Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As alternativas do Cruzeiro para repetir um grupo forte em 2015

Com Marcelo Oliveira de contrato renovado o Cruzeiro continua a busca por jogadores que reforcem o elenco em algumas posições e para a substituição de alguns que já cumpriram a missão na Toca da Raposa. Junto com o diretor de futebol Alexandre Matos, o treinador mostrou competência na indicação de jogadores desde quando chegou ao Cruzeiro em fins de 2012. O que se pensava ser impossível no futebol atual, de valores absurdos, tem sido a tônica dessa diretoria comandada por Gilvan de Pinho Tavares: time bom e “barato”! Sim, porque as aquisições mais do atual grupo de jogadores nem titulares são mais: Julio Baptista, Dedé e Dagoberto. Foram contratações para dar satisfação à torcida, incomodada na época com o fato de o Atlético ter um Ronaldinho Gaúcho e o elenco cruzeirense não ter nenhuma estrela de primeira grandeza. Desses três, Dagoberto foi o que deu maior retorno, em 2013, quando foi muito importante para consolidar a personalidade do time que estava sendo montado e gols decisivos, como na estreia contra o Galo, por exemplo. E também acabou com a fama ruim que carregava, de desagregador.

Dedé e Julio Baptista não conseguiram justificar plenamente o alto investimento feito neles, principalmente o meio campista, que nunca conseguiu ser o dono da posição. Mas foram importantes para dar moral ao grupo, composto por jovens do próprio clube e apostas que ainda não tinham se firmado em nenhum outro clube grande ou ainda não tinham sido “oportunizados”, como diria o Celso Roth.

Certamente as prioridades para aquisições se concentrarão na lateral esquerda, já que Samúdio, deverá voltar para o Cerro Porteño; no meio campo, onde haverá dispensas e há possibilidade do Lucas Silva ser negociado, e no ataque, onde Marcelo Moreno tem futuro indefinido, já que o Grêmio quer muito dinheiro para cedê-lo em definitivo, e o Borges também deverá mudar de ares, por ter cumprido a missão em Belo Horizonte.

CRU

Alexandre Matos, Dr. Gilvan, Valdir Barbosa e Marcelo Oliveira


» Comentar

Comentários:
32
  • Paulo Afonso disse:

    Raws, não perca tempo com certas discussões… Enquanto você não mudar de opinião, a outra parte não vai sossegar… E se você mudar de opinião, a outra parte vai tentar fazer você entender que errou também… Deixa dílson, larga dílson, para com ílson…

  • Raws disse:

    Alisson Sol, não adianta.
    Já vi que não chegaremos ao fim nesse debate.
    Reafirmo, não fui mal educado!

  • Alisson Sol disse:

    Raws,

    …mesmo se vocês achassem esses títulos os mais valorizados da história, por questão de rivalidade não expressariam aqui“. Por que? Porque alguém iria “passar vergonha” de reconhecer que o adversário tem um título mais valorizado? Isto em comentários de blog sobre futebol, onde a maioria sequer usa seu nome real?

    Se o Atlético-MG tivesse vencido o Mundial FIFA, você pode ter certeza de que a maioria dos cruzeirenses iria reconhecer que, a partir daquele dia, o Atlético-MG teria um título mais importante que todos os do Cruzeiro, sem ressalvas. E lá vamos atrás do prejuízo…

    Quem não gosta de título é quem está acostumado a perder. Mesmo “sem Libertadores”, veja que ninguém jamais diminuiu o primeiro Mundial do Corinthians. Foi e será para sempre um Mundial conquistado “queimando etapas”, que é única coisa que pode diminuir um título: chegar a ele sem percorrer o caminho dentro de campo. Similarmente, seria muito estranho se o Fluminense fosse Campeão Brasileiro este ano…

