Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogadores, dirigentes e imprensa. Acertos e erros; ninguém escapa!

Nestes tempos de pré-temporada futebolística o assunto preferido de quem gosta de futebol é sobre as contratações e dispensas do clube do coração e dos principais rivais, entre jogadores, comissões técnicas e até dirigentes. Os mais apaixonados têm certeza que os contratados do seu time vão arrebentar e que os que foram embora não farão falta. Já, do lado de lá, será o inverso. Jornalistas são, naturalmente, cobrados a opinar e neste emaranhado prevalecem chutes e nenhuma certeza, já que o futebol é uma ciência absolutamente inexata. De tanto quebrar a cara, em décadas de profissão, de uns anos para cá, não me arrisco; apenas aguardo a bola rolar para ver se o fulano de tal foi uma boa aquisição ou apenas mais um contratado ou enganador. Se o treinador beltrano vai dar certo ou não e se o cartola tal faz ou fazia diferença.

Nenhum profissional, por melhor que seja, de dentro ou fora das quatro linhas, está imune a erros; e a recíproca é verdadeira: aquele tido como acabado, enganador ou fracassado costuma dar a volta por cima e calar a boca de todos os que apostaram contra. Lembro-me dos casos mais recentes em Minas. Os de final feliz: Alex 10, em seu retorno ao Cruzeiro, quando foi bancado por Vanderlei Luxemburgo em 2002. Ronaldinho Gaúcho, escorraçado do Flamengo e acolhido pelo Atlético em 2012. Marcelo Oliveira, vítima de todo tipo de ataque quando teve o nome anunciado pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares; o próprio Dr. Gilvan, tachado por grande parte dos cruzeirenses como “testa de ferro de Zezé Perrella”, quando foi eleito presidente.

Cuca foi um sucesso no Atlético, recém “saído” do Cruzeiro, imediatamente contratado em momento de desespero, pelo presidente mais polêmico da história do Galo, Alexandre Kalil. O mesmo, chamado de louco e “radical”, pacificou a conturbada política interna do clube e o conduziu à conquista mais importante.

E por mais incrível que pareça, elegeu o sucessor, sem disputa; fato raríssimo no Atlético, onde a política interna era conhecida como “Faixa de Gaza”, até a primeira eleição de Kalil como mandatário.

AK

Kalil e Nepomuceno; presidente e vice durante seis anos; expectativa de bom futuro!

O América apostou e se deu bem com o Moacir Junior, que infelizmente foi dragado pela incompetência administrativa que o deixou escalar um jogador irregular. Mas o Coelho foi bem demais ao acertar na volta do Givanildo, tão contestado por grande parte da torcida, no momento certo.

Por outro lado, alguns fracassos retumbantes: Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo, aprovados por quase 100% da imprensa e torcida nos dois primeiros anos do Kalil; Diego Souza, na época do Palmeiras, eleito pela imprensa nacional o melhor jogador do país, contratado pelo Atlético já na era Kalil, indicado pelo Luxemburgo. André “Bebezão” ou beberrão, sei lá; indicado pelo Cuca!

DIEGODiego Souza, o “cigano”

Paulo Autuori foi o maior erro da “Era Kalil”, contratado sob a desaprovação de quase 100% da torcida e imprensa. Porém, indicado por um profissional da prateleira de cima, respeitado por 100% do futebol brasileiro:

Carlinhos Neves, o preparador físico que fez o time do Atlético “voar”, e graças a essa excelente condição física garantiu vitórias e empates inacreditáveis.

PACN

Autuori e Carlinhos Neves, amigos dos tempos em que foram campeões pelo São Paulo.

Zezé Perrella, em “O retorno”, como presidente, mais empresário e político; terceirizou o futebol para o amigo Dimas Fonseca. Diego Souza, também, que entretanto deu retorno financeiro, contratado pelo diretor, Alexandre Mattos, o mesmo que foi recebido com desconfiança, mas que na sequência mostrou-se excelente, e que fez uma enorme falta ao América. Com ele, certamente o Coelho não teria entrado na roubada dos pontos perdidos fora de campo que entrou.

AM

Alexandre Mattos fez falta demais ao América e acertou o Cruzeiro, contra quase todas as previsões.

ZZGG

Zezé (esq) e Gilvan, à direita, com o ex-vice José Maria Fialho no meio. Comportamentos distintos.

