aliás, penso que isso foi o que derrubou o Galo no Maraca!)

  • Vinicius Campos disse:

    O Anderson Palestra está certo. A diretoria do Atlético fica sempre fazendo um estardalhaço danado por qualquer coisa. Basta lembrar de casos como o do Anelka.

    Isto só expõe o clube de forme desnecessária, é sempre um alarde danado até se derrubam um balde de água no chão.

    A diretoria do atlético deveria aprender com os próprios erros e mudar a estratégia que eles seguem, tanto nas contratações como nos casos de punição a jogadores. Quanto menos gente souber melhor.

    Estamos a véspera de um jogo importantíssimo contra do time da globo e me acontece todo este estardalhaço. Na minha opinião isto só sabota o ambiente do clube.

    Fazer o que. Paciência.

  • luiz ibirite disse:

    o clube tem de pensar como empresa, vai manter a mercadoria esperando vender e ocupar espaço, ou vai se livrar dela e colocar outra de maior giro? então thau, ja vai tarde, se estourarem em outro clube paciencia, ( até duvido muito), ficar passando a mão na kbça de home veio já não dá mais, o maluf ficou no cruzeiro até saber q os perrelas iriam sair, pq eles bancavam agora o kalil está passando a bola pra frente pq vai sair tb, duvido o maluf ficar no px ano!!!
    Vamo indicar ele pro flamengo rsrsrs..

  • Alex Dias disse:

    Anderson Palestra,

    Tudo no Galo é assim. Tem que terminar de forma polêmica.
    Seja um título da LA ou um barraco como esse envolvendo o Jô e Cia.

  • Rodrigo Assis disse:

    Jô obrigado pelos serviços prestados e boa sorte em sua vida….André também, e Conceição, este foi o ultimo grande clube de sua careira.

  • Silvio Torres disse:

    Esse tipo de problema existe praticamente em todos os grandes e médios clubes do mundo. O que muda e dita o sucesso de um elenco é o modo como é conduzido, administrado. Daí o desastre da dupla Kalil/Maluf em várias contratações e dispensas. Com eles o Atlético se iguala ao investidor “esperto” que compra na alta e vende na baixa. O Cruzeiro nunca desvalorizaria três jogadores, dois dos quais com passagens por seleção, dessa maneira. Paciência….

  • Pedro Vítor disse:

    Mais sério isso, fazendo uma conta simples, o Atlético investiu 4,5 milhões no Jô, e mais 19 milhões no André.

    Juntos custaram 23, 5 mi ao Atlético. Retornou 5,2 mi de venda de 25% ao Santos em 2012. Resultado 18,3 milhões. Isso é a grana em jogo a recuperar!

    Fora isso, os custos de salário, devem ficar em torno de 12 milhões ate o final do contrato.

    Dava pra trazer bons reforços pontuais que o elenco necessita!

  • Paulo disse:

    Impressionante como que notícas polêmicas como essa vaza para imprensa!!!
    A Imprensa já fica de botuca, monitorando o Galo e a massa na espera de um fato. Não sou a favor desse tipo de comportamento de jogadores, mas isso tem que ser tratado internamente.
    Agora o Galo não vai conseguir vender esses CACHACEIROS! e o clube estará desestabilizado para o jogo contra o fla e sequência do brasileiro; Era tudo que as marias e imoprensa azul queria.
    Porque a imprensa jamais comnetou as baladas dos jogadores do cruzerin?
    Lembram de 2003? todos frequentavam as baladas, o Maurinho e Aristizabal era todos os dias e a imprensa não cometava. Morriam de medo dos Perrellas e Luxa!!! Só depois que o Luxa foi embora e os perrellas sairam que a imprensa começou a falar desse fato.
    Lembram dos jogadores do cruzerin na boate chalezinho? Pois bem também ninguém comentou. Quem tentou foi reprimido e teve até blog fechado!!!
    Imprensa covarde!!!

  • Paulo César disse:

    Este Jô aprontou no Inter e aqui; André aprontou no Vasco e aqui. Não faço apologia à violência, até porque o clube, em eventual momento de agressividade do torcedor, é que é punido.

