Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Governador Valadares se mobiliza para ter o estádio que merece

Lamentável que Governador Valadares tenha levado porrada em todas as redes de TV nos programas esportivos nacionais de ontem e hoje, por causa das péssimas condições do gramado do Mamudão. A cidade merece um estádio e um gramado dignos da sua força e da população, que adora futebol. Mas isso poderá se tornar realidade, breve, e agradeço ao Juliano Coelho, que me enviou o seguinte comentário e informações ao blog:

“Caro, Chico Maia,

gostaria de te passar a informação de que teremos em breve um novo Estádio em Gov. Valadares; o governo municipal autorizou a alienação do Mamoud Abbas (terreno do município) ressalvado que o recurso da venda será para a construção de um novo Estádio. Com isso teremos por aqui um bom gramado e melhores instalações. P.S. por falta de chuvas o gramado do Mamudão está castigado; ainda mais por ser grama ‘pernambuco’ e o calor de GV.”

– – –

Estádio_José_Mammoud_Abbas,_Governador_Valadares_MG

Inaugurado em 1964 o Estádio José Mamud Abbas cumpriu ótimo papel no futebol mineiro mas ficou acanhado em relação ao desenvolvimento da cidade.


» Comentar

Comentários:
14
  • Alisson Sol disse:

    Pois é: poucas vezes eu o Marcão de Varginha tivemos neste blog as mesmas opiniões. Isto mostra o quão absurda deve ser a idéia de uma cidade do interior de Minas ficar priorizando estádio de futebol.

    Eu sou do interior de Minas, e durante alguns anos na infância morei do lado do Uberabão. E isto na época boa, quando já chegou a se ter Flamengo jogando no Uberabão. E já achava à época um absurdo aquele estádio grande e pouco utilizado. Enquanto isto, a minha escola, onde começei no primeiro ano. Melhor parar, pois dá raiva!

    Se os números que achei na web estão corretos (link), o público foi do jogo Democrata-GV x Cruzeiro foi de 6.160 pessoas, com renda de ~R$308mil.

    Vão ter tal público e renda apenas em dois jogos por ano: contra Cruzeiro e Atlético-MG. Mas isto se, naquele ano, estes dois jogos forem lá (pelo que li, este ano o Democrata-GV joga contra o Atlético-MG na terceira rodada em Belo Horizonte). Ano passado, o Democrata-GV estava na segunda divisão. Ano que vem….

  • Edson Morais disse:

    Aos amigos, informo que a Prefeitura doou o terreno para o clube há 50 anos, porém o mesmo só poderia ser utilizado para a prática desportiva. A lei foi alterada no fim do ano passado e agora o Democrata pode vender ou alienar o terreno, sendo que o estádio atual só poderá ser demolido após o comprador entregar à pantera um estádio novo, padrão FIFA, a distância não superior a 10km do Centro. Não será investido qualquer recurso público.

    Ao amigo que visitou o pico do Ibituruna informo que a altitude correta é 1123m sobre o nível do mar. Trata-se de um dos melhores locais do mundo para a prática do vôo livre.

  • Adolfo disse:

    Rodrigo de Assis, concordo plenamente com o seu comentário. O próximo jogo celeste fora de casa é em Divinópolis, onde o América jogou domingo. A primeira curiosamente é que o estádio é conhecido com uns dos que têm pior gramado, como o próprio Mamud Abbas e o Castor Cifuentes, em Nova Lima, onde a equipe celeste enfrentará o Villa. A curiosidades dois é que, não houve comentários negativos na imprensa a respeito do gramado, no empate ente a equipe americana e o bugre no último fim de semana. Veremos, após o carnaval, quais serão os comentários a respeito da partida celeste.
    A respeito da pergunta do Alisson Sol, além de pertinente, chama a atenção, ao meu ver, para a importância, em muitos sentidos, que o futebol possui no Brasil. Porém, creio que se o critério principal para a aplicação, ou investimentos como queiram, de recursos públicos em estádios de futebol considerar as condições dos hospitais, transporte, escolas, segurança e saneamento da população local, não sobrará uma cidade sequer apta a receber os custos com reformas ou construções de estádios no País. Infelizmente.

  • Pedro Vítor disse:

    Fui uma vez ao Mamudão. Fui a serviço ate Realeza, dali segui pra Ipatinga e almocei em Naque. Em Valadares visitei o Pico do Ibituruna. Comprei meu ingresso e fui ao Estádio no ônibus que leva e busca os turistas que visitam o pico aos sábados e domingos.