Na mídia? Todos erramos muito, feio, mas temos a oportunidade de nos redimir. Sou seguidor da teoria do saudoso governador Leonel de Moura Brizola: “Mudar de opinião faz parte dos direitos humanos”. Quando entendo que errei, peço desculpas e tento consertar. Meu grave erro, mais recente, foi no Troféu Guará, e quem me convenceu, com argumentos incontestáveis, foi o João Chiabi Duarte, uma das pessoas mais sensatas e cruzeirenses que conheço, num papo em Vitória-ES num dos últimos dias de dezembro 2014: ao longo da temporada, Henrique e Ricardo Goulart mereceram mais o voto que Dátolo e Luan, que foram bem nos últimos meses do ano.

Quanto ao melhor treinador, continuei com a opinião quanto ao Levir Culpi: “trocou pneus com o carro em movimento”, raridade para qualquer treinador, enquanto Marcelo Oliveira deu continuidade ao excelente trabalho de 2013, quando votei nele para melhor do ano.

E vida que segue! Assim é o futebol; assim é a vida!

TRO

Na política e no futebol erros e acertos se sucedem: Dinis Pinheiro foi mal ao aceitar ser candidato a vice de Pimenta da Veiga; Ronaldinho acertou ao vir para Minas Gerais e o deputado estadual Alencar da Silveira Junior é um batalhador que erra e acerta pelo América.


» Comentar

Comentários:
24
  • Paulo Afonso disse:

    Pedro Vítor, existem opções no mercado, mas inviáveis financeiramente… Pelo menos por enquanto… O time do Galo já está muito forte… Se sair um ou outro jogador, não há desespero pela reposição… Acho que continuamos no caminho certo e esta temporada será novamente excelente…

  • João Reis disse:

    começou o desmanche no rival do galo,estaria tal clube quebrado e a imprensa azul escondendo a verdadeira situação do cruzeiro ou dr Gilvan,pensa que jogadores como marcelo moreno,egildo,dagoberto e nilton são jogadores fáceis de se repor???ou o cruzeiro está quebrado ou o tal gilva,é maluco de perder jogadores esteios em qualquer time

  • Pedro Vítor disse:

    Paulo Afonso

    O Atlético procurou meias e atacante no mercado e não achou ninguém melhor que Guilherme e Tardelli.

    Pode ser que chegue um ou outro se o Tardelli realmente for negociado, mas no momento pagar 700 mil no Conca pelo custo o Guilherme decidindo 3 ou 4 partidas decisivas por ano pela metade do salario do argentino esta dentro da realidade.

    E vamos tentar o bi da Libertadores. Conquistar o Mineiro deforma ttranqüila.

    Lucas Pratto uma boa contratação e o Danilo Pires volante será uma aposta, se vingar, o Galo não precisará manter o Carioca que custa um prato de dinheiro e mantem o Douglas que custa um pires de grana!

  • Pedro Vítor disse:

    O Cruzeiro foi o clube onde o time titular perdeu três jogadores.

    Marcelo Moreno, que ate acho que será reserva no Grêmio.

    Egidio, que apesar da inconstancia completava o time titular, e não há um reserva imediato.

    Nilton que foi ate uma boa venda. Pois com Lucas Silva no elenco só se o Marcelo preferência a raça a técnica.

    Leandro Damião e o Chileno Seymour podem ser que encaixem no time, mas terá poucos jogos pra comprovar isso.

  • Pedro Vítor disse:

    Como diz um amigo meu, “o mais certo e’ que ninguém tem certeza de nada”.

    Mais no caso do Ronaldinho existe uma certeza, se ele quizer ele encaixa no esquema e joga. Agora ele tem que estar motivado, com fome e sede de vitórias, tem de ter um objetivo. Coisa que ele deixou de ter desde a Libertadores em 2013.

    Em outros casos de outros jogadores, não se aplica a regra do Gaúcho, ele esta em outro patamar. Craque, não e’ um jogador em boa fase, e nem um jogador acima da média e` craque aquele jogador que quando quer ele encaixa!

  • Anderson Palestra disse:

    Joelma, apesar de achar o jornal fraquíssimo, não acredito em falência, mas me dá gosto de vê-lo passar perrengue.
    O jornal ficou muito dependente de propaganda governamental e agora, com a mudança de poder, sofrerá um cadiquim.
    Lembro-me que um deputado estadual mais aguerrido incomodava o senador, que era o governador, esse deputado candidatou à prefeitura de uma cidade do interior. Nosso senador, no afã de se livrar da pedra no sapato, mandou o jornaleco realizar uma série de reportagens contrárias ao adversário do deputado. Foi como uma locomotiva limpa trilho. O adversário do deputado que tentava se reeleger, tomou uma goleada do mesmo. O governador ficou satisfeitíssimo por ter tirado da alemg quem o incomodava.

