Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A qualidade que faz diferença no Galo; Enderson Moreira em Minas e o primeiro gol do Dagoberto pelo Vasco

A volta de Marcos Rocha e Lucas Pratto deu uma outra cara ao time do Atlético e aliviou a pressão para cima do Rodolfo Mehl, preparador físico do Atlético. Mostrou que a condição física não tem sido o problema do time e sim a qualidade técnica do elenco, que sem os titulares, é frágil. Antes destes dois, o lateral esquerdo Douglas Santos já tinha voltado e melhorado o setor. Bons laterais e bons avançados são fundamentais para times que almejam títulos. Lucas Pratto além de goleador é inteligente e habilidoso para colocar companheiros em condições de marcar. O primeiro gol do Atlético contra a URT poderia ter sido feito por ele que, entretanto, viu o Luan em melhores condições e deu o passe. No terceiro, Luan retribuiu e Pratto se antecipou à marcação e marcou, de cabeça. Outros jogadores muito importantes ao time, como Leandro Donizete e Dátolo, não jogaram, mas não fizeram tanta falta porque os substitutos, Josué e Cárdenas, deram conta do recado.

Levir Culpi agiu certo ao arriscar e retornar com Marcos Rocha e Pratto porque eles precisavam recuperar ritmo visando os próximos jogos pela Libertadores. Observem que antes do segundo gol o lateral errou um cruzamento que normalmente não erra. Chutou nas arquibancas. Dois minutos depois, fez um golaço, quando o resultado da partida era imprevisível.

* * *

Dagoberto fez o primeiro gol dele pelo Vasco ontem, contra o Nova Iguaçu. Muitos cruzeirenses ainda questionam os motivos da saída deste jogador que foi importante demais em seu primeiro ano no Cruzeiro. Simples: falta de sintonia com o técnico Marcelo Oliveira que exigia dele, também, ajuda na marcação. Não dava conta e ficava incomodado com a reserva.

Dagoberto tem fama de desagregador mas nunca deu problemas ao Cruzeiro. Dentro de campo rendeu o que se esperava, e antes que começasse a estragar o ambiente da Toca da Raposa, o treinador decidiu que era hora de ficar livre dele. Final feliz para ele, o Cruzeiro e para o Vasco, que ganhou um bom jogador.

* * *

Demitido depois de arrumar o time do Santos, mas sem reclamar de nada nem de ninguém, Enderson Moreira curte a cidade de suas origens, Fortuna de Minas (100 Km de Beagá), onde tem uma bela casa. Nasceu em São Paulo por contingências profissionais dos pais, mas com três meses de vida veio para o bairro Venda Nova, onde foi criado, fez a sua vida e mantém seus vínculos familiares.

A história do Enderson é muito interessante: volante do Santa Tereza, formado em Educação Física pela UFMG, professor do Colégio Magnum, preparador e técnico da base do América, Atlético e Cruzeiro. Técnico do Ipatinga, Goiás, Inter, Fluminense, Grêmio e Santos. É grato a todos os clubes onde trabalhou, mas principalmente ao América, onde teve a primeira oportunidade como treinador e ao Goiás, onde se despontou para o país.


» Comentar

Comentários:
33
  • Marcelo Mineiro disse:

    Lista de dispensa: Edcarlos,Pedro Botelho,Emerson Conceição,Patric,Cesinha,Jô e André.

  • Ivania Melo disse:

    Boa noite Chico Maia, que bacana seu texto sobre o Enderson Moreira. O vi ontem (15/03) em Fortuna na casa dele, sabia que o conhecia de algum lugar, mas me acanhei em me apresentar… Muito bacana mesmo seu texto sobre ele… Abraço forte… Espero ver mais textos bacanas seus… um forte abraço…

  • Luiz Antonio disse:

    Seu relacionamento com os jogadores jovens do Santos era péssimo. Tratava os atletas com xingamentos, muita agressividade ( vide Gabriel ), o que gerou no meio dos jogadores e da própria diretoria uma insatisfação geral, daí a razão de sua demissão.

  • Silvio Torres disse:

    O Cárdenas acerta pelo menos 60% dos passes. Isso no atual Atlético e futebol brasileiro é quase um milagre!