    Isso foi em 2009. No campo, fiquei na torcida do Democrata, e com a camisa do Galo. E o Galo venceu de virada, gols de Tardelli e Eder.

    Adorava ver o pôr do sol e nascer incrível do sol lá de cima. 1,900 metros de altitude aproximadamente. Os vôos de asa delta e paraglider. As caminhadas e passeios de bike, uma região bacana.

    Com um estádio novo será novamente um prazer ir em Governador Valadares

  • Rodrigo Assis disse:

    A minha opinião é que desde o ano passado, toda vez que o cruzeiro perde, empata ou joga mal, a culpa é da grama, do calor, do juiz, da torcida adversária chamar jogador de macaco, da quantidade de ingresso cedidos, das viagens longas, do calendário e etc…

    Faz tempo que o cruzeiro não tropeça ou tem apresentações ruins pelo simples fato de que o time jogou mal, os adversários nunca tem mérito.

  • Nivaldo Santos disse:

    Uai Chico, não entendo o porquê deste blá blá, somente agora, após o início do Ruralzão. Quando o Galo estreou lá em Montes Claros no campo do Casimiro de Abreu, ninguém falou nada. Será que o gramada não é desculpa? È a primeira vez que o Cru Cru jogou lá? Futebol é cheio de novidade!

  • Alex disse:

    O técnico Levir Culpi sempre deu de ombros quando o assunto é a contratação de peças para reforçar o elenco. O treinador do Atlético-MG prefere acreditar que o grande reforço para este grupo, que já trabalha na Cidade do Galo, é ter os salários em dia. Daniel Nepomuceno não fugiu da pergunta e garantiu que este reforço o treinador já ganhou….segura o tranco turma do barro preto,parece que o discípulo vai superar o mestre outra vez, esse Daniel tá me saindo melhor que a encomenda….se com o salários atrasados o coro já comia, imagina agora?….enquanto isso, o Gilvan anuncia que não virá, não virá o Paulinho, não virá o Henrique, não virá o pomada Gedoz, não virá centurion, kkkk….mas pra quem já tem Damissão Impossível, Pará, tsunami, convenhamos, tá de bom tamanho…kkkkk…

  • Dany Starling disse:

    Prezado Chico,

    Segue link da entrevista do técnico Marcelo Oliveira ao Inconfidências, programa de entrevistas na internet com personalidades mineiras. Foi ao ar nesta segunda-feira, dia 2.

    http://inconfidencias.com.br/marcelo-oliveira/

    Abraço!

    – Belo Horizonte

  • Raws disse:

    Existiu um tempo que Minas e outros centros, eram considerados “interior” para São Paulo e Rio de Janeiro. Nao façamos com os outros o que não gostariamos que fizessem com a gente.

  • Somos adversários, mas dessa vez o comentário do Alisson Sol foi brilhante e oportuno, e contém uma visão do presente e do futuro dos moradores da simpática, hospitaleira e importante da “Capital do Rio Doce”: Parabéns!

  • Alisson Sol disse:

    Na esperança de que a pergunta não ofenda ninguém: nada mais na cidade é prioritário em relação a um novo estádio de futebol para utilização dos tais recursos?

    Hospitais, escolas, segurança: tudo p mais está perfeito?

  • Anderson Palestra disse:

    Se eu fosse presidente do cruzeiro não deixava o time jogar no pasto. Perdia por wo. Assim, quem sabe a cara do presidente da federação não ficava roxa de vergonha. A federação, seja elmer, o delegado último que esqueci o nome ou esse castelar só querem mamar. Poderiam com um mínimo esforço trocar pelo menos dois gramados de estádios do interior.

  • Estevão disse:

    Caro Chico os tempos mudaram e não tem mais lugar para times amadores ou semi-profissionais hoje em dia por mais que parte da imprensa queira defender o futebol do interior ele já morreu faz tempo, e o choro de agora é igual a choro de viuvá em velório comovente e triste mais não serve pra mais nada é melhor enterrar esse defunto que é o futebol do interior pois ele já esta fedendo!

  • Silvio Torres disse:

    Isso aí é Wembley perto de outros desastres deste rural, como o Farião em Divinópolis. Vai precisar de uma contusão séria em algum jogador bem caro prá que Atlético e Cruzeiro criem coragem e vergonha na cara prá acabar com a disputa dessa porcaria de campeonato.