    Fora destas condições, há evidentemente uma “hierarquia entre competições diferentes”. Mas para a mesma competição, há títulos mais marcantes para cada pessoa, pelos motivos que descrevi anteriormente. Tirando isto, títulos da mesma competição são como “filho(a)s”: só mesmo pai desnaturado “prefere um(a) a outro(a)”… Não há como o Cruzeiro ter sido Tetra Campeão da Copa do Brasil sem um dos títulos. Diria eu que até mesmo as derrotas foram importantes para o aprendizado do time. Campeonato sem competição vira “Campeonato Rural”: o Cruzeiro nem venceu o seu único rival competitivo este ano, e foi “Campeão”. Grande coisa! (Diria até que vencer tal “Campeonato” atrapalha o time que vence…)

  • Raws disse:

    Alisson Sol, não lhe entendi!
    Em que parte você percebeu falta de educação ou agressividade? Realmente, todos podemos ter opiniões diferentes e divergentes. O que eu qvocxpressar foi que mesmo se vocês achassem esses títulos os mais valorizados da história, por questão de rivalidade não expressariam aqui. Só que do lado Atleticano seria igual, normal entre rivais.
    As poucas vezes que fui agressivo ou deselegante nesse espaço, lhe garanto que na auto análise, sofri mais do que o atingido.

  • Alisson Sol disse:

    Raws,

    Nós todos respondemos a você com educação e levando sua questão à sério… Não é questão de “assumir nada em público”. É questão de que outras pessoas realmente pensam diferente.

    Se o torcedor do Atlético-MG quer seguir a lógica do torcedor do Nottingham Forest FC, que venceu a Liga dos Campeões da Europa em 79 e 80, e todo o antes e depois pouco importam, paciência. Imagine quão realmente marcantes foram as Copas do Brasil de 2004, quando o Santo André surpreendeu todo mundo, e a da 2005, vencida pelo Paulista.

    Seria bom ganhar a Copa do Brasil, mas veja que praticamente todos os cruzeirenses, inclusive eu, escreviam aqui para o time priorizar o Campeonato Brasileiro. Apesar do recorde de pontos no final, as últimas rodadas seriam completamente diferentes caso o título não tivesse já sido confirmado. Enquanto isto, a mudança de opinião dos atleticanos era constante. Quando o Atlético-MG chegou a 6 pontos atrás do Cruzeiro no Brasileiro, já se comentava sobre a “virada”. Nos comentários neste blog após as derrotas na Copa do Brasil para o Corinthians (link) e Flamengo (link), Levir era um burro, Dátolo fraquíssimo, Marcos Rocha um entregador de rapadura, e por aí vai. Ainda bem que o Levir não deve ter lido, senão tinha ficado deprimido e desistido do futebol…

  • audisio disse:

    Eu sei que que você treme.
    Frase do lateral direito do clube Azul Paulo Roberto Costa depois de perder um Atlético e Cruzeiro.

  • audisio disse:

    Vi o cruzeiro comemorar a Libertadores em preto e branco em 1976 e depois contra o Sporting Crystal, numa Libertadores sem times Argentinos. Considerada a mais fraca de todos os tempos. São verdadeiros entregões quando se trata de decider em casa!

    O Dátalo acabou com o cruzeiro dentro do Mineirão em 2007 e 2008 o Veron humilhou os cruzeirenses de Adilson Batista!

    Tremeram diante do Galo como já se vão dois anos que não sabem o que é ganhar uma simples partida contra o Galo!

  • audisio disse:

    Curiosidades esportivas.
    Você sabia quantos jogos o cruzeiro fez para ser o quarto colocado do “campeonato brasileiro” de 1967?

    Resposta: 2 jogos.

    Voce sabia que pelo critério da CBF o Palmeiras foi bi-campeão Brasileiro no mesmo ano. Isso mesmo foi duas vezes campeão no mesmo ano!