  • carlos henrique disse:

    Treino é treino, jogo é jogo, dizem os antigos jogadores,mas a mais pura verdade, foi treino contra a U.R.T .Marcos Rocha ja merece a seleçao, dunga,se tiver olhando, o convoca, se nao convocar será uma injustiça, ótima saida de bola, bate nela com carinho, inteligente demais, um dos melhores se nao for o melhor que passou no Galo, primeiro “Nelinho” outro time com ele e Lucas Pratto.
    so temos um ótimo time, os reservas, em algumas posiçoes nao estao no mesmo nivel nhé.
    se Marcos rocha ficar inteiro e nao sair, se douglas santos nao sair e nao machucar e pratto.
    teremos um ótimo time ao longo do ano. nao podemos depender, dos reservas, ai voltamos aos jogos antes da u.r.t.

  • Miranda disse:

    O campeonato mineiro é um grande treino. Por falta de assunto ou por obrigação profissional a imprensa tem de noticiar e comentar o que acontece nele. Mas as vitorias no campeonato regional não valem nada. Só podemos considerar um jogador bom ou ruim quando ele fizer bons jogos na libertadores e no brasileiro. Marcar contra a urt ou o vila nova não é vantagem é obrigação.

  • Paulo disse:

    Parabéns aos excelentes e independentes repórteres Léo Gomide e Igor Tape ao Levir. O velho ficou p…da vida com eles.
    E essa história de que o time tem 35 jogadores e não precisa de reforços, isso é subestimar nossa intweligência. Não adianta ter quantidade se não tem qualidade.
    Jogadores que não tem condições de vestir o manto sagrado: Carlos César, Patric, Pedro Botelho, Emerson Conceição, Eron, Cezinha, Maicosuel, Dodô. Aliás dodô está igual ao serginho peladeiro. Quer bater tudo e não sabe de nada: Falta, pênati, escanteio e lateral. Já nos tirou vários gols, Principalmente quando o zagueiro Thiago que bate falta muito bem e forte, está em campo e esse fominha pega bola …Sem falar no pênati perdido contra Caldense e o indicado p/ cobrança era o lateral Douglas Santos.
    Levir, Menos….Respeite a massa!!!

  • Thiago disse:

    O futebol brasileiro e a merda que é por causa dos próprios jogadores. Digo isso após ouvir o áudio do Rafinha lateral do Bayern que detonou os brasileiros do Shakktar após a goleada de 7×1 de novo. Nesse áudio ele fala do tom desrespeitoso de alguns brasileiros do time ucraniano que inclusive fizeram deboche do craque schweisteiger com comentários tipo ‘vc é quem? Ganhou o que?’ Típico falatorio de malas sem alça que são esses jogadores brasileiros que ganham milhões e acham que são a última coca-cola do deserto. Além disso Rafinha menciona que outro jogador o Marlos comenta sobre como os ‘gauchos’ do time detonam o Bernard sacaneando o próprio colega. Realmente um asco essa panca desses peladeiros metidos a craques e são na verdade brasileiros muito mal instruídos e com QI de alface.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Pra mim só falta Bernard no lugar de Carlos, outro foguete molhado da base do Galo. Marcos Rocha é o melhor lateral direito do Brasil, joga muito. E o Pratto mostrando ao que veio. Mudou da água pro vinho.

  • Pedro Vítor disse:

    Não é por nada, mas foi outro time ontem. Derrotas fazem parte do futebol, mas que estava acontecendo era bisonho.

    Josué continua sendo um jogador forte na marcação, antecipa como poucos, acho ate que poderia ganhar um lugar ali no meio, Rafael Carioca, seria um bom jogador pra assistir o jogo do banco de reservas!

    Lucas Pratto, dá outra dinâmica ao setor de ataque, seja em contra-ataque, ou com a defesa adversaria composta, outro nível, quem é Jô, quem é Dodô, quem é André, Maicossuel ou Cesinha?

    Marcos Rocha e seus desarmes, devolvem ao time a marcação pressão, mas quando tem a bola, sabe jogar. Patrick deveria tentar outra posição, ponta direita sei lá, tecnicamente é muito inferior.

    Olha o Cárdenas tem volume de jogo, o futebol do Luan melhorou muito por conta disso também. Ate agora estou tentando entender o Levir batendo com a cara na parede, no Clássico, Cesinha sem função, e depois cata guimba, poderia termos ganhado aquele jogo na organização, o Levir foi muito teimoso!

