Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Figueirense correu muito e mereceu o precioso ponto conquistado no Independência

Um ponto importantíssimo conquistado pelo Figueirense na luta contra o rebaixamento e dois importantíssimos perdidos pelo Atlético na corrida por uma das quatro primeiras posições e vaga na Libertadores.

Nem as entradas de Dátolo, Luan e Carlos nos lugares de Marion, Eduardo e Rafael Carioca na segunda metade do segundo tempo deu forças ao time para conseguir a virada. O Figueirense correu muito e fez 1 a 0 através de chute de rara felicidade do Jefferson aos 45 do primeiro tempo. A bola saiu fazendo curvas e enganou Victor. Chute à moda Nelinho, que era expert nisso.

Dodô empatou aos 7 e ficou a impressão de que o gol da virada sairia logo em seguida, mas o time catarinense foi competente. Além de impedir o segundo gol atleticano explorou bem os contra ataques e por pouco não fez o segundo gol.

CAM


» Comentar

Comentários:
26
  • Pedro Vitor disse:

    Paulo Afonso

    Eu concordo que precisa poupar. Não discuto isso!

    Não concordo, em abrir mão de um campeonato disputado como o Brasileiro, pra focar na Copa do brasil, que será disputada daqui 10, 12 dias.

    Quem sou eu pra criticar a decisão da comissão técnica, da diretoria. Mas minha opinião, é de que deveria tentar a vaga da Libertadores pelo Brasileiro, pois nosso adversário da final da Copa do Brasil, já esta garantido na competição internacional.

    Espero que o time dê tudo pra vencer o Flamengo e Inter, pois vamos precisar destes pontos!

  • Paulo Afonso disse:

    Pedro Vítor, audisio e humberto, contra o Figueirense tinha que poupar sim… Não adianta cair na pilha da moçada azul… Time precisa estar inteiro fisicamente para a final da Copa do Brasil… Na minha opinião errado foi ter entrado em casa com 4 volantes contra um time que ia tentar buscar o empate… Aí coloca um de centroavante e deixa narrador e torcedor mal informado cair matando no cara, que é um dos principais jogadores vindos da base… O Eduardo está sendo monitorado há tempos por clubes Europeus e não será a opinião do Caixa que irá desvalorizá-lo… Dos outros 3 volantes, um é cabeça de área e os outros dois até saem para o jogo, mas sem a qualidade do Donizete… E o Rafael Carioca está completamente sem ritmo… Problema não é perder ponto, problema é a torcida esquecer tudo agora e se voltar contra o time, justamente na hora de uma decisão contra um rival… Hora de parar com o mimimi e deixar as marias subirem no salto, que o Galo vai ficar com o troféu…

  • edson dias disse:

    Não seria tão taxativo quanto vocês…

    Ano passado, no Campeonato Mineiro, o Cuca foi cismar de colocar o time titular em um jogo contra o Tupi na fase de classificação do campeonato mineiro. Bem… nesse jogo, que vencemos fácil por 4 x 0, o Bernard deslocou a clavícula após uma queda no gramado num lance com um jogador do Tupi, em um lance BOBO no primeiro tempo.

    O resultado é que ele fez falta IMENSA em um dos jogos contra o Tijuana (o primeiro) e CUSTOU pra voltar a jogar bem de novo.

    É fim de temporada, e após um jogo desgastante como foi na quarta-feira, com um banco que é a conta do chá e olhe lá como é o do Galo hoje, não sei se faz sentido estourar o time no Campeonato Brasileiro ao invés de poupar um bocado de gente pra encarar o grande rival na próxima semana.

    É um risco? sem dúvida é… mas eu achei razoável o que foi feito ontem.

    Em relação ao time que jogou ontem: fez um BOM primeiro tempo. Um time cheio de jogadores jovens como o de ontem sempre vai ter dificuldade pra enfrentar uma retranca como o Figueirense montou ontem. Jogadores são jovens, instáveis ainda. Mas pra mim já dá pra tirar como base que jogadores como Marion e Alex Silva não têm futebol para jogar num clube de ponta.