  • Thiago disse:

    J.B não adianta falar de tantos títulos pra um atleticano! Seja mais didático, explique melhor! Rs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Algumas das equipes que o cruzeiro enfrentou em suas conquistas da Copa do Brasil:
    1993 – Desportiva(ES) / Náutico (PE)
    1996 – Juventus (AC)
    2000 – Gama (DF) / Paraná Clube (PR) / Caxias (RS) / Atlético (PR)
    2003 – Rio Branco (ES) / Corínthians de Caicó (RN) / Vila Nova (GO)

    As equipes que o Atlético-MG enfrentou em sua conquista:
    2014 – Palmeiras (SP) / Corínthians (SP) / Flamengo (RJ) / cruzeiro (MG)

    Tirem suas próprias conclusões…

  • A conquista da Copa do Brasil pelo genuinamente mineiro foi e sempre será épica e provavelmente a única… ou existe algum clube que sagrou-se campeão da Copa do Brasil enfrentando somente adversários tradicionais numa mesma edição, como os humilhados pelo Galo neste ano?
    – O jogo de volta da decisão foi inesquecível: já contavam com a tal da “tríplice coroa”, viram o Galo dar a volta olímpica, os atletas adversários ficaram tão sem graça e até mesmo envergonhados do papelão defronte suas “testemunhas”, que também participaram das comemorações alvinegras, cuja festa foi ofuscada pelo seu eterno algoz! Sim, eles (?) tremem, literalmente!

  • Raws disse:

    Anderson Palestra, Alisson Sol e J.B.Cruz, a importância desses dois títulos para nós Atleticanos, seria enorme de qualquer jeito, por ser a primeira vez, só que pela forma que foram conquistados, pelo reconhecimento nacional e mundial, todos nós sabemos que ficarão marcados mais que em edições anteriores. Só que querer esse reconhecimento dos cruzeirenses em público, seria muita pretensão minha.
    .

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Obrigado pela informação. De longe, tenho de acreditar no que havia lido. Concordo plenamente: dispensa-se o Júlio Batista, e contrata-se este preparador físico. Só que é preciso também ver as condições de trabalho. Às vezes você vai por “mais dinheiro”, mas vai passar tanta raiva no dia-a-dia que não compensa (eu mesmo, já tive uma experiência deste jeito…)

  • audisio disse:

    Desculpe-me a brincadeira, mas não podia faltar: Eu sei que voce treme.

  • audisio disse:

    O cruzeiro vai atropelar na Libertadores e quarta tem mais…

  • audisio disse:

    Libertadores para o cruzeiro me lembra uma serie de TV.

  • J.B.CRUZ disse:

    raws; é claro que há títulos mais valorosos..
    dentre a infinidade de títulos que o maior brasileiro das américas no século xx possui, indiscutivelmente para mim, a taça brasil,primeiro campeonato brasileiro (1.966 ), taça libertadores das américas(76), copa brasil bi (2.000), brasileiro bi(2.003) brasileiro tri (2.013) brasileiro tetra (2.014),
    bi-super-copa dos campeões da taça libertadores das américas (1.991-92)…conquistas eternas, que ficaram indeléveis em nossos corações estrelados….para toda eternidade….
    hoje 07/12/2.014; comemoramos 48 anos do primeiro título brasileiro de nossa história: taça brasil, ganha com galardia em cima do santos futebol clube de pelé,coutinho,carlos alberto,pepe,gilmar, em pleno pacaembu, em uma noite de quarta feira chuvosa, mas que não parou a habilidade de craques como tostão,dirceu lopes e natal…
    sempre tenho na memória este título que para mim, foi o mais valoroso…
    tive o prazer de assistir os dois jogos da final…
    6 a 2 no mineirão em 30 de novembro 1.966 e 07 de dezembro de 1.966, 3 a 2 no pacaembu em são paulo..
    bons tempos aqueles em que cada partida era um espetáculo…

  • Claytinho do Nova Vista disse:

    Caro Thiago,

    Era o tempo em que o jogador “jogava” com o nome…
    Hoje em dia o futebol é rendimento, produtividade e retorno.

    Abraços

  • Alisson Sol disse:

    Raws,

    Levando a sério suas perguntas:

    Qual titulo da copa do Brasil ficou mais marcado para vocês cruzeirenses?
    Qual Libertadores ficou mais marcada para vocês?

    Estas perguntas não são retóricas para cruzeirenses. Quando vocês tiverem mais de um de cada título, talvez você passe a entender que a experiência do futebol é individual.

    Por exemplo, a Libertadores mais marcante para mim é a de 1997. Eu estava no Mineirão com meu falecido pai no último jogo. O Cruzeiro pode vencer milhares de campeonatos e copas no futuro. Não há como repetir aquele momento.