    Quanto ao jogo em Bogotá, acho que é muito complicado de se vencer lá, seria um resultado que daria certa confiança ao time, neste momento decisivo, mas ao mesmo tempo, o Atlético não sabe se comportar fora de casa, não me lembro a ultima boa atuação do time fora de casa. Ainda depois de toda essa “turbulência” que foi este mês de fevereiro e março.

    Mas espero sim um bom resultado, e este time sabe jogar precisando do resultado!

    • Jean disse:

      Concordo Pedro Vitor, apenas acho (espero) que o Cardenas pode melhorar, mas que é melhor que Cesinha, Maicossuel, sem dúvida. Neste jogo o Cardenas já teve uma melhora.

  • Flávio Azevedo disse:

    Ou os torcedores não querem entender o recado do levir dizendo que a diretoria contratou errado as barcas e não tem grana para pagar as rescisões da turma da balada iú o treinador quer receber uma rescisão em casa…será que está esta bagunça porque premiações e salários estão atrasados? O time de Vespasiano é blindado e sempre abafam os podres…campeonato estadual não serve nem para satisfazer ao América, o foco tem que ser as competições que o índice tecnico é maior.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre a possibilidade de contratação do Bernard, não sei os reais motivos do Levir, mas eu concordo com ele… Bernard neste time não acrescentaria muita coisa… Ele se destacou num time onde os adversários se preocupavam muito com o Ronaldinho e dava espaço para ele correr… Aí Ronaldinho e Donizete ficavam lançando bolas a mais de 40m para ele correr… No estilo de jogo do Galo hoje, quem faria os lançamentos do Ronaldinho e do Donizete (que não tem mais esta função no time)? Então acho que o Bernard renderia tanto quanto Cesinha ou Maicosuel… Se não corrigir o problema, não adianta investir neste tipo de solução…

    • Rodrigo C. Santos disse:

      Isso é sério Paulo Afonso? Você está colocando Bernard no mesmo nível de Cesinha e Maicosuel?

      • Paulo Afonso disse:

        RODRIGO C. SANTOS, não coloquei o Bernard no mesmo nível do Cesinha ou Maicosuel… Estou dizendo que, se não tiver um time que crie espaços e um meia que faça os lançamentos, pode colocar o jogador que você quiser lá na ponta que ele não vai render… Se houver condição de fazer um investimento ainda, eu sugiro ir atrás de um meia de ligação… Esta peça é a que falta para este time começar a render…

    • Pedro Vítor disse:

      Penso o seguinte, vejo com bons olhos a longo prazo. Tipo é um reforço pro Brasileiro e fases finais de Copa Libertadores. A vantagem do Bernard, em termos técnicos, é boa. Ele é lançador, e o time é carente de jogadores de boa técnica, Cesinha, Maicossuel e Carlos, apostaria apenas em um e seria o Carlos, por ser nosso, pode render uma boa grana ao clube. Cesinha não renovaria e Maicossuel, emprestava para o Botafogo, São Paulo ou Santos.

      Com Bernard e Carlos, pelo lado esquerdo, e Luan e Dodô pelo direito. Traria o Marion de volta, este sim dava raça quando entrava em campo.
      Lucas Pratto, seria nosso atacante, sem ele, voltaria com esquema sem a referencia.

      No meio de campo, é essencial a renovação do Guilherme, Dátolo. Jogadores que dão qualidade ao time, fazem a diferença. Cárdenas poderia suprir a ausência do Guilherme quando não puder atuar.

      O elenco é muito numeroso, mas não é homogêneo. Falta sintonia a muitos jogadores, como Patrick, Botelho, Cesinha e Maicossuel. Poderia ter ali, Alex Silva, Lucas Cândido, Marion e Bernard. Seriam bem melhor utilizados, o Atlético investiria menos, praticamente o salario do Bernard apenas.

      Deixava uns 6 do elenco treinando separado ate que arrumem um clube!

      • Pedro Vítor disse:

        No mesmo nível não. Bernard tem bola, é dinâmico, faz gol.

        Cesinha diria que foi uma aposta que não vingou.

        O caso do Maicossuel é seríssimo, o Atlético investiu 13 milhões, tivesse hoje essa grana pra trazer um jogador, poderia vir um jogador top de linha. No Atlético, em 2014 chegou e não encontrou espaço. Em 2015, teve várias oportunidades e ainda não entrou no esquema. Acho que um Brasileiro na série B pelo Botafogo faria bem a ele e ao Atlético!