    Fora isso, é só a bola de cristal do J.B. Cruz, o mesmo que disse até poucos dias atrás, que o Galo estaria seguramente disputando pra não cair para a série B. Entende DEMAIS esse garoto!!

  • Thiago disse:

    Não e clichê mas todos os jogadores passam pelo mesmo desgaste físico até os reservas já que a carga de treinamentos e bem puxada e ao final de temporada as equipes já disputaram 70, 75 partidas no ano.
    E com jogos as quartas e fins de semana não há tempo pra recuperação e muito menos treinamento físico pra suportar está carga.

  • humberto disse:

    Estratégia totalmente errada, mal feita ontem, poupar time somente contra o inter no final de semana. Perdemos pontos cruciais para uma vaga na libertadores, restou somente a copa do brasil, e batam na madeira, e se o cruzeiro reverter? ficaremos de fora da libertadores por falta de planejamento, organização e o principal falta de inteligência. O caixa disse uma coisa certa ontem: nós estamos apenas com dois passarinhos no ar.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Luiz Ibirité, não sei se dá pra comparar o Dodô com o Tardelli.
    Mas que o garoto recém-promovido da base tam qualidade, isso é inegável.
    Muito participativo e técnico, além de ótima visão de jogo.
    Veremos se consegue se firmar…

    Saudações!

  • audisio disse:

    Vou desagradar os Atleticanos:
    Essa coisa de tirar o pé em demasia me cheira Marrocos e as velhas desculpas de recuperação depois do título da Libertadores. Se começar entrar nesse espírito de descançar vai ver o cruzeiro crescer, com a proximidade do título brasileiro, se empolgar e será muito difícil se o Levir não acordar e agitar essa galera, segurar o mineirão lotado a favor do cruzeiro!
    Levir não estava aqui quando tudo aconteceu. Demorou meses para se informar sobre o Atlético e por isso o time foi dexando escapar o campeonato nacional. Agora está entrando numa onda que é extremamamente perigosa.
    Já ví várias vezes esse time relaxar e perder, tomando viradas históricas. Outro dia mesmo conversando com Procópio numa lanchonente ele continuava dando desculpas porque deixou o Rosário Central ganhar de goleada entregando a Taça Commebol para os argentinos depois de ganhar de 4 x 0 no Mineirão! Só um exemplo. Em 1967, o time de Fleitas Solich entregou o campeonato mineiro de bandeija para o cruzeiro quando tinha 5 pontos de vantagem sobre o adversário. Perdeu duas e empatou a outra. Na melhor de tres, perdeu as duas para o cruzeiro. 3 x 0 e 3 x 1.
    O próprio Levir foi um dos que ganhou um campeonato mineiro de presente, em 1995, ano em que o senador bionico Zezé Perrela chamou o campeonato mineiro de Rural só porque o time do Barro Preto disputava a Super Copa e o Atlético estava na frente do tal Rural.
    O Atlético de Procópio precisava de uma simples vitória em Uberlândia e não conseguiu sair do zero a zero, enquanto o cruzeiro de Levir viu o campeonato cair no colo com apenas 5.000 pagantes no Mineirão com um gol de Ailton, ex-atleticano, diante do América.
    Tudo isso para dizer que o alerta deve ser ligado e que a faixa de “Vergonha na Cara” deve ser levada para os torcedores do Galo para o Mineirão para que eles lembrem que o clube ainda deve muito a seus torcedores!

  • Pedro Vítor disse:

    Atlético e sua postura de relaxamento. Impressionante como o Galo gosta de dar munição ao adversário.

    Time remendado neste Brasileiro enfrentou e venceu grandes adversários, mas poupar a equipe dentro de casa, o time precisando do resultado, foi de tremenda falta de critério.

