Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

É preciso resistir à intolerância e o atentado em Paris foi mais uma agressão ao bom senso

Meu sentimento é como se este atentado em Paris tivesse acontecido aqui em Belo Horizonte.

E dói muito!

Não só por ter sido contra colegas de profissão, mas pela tristeza de constatar que o mundo globalizado está cada dia pior, mais intolerante, mais perigoso. Violência de toda espécie, motivada por questões fúteis, numa covardia inaceitável.

Viram essa imagem do policial francês caído e sendo morto por um dos terroristas?

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/01/1571636-atirador-dispara-contra-policial-durante-ataque-em-paris-veja-video.shtml

CENA

. . . “Diretor de jornal francês dizia que ‘não abaixaria sua caneta’”

Numa entrevista dada ao jornal francês “Le Monde” há dois anos, Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, desenhista e diretor do “Charlie Hebdo”, afirmou que não pretendia baixar sua arma —sua caneta—, em meio a polêmicas envolvendo sátiras a líderes muçulmanos e ao profeta Maomé.

“Não se tem a intenção de degolar alguém com uma caneta”, repetia.

Charb é um dos 12 mortos no atentado desta quarta-feira (7) ao jornal “Charlie Hebdo”, em Paris.

Na linha de frente das ameaças que o jornal sofria, ele contava com proteção policial desde o incêndio criminoso que atingiu a sede do periódico em novembro de 2011, após a publicação de caricaturas de Maomé…”

É difícil acreditar que em pleno século XXI uma charge possa provocar situações como essa! Aonde vamos parar!?

JESUISCHARLIE

Quando tomei conhecimento da notícia me lembrei na hora da intolerância contra o companheiro dos jornais O Tempo e Super Notícia, Duke, vítima de um estranho processo movido pelo árbitro de futebol Ricardo Marques Ribeiro.

E por incrível que pareça, condenado, numa situação revoltante, conforme a memória eletrônica do O Tempo, do Uol e do Consultor Jurídico nos mostram aqui:

* “RADICAL”

Árbitro, assessor do TJMG, ganha causa contra chargista

O que causa muita estranheza é Ribeiro ser lotado na mesma Câmara Cível onde a ação foi julgada

http://www.otempo.com.br/superfc/%C3%A1rbitro-assessor-do-tjmg-ganha-causa-contra-chargista-1.780525

* Cartunista Duke é condenado por charge sobre má arbitragem

Charge-Duke

http://blogdoorlando.blogosfera.uol.com.br/2014/01/31/cartunista-duke-e-condenado-por-charge-sobre-ma-arbitragem/

DUKE

* Rodrigo Moura Soares (Advogado Associado a Escritório – Civil)

28 de janeiro de 2014, 11h54

… Mas o pior dessa decisão não são nem os argumentos em si. É o fato do referido árbitro ser assistente do Desembargador Presidente da 11ª Câmara, Vanderlei Salgado . . .

http://www.conjur.com.br/2014-jan-27/arbitro-futebol-criticado-charge-indenizado-decide-tj-mg

ric


» Comentar

Comentários:
26
  • Paulo Afonso disse:

    Dudu GALOMAIO BH, ainda teria Giovanni; Patric, Tiago, Réver, Botelho; Pierre, Josué, Giovanni Augusto; Maicossuel, Dodô e Carlos para a disputa do Mineiro e quando fosse necessário escalar time alternativo… E ainda teria Edcarlos, Emerson, Eduardo (seleção com frequência), Lucas Cândido, Cesinha, Marion… E uns meninos da base para começarem a ter oportunidades como o Tabata e o Felipinho…

  • Paulo Afonso disse:

    celio alvarenga, acho que você não entendeu minha colocação… Você foi citado nominalmente porque li seu comentário… Não disse que ele foi dirigido à minha pessoa… Repito que não defendo nenhum tipo de violência… O que fiz foi contextualizar e tentar explicar o que aconteceu… Isto não significa que eu concorde e nem muito menos que eu tenha culpado o chargista pela sua morte… Na minha opinião, liberdade de expressão deve existir para que opiniões contrárias possam ser apresentadas e permitir a cada um pensar do seu jeito ou tirar suas próprias conclusões… Mas uma opinião que é dada apenas para ofender alguém, entendo que exceda este limite da liberdade… Foi só isto que eu quis dizer… Então, respeitosamente, você continua (ou não) com a sua opinião e eu continuo com a minha, sem levar para o lado pessoal…

  • roberto minquis disse:

    O que aconteceu foi horrível, lamentável, nada justifica o que foi feito.