        Carlos, agarrou a chance dele, em 2014. Foi importante, fez gols decisivos. Em 2015, caiu o futebol dele junto com o time, as contusões. Mas temos que lembrar que é um jogador criado no clube, que é valorizado, e promissor, pois ainda é muito jovem.

        Se o Bernard viesse mesmo, poderia servir de espelho ao Dodô, Carlos, Alex Silva, Lucas Cândido e Eduardo. Não acho o Bernard craque, teve um ótimo momento em 2012 e 2013, em um time encaixado, com o Ronaldinho, que explorava as principais qualidades do Bernard e Jô, foi pro Shakttar e não despontou, mas há tempo ainda!

      • Paulo Afonso disse:

        PEDRO VÍTOR, eu classifico os jogadores por perfil da seguinte maneira:
        1) Victor, Giovanni, Uilson;
        2) Tiago, Jesiel, Emerson, Edcalos, Leo Silva, Jemerson;
        3) Marcos Rocha, Patric, Carlos César;
        4) Douglas Santos, Eron, Pedro Botelho, Emerson Conceição;
        5) Pierre, Josué, Lucas Cândido, Eduardo, Danilo Pires, Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo;
        6) Giovanni Augusto, Dodô, Guilherme;
        7) Cárdenas, Luan, Carlos, Cesinha;
        8) André, Jô, Lucas Pratto.
        Para mim a deficiência do Galo está neste sexto perfil, o cara capaz de usar a camisa 10 e pensar o jogo…

        • Pedro Vítor disse:

          Pelo esquema montado pelo Cuca, e as contratações desde essa época seguindo o modelo da época. O Atlético mesmo com o Levir, Autuori segue o mesmo modelo. São poucos meias, porque o esquema privilegia encurtar espaços entre defesa e ataque, não é atoa que joga no 4-2-4.

          Na seleção de 1970, jogavam em um 4-2-4. Pelé que não era meia de ligação, voltava pra buscar o jogo, mas não era um legitimo armador. O armador da equipe entrava atrás, ele era volante porque tinha que estar posicionado ali atrás, era meia de ligação, pois a bola sempre tinha que fazer essa transição, ou seja não havia o famoso camisa 10.

          No Galo também não existe. Ronaldinho era mais atacante do que meia, assim como o Tardelli. Guilherme também articula bem as jogadas quando vem junto aos volantes ver o jogo por de tras, mas é atacante. Meia é o Dátolo, que quando recua a volante, faz duas funções.

          O elenco ´´e bem formado, precisar de estar apto pra jogar.

          Preferia um atacante, que tivesse essa qualidade de voltar e armar o time, é um jogador que a defesa adversaria o vê como atacante, e o time o vê como armador, o famoso falso, falso 9 ou ate mesmo falso 10.

          Bernard é ponta mesmo, joga no vazio.

          • Paulo Afonso disse:

            PEDRO VÍTOR, taticamente é bem por aí… Na verdade, o Lucas Pratto é este atacante que arma o jogo… Se destacou no Vélez Sársfield nas duas últimas temporadas assim, armando as jogadas de ataque e finalizando tão bem quanto… No Galo o Levir está mandando ele jogar como o atacantes que os adversários deveriam enxergar… Neste último jogo ele voltou mais e criou algumas jogadas de ataque, inclusive a do gol do Luan… Quando o Levir entender isto, o argentino vai ser o maior jogador do futebol brasileiro na temporada… Quanto ao Dátolo, eu o vejo como o Donizete… Um meia que tem a capacidade de marcar… Isto elimina a necessidade dos volantes cabeças de área e aumenta a qualidade técnica do time… Aquele time de 70 tinha Gérson e Clodoaldo como volantes que, na verdade, iniciavam as jogadas de ataque… Hoje qualquer um dos dois jogaria com a camisa 10 nos esquemas tradicionais… A inovação do futebol hoje é voltar na década de 60 para buscar inspiração…

  • Paulo Afonso disse:

    Chico, acho que não tem que aliviar o Rodolfo Mehl ainda não… A volta de Marcos Rocha e Lucas Pratto mostrou porque eles são titulares e não reservas (apesar de ter aparecido torcedor celeste aqui dizendo que o Pratto não era titular)… Na minha opinião, o time completo do Galo só deixa a desejar em uma posição: meia de ligação… O time ainda só rende quando joga no estilo Cuca 2013… E aquele time tinha um camisa 10 que graças a Deus eu pude ver com o Manto Sagrado Alvinegro… Mas a parte física ainda não está resolvida… Na metade do segundo tempo tinha muito jogador colocando as mãos nos joelhos… A luz amarela ainda não apagou…

  • Marcelo Mineiro disse:

    Tem que contratar o Hernane Brocador e Bernard.