    Já a Copa do Brasil mais marcante para mim foi a de 2000. Foi o primeiro título do Cruzeiro que assisti de longe, após mudar-me para o exterior. O jogo com o São Paulo parecia perdido, e há aquela falta no final do segundo tempo. Devido ao fuso horário, foi interessante ver praticamente tudo o que foi publicado no dia sobre o título antes de ir dormir.

    Espero que o JB até responda, pois quem pôde ver ao vivo a Libertadores de 1976 sempre me diz que foi muito mais emocionante. Mas, é como já escrevi: quando a pergunta não é retórica, cada um terá uma resposta diferente.

  • Alex Fernandes disse:

    …Júlio Avila, vc treme por causa do Tardelli hein?….fique tranquilo que se ele for embora vem outro pra detonar com vcs….o fato é que vcs tremem….tremiam com o Ronaldinho, tremem com o Tardelli e atá com o Carlos….freguês e chorão….ganha alguma final brasileira em cima da gente depois vem chorar aqui….

  • Stefano Venuto disse:

    Alisson Sol, o preparador do Galo não foi dispensado, ele está indo pro time do Cuca na China, pra ganhar 500 mil mensais. Se dispensar o Júlio Batista dá pra contratar dois Carlinhos Neves.

  • Anderson Palestra disse:

    Raws, permita-me discordar. A libertadores e copa do Brasil mais marcantes para os atleticanos foram as que ele ganhou.
    Para mim, a decisao mais emocionante foi a Copa do Brasil de 2000.
    O conceito de importancia e de cada um. Voce disse que e a mais falada da historia. E mais falada pelos atleticanos, somente isso.
    Lembro-me quando o Corinthians caiu para a segundona e a midia paulista falando que campeonato brasileiro sem corinthians era um campeonato qualquer, so que para mim nao fez diferenca nenhuma. O Vasco, Gremio, Botafogo e Palmeiras cairem nao significou nada na minha vida e nao achei o campeonato brasileiro que eles nao disputaram menos importantes que outros.
    Mas eu me importei quando o Atletico caiu, foi otimo, indescritivel.

  • Thiago disse:

    Alexandre Matos já e carta fora do baralho. Gilvan perdeu o q não podia. Esse cara tem bom ‘trânsito’ com empresários de vários jogadores.
    Outra coisa, se jogadores como Dagoberto, Julio Batista não servem, me digam onde no Brasil se consegue bons jogadores?
    Só precisamos de contratações pontuais, e um provável nome para o lugar do Lucas Silva.

  • Raws disse:

    J.B.Cruz, eu sei que você é um grande gozador. Por isso vou usar seu comentário não para para replicá-lo e aos demais. Qual titulo da copa do Brasil ficou mais marcado para vocês cruzeirenses? Qual Libertadores ficou mais marcada para vocês?
    Antes que vocês pensem nas duas perguntas, pensem na terceira, qual a Libertadores mais falada na história? Qual a copa do Brasil mais valorizada da história?
    Não precisa responder, eu imagino que em “on”, título é tudo igual,
    Em tal época era assim e assado e coisa e tal…
    Só não se esqueça de um detalhe, você e seus pares, somos todos torcedores.
    Sabemos o que dói mais e porque dói mais. Apesar de vocês tivemos muitos títulos, porém se não tivéssemos, já valeria essa escassez para tanta emoção e valorização. Abraço

  • Raws disse:

    Chico, a hora é agora!
    O país com baixo crescimento, os investidores com o freio de mão puxado, os clubes endividados e pouca oferta de bons jogadores no mercado.
    A solução ou obrigação é apostar na base. Acho que Galo e raposa estão bem na fita, os melhores times do país e uma boa safra de jovens promessas. projeção de um grande 2015.
    Obs. Só falta os torcedores terem paciência com a meninada. Lembrem-se de 2014, nas horas difíceis, Levir era ultrapassado, Marcos Rocha péssimo e etecetera.