    Mas o fato lamentável deveria nos levar a refletir sobre outro aspecto.

    “A falta de respeito com a Fé das pessoas.”

    Não é de hoje que falta respeito com a religião das pessoa, isto é muito claro no Brasil.

    Acho que a falta de acreditar em alguma religião, ou o fato da pessoa achar que a sua fé é a correta desencadeiam episódio lamentáveis de falta de respeito, falta de ética, de bom senso e chegando a gerar até a violência.

    Nunca se perde nada em respeitar os outros. A atitude dos terroristas não tem justificativa.

    Mas todas as pessoas, assim como também os jornalistas, deveriam aprender com este episódio que a falta de respeito religioso também é uma atitude terrível e que mesmo que se você não acredita que possa existir Deus respeito nunca fez mal a ninguém, agora a falta dele sim.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Isso aí Paulo Afonso. Pelo o menos no papel, seria um time ágil e bastante flexível no que diz respeito às variações táticas.

    Saudações!

  • Wilson Brandão disse:

    Primeiramente, devemos entender, que este fundamentalismo é de uma minoria islâmica. A religião não pode ser imposta e ninguém tem a verdade, portanto, todos tem que se respeitarem mutuamente, independente de suas opções.
    Infelizmente, aqui no Brasil, quiça Minas Gerais; existe o “fundamentalismo de colarinho branco” e o terrorismo vem em forma de demissão. É só falar mal de certa instituição, ou é moderado, ou demitido.

  • Cláudio disse:

    E Kalil ainda queria trazer o Anelka, que é francês e mulçumano!!! kkkkkkkk

  • um certo paulo afonso resolveu se dirigir nominalmente à minha pessoa por um comentário que fiz!por que meu caro?eu sequer citei o seu nome!não se dê tamanha importância!a questão aqui é outra meu caro!estamos falando de conceitos caros que demarcam a fronteira entre civilização e barbárie como liberdade religiosa e liberdade de expressão.não sou eu ou um grupelho de fanáticos do quinto mundo que vai determinar o que pode e o que não pode ser objeto de piada !o que não é engraçado para mim pode ser para outro!curioso como os radicais jihadistas são sensíveis!pessoas são condenadas à morte em países islâmicos pelo “crime”de conversão ao cristianismo ou por lerem a bíblia e nem por isso cristãos saem por aí incinerando muçulmanos!sabem o por que?porque o mundo cristão se modernizou à mais de 200 anos,desde a era das luzes no século 18,enquanto a maior parte do islã ainda está na idade da pedra!o que incomoda o radicalismo islâmico não é somente uma charge contra o profeta maomé!o que eles odeiam é a modernidade,é a igualdade feminina é a imprensa livre ,é a livre iniciativa!são bárbaros,são covardes,são assassinos!culpar a vítima pelo seu martírio também é uma forma de violência e os que à praticam são tão covardes quanto os fascínoras encapuzados de Paris!é como dizer que a mulher que usa roupa curta é culpada se alguém à estuprar!