  • julio cesar disse:

    Li noticia do “Seo” Levir Bernard, numa entrevista na tv, dizendo era preocupante o atraso na reapresentação dele ao Shaktar quando todos sabem o real motivo pro comportamento dele: a guerra por la. E ele afirmou que o elenco esta inchado e não querer o Bernard. Ele quiz de volta Emerson Conceição, Andre, Jô, pediu volta do Patric, pediu Cesinha mas não pediu Cardenas! E não esta pedindo Bernard. Estes o presidente deu de presente e ele não sabe ou não quer utilizar.
    Por falar em Shaktar no jogo de ida pela chanpions eles bateram, cotoveladas e entradas desleais e ate a equipe da ESPN comentou que eles “seguraram” o Bayerrn. Li aqui que os brasileiros do time vingariam a seleção brasileira. Pois é…

  • LEANDRO disse:

    Não fiquemos muito animados, porque ganhar de URT é mais que obrigação, o que vi de positivo foi que apesar da fragilidade do adversário o time jogou com vontade e jogou bem, vi também que lucas pratto é realmente um bom jogador apesar da fraqueza do time de patos de minas, em contrapartida a cada partida que entra, vejo que cardenas é um jogador comum, já tinha esse pensamento sobre seu futebol desde os tempos de atletico nacional da colombia, apesar de ele ser melhor que cesinha…
    Agora é ver o que vai dar quarta feira (que não é e nunca será a do ricardo goulart) contra os colombianos do santa fé… sinceramente não estou muito animado não….

  • Rafael disse:

    Seria o Enderson o substituto do Levir?

  • Raws disse:

    Já falei aqui sobre o enorme erro de avaliação do plantel pelo Levir, agora quero falar sobre sua autenticidade. Se continuar a ser autêntico, falando tudo que sente sem pensar antes, vai se dar mal. Não quer o Bernard? Discuta internamente, ou direcionará a ira da torcida sobre si. Está satisfeito com o plantel? Guarde isso como segredo, pois só ele acha. Levir não é um “burro com sorte”. Ele é teimoso como uma mula, falastrão como um papagaio

  • audisio disse:

    Em sua entrevista no final do primeiro tempo, Marcos Rocha disse que havia assistido ao jogo da Caldense em sua casa e que na sua volta aos treinos conversou em particular com o Luan sobre a possibilidade dele atuar mais aberto pelo lado direito onde realizou grandes partidas no passado e que o Luan seguiu suas orientações e sendo assim a coisa melhorou muito neste primeiro tempo e o Luan havia voltado a produzir.
    Reproduzo esta conversa para provar o meu ponto que o Levir teve pouca participação na conquista da Copa do Brasil. A base montada pelo Cuca se uniu e fechou a favor de conquistarem a Copa do Brasil. O desempenho do meia Cárdenas no segundo tempo mostrou que o treinador estava mais uma vez errado em não coloca-lo nos jogos anteriores, pois, ritmo de jogo se adquire jogando!
    Agora esta do Marcos Rocha, dando uma de instrutor técnico confirma minha tese que o Levir está um tanto quanto perdido e se este time chegar a algum lugar será por conta da mobilização dos jogadores, se o técnico não atrapalhar com suas birras e decisões técnicas equivocadas.

  • Rafael disse:

    Grande Chico. Que negócio é esse do Levir falar que a diretoria do Galo está em rota de colisão com os agentes dos jogadores? Essa história procede ou é mais uma ficção contra o Galão?

  • Alex disse:

    Ufa!!! Ate que enfim mais um azul pra levantar a nossa moral…

  • J.B.CRUZ disse:

    Ufa !!! Até que emfim ganhou uma…

  • Alexandre Luiz disse:

    Espero que o Atlético nunca se desfaça do Rocha. Não consigo nem imaginar em possíveis substitutos.
    Vamos agora torcer para que o time vença o Santa Fé!