    Mas cabe uma reflexão: se estivesse jogando em São Paulo, preferencialmente no Corinthians ou Palmeiras, com Gaviões e Mancha no “cangote”, além de uma imprensa implacável (que às vezes exagera, beira o ridículo, eu sei…) e feroz, ambos teriam aprontado TANTAS vezes?

    O blog é preferencialmente de futebol, eu sei. Mas é inevitável uma comparação, um paralelo com a Formula 1, especialmente a Ferrari, quando era competitiva: primeiro vem a equipe (no nosso caso, o clube). Depois, os interesses individuais.

    Por isto que o meu maior “ídolo” nunca foi Jò, Tardelli, Ronaldinho (“extraterrestre”, reconheço…), Reinaldo, Éder, Cerezzo… O maior ídolo é a camisa preta e branca. Sempre. Jogador é empregado do clube. E, bem motivado e remunerado, além de estar em um ambiente controlado, resolve. Do contrário, chuta o pau da barraca.

    Primeiro, o clube. Depois, os interesses individuais. Ponto.

  • adolfo disse:

    Anderson Palestra, a contratação do Dorival à época foi produtiva pois evitou o rebaixamento que estava encaminhado pelo trabalho do Luxemburgo. Na minha opinião, a manutenção do Dorival depois da derrota no mineiro e a eliminação da copa do Brasil é que foi errada. Segundo a Diretoria, a época, o Diego Souza trouxe alguns trocados quando foi transferido ao Vasco, depois de amargar o banco de reservas com o Dorival. Menos mal. O Emerson Conceição, ainda de acordo com a Diretoria, não teve custo de contratação, somente salários, que embora não seja alto em comparação aos padrões futebolísticos, é exorbitante devido ao futebol ruim do rapaz. Concordo plenamente com sua opinião com relação ao Maluf. Ficou ultrapassado, ineficiente, preguiçoso e trapalhão. Concordo também com a opinião de que no Cruzeiro esses assuntos são conduzidos de forma mais profissional, racional, sem estardalhaços. No Galo, a Diretoria é muito passional, amadora. Mais uma vez, desvaloriza ainda mais o que já está desvalorizado, pois os jogadores, além do mau futebol, possuem comportamento irresponsável fora dos gramados. A Diretoria deveria afastá-los, alegando uma desculpa qualquer, e tentar repassá-los para outros times, minimizando os prejuízos. Agora, com a atitude de adotou, a Diretoria repassou a bomba para o departamento jurídico do Clube, que demonstra ser mais eficiente que a própria.

  • André Corrêa disse:

    Jô nem deveria ter sido reintegrado depois da última que aprontou. Como tem contrato até 2016, deveria ser obrigado a treinar separado do grupo, em dias e horários diferentes, até que apareça alguém interessado. Um cara que foi artilheiro do título mais importante da história do clube, saindo do Atlético pela porta dos fundos. Não tem nada na cabeça.

    André e Emerson Conceição têm contratos que vencem no primeiro semestre de 2015. A saída para o clube é rescindir com eles; se não quiserem, serão encostados também.

    Se há outro trabalho que deve ser revisto no Atlético, é o do Eduardo Maluf. As contratações dele são altamente discutíveis – caso desse Conceição e tantos outros. A situação dele se agrava ainda mais quando nota-se que o time Campeão da América foi montado pelo Cuca. Depois de tantos anos, parece que estamos diante da necessidade de fazer a Diretoria de Futebol respirar novos ares também. A mudança de presidente é um ótimo momento para isso.

  • Leonardo disse:

    Chico, essa sua generalização de que cientistas sociais tratam pessoas em situação social precária como “coitadinhos” é, no mínimo, desinformada, para não dizer preconceituosa, tanto com relação a pessoas pobres, quanto aos que se dedicam a estudar a marginalização social. Seu discurso abre margem, por exemplo, para evidenciar que tais “coitadinhos” assim o são por pura preguiça, uma vez que todos são “iguais”. Enfim, só gostaria de dar minha opinião. Sobre o Jô, agradeço pelo Vice Campeonato Brasileiro de 2012, Mineiro de 2013, Libertadores, Recopa e por ter levado embora consigo o André e o Conceição.