    Longe de mim criticar o planejamento da comissão técnica do Atlético. Mas na minha opinião, a vitória ontem era obrigação, de preferência com força máxima!

    Aí achou que ia ganhar na hora que quisesse jogar bola? Deu no que deu, empate amargo, e perde força na tabela.

    Se num vencer o Flamengo, estaremos nos despedindo da luta pela Libertadores, o que será horrível para o orçamento 2015!

  • audisio disse:

    Alguns comentários:

    Alex Silva: Dispersivo, desorientado e medroso.

    Marion: Simplesmente não tem categoria para jogar no Atlético.

    Josué: Cançado, sem rítmo de jogo, mostra um desânimo claro. Só passa a bola para os lados e diminui totalmente a rotação do jogo, tirando o ímpeto da equipe. Infelizmente é o ocaso da carreira. É terminar o ano e despedir com um cartão por serviços prestados. Está mais para jogador do América!

    Pierre: Mostrou muita raça mas jogou completamente fora da posição, não é meia armador. Fraco nesta partida mas útil para o clube.

    Eduardo: Não adianta insistir, é fraco. Embola com a bola e complica lances fáceis.

    Carlos: Continua sob observação mas tem que melhorar. Repetir boas atuações, marcar gols, empolgar a torcida. Afinal está tendo uma oportunidade de jogar num dos principais clubes do país e não está fazendo júsàs oportunidades. Quem joga de centro avante tem que ser protagonista, não nasceu para coadjuvante! Seus créditos estão acabando rapidamente. Os dois gols do Cruzeiro estão durando muito.

    Jogadores que se destacaram

    Tiago: Mostrou firmesa e personalidade.

    Pedro Botelho: Não comprometeu e mostrou mais futebol do que o Douglas Silva que vem errando tudo!

    Rafael Carioca, enquanto esteve em campo, fez uma boa apresentação. Sabe se desvencilhar dos adversários como ninguém. Possui habilidade, velocidade de decisão, sabe colocar um bola em profundidade e marca bem! Não se afoba com a bola.
    Ótima participação. Deve ter sido substituido por motivo físico! Está retomando aos poucos ao seu rítmo de jogo!

    Dodô: Ótima participação. Excelente toque de bola, bate com perfeição as bolas paradas e tem grande habilidade. Esse sim, parece ser a grande revelação da base juntamente com Jemerson. Já pode estar na relação dos jogadores para oa decisão do dia 26.

  • GABRIEL disse:

    e perigoso deixar a vaga na libertadores so pela copa do brasil
    pois o atletico ja foi goleado muitas vezes nos ultimos anos para o cruzeiro
    5×0 2x 4×1 e oque ninguen gosta de lembrar que e o 6×1 entao devia jogar com mais vontade esses ultimos jogos ou a vaca pode ir pro brejo

  • luiz ibirite disse:

    Não sei se estou enganado, mas esse dodo do galo me parece muito com o proprio tardelli no inicio da carreira, chuta com as duas pernas e corre muito pra todos os lados, observem e me digam ai viu o dudu galomaio?!

  • adolfo disse:

    Concordo com o Adalton. Não era a hora de poupar. Quem sabe, mesclar o time, promovendo inclusive o revezamento de jogadores “titulares” durante a própria partida. Entrasse o Luan no primeiro tempo, sendo substituído por Carlos no segundo. Dátolo voltaria na segunda etapa, caso o placar não estivesse favorável. Mas não. Time todo reserva. Levir entrou com 4 volantes, assim como fez com o Palmeiras. Só que uma coisa é jogar na casa do adversário, que necessitava da vitória e iria buscar o jogo, outra coisa é jogar em casa, com um adversário recuado, jogando por uma bola. Seria necessário maior poder ofensivo. Prova disso foi o maior volume de jogo do Galo, muito maior, no primeiro tempo, mas sem poder de finalização. Previsível, pois o time jogou praticamente com um atacante, o Marion, e um meia atacante, o Dodô. Covardia colocar o jovem Eduardo pra jogar adiantado. Tentou, mas não tem potencial para atacar. Nisso, o intuito do Figueirense foi alcançado, com um belo gol, no fim do primeiro tempo. Não adiantava volume, era necessário poder ofensivo. Aí, o “mestre” Levir percebeu o jogo, e fez o que já devia ter feito antes. Colocou Luan e Carlos, que melhoraram o poder ofensivo. Gol do Galo logo no início do segundo tempo, dando a impressão que viraria. Mas nada. Argel mudou o time e travou as jogadas alvinegras. Levir tentou Dátolo, mas não obteve sucesso. Levir tem méritos na restruturação do time. Pegou um elenco melhor do que o atual, e consegue resultados atuais melhores do que o time do Autuori, com elenco melhor. Só que possui uma postura nada ambiciosa. Demonstra passividade, aceitação, comodismo ao mediano. E isso é muito perigoso, pois compromete seu bom trabalho a frente do time. Caso não vença a copa do Brasil, e não consiga a vaga para à libertadores, de nada adiantará culpar a escassez de elenco, as contusões e suspensões. Falta ao Levir “querer” algo no Galo. Ele, que é um dos técnicos que mais dirigiram o Galo, que conta com o carinho da torcida, que conhece o Galo muito bem, precisa incorporar o espírito do Atleticano. Raça, vontade, querer. Atleticano é isso. O “eu acredito” é um grito de guerra, não um pedido aos céus. É a uma mensagem incentivadora, mas também uma demonstração dada pela torcida ao jogadores: aqui é Galo, podemos e queremos!! Entrar com o time reserva quando a torcida, mais de 17 mil pessoas, percebeu a necessidade de vitória foi um erro de Levir. E a essa altura do campeonato, e principalmente, do ano, com uma final as portas, não há espaço para erro.

  • Rafael disse:

    Galo deve priorizar a Copa do Brasil, pois se perdê-la, o time entra em parafuso, ficará abatido e não conseguirá reagir no Brasileiro.
    Se ganhar a Copa, vai comemorar tanto que também não vai jogar nada nas últimas rodadas do Brasileiro.

    Ou seja, Levir deve poupar jogadores para a final do dia 26. Para que correr o risco de machucar o Victor, por exemplo? O Luan? O Carlos? O Dátolo?

    Colocar o Pierre ok, para ele ganhar ritmo de jogo para a final.

  • Paulo disse:

    Quando o Galo perde ou empata foi méritos dos adversários. Quando vence foi porque os adversários são fracos.
    Quando o cruzerin perde ou empata, foi culpa da arbitragem desgastes, clima, bobeira, azar, sorte dos adversários….mas nubnc apor méritos dos advrsáruios.
    E o Santos entregou o jogo devido a rivalidade contra o São Paulo

  • J.B.CRUZ disse:

    Não é todo dia; que é dia santo, já diz o ditado:
    Deslumbramento e empolgação, fazem mais mal do que bem..
    Os ‘meninos’ do galo ganharam do palmeiras todo desarrumado num rasgo de sorte; e já acharam vários Pelés,Reinaldos e romarios..
    Ontem os garotos entraram em campo tropeçando no salto alto,,,,e deu no que deu!!!
    O técnico do Figueirense deu uma ‘má reposta’ ao Repórter Thiago Reis e a equipe que ia transmitir o jogo(Mário ‘CAIXA’,Cadú Doné,Álvaro Damião), deitou falação no clube catarinense .
    Respeito é bom e todo mundo gosta….Rsrsrs..

  • Sílvio Torres disse:

    Levir Culpi deu entrevista dizendo que o time estava cansado. Ué? Esse povo que entrou em campo ontem disputou a Copa do Mundo, está em alguma Liga Europeia? Time B cansado de quê? De ficar jogando vídeo-game na sede?