  • Thiago disse:

    Vou dar corda a concorrência, o Dr. Gilvan está bancando o velho gagá com essa de bancar o diretor de futebol. O clube está começando a dar sinais de voltar aos tempos de Dimas Fonseca. Perder Nilton, Dagoberto, Moreno em ano de libertadores e pedir pra ser chamado de burro pela torcida. Péssimo início de gestão 2015, a começar por perder o diretor pra times de quinta categoria como palmeiras.

  • Joelma Teixeira disse:

    O erros da imprensa são como bumerangues…eles sempre se voltam contra quem os atirou.

    O jornal “O Estado de Minas” demite 11 jornalistas.

    http://portal.comunique-se.com.br/index.php/destaque-home/76091-estado-de-minas-demite-mais-de-10-jornalistas

    O jornal passa por uma grave crise financeira, e uma forte crise de gestão e credibilidade. Nos últimos tempos, o jornal “O Estado de Minas” adotou uma linha editorial atrelada ao PSDB e acabou perdendo assinantes e, consequentemente, diminuindo muito a sua venda em bancas.

    Lembram disso ?

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed830_editor_e_proibido_de_falar_de_politica_demitiu_se

    Resultado, sem o aporte financeiro do governo Pimentel, como era de praxe nos governos do PSDB, o jornal encaminha-se para a falência:

    http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/98154/Jornal-Estado-de-Minas-coloca-sua-sede-%C3%A0-venda.htm

    Depois da queda, o coice.

  • João Reis disse:

    tem gente dizendo que as derrotas do cruzeiro se deu por erros de arbitragem.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 9 jogos contra o galo 3 empates e 6 vitórias para o galo…zerinh9 prejudicado pela arbitragem???quando,onde????? fora o eixo rio são paulo é o time mais beneficiado pela arbitragem e stjd…exemplo; tardeli pegou quatros jogos de suspensão por xingar o árbitro,marcelo moreno,fez até pior e só pegou 1 jogo…outra se não fosse pelo bandeirinha canalha da final…galo teria papado o mineiro também….galo o time mais soberano hoje no brasil…favorito a ser bi da libertadores…zerinho até era um dos favoritos…mas depois que perder egildo,nilto e marcelo moreno….pode dar adeus,não só a libertadores,mas qualquer outro torneio.

  • edson dias disse:

    Até o atleticano sabe que essa frase do Gustavo, novo lunático do blog, é furada:

    “Dentre os jogadores contratados nenhum decepcionou, todos foram muito bem!”

    O que me dizer então de Júlio Batista, Marlone e Samúdio? Apenas para ficar em três que me vieram à mente de imediato…

  • Raws disse:

    Êh “Guaraparis”, sem estradas, sem água, sem vagas para automóveis, com cerveja de marca acabando e com um prefeito delirando. Para acabar com o enredo, colocaram um pedagio em uma rodovia que é a mesma a 30 anos. É só filho mesmo para me fazer voltar pra lá nessa época do ano.
    Ficou de bom, a presença de policiamento, o respeito ao pedestre e eu ter sobrevivido ao passeio radical pela 381.

  • Raws disse:

    Eu estou desconfiado que está aparecendo” clones” demais nesse blog. O pior é que estão clonando até os sem noção. “É mui difici”

  • Alisson Sol disse:

    Caro Gustavo,

    Você me escreve: “O Cruzeiro trouxe jogadores melhores e mais jovens para substituir os que saíram! Por isso vejo o Cruzeiro de 2015 ainda melhor que o de 2014!

    Tudo bem que Leandro Damião é 2 anos mais novo que Marcelo Moreno. Mas jogador de 25 anos tem tanta diferença assim para jogador de 27 anos?
    Ainda mais quando um tem fama de se manter em forma, ser esforçado e identificado com o Cruzeiro, e o outro tem fama de acampar no departamento médico?
    E o Cruzeiro parece estar contratando também o volante chileno Felipe Seymour, outro de 27 anos, também com fama de acampar no Departamento Médico. Quem é que decide contratações no clube? O DM, querendo se manter ocupado?

    Eu hoje, sinceramente, vejo o Cruzeiro bem preparado novamente para o Campeonato Brasileiro, mas prestes a decepcionar novamente na Libertadores. Copas se decide na defesa, que não pode falhar em nenhum jogo. O goleiro e a zaga do Cruzeiro hoje, são bons para um campeonato, mas falham demais para uma Copa. É torcer por alguma coisa que leve os titulares da defesa para o DM, pois senão a Libertadores será decepcionante!