    Abs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Anderson, a verdade é que seu clube conta com enorme boa vontade da imprensa, sobre essa questão que você salienta (notícia não vaza).
    Funcionários cometem irresponsabilidades em todo e qualquer tipo de empresa e em todos os clubes, também, vez ou outra.

    Acontece que, curiosamente, essas ocorrências negativas são minimizadas ou ocultadas, mesmo, quando se trata do clube azul. Quando sai alguma notícia, ressabiadamente ela não é debatida à exaustão, como ocorre no rival Atlético.

    Independente de que possa ocorrer mais neste ou naquele clube, o tratamento da imprensa para os casos é notadamente desigual. Resta saber se é um “acordo” com gente forte do Senado ou apenas preferência clubística mesmo.

    Quanto aos jogadores afastados, não farão falta alguma, pois há muito tempo nada acrescentavam.

  • Félix Mota disse:

    O Kalil trouxe o André e esqueceu de trazer o Neymar. Rsrsrsrs.
    Quando dispensou o R-10, teria que ter dado um destino ao Jô, essa separação não fez bem ao centroavante e seus problemas, é “banzo”, saudade do antigo companheiro.
    Agora cá pra nós, cru cru ficar falando dos problemas do Galo pra enaltecer sua diretoria é dose. Lá também tem baladeiros, foguetes molhados e más contratações. Fico satisfeito em ver os problemas do Galo sendo mostrados, afinal, é uma entidade público/privada e a torcida tem o direito de saber. Pena que a imprensa não pode publicar os problemas de lá. Todos os clubes brasileiros tem os mesmos problemas!

  • Anderson Palestra disse:

    Agora, essa política do Atlético de proclamar a todos os cantos só gera prejuízo ao próprio Atlético.
    Desculpem-me a comparação, mas esse tipo de notícia não vaza no Cruzeiro. Rapidamente afasta-se o jogador, que passa a treinar na Toca I e arruma-se um clube do leste europeu, Ásia ou mundo árabe. Caso não arrume algum interessado na compra, o Cruzeiro empresta o jogador. Na hora em que ninguém mais quer o sujeito, aí sim fica lá só mamando. Farias e Charles, exemplos recentes.

  • mauricio sepultura disse:

    Eu vejo, como reforços, para o ano que vem, pois sem estes caras é lógico que o elenco melhora. Devia fortalecer os reforços, com Marion, Pierre, Edcarlos, Marcos Rocha

  • Pedro Vítor disse:

    O Jô extrapolou. Primeiro ele se afastou em um primeiro momento por problemas particulares. Após este fato, deixou de treinar por 2 semanas, e foi multado e reintegrado.

    O que acontece, é que houve um investimento de 4,5 milhões de reais no atacante. Fora isso, ele tinha contrato ate 2015, no valor X. No final do ano passado, após Jô ter se destacado em Libertadores e Copa das Confederações, estava valorizado, com propostas boas em relação a mercado, o Atlético bancou sua permanencia, e investiu mais alto, atualmente o contrato vai ate 2016 no valor XX, houve um reajuste de 30%.

    O André nunca se firmou no clube, o investimento foi tres vezes maior que no Jô, ele tem um contrato de jogador top na Europa. Ele é reserva, e tem um dos maiores salários do elenco. A situação do Atlético perante ao André é crítica, o prejuizo é irreparável.

    Ao jogador, pode vir a ser emprestado, e vai cumprir o contrato se não aqui no Atlético, em outro clube, neste mesmo parâmetro.

    O que precisa mudar é a postura do Clube em relação a contratação, a venda, a oferta. Porque quem se lascou nesta foi o Clube.

    Vamos imaginar que Jô e André, geram um custo de 600 mil ao Atlético mensal. Baseado nisso, o clube terá de pagar 7,800 milhões aos dois em um ano de contrato. Se fizer um acordo pode conseguir reduzir, mas certamente, o prejuizo esta consumado!

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    E o Marion não estava nesta balada não, meu Deus do céu!!? Que pena!!

  • JOAO disse:

    Os motivos foram:

    Excelente futebol.

    Comportamento exemplar fora de campo.

    Baixo salário.

    Agora falando sério:

    Já vão tarde!!!!