  • Paulo Afonso disse:

    celio alvarenga, é terrível que pessoas morram tão violentamente por qualquer motivo… Liberdade de expressão é você ter a sua opinião e eu a minha… Não sou a favor de qualquer tipo de violência, assim como também não pertenço a nenhuma religião… Mas isto é opinião minha… Nem por isto vou dizer que o lunático é o muçulmano, o budista, o católico… Acho que as pessoas que deram a sua opinião aqui, não defenderam a violência… No meu caso, a minha opinião é de que existem limites que devem ser respeitados para a boa convivência… Caso você não saiba, a França hoje tem mais de 6 milhões de muçulmanos… Isto representa mais de 10% da população… O islamismo cresce consideravelmente… Estima-se que daqui a pouco mais de 35 anos a França já possa ser uma república islâmica… Então, para que ofender (que é diferente de brincar) este povo? Ainda mais sabendo do seu fanatismo… Acho que estes chargistas franceses excederam esta fronteira… Esta seria a explicação para o ocorrido (que também é diferente de chamar de justificativa)… Estamos entendendo as razões e não as aceitando ou concordando com elas…

  • Alisson Sol disse:

    Imagina se o Ziraldo começar a fazer charges com meninos praticando atos sexuais com padres, freiras arrancando páginas da Bíblia para usar como papel higiênico ou cardeais, arcebispos e bispos negando ajuda e contando altas fortunas?

    E qual o problema disto e dos outros exemplos citados? Se fizerem e não houver retorno comercial, acaba logo. O Japão, país que muitos apontam como tradicional e respeitoso, tem uma indústria inteira de “mangás”, fortemente baseada em quadrinhos mostrando adolescentes com roupas sexualmente sugestivas, e estórias absurdas! E vende, no mundo inteiro…

    O que não pode é uma religião adotar um livro que tem regra A, ou B, e tentar impor isto a todas as pessoas. Pior: geralmente o que realmente está escrito no livro passa longe da interpretação radical dos que cometem tais atos. Alegando estar seguindo os mandamentos, um grupo recentemente matou um mágico de rua na Siria, porque tempo vendo “ilusões” poderia ser melhor aproveitado indo para as mesquitas. Por imposição da interpretação do Corão, mulheres em vários países tem de cobrir o corpo inteiro, não apenas ao vivo mas em qualquer mídia. Praticamente todo site de esportes no Brasil tem algum conteúdo ou links para sites masculinos, e seriam automaticamente alvo para um atentando deste grupos radicais.

  • Álisson - Taiobeiras disse:

    Chico,

    Não é o mundo globalizado a causa dessa atrocidade, mas sim o radicalismo islâmico, que tem de ser extirpado.

    Vamos dá nome ao boi: o radicalismo islâmico!!!

  • é terrível que pessoas morram tão violentamente por causa de opiniões que supostamente ofendem alguns lunáticos!os mortos eram humoristas!matar alguém por fazer humor?!a que ponto pode chegar a ignorância dessas pessoas!e é triste constatar que alguns abnegados leitores deste blog tentam justificar o injustificável!chegam à ser quase tão estúpidos quanto os assassinos de Paris!#je suis charlie hebdo!

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre terrorismo, reforçando o que eu disse mais cedo, existem estudos mostrando que a Europa está ficando cada vez mais muçulmana… A França já tem forte participação muçulmana, principalmente devido à sua história… Acredita-se que em pouco mais de 35 anos a França deverá ser uma república islâmica… Por isto, não entendi as charges publicadas… Brincadeiras feitas com coisas muito sérias são perigosas… Acho que os limites não foram respeitados, por isto a tragédia…

  • Paulo Afonso disse:

    Dudu GALOMAIO BH, usando a sua numeração, o time seria: Victor, Marcos Rocha, Leo Silva, Jemerson, Douglas Santos, Rafael Carioca, Donizete, Dátolo, Tardelli, Luan, Pratto… Vejo este time jogando no 4-3-3, onde os 3 do meio (Rafael Carioca, Donizete, Dátolo) são volantes com excelente passe e capacidade de armação, e os 3 de frente (Tardelli, Luan, Pratto) são jogadores com capacidade de recompor, marcando, armando e finalizando… Fora que Marcos Rocha e Douglas Santos sobem ao ataque com muita qualidade… Tendência deste time, assim que entrosado e bem fisicamente, é dobrar a marcação e sair muito forte para o ataque… Deve ser estilo Libertadores 2013, jogando com muita intensidade o tempo inteiro… Confirmando isto, vai dar gosto de ver novamente o Galão da Massa! Mesmo quem não seja atleticano vai assistir aos nossos jogos…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O elenco do Galo que inicia 2015 é este:
    1 – victor
    12 – giovanni
    23 – uilson