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o jogo, como era em casa e o Figueira tentaria o empate (eles farão dois jogos contra times do Z4, então um ponto para eles ontem já seria excelente), o Galo não precisaria jogar com 4 volantes… Ainda mais que nenhum deles era o Donizete ou o Dátolo… Eu teria entrado com Josué, Rafael Carioca (Eduardo), Dodô, Marion e mais 2 atacantes da base (João Vitor e Nolasco, por exemplo)… Mas atualmente o foco tem mesmo que ser a Copa do Brasil… Mas agora tem que ganhar de qualquer jeito…

  • Paulo Afonso disse:

    Não gostei da postura do pessoal da Itatiaia de novo… Caixa descendo a lenha no Eduardo… Cara não acompanha a base e fica falando besteira… Disse ao pessoal que acompanha a base que está esperando o Eduardo jogar bola até hoje… Não sabe que ele é segundo volante e que não vai render nunca jogando como ponta direita / centroavante? O Levir está improvisando nesta função por causa do porte físico, mas não é a dele… Espero que o torcedor tenha mais lucidez que os profissionais da mídia para não queimar os meninos…

  • Paulo Afonso disse:

    Figueira jogou totalmente na retranca… Teve medo de encarar o time dos amigos do Dodô… Esta escalação deu certo em São Paulo porque, apesar do time do Palmeiras ser fraco, em casa tentou sair para o jogo e deu espaço… O Figueirense veio tentando empatar em 0x0 e acabou achando um gol por acaso… O time do Galo precisaria de um atacante e menos volantes para jogar em casa… Outra diferença para o time que jogou em São Paulo é que lá nós tínhamos o Donizete que é quem de fato dita o ritmo do time do Galo…

  • Juscelino Pereira disse:

    Adalton disse tudo! De volta a velha mania de desistir das competições. Jogador de futebol não gosta de treinar, mas gosta de jogar. Jogar 4ª e domingo não vai sacrificar atleta nenhum. É assim desde quando entendo por futebol. Agora corre o risco de não ir à Libertadores!

  • Junior Gam disse:

    a Vaga para a libertadores complicou muito pelo brasileirão.

  • Rodrigo Assis disse:

    Péssimo resultado pro galão da massa….. Agora começa a se criar uma pressão desnecessária pois a vaga pra libertadores passa a não estar tão simples como antes.

  • Adalton disse:

    Foi o Atlético que jogou mal. Entrou com time reserva, sem nenhuma lógica, uma vez, que a final é dia 26 e penso, que deveria poupar todos assim, somente contra o Inter, pois é um jogo “perdível”; corre o risco agora de ficar de fora da Libertadores por estratégia errada. A final será imprevisível e tudo pode acontecer. Então, tinha que jogar completo nas partidas que tem em casa, pois a chance de ganhar seria grande. Agora é tarde. não adianta depois ficar lamentando azar, erros de arbitragem, etc. O Atlético é que não sabe disputar os campeonatos. INADMISSÍVEL TER PERDIDO OS DOIS PONTOS ONTEM. IRRECUPERÁVEIS. OS TIMES DO G4 SÃO FORTES E NÃO PODE DAR ESSA SOPA PRO AZAR NÃO. O meu pensamento é: sempre é mais fácil vencer os times mais fracos em casa que os fortes fora de casa. Eram três partidas em casa, se tivesse se dedicado a vencê-las e um empate fora contra o Botafogo garantiria sua vaga na Libertadores…Não pode…

  • geovany altissimo disse:

    o figueira jogou muito bem o galo ainda conseguiu o empate, vamo que vamo a meta é dia 26

  • Alex Dias disse:

    O time reserva nao jogou bem porem obteve 4 pts em 6 entao ta com um rendimento ate bom.

  • joé disse:

    Galo jogou muito mal. Péssimo porque desestimula grupo e torcedores.