  • JULIO AVILA disse:

    parabens kalil pelo gasto milionario com bebezao agora quer rescindir o contrato sem ter que pagar nada,alem dele o jo e o e conceiçao tem contratos longos e agora? a culpa disso td e da diretoria sim pq alem de nao pagar os salarios em dia deixou o jo fazer oque bem entendia ai virou bagunça

  • mauricio sepultura disse:

    Sou obrigado a concordar com o Anderson Palestra.

  • Anderson Palestra disse:

    O Atletico gastou uma fortuna com Jo e Ronaldinho, dois pingas que tinham tudo para dar errado e deram o suspiro final. O Atletico conseguiu espremer o ultimo caldo do bagaco dos mesmos. Tinha tudo para dar errado e deu certo em dois campeonatos, o brasileiro de 2012 e a libertadores 2013.

    Alem desses o Atletico gastou com Guilherme (pelo menos valeu um titulo, NOB), Luxemburgo, Dorival, Diego Souza, Andre, Maicossuel, Conceicao e Vitor. Desses, so o Vitor presta, o resto e lixo.

    Nada me tira da cabeca que o culpado tem nome e sobrenome, Eduardo Maluf.
    Para mim e ultrapassado e so contrata duvidosamente. O time campeao da libertadores foi montado pelo Cuca.

  • Junior Gam disse:

    Acho que o unico prejudicado é o Galo. Já Já estes elementos estarão em outro clube.

  • Paulo Afonso disse:

    Chico, este afastamento soou meio estranho… Acho que cabe uma análise crítica maior… Jô atravessa problemas já há muito tempo… Para ser mais preciso, a sua carreira toda foi de atitude anti-profissional… Ele sempre foi problemático fora de campo… André de uns tempos para cá (desde que saiu do Santos a primeira vez), não se concentrou na sua carreira… Frequentemente tem imagens e notícias de baladas divulgadas… Estes dois jogadores devem ter sido advertidos administrativamente algumas vezes, pois de vez em quando saía uma notícia de multa… Sobre o Emerson Conceição, eu NUNCA ouvi nada… Ninguém dizia que o cara era problemático fora de campo… O próprio Levir já elogiou sua postura profissional… A única coisa que se ouvia era sobre a rejeição da torcida com o jogador pautada, no máximo, em critérios técnicos… De repente, quando o time cai de rendimento e está à beira de uma decisão, três jogadores rejeitados pela torcida aprontam após uma partida no hotel onde o time estava hospedado? Sei não, mas tem caroço neste angu… Melhor investigar direito esta situação e passar uma informação mais real… Para mim os motivos do afastamento foram outros…

  • Olá, Chico! “Vida louca vida/Vida breve/Já que eu não posso te levar/Quero que você me leve/Vida louca vida/Vida imensa/Ninguém vai nos perdoar/Nosso crime não compensa…”

  • Sergio disse:

    Podemos tirar sapos do brejo e levá-los a um trono. Será apenas questão de tempo para que se joguem novamente na lama. Os 3 não reúnem condições para enfrentar nenhum tipo de trabalho, então é torcer para que possam ter reservas e juízo suficientes para não começarem a frequentar as páginas policiais.

  • Aqui em Curitiba a radio transamerica disseram que os três foram pra balada depois do jogo!! Profissionais?????

  • Alexandre Luiz disse:

    Detalhe que tais jogadores estão com os salários atrasados. É duro cobrar disciplina de profissional com salário atrasado.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Por essas e outras que, a cada dia, o futebol perde a graça. Os caras ganham fortunas e não respeitam o clube ou o bobo do torcedor, que os trata como semideuses e acha justo que ganhem essas fortunas, porque conquistaram título e etc.

    Quantas e quantas discussões e até brigas já ocorreram entre torcedores, por causa desses atletas “profissionais”? Uns acusando e outros defendendo…

    E, o pior, são os longos contratos… O clube não recebe nada e ainda tem, muitas vezes, que pagar metade do salário para um outro clube irresponsável dar uma nova chance. Um exemplo recente foi o Fábio Costa. Depois que o contrato com o Galo venceu, o Santos pagou sozinho o astronômico salários 270 mil. Algum jogador vale isso? Se não fosse jogador, algum desses sujeitos ganharia mais de 20 mil por mês numa profissão ao seu alcance?