    2 – marcos rocha
    13 – patric
    24 – carlos césar

    3 – leonardo silva
    14 – edcarlos
    25 – tiago

    4 – jemerson
    15 – réver
    26 – emerson

    6 – douglas santos
    16 – pedro botelho
    27 – e. conceição

    5 – rafael carioca
    17 – pierre
    28 – lucas cândido
    8 – l. donizetti
    18 – josué
    29 – eduardo
    30 – danilo pires

    10 – dátolo
    19 – guilherme (giovanni augusto)
    31 – dodô
    20 – maicossuel

    9 – tardelli (maicossuel)
    7 – lucas pratto
    11 – luan
    21 – carlos
    22 – cesinha
    32 – paulo henrique
    33 – marion

  • João Reis disse:

    que pena!

  • Fausto disse:

    Mudando um pouco de assunto:

    Porque será que no GALO esse tipo de noticia causa um impacto desastroso e do lado “frio” da lagoa, quase ninguém fica sabendo??????

    “Sonhando com a Caixa, Cruzeiro teve recursos do banco bloqueados por não prestar conta”

    http://espn.uol.com.br/post/473157_sonhando-com-a-caixa-cruzeiro-teve-recursos-do-banco-bloqueados-por-nao-prestar-conta

  • Cláudio disse:

    O terrorismo é sempre condenavel, porém, fica a pergunta: Qual o limite do jornalismo, da imprensa e da liberdade de expressão ?

    Será que a imprensa tem o direito de fazer reportagens contra os meus interesses ?
    Resposta: Sim, tem e deve, desde é claro, que eu possa, democraticamente, no mesmo espaço do jornal, responder às acusações. Se não houver o sagrado direito de resposta, isso não será jornalismo.

    Mas será que a “imprensa” tem o direito de fazer escárnio, chacota e deboche, mesmo eu tendo ?!? Vale usar as pessoas e as instituições para fazer “piada” ?!? E se as pessoas e instituições pedirem para que as “piadas” parem. Mesmo assim, a “imprensa” tem o direito de continuar atormentando ?!?
    Resposta: Com a palavras os programas Pânico e CQC e outros do mesmo gênero.

    Eu lembro de uma situação de escola. Nós tínhamos um colega gordo e que era foco de piadas e chacotas. Após anos de sofrimento…um dia, ele perdeu a paciência e acertou um soco na cara de um dos gracistas.
    Resultado, o folgado perdeu um dente…

    Já que o mundo é globalizado e isso significa que eu serei obrigado a conviver com o que é diferente do que eu acho que é certo, ou seja, nós temos que aprender que nem todos no mundo vivem sobre as regras da sociedade ocidental (que se acha civilizada mas deixa milhões morrerem de fome, doençãs e por causa de guerras), porém, existem outras sociedades que vivem sobre outros costumes.

    Para viver nos dias de hoje, não adianta respeitar apenas as normas de contuda pelas as quais você vive e foi educado. Temos que respeitar TODAS as culturas.

    Triste o que ocorreu na França.
    Mais triste ainda é classificar TODOS os mulçumamos como terroristas.

  • Vanderley disse:

    E aí, Alison Sol, quer dizer que o cruzeiro estava com refis em dia? Como assim, se nem refis tinha?

    http://espn.uol.com.br/post/473157_sonhando-com-a-caixa-cruzeiro-teve-recursos-do-banco-bloqueados-por-nao-prestar-conta

  • Anderson Palestra disse:

    O que dizer de grupos que tem a religiao como politica? Lunatismo

  • Paulo Afonso disse:

    Sinceramente vou dar minha opinião com base no que foi publicado até agora, sem conhecer profundamente o que de fato aconteceu… Parece que o tal Charb fazia charges atacando o islamismo… Conhecendo um pouco só de história, da para saber que esta é uma agressão aos muçulmanos, praticamente uma declaração formal de guerra… Eu me pergunto para quê ele fazia isto? Imagina se o Ziraldo começar a fazer charges com meninos praticando atos sexuais com padres, freiras arrancando páginas da Bíblia para usar como papel higiênico ou cardeais, arcebispos e bispos negando ajuda e contando altas fortunas? Ou o Mauricio de Sousa começar a desenhar a Mônica e a Magalli tendo relações sexuais no alto dos seus 7 anos de idade? Deve haver a liberdade de expressão, mas existem limites que precisam ser obedecidos… O caso do Duke é diferente pois ele citou um jogo onde ocorreram cerca de 10 lances capitais apitados equivocadamente em favor somente do Cruzeiro… A transmissão não deixou nenhuma dúvida sobre os erros… Para um juiz “padrão FIFA”, é erro demais para ser somente erro… Alguma influência ele teve para errar tanto, nem que tenha sido um grave problema familiar jamais revelado, mas que ele errou mais do que é normal errar, isto é fato…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia ! Absurdo ! E mesmo aqui no Brasil, todos ja devem estar receosos em emitir opinião sobre os adoradores de Alá. Penso que eles deveriam todos ir para o deserto e curtir suas convicções por la. Eles vem ate Paris, Londres, Berlim e em todo o mundo pra doutrinar ? E nascidos nestes paises ja se “converteram”.Fiquem por la quem é de la e vão pra la aqueles que se “converteram”. Comam toda a areia que puderem.
    Quanto ao Duke é importante a manifestação publica principalmente de seus colegas de profissão. Ja me manifestei aqui neste espaço sobre arbitros que aprontam e se escondem atras da justificativa do “erro”. Não existe tanto erro absurdo. Na maioria das vezes é pra prejudicar um e beneficiar outro.

  • audisio disse:

    Não adianta o processo. A verdade é que no caso do Ricardo Marques, foi o maior e mais mal intencionada arbitragem que assisti na minha vida. Nada apagará aquela arbitragem. O vídeo está público.

  • Alisson Sol disse:

    Na França, houve um real atentado, e pessoas morreram lutando pela real liberdade de expressão. Que descansem em paz. #JeSuisCharlie

    No Brasil, houve um abuso do poder judiciário. Não creio que este caso já tenha terminado e, considerando o judiciário brasileiro, as apelações devem demorar. Fosse eu advogado de defesa, ia ao STJ, obrigando caso nível a assistir a partida várias vezes, e convocando várias pessoas a depor. Eu como cruzeirense, sou um dos que admite que esta arbitragem foi uma vergonha. Fosse o jornal, publicaria uma charge diariamente, ironizando a patética decisão. Vão fazer o que? Colocar o chargista na cadeia? Imagine o ridículo que vão passar. É preciso que a equipe do jornal use isto como oportunidade, ao invés de se curvar ao ataque, não à liberdade de expressão, mas às prioridades do judiciário do pais!

    É preciso lembrar também que a imprensa do Brasil, que vive dependendo de verbas oficiais, não se cansa de bajular a “corte”, isto quando órgãos como jornais, rádios e TVs já não pertencem a políticos, amigos ou “laranjas”.

    Em respeito ao que ocorreu na França, é importante não usar a “vala comum” e desonrar aqueles que morreram pela verdadeira liberdade de expressão, misturando suas causas com a politicagem e subserviência da imprensa no Brasil, além de um poder judiciário que aplica a lei olhando cuidadosamente a quem…

  • audisio disse:

    Com muita tristesa fiquei sabendo da morte dos cartonistas. Que a vida prevaleça.

  • Jean Marat Parrado disse:

    Que sirva de reflexão para todos. Que todos tenham o direito de se expressar. E ainda tem a galera que tá querendo usar a tal lei da regu lamentação econômica da mídia para calar algumas poucas vozes livres que não são chapa branca no país.