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO só precisa desvencilhar de algumas ‘peças’ e repor alguns (2 ou três jogadores ) no máximo…
    Na mais é manter o entrosamento a união e pagamento em dia..Como diz DR: GILVAN, rebatendo as provocações (chulas) de Kalil e suas “fanfarronices”: ”
    Acho mais que normal esse tipo de provocação,até por que, para quem está há 40 anos sem ganhar um título brasileiro; o título que ganha é o mais importante da carreira dele”‘..”O CRUZEIRO GRAÇAS A DEUS, está acostumado a ganhar títulos”…E bola prá frente….

  • EDUARDO - BH disse:

    Julio batista, dagoberto e dedé tao com contrato vencendo no final deste ano?
    acho que nao. achar quem paga multa de rescissao para estes craques vai ser dificil. só devem sair se for de graça.

  • Julio Cesar disse:

    Boa tarde ! Por menos de 15 milhões de euros não tem nem conversa pelo Lucas Silva ?
    Se der muita sorte pode ate achar !! Mas a diretoria de Pirangi ja foi mais esperta.
    O rapaz é bom pra compor elenco. Nunca ser a estrela. Principalmente na posição que joga. Dali pra zaga não rola essa grana. O ultimo mico do mundo foi a jogada do Vasco que empurrou o Dede por muito dinheiro.

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Esse atual elenco do Cruzeiro atingiu o ápice que poderia atingir. Para o próximo ano, se quiser mesmo conquistar mais Título importante, tem que fazer sim uma boa reformulação. Jogadores como Samudio, Julio Baptista, Borges, Dagoberto e o próprio Ceará, obrigado pelos serviços prestados, mas podem seguir seus caminhos !

    E quanto a essa renovação, dureza agora vai ser esperar passar esse período de especulações. Cada dia surge um novo nome.

    E vamos ver também como será esse processo, pois ao que tudo indica o Alexandre Mattos deve mesmo ir para o Palmeiras.

  • Alisson Sol disse:

    Minhas prioridades seriam apenas 3.

    1) Goleiro. Nem vou mais justificar isto, pois já estou cansado do “Rogério Ceni” cruzeirense.

    2) Preparador físico. Li que o preparador físico do Atlético-MG foi dispensado. Alguém por favor corra e pegue o sujeito, antes que ele embarque para a China! O time do Cruzeiro na final da Copa do Brasil parecia um time em 110V, jogando contra um time em 220V. Não é possível que ninguém mais nota que os jogadores do Cruzeiro tem algum problema na preparação física.

    3) Toda uma defesa. O problema do Cruzeiro não é Dedé, ou defensor A ou B. É toda uma defesa que não sabe se posicionar, pensam que são alguma reencarnação de Garrincha e cometem erros de saída de bola incríveis, e são lentos! “Só isto”. A continuar o que estão, vamos ter exatamente o mesmo problema da Libertadores 2014: quando um time desconhecido põe em campo um jogador jovem e veloz, o sujeito sai de 10 metros atrás de qualquer defensor, dá a volta nele e chega na bola antes. Com a defesa toda mal posicionada, são várias e várias chances de gol por jogo. Era melhor subir toda uma defesa das categorias de base, com jogadores velozes e que não vão passar meses no departamento médico depois de cada pancada.

    E, por favor, demitam este Diretor de Futebol que adora aparecer. Se quer ir para o Flamengo ou Palmeiras, vá logo. Time de futebol ficar discutindo salário de diretor de futebol publicamente é a coisa mais ridícula que já vi. Alguém já ouviu falar quem era o diretor de basquete do Chicago Bulls quando Michael Jordan jogava? Pois é…

  • JULIO AVILA disse:

    vai chegar peixe grande ja disse o maior presidente do brasil
    e do lado dos 6×1 eles nao pagaram o seu maior idolo e o cara ja vai embora tatatatatata devendo o tardeli q vergonha

  • LUCIANO MARQUES DE SOUZA disse:

    Chico!

    Acho pertinente o Daniel Nepomuceno, vir a público e esclarecer a real situação financeira do Atlético, tendo em vista que estão pipocando muitas noticias de que a situação do clube está insustentável. Abraços, Luciano.

    – SETE LAGOAS