  • Claytinho do Nova Vista disse:

    Bom, o próprio Chico disse que considera o João Chiabi uma pessoa sensata. E que foi convencido por ele com argumentos incontestáveis. Então, sem mais.

  • Julio Avila disse:

    O maiormacerto de todos ai foi marcelo pacote oliveira

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o melhor de todas as Galáxias, que não comete erros, vejam o que saiu na ESPN (claro, porque em Minas não se pode apontar defeitos em alguns)
    http://espn.uol.com.br/noticia/472800_cruzeiro-reza-por-dilma-para-patrocinio-de-r-20-milhoes-da-caixa
    O diretor comercial celeste, com o devido trocadilho, está de pires na mão… Declara que havia pendências com o REFIS (se equacionou é porque existiam), ao contrário do que os torcedores celestes intergaláticos garantiam aqui… E também diz que está quase fazendo promessa para a Caixa assinar contrato logo, pois a situação está complicada… E tem gente que insiste em dizer que estão nadando de braçada…

  • Paulo Afonso disse:

    Tem gente que se acha sensata demais, mas esquece que não existe razão neste assunto futebol… Dátolo e Luan fizeram por merecer o reconhecimento que tiveram… Escolhê-los entre os melhores de Minas com certeza é muito justo…

  • Márcio Luiz disse:

    Dudu,

    perfeita a tua análise sobre o torcedor João, amigo do Chico.

    Parabéns!

  • Gustavo disse:

    Não vejo nenhum grande erro no Cruzeiro nos últimos dois anos, tanto que o Cruzeiro foi soberano em 2013/2014 sendo o melhor do Brasil com folga! As derrotas do Cruzeiro em 2013 e 2014 foram por falta de sorte, erros de arbitragem ou desgaste físico! Nenhum time conseguiu ser superior ao Cruzeiro! Dentre os jogadores contratados nenhum decepcionou, todos foram muito bem! E agora para 2015 também só vejo acertos! O Cruzeiro trouxe jogadores melhores e mais jovens para substituir os que saíram! Por isso vejo o Cruzeiro de 2015 ainda melhor que o de 2014!

  • Paulo Afonso disse:

    Certamente não há como garantir um resultado… O que podemos fazer é avaliar os riscos… Neste aspecto, determinadas contratações são de altíssimo risco enquanto outras nem tanto… Porém, as mais seguras podem não dar certo e as mais arriscadas podem dar muito retorno para os clubes… Para este ano de 2015, podemos dizer que o Galo apostou conservadoramente contratando o Pratto, enquanto o Cruzeiro foi na contramão apostando em Damião… Nas contratações de Danilo Pires e Joel, podemos dizer que houve aposta baixa: se houver retorno, será percentualmente muito alto; se não houver, não terá se perdido nada… Sobre o América, continuo com a opinião de que o clube precisa aceitar o tamanho que tem e não o tamanho que os seus dirigentes acham que tem…

  • Frederico Dantas disse:

    Quanto à temporada de contratações e dispensas, independente de futurologia, acho que Cruzeiro e Atlético começam bem em mudar pouco. O que se tem visto no resto dos principais times do país não é muito animador para eles. Em alguns casos, desesperador.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Chico, muito interessante esse”jogo de opiniões” salientado por V. Sa.

    Quanto ao J Chiabi, não o conheço pessoalmente mas tenho certeza que é gente boa. Quanto a ser sensato, a julgar pelo que ele mostra aqui no blog, passa a anos-luz de distância… rs. É doente demais pelo cruzeiro e vê tudo lindo no lado azul e quase tudo negativo no lado alvinegro… só isso! 🙂

  • Frederico Dantas disse:

    Sobre o Troféu Guará eu concordo com o João Chiabi e, agora, com você, Chico.

    Mas é uma tendência neste tipo de análise o fato recente ter mais peso em nossa mente. Não é coisa exclusiva de brasileiro com memória fraca.

    O exemplo mais contundente disso, em minha opinião, vem da Copa de 1958. Djalma Santos foi eleito o melhor lateral direito da Copa tendo jogado apenas a final. Um jogo impecável, é verdade, mas é uma avaliação um tanto quanto estreita.

  • Julio Avila disse:

    gilvan o mestre do chapel!
    o melhor presidente que o cruzeiro ja teve e o melhor do brasil disparado